Em continuidade às ações do projeto “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares”, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou na segunda-feira (13) a entrega de mais 50 kits de irrigação complementar ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Correntina (BA). Os equipamentos, com capacidade para irrigar até um hectare, irão contemplar 120 famílias das comunidades rurais de Barra das Lages, Arrojado, Arrojelândia, Silvania, Genipapo, São Manoel, Pombas, Jatobá, Conceição e Pedrinhas.
“A ferramenta contribui para a redução do risco climático e possibilita aos agricultores produzirem mais de uma safra na mesma área com diversidade de cultivo, o que resulta em renda ao longo de todo o ano”, destacou o coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo durante a entrega em parceria com a Secretaria de Agricultura de Correntina.
Iniciada em 2019, a parceria impulsiona o desenvolvimento da atividade agrícola beneficiando centenas de famílias no município. “Recebemos da Abapa estes 50 kits de irrigação por aspersão e gotejamento, além de seis sacos de sementes de milho certificadas da parceria com a Aiba/Corteva. A iniciativa vai levar novas tecnologias de irrigação para nossos agricultores e qualidade para o plantio do milho”, disse o secretário da pasta, Hannes Tavares de Moura.
A agricultora Zilda Maria Queiroz da comunidade de Jenipapo tem boas expectativas para o plantio com o uso da irrigação. “Estou muito feliz em ter recebido o kit. Vai ajudar muito na minha produção de mandioca, batata, abóbora e outros plantios. Agradeço a toda equipe envolvida nesse projeto que vai transformar a minha propriedade”.
O produtor Manoel da Luz, da Fazenda Conceição, também recebeu o kit de irrigação e já sabe o que vai produzir. “Fico muito satisfeito em ser contemplado com esse kit que vai ajudar a plantar milho, feijão, plantar de tudo na minha fazenda. Isso é fazer o desenvolvimento da agricultura”, disse.
Os agricultores beneficiados pelo programa também recebem assistência técnica nas lavouras para melhor utilização dos equipamentos e resultados assertivos com o aumento da qualidade e da produtividade. A produção é destinada ao abastecimento de feiras, supermercados e da agroindústria local e contribui com a renda familiar dos pequenos agricultores.