Cinco bairros ficaram sem ônibus por causa de tiroteios e onda de assassinatos
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Bahia, nesta quinta-feira (17), para o lançamento do programa Pé-de-Meia, ocorreu em um momento particularmente delicado para o estado. Salvador amanheceu com cinco bairros sem circulação de ônibus depois que tiroteios foram registrados nas comunidades. Apenas na quarta-feira (16), foram 14 pessoas assassinadas na capital e na Região Metropolitana.
Antes do evento, realizado no Parque de Exposições, Lula falou sobre a segurança pública, mas tratou da situação da Bahia. Em entrevista à rádio Metrópole, o petista afirmou que vai reunir os governadores para criar uma política de segurança pública que envolva os três entes federativos.
O presidente ainda declarou que quer encaminhar a proposta sobre o tema para o Congresso Nacional neste ano a fim de que seja aprovada em 2025. “Queremos que a gente possa definir o papel da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Nacional, participando junto com as polícias estaduais. Precisamos ter uma coordenação nacional”, frisou.
Nesta quinta-feira, moradores do Bairro da Paz, São Gonçalo do Retiro, Pernambués, IAPI e Pero Vaz precisaram andar alguns quilômetros para conseguir pegar um ônibus que os levasse ao trabalho. Por causa da violência, os rodoviários suspenderam as atividades nessas localidades.
Correio da Bahia