Delegação do Brasil na ONU deixa salão em protesto contra Israel

Missão brasileira não acompanhou o discurso de Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu Foto: EFE/EPA/STEPHANI SPINDEL

De forma combinada, a delegação do Brasil que participa da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, deixou o salão principal nesta sexta-feira (27) para não assistir ao discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A determinação, segundo o G1, partiu do Itamaraty e mostra a posição do país frente ao conflito entre as forças israelenses contra os terroristas do Hamas. A guerra completa um ano no próximo dia 7 de outubro.

Ao deixar o salão, a Missão do Brasil mostrou seu protesto contra Israel. O mesmo aconteceu com delegações de outros países, principalmente nações árabes, fazendo com que Netanyahu falasse para uma plateia reduzida.

Nesta quinta (26), a delegação do Brasil acompanhou todo o discurso do presidente da Autoridade Nacional da Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que falou contra Israel e pediu proteção internacional.

– Não podemos lutar contra Israel e não queremos lutar, queremos proteção – disse ele que quer apoio dos países para criar o Estado da Palestina.

Pleno News