Eleições 2024: Juventude de LEM dá exemplo e se engaja na política

Embora a participação de jovens nas eleições tenha aumentado de forma significativa entre os anos de 2018 e 2022, as estatísticas de filiadas e filiados a partidos políticos brasileiros revelam que apenas 1% das eleitoras e dos eleitores jovens até 24 anos integra agremiações partidárias. Atualmente, pouco mais de 170 mil pessoas compõem esse grupo. Além disso, um ano após as Eleições Gerais de 2022, houve uma queda de 14% no quantitativo de filiações entre o eleitorado de 16 a 24 anos.

LEM aparenta outra realidade
Em Luís Eduardo Magalhães estes números parecem estar bem distantes dessa realidade brasileira. Inspirados por exemplos administrativos que estão dando certo – quando enxergam jovens gestores assumindo o comando, os jovens luiseduardenses parecem ter despertado para essa nova e moderna forma de fazer política.


Keline Araújo, ao lado do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá

Um bom exemplo dessa realidade é a candidatura da estudante de jornalismo Keline Araújo (foto). Com apenas 18 anos de idade, a também radialista decidiu se candidatar a vereadora em LEM, figurando hoje entre uma das candidatas mais jovem do Estado da Bahia, nestas eleições.

‘Minha candidatura representa a voz da juventude, das mulheres e de todos que acreditam em um futuro melhor para nossa cidade’’, escreveu Keline em suas redes sociais.

Eleita aos 19 anos, vereadora é única mulher na Câmara de Buritis (RO)
Nayara de Oliveira Silva (Republicanos), de 19 anos, acorda cedo todos os dias para uma jornada de trabalho incomum a jovens da idade dela. Nayara foi eleita em 2020 com 347 votos, ficando em quatro lugar na lista dos onze membros da Câmara Municipal de Buritis, cidade que tem 40 mil habitantes e fica no Vale do Jamari, em Rondônia. Nayara precisou trocar os afazeres no sítio dos pais pela rotina do gabinete de vereadora.

Jornal 2 Pontos