Moraes determina prisão preventiva e bloqueio de bens de Zambelli

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva e o bloqueio de bens da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), além da inclusão do nome dela na lista de difusão vermelha da Interpol. O magistrado atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), apresentado à Corte após Zambelli anunciar que permanecerá fora do Brasil e pedirá licença do mandato na Câmara.

O anúncio da parlamentar ocorreu após ela ter sido condenada pela Primeira Turma do STF a 10 anos de prisão, perda do mandato e ao pagamento de multa, por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de dados falsos.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a permanência da parlamentar em território estrangeiro obstrui a aplicação da lei penal quando o processo transitar em julgado.

O ANTAGONISTA

Obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras são autorizadas

Também foi autorizada a construção de um novo Terminal de Passageiros (TPS) com recursos do governo da Bahia.

Aeroporto Regional de Barreiras; obras de ampliação e reforma foram autorizadas
Foto: Seinfra

Com a participação da sociedade civil e autoridades, as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Barreiras, no Oeste da Bahia, foram autorizadas durante encontro realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do município, nesta terça-feira (3).

Foram assinadas ordens de serviço para obras que totalizam um investimento de R$ 63,4 milhões. Aguardada há mais de 20 anos pela população, sobretudo pelos produtores rurais, o prazo para conclusão é de 330 dias.

Participaram do anúncio o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, a secretária nacional de Aviação Civil, Thairyne Oliveira, o superintendente de infraestrutura de transportes, Saulo Pontes, lideranças políticas e do movimento “Decola Oeste”, além de empresários e representantes da sociedade civil.

Obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras são autorizadas
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), foi autorizada a dar início às obras de reforma e ampliação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD) do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, reforma e adequação da taxiway, construção do novo pátio de aeronaves e execução de serviços complementares, como drenagem e infraestrutura para balizamento noturno e auxílios à navegação. O investimento nesta etapa, de acordo com o governo, é de mais de R$ 44 milhões.

Também foi autorizada pelo governador a construção do novo Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto Regional de Barreiras. A obra, que será executada com recursos do Governo do Estado, tem investimento estimado em R$ 19,4 milhões. As intervenções visam modernizar a estrutura aeroportuária da região, promovendo mais conforto, segurança e eficiência para os usuários.

“Uma obra do governo federal em parceria com o Governo do Estado, uma obra do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), e aí uma parceria entre os entes federativos, entre o governo federal e o governo estadual. É uma obra que a região já clamava há muito tempo. Esse projeto começou a ser gestado em 2016, então a gente está falando de nove anos aí para desenvolver projetos etc. Mas, hoje foi um dia fundamental aqui, com a parceria com o governador Jerônimo, com o prefeito, e conseguimos assinar a ordem de serviço que dá início à implantação desse novo aeroporto”, explicou Thairyne Oliveira.

“O investimento não só irá desenvolver o turismo de negócios para uma região tão promissora como a região do Oeste, como também facilitar que os moradores daqui possam entrar na escala e na conexão dos voos nacionais, com a ampliação da pista”, pontuou o superintendente de infraestrutura de transportes, Saulo Pontes.

autorização de obras do aeroporto regional de barreiras, no oeste da bahia
Foto: Joá Souza/GOVBA

“O Oeste baiano tem um papel estratégico no desenvolvimento do nosso estado, e Barreiras é uma cidade-polo que precisa estar cada vez mais conectada com o Brasil e o mundo. Essas obras no aeroporto são fundamentais para impulsionar a economia local, atrair novos investimentos e melhorar a vida de quem vive aqui. Estamos fazendo entregas concretas, com planejamento e diálogo com a população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com o governo do estado, o município de Barreiras já recebeu entre 2023 e 2025 investimentos da ordem de R$ 500 milhões entre obras das áreas da educação, saúde, saneamento básico, segurança, infraestrutura, entre outras.

