Agricultor do oeste da Bahia bate recorde de colheita de soja no Brasil

O que você faz em 8 horas? Para Ricardo Basso, produtor de Luís Eduardo Magalhães (BA), esse foi o tempo necessário para bater o recorde de colheita de soja no Brasil. Operando ele próprio uma colheitadeira CR 10.90 IntelliSense™, da New Holland, com configuração original, Basso colheu impressionantes 481,2 toneladas em 8 horas consecutivas, estabelecendo um novo recorde nacional e também da agricultura brasileira. O feito foi certificado pelo RankBrasil, entidade independente que homologa recordes nacionais desde 1999.

“Não é fácil bater um recorde desses. É um desafio muito duro. A expectativa quando planejamos era de que fosse ser mais fácil, mas não foi. São muitas variáveis que precisam dar certo para a coisa acontecer. Na hora, a mão da gente sua, mas foi muito gostoso. Todos estavam empenhados para bater o recorde. Fiquei muito feliz por ter conseguido”, explica Basso.

“Estamos muito orgulhosos de poder participar da conquista desse novo recorde, que é um recorde também da agricultura brasileira. A New Holland busca disponibilizar aos nossos clientes produtos e serviços inovadores, que possibilitam otimizar o trabalho no campo, reduzir custos e aumentar a produtividade, permitindo aproveitar melhor as janelas operacionais que são cada vez mais estreitas. Com soluções como a CR IntelliSense™, que possui tecnologia de inteligência artificial embarcada, estamos contribuindo para que o agro brasileiro revele toda a sua pujança, batendo recordes a cada dia”, afirma Márcio Contreras, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.

Equipada com uma plataforma New Holland by MacDon de 50 pés Draper, a CR 10.90 IntelliSense™ cobriu uma área de 131 hectares, colhendo o equivalente de 8.020 sacas de soja no total (mais de 1.000 sacas/h), operando a uma velocidade média de 11,1 km/h e com um percentual de perda de apenas 0,4%. O recorde anterior, registrado em 2017 em uma propriedade em Formosa do Rio Preto (BA), foi alcançado também por uma máquina New Holland: a CR 8.90, que colheu 439,7 toneladas de soja em 8 horas consecutivas. Na ocasião, a velocidade média de operação foi de 8,5 km/h.

De acordo com Adílio Campolina, gerente regional de Serviços Oeste BA/PI da PME Máquinas, concessionária New Holland, a colheitadeira recordista é uma máquina de uso corrente do cliente e o desafio foi deixá-la na melhor condição possível para obter a performance desejada. “Além de empresário e agricultor, o Ricardo Basso sempre fica na operação. Ele conhece muito bem a lavoura e sabe onde pode exigir mais da máquina. A somatória disso tudo, do planejamento aliado ao conhecimento do produtor, foi o principal ponto para tornar esse recorde possível”, diz.

Rede Comunicação