Dólar volta a superar R$ 5,50 com tarifas de Trump para o Brasil

Moeda americana encerrou a sessão em alta de 1,04%

Dólar volta a superar R$ 5,50 com tarifas de Trump para o Brasil (Imagem ilustrativa) Foto: Pleno.News/Ana Luiza Menezes

O dólar acentuou bastante o ritmo de alta no mercado local, ao longo da tarde desta quarta-feira (9), com busca por posições cambiais defensivas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que pretendia anunciar o nível de tarifas de importação que serão aplicadas ao Brasil.

Com o mercado à vista já fechado, Trump anunciou tarifas de 50% a produtos brasileiros, o que levou a uma disparada do dólar futuro para agosto, que atingiu o nível de R$ 5,63, em paralelo à deterioração dos demais ativos domésticos.

O dólar à vista, que registrou máxima a R$ 5,5034 na reta final dos negócios, encerrou a sessão em alta de 1,04%, a R$ 5,5024 – maior valor de fechamento e acima do nível de R$ 5,50 pela primeira vez desde 25 de junho (R$ 5,5551). A liquidez foi contida em razão de feriado no estado de São Paulo.

Com a arrancada desta quarta, a divisa passa a acumular alta de 1,43% na semana e de 1,26% nos sete primeiros pregões de julho, depois terminar o primeiro semestre com desvalorização de 12,07% No ano, a moeda americana agora recua 10,97% em relação ao real.

– O dólar estava relativamente tranquilo até a declaração do Trump sobre o Brasil. Provavelmente, os EUA vão anunciar uma tarifa nova para nós – afirmou o head da Tesouraria do Travelex Bank, Marcos Weigt.

Ele acrescentou que, até o momento da sua fala, a tese era de que o Brasil seria um dos países menos prejudicados pelo tarifaço de Trump, ao arcar com alíquota no piso de 10% das chamadas tarifas recíprocas.

Fontes ouvidas pela Broadcast afirmam que o governo brasileiro recebeu sem surpresa a fala de Trump, que já havia ameaçado nos últimos dias com taxação países dos Brics e seus aliados. Avalia-se que o momento é de colocar novamente “os números na mesa” citando o déficit comercial do Brasil em relação aos EUA.

Termômetro do comportamento do dólar em relação a uma cesta de seis divisas fortes, o índice DXY rondou a estabilidade ao longo da tarde, por volta dos 97,500 pontos. O Dollar Index avança pouco mais de 0,70% neste início de julho, mas ainda apresenta perdas de dois dígitos em 2025. O dólar subiu em relação às principais divisas emergentes pares do real, com exceção do peso colombiano.

Além de sinalizar com imposição de tarifa maior ao Brasil, com a afirmação de que o país “não tem sido bom para os EUA”, Trump anunciou nesta quarta mais uma rodada de aumentos tarifários para uma série de países a partir de 1º de agosto, incluindo Argélia, Filipinas, Líbia e Iraque, entre outros. Nos últimos dias, o presidente dos EUA já enviou cartas anunciando taxas de importação para mais de 14 países, com destaque para Japão e Coreia do Sul. A grande expectativa é em torno das negociações comerciais com a União Europeia e a Índia.

Weigt, do Travelex, observa que os ruídos provados pelas tarifas levaram a uma interrupção da tendência de enfraquecimento global do dólar e de diversificação de portfólios, abrindo espaço para investidores embolsarem lucros obtidos com apostas em divisas emergentes. Por aqui, a taxa de câmbio desceu até R$ 5,40, na última quinta-feira (3), nos menores níveis em mais de um ano.

– Está muito difícil romper os R$ 5,40 neste momento. O dólar havia caído em relação a todas as moedas e agora está voltando um pouco – afirmou Weigt.

Ele vê possibilidade de a taxa de câmbio atingir R$ 5,55 antes de voltar cair e eventualmente ficar abaixo de R$ 5,40.

– Cortes de juros pelo Federal Reserve ainda neste ano devem ajudar as divisas emergentes, principalmente quando ficar claro se os EUA vão mesmo aumentar as tarifas e em que nível elas vão ficar.

