Três pessoas foram conduzidas à delegacia durante operação conjunta da Neoenergia Coelba e Polícia Civil
A Neoenergia Coelba e a Polícia Civil realizaram nesta semana uma grande operação de combate ao furto de energia, resultando na desarticulação de duas fraudes em serrarias no município de Itanagra. Durante a ação, três pessoas envolvidas nas fraudes foram conduzidas à delegacia. Estima-se que a energia desviada totalize 40 mil quilowatts-hora, suficiente para abastecer até 650 residências por um mês.
As serrarias foram identificadas e mapeadas com o uso de tecnologias inteligentes empregadas pela Neoenergia Coelba para combater ligações clandestinas em toda a Bahia. Na operação, participaram quatro equipes da distribuidora, dois agentes da Polícia Civil, dois peritos e o delegado responsável, que constataram as irregularidades. Além disso, mais de 200 metros de cabos usados nas fraudes foram apreendidos.
“Nossas operações com as forças de segurança têm sido essenciais para combater esse tipo de crime, que prejudica a comunidade e coloca vidas em risco. Continuaremos investindo em tecnologia e no apoio das autoridades para coibir essas ações ilegais”, destacou Madson Santos, gerente da receita da Neoenergia Coelba.
Saiba como fazer denúncia de furto de energia
A distribuidora reforça que ligações clandestinas representam sérios riscos, tanto para quem as realiza quanto para a população. O furto de energia afeta diretamente a qualidade do fornecimento, podendo causar problemas na rede elétrica e interrupções no abastecimento. O crime de furto de energia está previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.
A Neoenergia Coelba destaca a importância da participação da comunidade no combate a fraudes e furtos de energia. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou através do site oficial da Neoenergia, na seção de Denúncia de Irregularidade.