Lula afirma que governo não tem como distribuir doações “na hora”

Declaração do petista ocorreu durante reunião ministerial nesta segunda-feira

Lula durante reunião ministerial sobre o Rio Grande do Sul Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (13), durante uma reunião ministerial de emergência para discutir a situação do Rio Grande do Sul, que o governo não tem estrutura para lidar com as doações na velocidade cobrada. Segundo ele, há necessidade de fazer reconhecimento, seleção e necessidade das demandas antes de distribuir os donativos.

– A gente não tem estrutura para arrecadar tudo na hora que as pessoas falam. É coisa do exterior, é coisa de cada estado, cada um que junta um monte de coisas de doação, acha que a gente tem estrutura de pegar na mesma hora, no mesmo dia e distribuir, [mas] tudo isso demanda uma infraestrutura (…). Tudo isso demanda um tempo excepcional e muita mão de obra – disse.

O petista também afirmou que a enchente no território gaúcho não teria acontecido apenas por causa das chuvas que caíram sobre o estado. Ao falar sobre o assunto, Lula mencionou um descaso com as comportas, que, segundo ele, não estão sendo cuidadas “há muito tempo”.

– Esse fenômeno que aconteceu me parece que não foi só chuva. Me parece que teve um fenômeno também das pessoas que não cuidaram das comportas que deveriam ter cuidado há muito tempo – apontou.

Lula disse que a reunião era emergencial desta segunda serviria para alinhar o governo, principalmente sobre o Rio Grande do Sul. Ele disse que há uma infinidade de programas sobre o tema, inclusive de médio e longo prazo, e declarou que deve apresentar um plano nacional para resolver as enchentes no estado sulista.

*Com informações AE

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com 85% de seus municípios afetados pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Você pode ajudar via Pix usando a chave enchentes@vakinha.com.br ou acesse a “Vakinha A Maior Campanha Solidária do RS” e deixe sua contribuição.

Pleno News