Apesar dos alertas em torno da incerteza e dos eventuais impactos inflacionários do tarifaço de Trump, a ata do encontro do Fed em junho, divulgada à tarde, não esfriou as apostas em cortes de juros nos EUA nos próximos meses. O documento revela que a maioria dos dirigentes do Fed julga que seria apropriado afrouxar a política monetária neste ano. Dois deles estão abertos a redução da taxa já neste mês.

Ferramenta de monitoramento do CME Group mostra que as chances de um corte de juros em setembro subiram levemente, para a casa de 70%. As apostas ainda se concentram em uma redução acumulada de 50 pontos-base da taxa básica americana neste ano.

A Pantheon Economics avalia que a ata mostra que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Fed está “claramente dividido” em relação à trajetória da taxa de juros. A consultoria prevê que o enfraquecimento do mercado de trabalho dos EUA em julho e agosto vai abrir a porta para a retomada do ciclo de relaxamento monetário em setembro.

– Continuamos prevendo flexibilizações de 25 pontos-base em cada uma das reuniões de setembro, outubro e dezembro – afirmou.

*Com informações AE

Pleno News

Trump diz que, se Brasil retaliar, tarifa de 50% irá aumentar igual

Presidente dos EUA desencorajou o Brasil a adotar medidas após o aumento de taxas para para produtos brasileiros

Donald Trump, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/LUDOVIC MARIN / POOL

Após elevas as tarifas dos produtos brasileiros em 50%, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pretende retaliar caso o Brasil decida responder com aumento de impostos. Trump afirmou que pretende aplicar um aumento proporcional às atuais tarifas.

Ao anunciar o aumento de impostos, Trump enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que um dos motivos para a alta é o tratamento do governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em resposta, o petista disse que o Brasil é independente.

– Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos – disse o presidente americano no documento.

Trump também ordenou uma investigação contra o Brasil tendo por base a Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA de 1974, que trata de supostas práticas comerciais desleais.

Pleno News

Pesquisa popular do JB Notícias em Luís Eduardo Magalhães destaca os 3 secretários municipais mais admirados.

Acesse Jbnoticias.com.br

Veja entre os treze secretários municipais, quais foram os três mais destacados na pesquisa popular pelo jornalismo Jbnotícias

Kenni Henke, Secretário de Sustentabilidade

Pesquisa popular realizada pelo JB Notícias em Luis Eduardo Magalhães apontou o secretário de sustentabilidade, Kenni Henke, como o secretário mais atuante do município. Veja outros nomes bem avaliados.

Kenni Henke, Secretário de Sustentabilidade

A Pesquisa popular foi realizada pelo JB Notícias em Luis Eduardo Magalhães, através de conversa informal com aproximadamente 60 pessoas, a respeito dos secretários municipais, durante o mês de junho.

Kenni Henke, Secretário de Sustentabilidade ( extinta Secretaria de meio ambiente), foi eleito como o melhor secretário municipal. Ele foi elogiado por seu desempenho na pasta.

Kenni Henke também se destacou como vereador e como Secretário de Agricultura do município.

A pesquisa ainda apontou o Secretário de Segurança João Paulo como o segundo secretário melhor avaliado.

Foto arquivo da visita técnica na Bahia Farm Show.

Da esquerda para a direita, João Batista (Comandante da GCM), ao meio PM João Paulo (Secretário de Segurança Pública de LEM), Repórter Jb Notícias

Secretário de Segurança Pública de LEM

Policial militar, João Paulo.

Na opinião dos ouvidos, o secretário de Segurança Pública, João Paulo junto com as forças de segurança tem garantido uma segurança de qualidade para a população, especialmente os comerciantes.

A Secretária de Cidadania (extinta Ação Social), Cinthya Borges também recebeu bastante elogios e ficou em terceiro lugar na avaliação

A Secretária Municipal de Cidadania e primeira dama, Cinthya Borges ficou em terceiro lugar na pesquisa.

