A cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA) deve receber um investimento de 1,3 bilhões de reais, que será aplicado na construção de uma nova unidade da Inpasa, a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina. A cidade foi escolhida por ser um dos municípios mais pujantes no agronegócio no Brasil e com ampla capacidade para o desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.
A pré-obra iniciará logo após a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, que será realizada nesta segunda-feira (21), às 10h. O evento contará com a presença do presidente da República em exercício e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Ondumar Ferreira Borges Junior, entre outras autoridades do governo federal, estadual e municipal, além de representantes de entidades de classe, produtores rurais e profissionais da Inpasa.
A construção da planta deve movimentar diversos setores da economia e gerar cerca de 2.500 empregos durante a fase de construção, prevista para iniciar em dezembro de 2024. A 8ª unidade deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, gerando aproximadamente 450 empregos diretos e 1.500 indiretos.
Quem Somos
A Inpasa é uma biorrefinaria de grãos que utiliza milho e sorgo na produção de biocombustíveis, DDGS, óleos vegetais, bioeletricidade e biogás. Fundada em 2006 no Paraguai, a empresa expandiu suas operações para o Brasil em 2018, com unidades em Sinop (MT), Nova Mutum (MT), Dourados (MS) e Sidrolândia (MS), além de projetos em Balsas (MA) e agora Luís Eduardo Magalhães (BA).