Ainda em Barreiras, a Seinfra foi autorizada a celebrar com o Consórcio Público Intermunicipal de Municípios do Oeste da Bahia (CONSID) convênio para elaboração de projeto e acordo consorcial para pavimentação na BA-827, no acesso ao povoado de Cantinho, uma extensão de 4,10 km.

Texto com informações do repórter Joci Santana.

Canal Rural

Quaest: Desaprovação de Lula vai a 57% e registra novo recorde

Pela primeira vez, maioria dos católicos reprova a gestão petista

Lula Foto: EFE/ Andre Borges

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 57%, o maior patamar desde o início do mandato, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo instituto Quaest. A aprovação caiu para 40%, o índice mais baixo desde o início da atual gestão. Na última sondagem, feita no fim de março e divulgada em abril, os números eram: 56% de desaprovação e 41% de aprovação.

CATÓLICOS REPROVAM GESTÃO PELA PRIMEIRA VEZ
Pela primeira vez desde o início do atual mandato de Lula, a maioria dos católicos passou a desaprovar o governo. Segundo a pesquisa, 53% dos católicos desaprovam a gestão do presidente (eram 49% em abril), enquanto 45% aprovam (eram 49%). Entre os evangélicos, a desaprovação permanece majoritária: 66% dizem reprovar o governo. A margem de erro é de três pontos para católicos e quatro para evangélicos.

AVALIAÇÃO GERAL
O levantamento ainda aferiu a avaliação geral do governo Lula. A proporção de brasileiros que considera a gestão positiva caiu de 27% para 26% na comparação com abril. Já os que a avaliam como negativa subiram de 41% para 43% no mesmo período. O grupo que considera a administração regular passou de 29% para 28%.

RUMOS DO PAÍS
A percepção sobre os rumos do país também piorou. O número de brasileiros que acreditam que o Brasil está indo na direção errada cresceu de 56% para 61%, enquanto os que acham que o país está no caminho certo caíram de 36% para 32%.

SOBRE A PESQUISA
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 29 de maio e 1° de junho. O nível de confiança foi de 95%, com uma margem de erro geral de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pleno News

Relatório semanal da GCM de LEM

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), segue atuando de forma firme na proteção da população e na manutenção da ordem pública.

No período supracitado, destacam-se as seguintes ocorrências:

✅🔇28 ocorrências de perturbação do sossego

A GCM-LEM intensificou o atendimento às ocorrências de perturbação do sossego.

04 apoios ao SAMU
Apoio prestado em situações emergenciais de saúde.

📅 20/05 – Perturbação de Sossego com Menor em Bicicleta Motorizada

Durante patrulhamento no bairro Santa Cruz, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de perturbação do sossego, envolvendo um menor que conduzia uma bicicleta motorizada com escapamento barulhento e realizando manobras perigosas. Após abordagem e contato com os responsáveis, o veículo foi regularizado no local e os envolvidos orientados.

📅 22/05 – Menor Afastada do Padrasto por Medida Protetiva

A guarnição foi procurada por duas irmãs que relataram situações de insegurança no ambiente familiar, envolvendo comportamento inadequado do padrasto. Após análise, com apoio do Conselho Tutelar, foi decidido encaminhar a menor aos cuidados da irmã mais velha.

📅 22/05 – Invasão e Danos em Residência por Conflito Familiar

A guarnição atendeu uma ocorrência onde uma mulher invadiu a casa da atual companheira do ex-marido, causando danos e agressões. Ela admitiu os fatos e foi conduzida à Delegacia.

📅 23/05 – Veículo Abandonado Após Manobras Perigosas

Durante patrulhamento, uma moto foi abandonada após manobras perigosas na Pista do Grau. O carro foi recolhido com apoio da SUTRANS.

📅 23/05 – Motocicleta com Irregularidades Retida em Ação de Fiscalização

A GCM flagrou uma motocicleta com escapamento adulterado e sem placa, realizando direção perigosa. O veículo foi recolhido pela SUTRANS.

