Bahia Farm Show 2025 apresenta programação de palestras e debates

Imagem 1

A Bahia Farm Show 2025, um dos principais eventos do agronegócio no Brasil, apresentará entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA), uma extensa programação de palestras e debates. Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a feira reunirá especialistas, produtores e empresas para discutir inovações tecnológicas e práticas sustentáveis no setor agrícola. 

O evento abordará temas como agricultura de baixo carbono, ESG e o uso de produtos biológicos na agricultura. Palestras sobre a transição energética no agronegócio e investimentos em energias renováveis também estão programadas, destacando a importância da sustentabilidade no campo. 

A infraestrutura logística e portuária será tema de debate, com foco no escoamento eficiente de commodities agrícolas. A importância da irrigação para o crescimento das exportações e o uso otimizado dos recursos hídricos integram a programação. Painéis sobre governança empresarial e sucessão familiar no agronegócio serão conduzidos por especialistas da área, visando fortalecer a gestão das empresas rurais.

Workshops apresentarão resultados de pesquisas sobre soja, algodão e culturas alternativas. A pulverização inteligente na agricultura sustentável e a apresentação dos cenários econômicos em torno da comercialização dos produtos agrícolas também serão destaques na feira. A integração de tecnologias como inteligência artificial e automação será explorada como meio de aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais. 

 “A programação de palestras e debates da Bahia Farm Show é sempre muito esperada, sendo uma oportunidade de troca de conhecimento ente produtores, técnicos e consultores da área. Além disto, estudantes das universidades estão vindo da Bahia e dos estados vizinhos vêm a feira como oportunidade de capacitação técnica para se aprofundar nas pesquisas e novidades da área”, afirma o presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt.

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) estará na Bahia Farm Show com o objetivo de aproximar os deputados estaduais das demandas do setor agrícola. A feira também abrirá espaço para agricultura familiar, com um espaço que reunirá produtores de diversas regiões da Bahia, comercializando como chocolates, queijos e artesanato serão comercializados, promovendo a diversidade e a força da produção dos pequenos produtores de toda a Bahia.

A programação completa pode ser acessada diretamente do site oficial da Bahia Farm Show: https://bahiafarmshow.com.br/palestras-e-programacao/.

Em ação rápida, GCM de LEM prende um dos suspeitos de furtos em comércios

Nesta segunda-feira, 2, em uma resposta ágil e eficiente, a Guarda Civil Municipal conseguiu prender um dos suspeitos envolvidos no furto a um comércio da cidade.

Foram levados 04 celulares
— 02 já recuperados
— além de 03 máquinas de solda.

A GCM segue firme no combate à criminalidade, protegendo o patrimônio e garantindo mais segurança para todos!

GCM LEM

Segunda edição do Opera LEM promove acolhimento humanizado no Hospital Municipal Miriam Borges

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2025, o Hospital Municipal Miriam Borges, em Luís Eduardo Magalhães, foi palco da segunda edição do Opera LEM. O programa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou cirurgias eletivas em um ambiente acolhedor e humanizado, proporcionando uma experiência diferenciada pacientes.

Logo na chegada, os pacientes foram recepcionados com apresentações musicais das cantoras Josi Neves e Helena Karolayne, que interpretaram um repertório suave e tranquilizante, trazendo serenidade e conforto aos presentes.

O vice-prefeito Franklin Willer, o prefeito Junior Marabá e o secretário de Saúde Dr. Pedro Henrique Ribeiro

Além disso, todos receberam mimos personalizados, como garrafinhas, demonstrando o cuidado e a atenção dedicados a cada um. Para Joquebedi Santos, o acolhimento fez toda a diferença: “Fui muito bem recebida desde o início. A música me acalmou e me senti cuidada”. Edielson Manoel da Silva também expressou sua gratidão: “Sentia dores constantes que me impediam de trabalhar na fazenda. Agora, com a cirurgia realizada, posso voltar às minhas atividades”.

O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, destacou o empenho da equipe: “É uma equipe que está motivada e mobilizada com anestesistas, cirurgiões, equipe de enfermagem, equipe administrativa e com uma grande novidade: a gente sempre busca trazer um ambiente acolhedor, mais humanizado pra que o procedimento cirúrgico possa ocorrer da melhor forma possível”.

