Venezuela declara estado de emergência após fortes terremotos

Delcy Rodríguez fez pronunciamento nesta quarta-feira

Caracas, Venezuela Foto: EFE/ Ronald Peña R

Nesta quarta-feira (24), a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado de emergência após os dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 ocorridos em uma parte do centro do país. Os tremores causaram danos materiais ainda não contabilizados e que deixaram um número indeterminado de mortos e feridos.

– Estamos neste momento declarando estado de emergência, como contempla nossa Constituição – afirmou Delcy.

O pronunciamento foi transmitido pela emissora estatal de televisão VTV. Delcy estava acompanhada por seu irmão e presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, e pelo ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello.

Ela disse que foi ativada toda a rede de saúde pública e privada do país, especialmente nas áreas mais afetadas para o atendimento dos feridos.

Delcy também anunciou que não haverá aulas “nos próximos dias” desta semana, assim como todas aquelas atividades que não “são consonas com serviços essenciais”.

A mandatária declarou que houve desabamentos de edifícios em algumas partes de Caracas e que em alguns lugares nos estados de Miranda, La Guaira, Falcón e Carabobo houve danos materiais, mas sem especificá-los.

Além disso, ela infirmou que houve cortes nos serviços de energia elétrica, fornecimento de água e, nos edifícios com danos, houve cortes no serviço de gás encanado.

Também foram suspensos os serviços de metrô e de trens.

Delcy informou que o Aeroporto Internacional de Maiquetía, que fica na região de Caracas, foi fechado após sofrer graves danos em sua infraestrutura, mas ela não contou quais.

*Com informações da Agência EFE

Pleno News