Cinthya tem se destacado por seu trabalho em programas que transformam a vida de mulheres, especialmente à frente de iniciativas como o CAM (Centro de Apoio à Mulher), que oferece suporte e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, o programa ‘Meu Lar’, que realiza reformas em residências, tem proporcionado um ambiente mais digno para muitas famílias.

“Cinthya Borges é uma mulher multifacetada, com formação em Direito pela Unifaahf e uma sensibilidade especial para as causas sociais. Como mãe de Davi e Arthur, ela encontrou inspiração na trajetória política do esposo, o prefeito Junior Marabá, e se dedicou ainda mais às ações sociais.”

OUTROS DESTAQUES

Diretor da Defesa Civil, Wanderson Santana

O Diretor da Defesa Civil, Wanderson Santana, também foi bastante elogiado pelos seus serviços , durante conversa informal com algumas pessoas.

Apesar de não ser mais secretário de infraestrutura, o vice prefeito Franklin Willer também foi bastante lembrado e elogiado pelo trabalho desenvolvido quando estava à frente da pasta.

Vice-prefeito, Franklin Willer

O vice-prefeito Franklin, ex-secretário de infraestrutura, foi amplamente elogiado por jovens, idosos e empresários em conversas informais. Apesar das diferentes abordagens, a opinião unânime foi de que ele foi o melhor secretário municipal de Infraestrutura de Luis Eduardo Magalhães e agora é um vice-prefeito exemplar, foi observado como um vice prefeito família pois na maioria das vezes que o povo ver ele está acompanhando da esposa, também sempre presente ao lado do prefeito Júnior Marabá e sempre em buscas de melhorias para o município.

Ressaltamos que as pessoas ouvidas não sabiam que estávamos fazendo uma pesquisa popular, informal, pois queríamos que todos fossem espontâneos em suas respostas.

Jbnoticias.com.br

Relação de Secretários Municipais de Luís Eduardo Magalhães.

Secretário Municipal de Comunicação – João Ricardo

Secretário Municipal da Agricultura – Jaime Capellesso

Secretária Municipal de Cidadania – Cinthya Borges

Secretário Municipal de Educação – Jefferson Café

Secretária Municipal da Fazenda – Caroline da Silva Castelo Branco Ledoux

Secretário Municipal de Cultura e Esportes – Lisvan Vasconcelos

Secretário Municipal de Segurança e Trânsito – João Paulo Nascimento


Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico – Nei Vilares

Secretário Municipal de Sustentabilidade – Kenni Henke

Secretário Municipal de Governo – Willton Novaes

Secretário Municipal de Saúde – Dr. Pedro Henrique Ribeiro


Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo – Guelson Channakian Filho

Acesse Jbnoticias.com.br

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

Legislação libera contramedidas como suspensão de concessões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o tarifaço de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. Em rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania do país e disse que é falsa a alegação do presidente norte americano Donald Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.

A lei brasileira sancionada em abril estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou o presidente

O lei autoriza o Poder Executivo, em coordenação com o setor privado, “a adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços ou medidas de suspensão de concessões comerciais, de investimento e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual e medidas de suspensão de outras obrigações previstas em qualquer acordo comercial do país”.

O governo defende que é falsa a informação sobre o alegado déficit norte-americano. “As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”.

Lula afirma ainda que o Brasil é um país soberano “com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.

No documento encaminhado por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente estadunidense cita o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, para justificar o ataque ao país. Ele também citou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.

“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, rebateu Lula.

O presidente brasileiro abordou ainda as críticas de Trump às decisões do Supremo Tribunal Federal contra perfis em redes sociais que praticavam discurso de ódio e divulgavam fake news. O presidente afirmou que, “no contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática”.

“No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, escreveu.

Antes de publicar a nota, o presidente Lula coordenou uma reunião de emergência, no Palácio do Planalto, com a presença de seus principais ministros, como Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secom), além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O encontro terminou por volta das 20h.

Agência Brasil

Adab e PM apreendem 1,5 t de carne clandestina na Bahia

Produto oferecia risco à saúde pública e foi descartado seguindo normas sanitárias

Foto: Divulgação/Adab

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com apoio da Polícia Militar, apreendeu 1,5 tonelada de carnes e miúdos bovinos provenientes de abate clandestino, durante operação deflagrada na última semana em diversos municípios do sul do estado.