📅 23/05 – Apreensão de Celular e Motocicleta Após Aglomeração de Motoqueiros

Durante ação na Av. JK, a guarnição dispersou motoqueiros que realizavam manobras perigosas. Uma motocicleta e um celular sem identificação foram apreendidos e apresentados à autoridade competente.

📅 25/05 – Motocicleta com Irregularidades é Apreendida no Centro

Durante ronda na Rua Castro Alves, uma motocicleta foi flagrada com várias irregularidades. O veículo foi conduzido à Secretaria de Segurança.

📅 25/05 – Condutor Sem CNH e com Veículo Irregular é Abordado

No Jardim das Oliveiras, um condutor sem CNH e com a moto irregular foi abordado. A SUTRANS foi acionada para as medidas administrativas.

📅 25/05 – Veículo com Escapamento Adulterado é Apreendido na BR 242

Uma motocicleta foi interceptada em frente à Galvani com escapamento adulterado. O veículo foi encaminhado à Secretaria de Segurança.

📅 26/05 – Descarte Ilegal de Entulho em Área Pública

Através de denúncia, a GCM flagrou um cidadão descartando entulho em via pública. Ele foi conduzido ao DISEP com base na Lei Federal nº 9.605/1998.

📅 30/05 – Mulher Grávida Ameaça Homem Após Suposta Agressão

Durante patrulhamento, uma mulher grávida foi vista ameaçando um homem com faca. Ela relatou ter sido agredida e tentou impedir abuso. Ambos foram encaminhados para atendimento e o caso registrado na delegacia.

📅 31/05 – Agressão a Agente Durante Ocorrência de Desordem Pública

Durante patrulhamento na Rua Santana, um indivíduo em surto agrediu verbal e fisicamente um GCM. Foi necessário o uso progressivo da força. Após atendimento médico com sedação, o indivíduo foi conduzido ao DISEP.

📅 01/06 – Acionamento do Botão do Pânico por Suspeita de Violência Doméstica

A guarnição foi acionada via Botão do Pânico, porém ao chegar no local, não encontrou a vítima nem vestígios da ocorrência. Foram feitas tentativas de contato, sem sucesso.

📅 01/06 – Apoio em Acidente com Vítima Fraturada

Após acidente com vítima no chão reclamando de dores, a equipe tentou contato com o SAMU, que estava ocupado em outra ocorrência grave. A guarnição conduziu a vítima à UPA, onde foi constatada fratura no ombro.

📅 02/06 – Prisão de Suspeito de Furto a Comércio e Recuperação de Produtos

A GCM realizou a prisão de um dos envolvidos em furto a um comércio, onde foram levados celulares e máquinas de solda. Todos os celulares foram recuperados.

A Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães segue firme no combate à criminalidade, promovendo ordem, segurança e bem-estar à população.

GCM LEM

Campanha de doação de sangue acontece de 9 a 12 de junho no estacionamento do Hospital Miriam Borges

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Hemoba, promove a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar Faz Bem”, que será realizada de 9 a 12 de junho, no estacionamento do Hospital Municipal Miriam Borges.

Serão distribuídas 100 fichas por dia, sendo 50 pela manhã e as demais à tarde. Horário de doação: 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. 12 de junho: 8h30 às 12h.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem feito doações anteriormente. É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto válido em todo o território nacional.

No dia da doação, é importante que o voluntário:

  • Não esteja em jejum;
  • Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Não tenha fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento;
  • Tenha dormido no mínimo seis horas na noite anterior;
  • Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Serviço:
Quando: 9 a 12 de junho
Onde: Estacionamento do Hospital Municipal Miriam Borges
Horário de doação: 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. 12 de junho: 8h30 às 12h.

‘Conexão Agro’ abre Bahia Farm Show com rodada de negócios na próxima sexta-feira, 6O evento acontecerá a partir das 19h, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA

A próxima sexta-feira, 6 de junho, será de antecipação dos negócios que serão feitos na Bahia Farm Show, feira que acontece nos próximos dias 9 a 14, em Luís Eduardo Magalhães/BA. Realizado pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, o ‘Conexão Agro’ vai reunir produtores e empresas para uma rodada de negócios especial, movimentando o setor e toda a comunidade em um encontro aberto à participação do público na sede do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade.

