Plantio da oleaginosa no estado alcançou, até o momento, 98,9% da área total, com cerca de 1,9 milhão de hectares plantados
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), prorrogou para até 10 de janeiro de 2024, o calendário de semeadura para a cultura da soja, na Safra 2023/24, para a região Oeste da Bahia.
No despacho, a Adab considerou a baixa precipitação pluviométrica nos meses de outubro e dezembro de 2023 na região Oeste do estado, que ocasionou dificuldade na conclusão da semeadura da soja no calendário agrícola 2023/2024.
De acordo com a Portaria nº 140, de 29 de dezembro de 2023, publicada no dia seguinte, ficam proibidos a semeadura e o cultivo de soja, em sucessão à soja, na mesma área e no mesmo ano agrícola.
A portaria tem vigência somente para a Safra 2023/24, sem prejuízo da aplicação de qualquer outra norma que discipline a matéria.
Plantio da soja
De acordo com Associaçãos de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o plantio da soja no estado alcançou, até o momento 98,9% da área total, com cerca de 1,9 milhão hectares plantados.
A Aiba informou que as condições climáticas favoráveis da última semana, contribuíram para o avanço da semeadura.
É esperado que durante os próximos dias, a operação seja concluída, já que muitos produtores rurais já estão intensificando a atividade.
No Piauí, importante estado produtivo do grão no Matopiba, de acordo com a Aprosoja, a semeadura avançou para 95%.
Assim como na Bahia, as chuvas também colaboraram nos últimos dias no estado, porém ainda de maneira irregular.
Canal Rural