O prefeito Junior Marabá ressaltou a importância da iniciativa: “Eu fico muito feliz de atender as famílias, o hospital tem funcionado com excelência e logo nós vamos ter aqui a visita do Governador Jerônimo Rodrigues para inaugurar a nossa UTI. Essa será a segunda UTI da região oeste. Hoje a maior cobertura de saúde na região oeste é de Luís Eduardo Magalhães, e é um grande triunfo. A demanda é muito grande, mas são muitos e muitos serviços ofertados que você não vê em outros municípios”, concluiu.

A terceira edição do Opera LEM deve ser realizada em junho e terá como foco cirurgias de Catarata.

Estudantes participam de plantio de mudas nativas do Cerrado em ação da Secretaria de Sustentabilidade

Nesta segunda-feira, 2 de junho, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, promoveu uma ação de educação ambiental com alunos da Escola Municipal Cecília Meireles. A iniciativa, realizada em parceria com a Arggus Agrosciences, como parte de uma ação socioambiental, levou os estudantes para o entorno do Ecopodas, localizado no bairro Jardim Paraíso, onde participaram do plantio de mudas nativas do Cerrado.

Durante a atividade, biólogas da Secretaria explicaram a importância das árvores para o equilíbrio ambiental, destacando os benefícios da arborização urbana na melhoria da qualidade do ar, na regulação da temperatura e na preservação da biodiversidade local.

O secretário de Sustentabilidade, Kenni Henke, ressaltou o papel transformador da educação ambiental.
“Mais do que plantar árvores, estamos plantando consciência. É fundamental que nossas crianças cresçam entendendo a importância de cuidar do meio ambiente e reconhecendo o Cerrado como um bioma valioso que precisa ser preservado. Ações como essa deixam um legado para toda a cidade”, afirmou.

Fundação BA terá programação exclusiva na Bahia Farm Show; confira agenda de eventos técnicos.

Workshops tradicionalmente realizados pela instituição demonstram resultados observados entre as culturas no oeste da Bahia

Uma das maiores instituições de pesquisa para o agro do País, a Fundação Bahia prepara uma ampla programação de eventos técnicos e visitas a campo para a Bahia Farm Show 2025, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil. O evento, correalizado pela Fundação, acontece de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães/BA.

Na grade oficial de palestras da Feira, será realizado um dos eventos mais esperados pelos elos da cadeia produtiva de grãos no oeste da Bahia: o Workshop Resultados de Pesquisas da Soja.

O encontro apresenta um panorama da avaliação de campo feita na temporada pela equipe de pesquisadores e parceiros da Fundação, fornecendo dados de produção, produtividade e fitossanidade; informações valiosas para produtores, empresários, técnicos, pesquisadores e instituições representativas do setor.

Uma das palestrantes do evento, a gerente de sanidade da GDM Genética do Brasil Neucimara Ribeiro, vai destacar o Melhoramento Genético no Manejo de Nematoides, tema de sua apresentação.

O Workshop Resultados de Pesquisas da Soja Safra 24/25 acontece na terça-feira, dia 10 de junho, a partir das 14:00, no auditório oficial da Bahia Farm Show.

Ciência do Solo
O segundo evento realizado pela Fundação BA dentro da programação oficial da Feira será o II Workshop Ciência do Solo, evento pioneiro realizado em 2024. “O sucesso no ano passado e o grande interesse do público pelo tema, nos motivou a continuar acompanhando os estudos sobre o manejo do solo. Reunimos consultores, pesquisadores e especialistas que fazem parte de um grupo especialmente criado para discutir e trazer soluções sobre este assunto”, conta o diretor executivo da Fundação BA, Nilson Vicente.

O Workshop, que será realizado no dia 12 de junho, quinta-feira, a partir das 14:00 no auditório da Fundação Bahia, contará com participação do mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Leandro Zancanaro. O especialista vai falar sobre os desafios da calagem. Apresentações sobre nutrição de solo e adubação também estão previstas.

Além dos dois eventos técnicos gratuitos voltados para o conhecimento e difusão de informações, a instituição estará ativamente presente na Bahia Farm Show ao longo dos cinco dias de evento, promovendo visitas ao Campo Experimental e equipamentos da Fundação BA voltados para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio.

A Fundação BA
A Fundação Bahia é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1997, que tem como objetivo gerar informações para atender as necessidades dos produtores da região e de todo o Brasil.

Sua equipe é composta por pesquisadores na área de Nematologia, Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia, Melhoramento Genético e Ciência do Solo, que desenvolve um amplo programa de pesquisa com tecnologia e produção. Com uma visão de futuro planejado, a Fundação BA olha para além de sua atualidade, contando com um planejamento estratégico estruturado de atuação com foco nas demandas do agricultor.

