
Brasil inicia operações de busca e salvamento após terremoto na Venezuela

Foto: Reprodução / Redes Sociais
As equipes de resgate brasileiras começaram, neste sábado (27), a realizar operações de busca e salvamento na Venezuela, após o forte terremoto que atingiu o país. A missão humanitária, que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) organizou através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), faz parte de um esforço internacional para encontrar sobreviventes em meio à devastação e à interrupção de serviços essenciais.
O contingente enviado pelo governo brasileiro inclui cerca de 10 toneladas de mantimentos e equipamentos, uma viatura todo-o-terreno, 37 bombeiros militares e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O grupo estabeleceu uma base operacional provisória na região de Los Corales, onde presta apoio direto às autoridades venezuelanas.
Para o MIDR, os trabalhos do primeiro dia concentraram-se na localização de pessoas sob os escombros. Para otimizar as buscas, a equipe utiliza sensores de movimento de alta precisão, aparelhos de detecção de sinais de telemóvel e seis cães pisteiros treinados para cenários de catástrofe.
Segundo informações da Agência Brasil, o governo também está organizando o envio de novos suprimentos para reforçar a operação no país vizinho, como purificadores de água e uma Unidade Avançada de Trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, além de militares que são especializados na administração dessa estrutura médica emergencial.
Armin Braun, diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec, descreveu o cenário na região afetada como crítico. “Estamos numa verdadeira corrida contra o tempo num território devastado, sem acesso a água potável ou eletricidade, e com milhares de pessoas desalojadas nas ruas”, alerta o responsável.
BN
Mulher é assassinada dentro de ônibus em Correntina, no oeste da Bahia; ex-companheiro é apontado como autor

Uma mulher identificada como Eliene Matos de Castro foi morta a tiros dentro de um ônibus na tarde de sexta-feira (26), na região de Saco de Santana, em Correntina, no oeste da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, o autor dos disparos teria sido o ex-companheiro da vítima.
Ele teria embarcado no mesmo veículo e, antes de descer, sacou uma arma e atirou contra Eliene, que morreu no local.
Após o crime, o suspeito fugiu e foi encontrado morto pouco tempo depois, enforcado numa árvore na região.
De acordo com as investigações, o casal estava separado havia cerca de um mês, e o caso é tratado como suspeita de feminicídio seguido de suicídio. A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias do crime.
Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
Em ação rápida, 27ª BPM prende autor de homicídio e apreende arma de fogo utilizada no crime

Uma guarnição do 27º BPM prendeu em flagrante o autor de homicídio que vitimou um vigilante, fato ocorrido na tarde deste sábado (27) em uma localidade conhecida como Roda Velha de Baixo no Distrito de Roda Velha, pertencente ao município de São Desiderio.
O homem de 25 anos foi preso em flagrante após tirar a vida de um vigilante, balear outra pessoa e roubar uma motocicleta quando também trabalha de segurança no mesmo evento em que a vítima trabalhava. A prisão de deu após o autor ser localizado pelos policiais militares enquanto fugia com a motocicleta roubada. Com ele, os policiais encontraram um revólver calibre .38 com diversas munições deflagradas e intactas.
O auto de prisão em flagrante pelos crimes de homicídio, roubo e tentativa de homicídio foi lavrado na Delegacia de Luís Eduardo Magalhães.
Materiais apreendidos
01 Revólver calibre 38, com numeração suprimida;
07 Cartuchos intactos;
15 Cartuchos deflagradas
01 Aparelho celular do autor;
01 Aparelho celular Motorola da vítima.
ASCOM – 27⁰ BPM
Jerônimo reforça compromisso com o Oeste e afirma que propostas da população vão orientar novo programa de governo

Representantes do setor produtivo, povos indígenas e movimentos sociais apresentaram neste sábado (27), em Barreiras, propostas para o futuro da Bacia do Rio Grande durante a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP 2026 – Encontros para o Futuro). Ao receber as contribuições, o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou que as demandas apresentadas pela população serão incorporadas ao próximo programa de governo. “Nós assumimos esse compromisso. Vamos acolher as propostas apresentadas e fortalecer esse programa de governo. Nossa missão de gestor é uma missão sagrada e nós temos que colocar prioridade nisso”, afirmou.
Entre as contribuições apresentadas pelo setor produtivo, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barreiras, Ricardo Scartazzini, defendeu investimentos capazes de ampliar a competitividade econômica do Oeste baiano. “Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento da região. Precisamos fortalecer a infraestrutura, melhorar a logística, ampliar o aeroporto regional e criar condições para que o Oeste continue crescendo”, disse, ao apresentar propostas voltadas também para mobilidade, turismo, energia e implantação de um distrito industrial.
Representando os movimentos sociais e os povos indígenas, a cacica Luciana Kiriri destacou avanços alcançados pelas comunidades tradicionais nos últimos anos e levou novas reivindicações ao PGP. “Cada território tem suas necessidades. Tivemos conquistas importantes, principalmente no acesso à água, à educação e ao fortalecimento das associações, mas seguimos precisando ampliar políticas para as comunidades indígenas, especialmente na área de habitação”.
Durante a plenária, Jerônimo também destacou a necessidade de ampliar as políticas de permanência estudantil no interior da Bahia, defendendo a construção de soluções conjuntas entre União, Estado e municípios para apoiar jovens que deixam suas cidades para cursar o ensino superior. As propostas apresentadas em Barreiras passam a integrar a elaboração do PGP 2026, que percorre os territórios de identidade da Bahia reunindo contribuições da população para definir as prioridades do próximo programa de governo.
Datafolha: 79% apoia a redução da maioridade penal para 16 anos
PEC foi aprovada na CCJ no início do mês