Tradicionalmente realizado pela Cooperativa na cidade, o “esquenta” para a Bahia Farm Show conta com apresentação das condições e facilidades que serão oferecidas durante a feira. “Este é um momento único de conexão com o produtor e de fortalecimento do nosso relacionamento. Nós antecipamos grandes oportunidades de taxas, negociações que só fazemos durante a feira, para dar a ele esta chance de fechar negócio com mais calma e assertividade”, afirma o Gerente Regional de Desenvolvimento (GRD) da Cooperativa, Rodrigo Machado.

Um dos focos do Sicredi para a Feira deste ano, os consórcios, já poderão ser feitos durante o evento, inclusive com a disponibilização de cartas pré-aprovadas, entre muitas outras opções.

Painel com economista
Além da rodada de negócios, o evento também oferecerá um panorama do cenário econômico atual com a participação do Superintendente do Tesouro e ex-economista chefe do Sicredi Pedro Lutz Ramos, que vai traçar as perspectivas e projeções para o agronegócio e para outros setores no Brasil. Ramos é doutor em Economia com ênfase em modelagem macroeconômica e política monetária. “Os produtores poderão visualizar melhor os desafios econômicos e se programarem para os próximos ciclos”, destaca Rodrigo Machado.

Evento
Aberto à participação do público, o evento tem como ingresso opcional a doação do valor de R$100,00 ou uma cesta básica que será direcionada à Associação Amigos do Autista de Luís Eduardo Magalhães (AMALEM), entidade que presta serviços sociais e oferece suporte social e educacional para pais e crianças autistas. A contribuição é voluntária.

Importante: para participar do evento, é preciso realizar a inscrição no link: https://bit.ly/ConexaoAgro-2025

O Sicredi na Bahia Farm Show
A Bahia Farm Show é a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil e chega em sua 19ª edição em 2025. O evento promete reunir mais de 100 mil pessoas e 400 expositores entre marcas e empresas de segmentos relacionados ao agronegócio. Em sua última edição, o Sicredi movimentou mais de R$600 milhões em negócios durante a feira, que se tornou um dos momentos mais esperados pela instituição financeira.

Com mais de 2.800 agências pelo Brasil, o Sicredi é uma cooperativa de crédito comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões, investindo no agronegócio e em outros segmentos importantes para a economia e desenvolvimento do País.

Serviço
Conexão Agro – Rodada de negócios e painel sobre cenário econômico com Pedro Ramos

Data: 6 de junho
Horário: A partir das 19h
Local: Sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA.

Assessoria de Imprensa Cacau Comunicação

Pior da série histórica: Estatais têm déficit de R$ 1,4 bi em abril

Dados são do Banco Central

(Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

Divulgado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (30), o relatório Estatísticas Fiscais apontou que as estatais registraram um déficit de R$ 1,4 bilhão em abril. Trata-se do pior resultado para o mês, levando em conta toda a série histórica iniciada em 2002.

A maior parte do saldo negativo (R$ 978 milhões) foi registrada nas estatais federais, seguida pelas estaduais, com déficit de R$ 463 milhões. Somente as municipais tiveram superávit, com valor positivo de R$ 22 milhões.

O documento ainda apontou que foram R$ 2,73 bilhões de déficit em 2025, também o maior da série histórica que soma 23 anos.

Vale destacar que os números podem variar em relação aos do governo devido a diferenças na metodologia do BC e do Tesouro. Isso porque o BC usa o método “abaixo da linha”, levando em conta o financiamento do déficit, enquanto o Tesouro considera receitas e despesas diretamente pelo fluxo de caixa.

Outro dado apresentado pelo BC foi o de que o setor público consolidado (União, Estados, municípios e empresas estatais) tiveram um superávit primário de R$ 14,1 bilhões em abril, impulsionado pela arrecadação tributária e contenção de despesas.

