Projeto criado pela Abapa recebe prêmio Guardiões das Águas na Bahia Farm Show

Na última quinta-feira (13), durante o painel sobre a agricultura sustentável na Bahia Farm Show, os produtores rurais Júlio Busato e Célio Zuttion receberam o Prêmio Guardiões da Água, pela contribuição ambiental pela criação e desenvolvimento do Projeto “Nascentes do Oeste”. O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, entregou o prêmio a Júlio Busato, que criou o projeto em 2018, enquanto presidia a entidade.

“A recuperação de nascentes sempre foi uma preocupação dos agricultores e de toda a sociedade, e por meio das parcerias, estabelecemos um projeto que fez realmente a diferença na proteção das águas e do meio ambiente”, afirma o homenageado, Júlio Busato. Para o presidente da Abapa, “Júlio sempre foi um visionário e entusiasta na implementação deste projeto, que nasceu na Abapa, na identificação e recuperado nascentes na região, e que agora continua sob os cuidados técnicos da Aiba, em parceria com os municípios da região”.

O projeto “Nascentes do Oeste foi premiado nacionalmente em 2020 pela Agência Nacional das Águas (ANA) conta também com parcerias importantes, como produtores rurais, moradores das comunidades e prefeituras por meio das secretarias de Agricultura, Educação e de Meio Ambiente. Em sua terceira etapa, iniciada este ano, o projeto já diagnosticou 26 nascentes e sete veredas que atualmente encontram-se em processo de recuperação, nos municípios de Angical, Barreiras, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Ascom Abapa