De acordo com pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira (25), a redução da maioridade penal no Brasil é apoiada por 79% da população, ao passo que 17% diz ser contra. Dentre os que apoiam, 81% são homens e 77% mulheres.
O levantamento foi feito em 139 municípios brasileiros entre 17 e 18 de junho, com 2.004 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais.
No último dia 10 de junho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 44 votos favoráveis e 18 contrários. A matéria seguirá para análise de uma comissão especial, que deverá ser criada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Depois disso, a PEC ainda precisará ser votada pelo Plenário da Câmara, onde depende do apoio mínimo de três quintos dos parlamentares em dois turnos de votação, ou seja, de 308 deputados. Em seguida, a proposição segue ao Senado, onde precisará de 49 votos.
O texto é de autoria do ex-deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).
Pleno News
“É obrigação nossa garantir residência estudantil”, afirma Jerônimo durante ato da juventude do PGP em Barreiras

O pedido por mais oportunidades para estudantes do interior marcou o Ato da Juventude, Cultura e Educação do Programa de Governo Participativo (PGP 2026 – Encontros para o Futuro), realizado nesta sexta-feira (26), em Barreiras. Ao ouvir a estudante de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) Mel Kiria Costa, filha de pescador e professora, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que vai encaminhar ao presidente Lula a proposta de implantação de uma residência estudantil na universidade e defendeu a união entre os governos federal, estadual e os municípios para viabilizar o projeto.
“Se não der para fazer a residência agora, a gente se junta. O Governo Federal coloca uma parte, o Estado coloca outra, os prefeitos ajudam e a gente garante a residência estudantil, porque isso é obrigação nossa”, afirmou Jerônimo. O governador também anunciou que irá incorporar ao programa de governo propostas apresentadas durante o encontro, como o fortalecimento da política de inclusão para pessoas com deficiência. “Faço questão de garantir que vamos implementar a política de atenção às pessoas com deficiência”, disse.
Ao relatar sua trajetória, Mel Kiria afirmou ser fruto das políticas públicas voltadas para a juventude e para a educação. “Sou filha de pescador, filha de professora e hoje sou estudante de Direito da Ufob. Muitos jovens do Oeste precisam deixar suas cidades para estudar e a residência universitária pode acolher estudantes que vêm de municípios distantes e precisam permanecer na universidade”, afirmou. A jovem também destacou que conheceu o governador durante a Conferência Estadual de Juventude e participou do programa Deputado Jovem Baiano.
As propostas apresentadas pelos jovens da Bacia do Rio Grande nas áreas de educação, cultura, permanência estudantil, inclusão e participação social passam a integrar o processo de construção do PGP 2026, que percorre os territórios de identidade da Bahia para reunir contribuições da população ao próximo programa de governo.
frigorífico Flor de Lis fornece carnes para comércio e produtores em LEM e Barreiras O frigorífico Flor de Lis, localizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, atua no abate e fornecimento de suínos, ovinos, atendendo restaurantes, supermercados e cantinas de fazenda.

Jbnoticias.com.br

O frigorífico Flor de Lis fornece carnes para comércio e produtores em LEM e Barreiras
O frigorífico Flor de Lis, localizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, atua no abate e fornecimento de suínos, ovinos, atendendo restaurantes, supermercados e cantinas de fazenda.
Os produtos do frigorífico flor de Lis são comercializados suínos inteiros, suínos fatiados e diversos cortes, em qualquer quantidade, conforme a necessidade do cliente.
O frigorífico também trabalha com ovinos.
O atendimento acontece em loja própria, instalada junto ao frigorífico, na Chácara Flor de Lis, com acesso pela Avenida ACM, no bairro Jardim das Acácias.
Para mais informações, os contatos disponíveis são (77) 9 9819-1625/ 9 9810-9802 (vendas externas), (77) 9 9948-2716 (vendas na loja e no frigorífico).