Além disso, o relatório indica que a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) alcançou o equivalente a 76,2% do Produto Interno Bruto (PIB), o que corresponde a R$ 9,2 trilhões.

Pleno News

Correios têm prejuízo de R$ 1,7 bilhão no 1º trimestre de 2025

Valor é 115% maior que em 2024

Correios (Imagem ilustrativa) Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os Correios registraram um prejuízo de R$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre de 2025. O valor é 115% maior que em 2024.

Os dados foram divulgados, na última sexta-feira (30), quando a empresa expôs as demonstrações financeiras do primeiro trimestre de 2025.

Este foi o pior começo de ano da empresa desde 2017, de acordo com informações do G1, de quem são as informações.

No primeiro trimestre de 2024, o déficit dos Correios foi de R$ 801 milhões. Este é o décimo primeiro trimestre seguido de prejuízo dos Correios, nove deles foram sob a gestão do atual presidente, Fabiano Silva.

Apesar do resultado negativo, a empresa não justificou as causas e os impactos que o prejuízo auferido nos três primeiros meses do ano tiveram nas operações.

Em nota, os Correios somente apontaram que “a continuidade operacional para 2025 está assegurada”.

Pleno News

Equipe da Secretaria de Educação de LEM participou da Conferência Jornada do Autismo

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) participou ativamente da Conferência Jornada do Autismo, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O evento, voltado ao aprofundamento do conhecimento e das práticas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), reuniu mais de 3.000 participantes de diversas regiões do país.

Representando a pasta, estiveram presentes o Secretário de Educação Jefferson Café; a Diretora de Ensino e Aprendizagem, Dora Novaes; a Gerente de Ensino e Aprendizagem, Adriana Toneti; a Gerente de Saúde Educacional, Liane Graffunder; além de outros técnicos da SME. A equipe participou de palestras e atividades forma
tivas com foco na inclusão, na sensibilização e no aprimoramento das estratégias educacionais voltadas às pessoas com TEA.

“Foi um momento enriquecedor de aprendizado e troca de experiências, que certamente trará importantes contribuições para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e eficazes em nosso município”, afirmou o Secretário Jefferson Café.

Segundo a Gerente de Saúde Educacional, Liane Graffunder: “No contexto da complexa diversidade do ser humano, convivemos com pessoas dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Participar da Jornada do Autismo nos permite agregar conhecimento que se refletirá numa prática cada vez mais inclusiva! Almejamos uma sociedade onde a convivência seja pautada no amor, no respeito e na luta por direitos assegurados!”

Formosa do Rio Preto: Policial Militar salva mulher que se engasgou durante almoço em restaurante

Jbnoticias.com.br

Na noite desta segunda-feira, 1, por volta das 19h, a PM salvou uma mulher com aplicabilidade precisa da manobra de Heimlic, num restaurante em Formosa do Rio Preto.

Durante realização da Vaquejada de Formosa do Rio Preto, a Guarnição 9.8601 cumpria ponto base de patrulhamento na entrada da cidade, momento em que foram acionados por colaboradores do Restaurante do Posto Formosa, informando que sua colega de trabalho de 35 anos estaria engasgada. Prontamente, os integrantes da Guarnição Policial deslocaram até a cozinha do restaurante identificando a vítima com sinais clássicos de engasgo por corpo estranho.

Momento em que o Soldado PM Aires, fazendo o uso do seu conhecimento em APH (Atendimento Pré-hospitalar de Resgate), aplicou a manobra de desengasgo rápido, conhecida mundialmente como “manobra de Heimlich”, conseguindo desobstruir as vias aéreas e devolver a oxigenação e perfusão aos tecidos.

Após recobrir o padrão ventilatório e a consciência, a vítima e seus colegas de trabalho agradeceram o Soldado Aires pela destreza, agilidade e compromisso com a vida.

86ª CIPM