A ação de combate a práticas ilegais, que colocam em risco a saúde pública e o meio ambiente, foi realizada na última semana após denúncias anônimas que indicavam a realização de abates irregulares em propriedades não autorizadas.

Na ação, os agentes percorreram localidades nos municípios de Aurelino Leal, Itapitanga, Canavieiras e Una, onde identificaram pontos de abate clandestino e armazenamentos inadequados de produtos de origem animal.https://8ee5c9218aa753fc66d1f7b09e0ac27e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-45/html/container.html?n=0

Segundo a médica veterinária da Adab, Lorena Silva, que participou das inspeções, foram encontrados cerca de 1.500 quilos de carnes e vísceras de bovinos em condições impróprias para o consumo humano.

“Os produtos estavam sendo manipulados e armazenados sem qualquer controle sanitário, em ambientes insalubres e sem refrigeração adequada, o que representa grave ameaça à saúde da população”, informa.

Além das irregularidades sanitárias, a equipe de fiscalização flagrou o descarte inadequado de resíduos provenientes dos abates às margens de um curso d’água.

Foto: Divulgação/Adab

Vale ressaltar que a prática configura crime ambiental, e o responsável foi detido em flagrante pelas autoridades, sendo conduzido à delegacia para os devidos procedimentos legais

Contudo, segundo o órgão, operações como essa são fundamentais para coibir atividades ilícitas que comprometem a segurança alimentar e o equilíbrio ambiental.

Denúncia

A agência reforça a importância da denúncia por parte da população e alerta sobre os riscos do consumo de carnes adquiridas em estabelecimentos irregulares e sem o selo de inspeção municipal estadual ou federal.

Além disso, a carne apreendida foi destruída nas graxarias de dois matadouros do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conforme os protocolos sanitários vigentes.

Por fim, a Adab também informou que segue intensificando as ações de fiscalização em toda a região, com o objetivo de garantir alimentos seguros e preservar a saúde pública.

Canal Rural

Bombeiros combatem incêndio em vegetação no bairro Santa Cruz, em LEM

Na tarde desta quarta-feira (9), por volta das 16h40, equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) foram acionadas para combater um incêndio em vegetação na Rua Alagoinhas, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia.

A ocorrência foi registrada nas proximidades de um ferro-velho. Ao chegar ao local, a guarnição empregou um caminhão de combate a incêndio e utilizou linhas de mangueira para debelar as chamas.

A ação rápida evitou que o fogo se alastrasse e atingisse áreas próximas, reforçando o comprometimento do 17º BBM com a segurança da população, especialmente neste período de estiagem e altas temperaturas, quando o risco de queimadas aumenta consideravelmente.

📷Fotos: Marlon Ferraz

17º BBM

Lula convoca reunião de emergência após ser pego de surpresa por Trump com tarifaço ao Brasil

O presidente Lula (PT) convocou uma reunião de emergência, na noite desta quarta-feira (9), para definir os próximos passos do governo brasileiro após a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump sobre as exportações do Brasil para os Estados Unidos.

Segundo informações, o Ministério das Relações Exteriores foi surpreendido com a decisão, já que se esperava uma tarifa de apenas 10% até então. Há a expectativa de que seja feita uma retaliação proporcional do Brasil contra os produtos os norte-americanos.

Devem participar do encontro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, entre outros integrantes do primeiro escalão do governo.

BNews

Quadrilha Junina de Luís Eduardo Magalhães conquista 3º lugar em concurso estadual

A quadrilha junina Tira o Pé da Brasa, representante de Luís Eduardo Magalhães, conquistou o 3º lugar no concurso estadual de quadrilhas juninas, realizado na cidade de Mansidão, nos dias 5 e 6 de julho.

O evento reuniu 12 grupos culturais de diferentes municípios baianos, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização das tradições juninas no estado.

