A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) reconhece a educação como uma das principais ações de mobilização social para disseminar o conhecimento sobre o desenvolvimento do setor agrícola no oeste da Bahia. Nesta semana, as equipes do Programa Educacional Conhecendo o Agro e do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa participaram da XVI edição do Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia (ENICOB), promovido pelo Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF), em Luís Eduardo Magalhães.
Mayara Rodrigues, assistente pedagógica do programa, ressaltou a importância dessa primeira participação da equipe no evento, destacando o papel da tecnologia no campo. “O esforço da Abapa em promover conhecimento e qualificação ajuda a diminuir as distâncias entre a oferta e a demanda de profissionais com as competências necessárias para o setor, onde a profissionalização e a tecnologia derrubam a ideia de que ‘quem não estuda tem que trabalhar na roça’. Na cotonicultura, o trabalho exige conhecimento e aprimoramento constante para operar processos, máquinas e equipamentos de alta complexidade e valor,” afirmou.
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: a pesquisa e o ensino superior como vetores do desenvolvimento econômico e social”, o evento reuniu mais de 570 participantes, incluindo acadêmicos, pesquisadores e visitantes. Eles puderam vivenciar o Tour Tecnológico Agroindustrial, que trouxe diversas estações temáticas abordando inovações como: tecnologia de mudas e sementes, drones e vants, aplicação de bioinsumos, ciências animais, mecanização e outras tecnologias agroindustriais.
“O ENICOB contou com o apoio de várias empresas parceiras, destacando-se a Abapa, que participou do Tour Tecnológico Agroindustrial com um estande apresentando tecnologias e inovações para o setor. Em 16 anos, mais de 4 mil estudantes e 200 pesquisadores já participaram, além da publicação de inúmeros artigos e resumos que contribuem para o desenvolvimento da nossa região,” destacou José Rafael, coordenador do curso de Agronomia da FAAHF.
Fonte:AAbapa marca presença na XVI edição do ENICOB em Luís Eduardo MagalhãesA Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) reconhece a educação como uma das principais ações de mobilização social para disseminar o conhecimento sobre o desenvolvimento do setor agrícola no oeste da Bahia. Nesta semana, as equipes do Programa Educacional Conhecendo o Agro e do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa participaram da XVI edição do Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia (ENICOB), promovido pelo Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF), em Luís Eduardo Magalhães.Mayara Rodrigues, assistente pedagógica do programa, ressaltou a importância dessa primeira participação da equipe no evento, destacando o papel da tecnologia no campo. “O esforço da Abapa em promover conhecimento e qualificação ajuda a diminuir as distâncias entre a oferta e a demanda de profissionais com as competências necessárias para o setor, onde a profissionalização e a tecnologia derrubam a ideia de que ‘quem não estuda tem que trabalhar na roça’. Na cotonicultura, o trabalho exige conhecimento e aprimoramento constante para operar processos, máquinas e equipamentos de alta complexidade e valor,” afirmou.Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: a pesquisa e o ensino superior como vetores do desenvolvimento econômico e social”, o evento reuniu mais de 570 participantes, incluindo acadêmicos, pesquisadores e visitantes. Eles puderam vivenciar o Tour Tecnológico Agroindustrial, que trouxe diversas estações temáticas abordando inovações como: tecnologia de mudas e sementes, drones e vants, aplicação de bioinsumos, ciências animais, mecanização e outras tecnologias agroindustriais.“O ENICOB contou com o apoio de várias empresas parceiras, destacando-se a Abapa, que participou do Tour Tecnológico Agroindustrial com um estande apresentando tecnologias e inovações para o setor. Em 16 anos, mais de 4 mil estudantes e 200 pesquisadores já participaram, além da publicação de inúmeros artigos e resumos que contribuem para o desenvolvimento da nossa região,” destacou José Rafael, coordenador do curso de Agronomia da FAAHF.
Assessoria de imprensa Abapa