Acesse Jbnoticias.com.br
O cenário político de Irecê parece ter retornado às eleições de 2016; prefeito bem avaliado, arrogante e que fez uma escolha de chapa equivocada. Foi nesse cenário que o então prefeito Luizinho Sobral perdeu sua reeleição; escolheu um ‘gerente’ como seu vice, de olho nas eleições estaduais em 2018. Apesar da boa avaliação de seu […]
O cenário político de Irecê parece ter retornado às eleições de 2016; prefeito bem avaliado, arrogante e que fez uma escolha de chapa equivocada.
Foi nesse cenário que o então prefeito Luizinho Sobral perdeu sua reeleição; escolheu um ‘gerente’ como seu vice, de olho nas eleições estaduais em 2018. Apesar da boa avaliação de seu governo a sua candidatura entrou água, deixando Elmo Vaz surfando em sua má decisão. Luizinho ficou sem mel e nem cabaça; não se reelegeu prefeito e não conseguiu uma cadeira no legislativo.
O prefeito Elmo, que parece estar sofrendo de uma espécie de amnésia política, está cometendo o mesmo erro do seu adversário em 2016; o excesso de arrogância. Essa é a única explicação para a escolha do nome do vereador Murilo Asa Sul, como pré-candidato à sucessão. Essa escolha equivocada – e já sem condições morais de ser revertida, lhe custou o afastamento de quase a totalidade de seu grupo político.
Consenso na população
E escolha do pré-candidato é tida pela grande maioria da população como “muito ruim”. Mas Elmo Vaz parece apostar na sua alta aprovação de governo e na comemoração do já consolidado São João de Irecê. Mas o fato é que entre as festas juninas e a urna teremos ainda três meses de muita campanha política.
Outra crítica feita a Elmo Vaz é a forma ‘falante’ com que ele vem se comportando – parecendo ser o verdadeiro candidato – enquanto Murilo, sempre de forma ‘silenciosa’, balança a cabeça e concorda com as falas do prefeito. Isso tem gerado comentários sobre a sua intenção de um ‘terceiro mandato’. Seria novamente a escolha de um ‘gerente’?
Grupo de Elmo rachado
A decisão equivocada de Elmo na escolha do vereador Murilo Asa Sul o fez perder o apoio até do seu vice-prefeito, Erício Batista, que entregou a legenda do PT após mais de 35 anos de militância.
Hoje o prefeito tenta colar a pecha de ‘traidor’ num grupo que recebeu a notícia da escolha do vereador Murilo através da imprensa. A filiação do seu pré-candidato no PSB de Irecê aconteceu às portas fechadas, em Salvador. O presidente da legenda socialista no município, o ex-vereador Borisco, nem informado foi.
O grupo que fez parte das duas eleições de Elmo reúne nomes como o do vereador Figueiredo, o vice-prefeito Erício Batista, o presidente PV Osvaldo Trabalho, a presidente do PCdoB Ana Carolina e o presidente do PSB Aristides Borisco. E essa lista cresce quando falamos de ex-prefeito e ex-deputado Joacy Dourado, do ex-vereador e petista histórico Celson Cambuí e até o seu ex-secretário Jason Junior.
O vereador e ex-presidente da Câmara, Tertinho, que também fazia parte do grupo dissidente, foi anunciado como vice na chapa do pré-candidato Murilo Asa Sul, de Elmo.
Veja política