Em entrevista ao repórter JB, por telefone, na manhã dessa terça-feira (30/07), para a Rádio Mundial FM e para o blog jbnoticias, Dr. Jorge Figueiredo, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, trouxe informações sobre o movimento unificado que inclui os Delegados de Polícia, Investigadores, Escrivães, Peritos Técnicos, Peritos Criminalistas, Peritos Odontomedicos e Peritos Legistas, que buscam valorização salarial junto ao Governo do Estado.
” O Sindicato dos Delegados de Polícia possui um compromisso muito grande com o Estado, com a Segurança Pública, com a sociedade. O motivo da nossa mobilização é oferecer o melhor serviço a Sociedade Baiana, e quando falamos em oferecer o melhor serviço no âmbito da segurança pública é entender a importância do operador, a importância do Policial Civil nesse processo” pontuou o presidente da ADPEB
Dr. Jorge Figueiredo falou sobre o índice de desvalorização do salário da categoria ao longo do anos.
” Nos últimos 10 anos nós estamos vivendo um déficit histórico no que se refere a valorização salarial. Hoje nós temos um estado que é o estado mais forte do nordeste, em compensação no nordeste ocupamos o penúltimo lugar no ranking salarial. O Estado da Bahia hoje é o 7° estado mais forte do cenário nacional, e ocupamos hoje o 22° como delegado e como escrivão e investigador ocupamos 26° pior salário. Então perceba essa contradição, é um estado pujante, um estado economicamente forte, estável financeiramente e tem essa desvalorização muito grande no que se refere aos policiais civis”
O presidente da ADPEB disse reconhecer o esforço que tem sido colocado pelo Governo do Estado no que se refere a Segurança Pública, na questão estrutural e na questão de investimento tecnológico, porém esses investimentos de nada adianta se não se investir no capital humano. O que eles buscam é a valorização daqueles que estão no dia a dia no combate à criminalidade.
O repórter JB conversou com alguns delegados da Bahia e percebeu que grande parte deles se desdobram para cumprir plantões em uma cidade, ter um exército cumulativo em outra cidade para ter um salário razoável.
blog jbnoticias.com.br