Abapa recebe homenagem no encerramento do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto

O 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto encerrou, nesta quinta-feira (11), em Luís Eduardo Magalhães (BA), com homenagens especiais, reconhecendo a contribuição e dedicação de diversas entidades ao desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil. Entre os homenageados, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) destacou-se ao receber a certificação “Mérito O Conservacionista” na categoria Empresas, Instituições e Entidades, concedida pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (Febrapdp).

Representando a entidade, a primeira vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, expressou sua gratidão e destacou a importância da produção sustentável. “Receber essa homenagem é uma grande honra e representa a consolidação do nosso trabalho em promover a agricultura sustentável. A sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da Abapa, e o Programa ABR – Algodão Brasileiro Responsável, do qual o Plantio Direto é uma das bases, reforça nosso compromisso. Agradeço a todos os envolvidos neste grande evento e reafirmo que nossas portas continuam abertas”, declarou.

O evento ocorreu durante três dias, realizado no Centro de Treinamento da Abapa, cedido pela associação de cotonicultores para sediar o Encontro Nacional. Palestras, visitas técnicas e difusão de conhecimento foram a marca da 19ª edição que contou com a presença de 32 expositores e um público de quase 900 inscritos. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com renomados especialistas do Brasil e do exterior, durante os debates e compartilhamento de conhecimentos sobre as práticas do Sistema Plantio Direto (SPD).

 Esta foi a primeira edição do evento realizada no Nordeste e na região do Matopiba. “A nossa avaliação é super positiva, tivemos grande participação de um público dessa região e de outros países como Argentina e Paraguai. Além de renomados palestrantes nacionais e também internacional, no caso do Rattan Lal. Esse encontro trouxe muita bagagem e conhecimentos que vão enriquecer e estimular cada vez mais a produção de alimentos com sustentabilidade, que foi o tema deste encontro”, avaliou o presidente da Federação Brasileira, Jonadan Ma. O próximo Encontro está agendado para 2026.

Assessoria de imprensa – Abapa