Maria da Penha/violência doméstica, ameaças, lesão corporal, tentativa de homicídio, desacato/desobediência, perturbação do sossego, irregularidade em via, rondas na zona rural
Cerca de 20 ocorrências de perturbação do sossego em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães foram registradas. Sendo, 5 das ações realizadas com o apoio do SAMU.
RONDAS foram realizadas na Zona Rural:
Vila 1, Vila 2, Novo Paraná, Muriçoca e Galhinhos
As Rondas são planejadas estrategicamente para cobrir todos os pontos vulneráveis da zona rural trazendo apoio e segurança aos agricultores e lavradores da região.
Guarda Civil Municipal e Operação Comercio Seguro
As ações exercidas pela Guarda Municipal referente a operação Comercio Seguro, tem ofertado a inibição de roubos e furtos, trazendo segurança aos comerciantes e cidadãos Luís Eduardense. As ações seguem abrangendo a área do centro comercial além dos bairros.
No fim de semana a Operação da GCM em exercícios de suas funções, abordou 30 veículos suspeitos entre carros e motos
Este tipo de abordagem tem o objetivo de prevenir crimes antes que eles ocorram. Veiculos suspeitos podem ser abordados em locais públicos para verificar documentos ou realizar buscas pessoais, sempre baseados em critérios objetivos que justifiquem a suspeita de atividade ilegal
Por volta de 08h10m do dia 19 a equipe dos GCM’s recebeu via central, chamado de tentativa de homicídio no Bairro Jardim das Acácias. Segundo informações de testemunhas, a agressão deu início a um desentendimento no trânsito, onde um dos condutores estava irregular em via e ao ser chamado a atenção, feriu a golpes de arma branca o outro condutor. A vítima já havia sido levada ao Pronto Atendimento (UPA), para cuidados necessários onde, devido a gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital do Oeste (HO) em Barreiras. Foi feita pela Guarnição busca pela arma utilizada no crime e encontrada minutos depois em um canal próximo ao local. O autor foi conduzido ao DISEP para melhor apuração do caso e tomada as devidas providencias pelas autoridades locais.
Ainda no decorrer do dia19/10, por volta das 11h28m, a Guarnição em suas funções foi comunicada via central de mais uma tentativa de homicídio, desta feita, dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a vítima já se encontrava. Ao chegar no local, a GCM se deparou com um senhor por iniciais (RFJ) com ferimentos graves em seu corpo causados por arma branca. A Guarnição em busca de informações e de suspeitos envolvidos, foram encontrados mais dois indivíduos também com armas de punho, e encaminhados para a Delegacia de Polícia para averiguação do caso.
Por volta das 23h00 do dia 15/10/2024, a Guarda Civil Municipal em seu exercício de Rondas pelo Bairro Santa Cruz, se deparou com briga entre dois indivíduos, dos quais faziam uso de agressão e uso de palavras de baixo calão. A Guarnição na tentativa de ajudar a ambos, foi desacatada e negado a voz de abordagem e encaminhamento a delegacia sendo necessário uso de algemas para conte-los.
Um dos envolvidos relatou a GCM que no domingo (13) havia sofrido tentativa de homicídio. Ambos foram conduzidos ao DISEP ficando sobre a responsabilidade das autoridades policiais.
Torna crime portar armas brancas destinadas usualmente à ação ofensiva, como faca, punhal, ou similares, cuja lâmina tenha mais de 10 (dez) centímetros de comprimento, em locais públicos, veículos de transportes públicos e em locais privados onde haja movimento ou concentração de pessoas.
As 09h15m do dia 19, acontecia no bairro Santa Cruz, mais uma tentativa de homicídio. Briga entre dois homens por iniciais (K.X.S) 25 anos de idade segurando em uma de suas mãos uma faca de cozinha (arma branca) e o (A.M.S) 33 anos de idade, caído ao solo com ferimentos na testa. Os indivíduos foram abordados, o ferido levado para atendimento médico e em seguida ambos para a Delegacia de Policia para apuração do caso, e tomadas as devidas providencias.
Por volta das das17h30m do dia 18, em Rondas no bairro Santa Cruz uma criança se aproximou da viatura da GCM, e com pedido de socorro, informa que sua mãe estava sendo agredida pelo cadastro e com ameaças de morte. No local o individuo apresentava sinais de embriaguez. A abordagem foi feita e voz de prisão em flagrante delito dada, sendo negada pelo agressor, fez-se uso de força maior com algemas e encaminhado para a Delegacia de Polícia. O CAM e Conselho Tutelar foram acionados para coletar informações e tomadas as providencias necessárias cabíveis. A vitima foi encaminhada para UPA, assistida pela equipe médica para cuidados físicos e psicológicos.
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) define que a violência doméstica contra a mulher
Por volta das 11h00 do dia 14, a Guarda Civil foi acionada sobre quebra de medida protetiva onde cônjuge invadia moradia da ex para furtar itens da residência. A guarnição apurou de forma mais explicita o caso e todas as medidas necessárias foram tomadas em seus devidos departamentos como o CAM, Conselho tutelar, e demais autoridades locais.
Por volta das 10h00, em Rondas no Bairro Santa Cruz do dia 18, na Av Ayrton Senna, foi avistado em uma motocicleta individuo com características e comportamento suspeito a um suposto assaltante, foi dada voz de abordagem onde apresentando fuga, subindo em meio fio caiu em via pública. Ao tentar levantar lançou a moto contra a guarnição, fazendo-se necessário uso de força maior para conter o indivíduo. A moto foi apreendida e levada para o Pátio, e medidas administrativas seriam tomadas. O individuo encaminhado ao DISEP para que medidas segundo a Lei fossem tomadas.
A Guarda Civil foi acionada para resolução de caso de agressão entre dois indivíduos no bairro Nova Brasília. Ao chegar no local as agressões havias cessadas, onde um dos envolvidos encontrava-se sentado sendo protegido pelos vizinhos. A vizinhança relatou que a vítima teria sido agredida por uma barra de ferro e que a vítima possui comorbidade/deficiência. O vizinho agressor evadiu do local, sendo encontrado minutos depois pela Guarnição e conduzido ao DISEP. A parente responsável pela vítima segundo informações prestadas, foi chamada pelos vizinhos e também apresentada ao Disep para prestar defesa ao irmão.
Assim, podemos ter as seguintes condições para a deficiência: física, auditiva, visual, intelectual e múltipla-deficiência. Ofender alguém utilizando elementos referentes à condição de pessoa com deficiência. Pena: 1 a 3 anos de reclusão e multa.
A Guarda Civil Municipal é composta por servidores engajados não só por interesse de classe, mas comprometidos com o bem da coletividade na qual estão inseridos, restando, pois, a estes o dever inabalável de bem servir, proteger os bens e instalações bem como as vidas nesta municipalidade.
A Guarda Civil Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, (77) 99802-9972, ou através do WhatsApp (77)3628-3862.
GCM LEM