Composta por 80 integrantes, a quadrilha Tira o Pé da Brasa foi a grande vencedora do concurso municipal de quadrilhas juninas 2025, promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, e representou o município na competição estadual com grande destaque.

Na calada da noite, Câmara aprova 160 cargos comissionados para o STF

Segundo a proposta, os novos cargos serão custeados com recursos já previstos no Orçamento Geral da União para o STF

A Câmara dos Deputados aprovou no início da madrugada desta quarta-feira, 9, o texto-base de um projeto de lei que cria 160 funções comissionadas de nível FC-6 e 40 cargos de técnico judiciário para atuação como agentes da polícia judicial no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta ainda depende da análise de destaques, que podem modificar trechos do texto. A matéria aprovada é um substitutivo do relator, deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), ao Projeto de Lei 769/2024, de autoria do próprio Supremo.

Propaganda da abatedouro Flor de Lis

Segundo a proposta, os novos cargos serão custeados com recursos já previstos no Orçamento Geral da União para o STF. Pelo texto, a criação das funções será gradual, a partir de 2025, e estará condicionada à autorização expressa na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao quadro específico da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para o relator, a medida fortalece a atuação do Judiciário. “Um Judiciário eficiente, moderno e comprometido com a prestação jurisdicional de excelência é essencial para a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos e para a manutenção do Estado Democrático de Direito”, afirmou Dener.

A proposta gerou críticas de parlamentares da oposição. O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) classificou a medida como “imoral e injusta” com os contribuintes. “Aumentar cargos? Aumentar despesas? Só tem 11 ministros com todas essas despesas que já gastam”, afirmou.

Na mesma linha, Carlos Jordy (PL-RJ) disse que a aprovação do projeto representa um “péssimo exemplo”, ao criar um impacto estimado de R$ 8 milhões anuais. “Estamos criando mais despesas para os nossos algozes, que estão violando nossas prerrogativas, perseguindo parlamentares, cometendo abusos, rasgando a Constituição”, declarou.

Até o PSOL foi contrário ao texto. O projeto não demonstra necessidade de mais 160 funções comissionadas. Os órgãos públicos precisam ter o tamanho necessário para atender bem à população, e defendemos o concurso público como forma de acesso. Este projeto não atende a nenhum dos dois critérios.”

Em defesa da proposta, o deputado Tadeu Veneri (PT-PR) rebateu o argumento de que a criação dos cargos implicaria aumento indevido de despesas. Ele apontou contradição em parlamentares que criticam os novos cargos no STF, mas aprovaram a ampliação do número de deputados na Casa.“Se queriam não aumentar despesa, deveriam ter votado contra o aumento de 513 para 531 deputados”, afirmou.

O ANTAGONISTA

Prefeitura lança Programa de Regularização de Propriedade de Imóveis com 50% de desconto no ITBI

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães instituiu, por meio da Lei Municipal nº 1.172/2025, o Programa de Regularização de Transações Imobiliárias, que concede 50% de desconto no ITBI, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, por um período de 90 dias.

O objetivo do programa é incentivar os proprietários a regularizarem juridicamente a propriedade de seus imóveis, garantindo segurança jurídica e valorização patrimonial.

“Essa é uma oportunidade única para quem ainda não formalizou a transferência definitiva do imóvel. A redução de 50% no ITBI representa um incentivo direto à regularização fundiária, com benefícios para o contribuinte e para o município, que passa a ter um cadastro mais atualizado e regularizado”, destacou o secretário da Fazenda, Willton Novaes.

Como vai funcionar
Para se beneficiar do desconto, o proprietário deve emitir a guia do imposto no Setor de Tributos da Prefeitura até o dia 16 de setembro de 2025, e concluir a regularização da transferência no Cartório de Registro de Imóveis até 30 de dezembro de 2025.

Como fazer a adesão
Os interessados devem procurar a Diretoria de Tributos, localizada na sede da Prefeitura (Avenida Octogonal, Praça dos Três Poderes – 1º andar), no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Mais informações podem ser obtidas também pelo site luiseduardomagalhaes.saatri.com.br ou pelo WhatsApp: (77) 3628-9000.