Para realização destas pesquisas, a instituição conta com o apoio da Aiba, Abapa, Fundeagro, Universidades e os Mantenedores (Empresas que investem em pesquisa).

Serviço à imprensa
Workshop Resultados de Pesquisas da Soja – Safra 24/25
10 de junho, terça-feira
14:00
Auditório da Bahia Farm Show

II Workshop Ciência do Solo
12 de junho, quinta-feira
14:00
Auditório da Fundação BA – Bahia Farm Show

Assessoria de Imprensa Cacau Comunicação – 02.06.2025

Vacinação contra a gripe está liberada para toda a população em Luís Eduardo Magalhães

A vacinação contra a gripe já está  disponível em Luís Eduardo Magalhães para toda a população a partir dos 6 meses de idade. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, em 15 salas de vacinação distribuídas pelo município.

A Secretaria de Saúde reforça que todos devem comparecer à sala de vacinação com documento de identificação e, se possível, caderneta de vacinação.

A ampliação da campanha segue orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra complicações da gripe, como infecções respiratórias graves e hospitalizações.

Confira as salas de vacinação disponíveis:

  • Unidade de Saúde Ida Klein
  • Luís Gustavo Rosa
  • Moacir Marchesan
  • Mimoso I
  • Luís Yoshio Shirabe
  • Paulo Rodolfo
  • Jardim das Acácias
  • Vereda Tropical
  • Jardim das Oliveiras
  • Alessandra Hillmann
  • Antônio Carlos Faedo
  • Nair Idite
  • Oscar Doerner
  • Oswaldo Cruz
  • Conquista.

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de LEM, realizada nesta terça-feira (27), o vereador Phelipe Muniz fez um pronunciamento firme em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade no município

Em sua fala, o parlamentar destacou um grave episódio de crime ambiental, amplamente repercutido nas redes sociais, onde um caminhão limpa-fossa foi flagrado despejando dejetos em uma área possivelmente de preservação ambiental.

“Aquele tipo de descarte irregular compromete não só o solo, mas também nossos mananciais. Luís Eduardo possui, se não me engano, o segundo maior manancial de água da região. Não podemos fechar os olhos diante disso”, declarou Muniz. Ele aproveitou para elogiar o trabalho do secretário de Sustentabilidade, Kenny Henck, que prontamente identificou e abordou o veículo infrator.

O vereador também ressaltou os avanços do município na área de sustentabilidade, como os ecopontos e áreas designadas para descarte de galhos e resíduos sólidos. Contudo, reforçou que o poder público não pode agir sozinho.

“Fiscalizar é papel do município, sim. Mas também é responsabilidade nossa, enquanto vereadores, e da própria população. Temos que cobrar atitudes corretas, tanto de empresas privadas quanto dos cidadãos”, afirmou.

Muniz fez um apelo direto ao Legislativo e à comunidade para que redobrem os esforços na fiscalização ambiental, especialmente com relação às empresas de serviços como limpa-fossa. “Já vimos muitos casos como esse e não podemos mais aceitar. É hora de sermos duros com quem não respeita nossa cidade”, enfatizou.

Ao final, o vereador colocou seu mandato à disposição da Secretaria de Sustentabilidade para aprofundar o combate às práticas ilegais de descarte de resíduos, inclusive por meio de novos projetos que fortaleçam a atuação dos fiscais ambientais do município.

“Queremos uma cidade limpa, ecologicamente saudável e em constante evolução. Esse é o compromisso que assumo com cada cidadão de Luís Eduardo Magalhães.”

A fala do vereador teve boa receptividade entre os colegas parlamentares e o público presente na sessão, consolidando-se como um chamado à ação coletiva em defesa do meio ambiente da cidade.

Assessoria de comunicação

Prefeitura promove formação para professores de Educação Física em Luís Eduardo Magalhães

Nos dias 29 e 30 de maio, os professores de Educação Física da rede pública municipal de Luís Eduardo Magalhães, que atuam da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental, participaram do curso “Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação”, ministrado pelo professor Dr. Awad Hani.

A formação aconteceu com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas através de conteúdos teóricos e práticos voltados para a recreação e o desenvolvimento integral dos estudantes.

O curso abordou metodologias lúdicas, jogos cooperativos e dinâmicas que podem ser aplicadas em sala de aula, sempre com foco na aprendizagem significativa e no fortalecimento do vínculo entre alunos e professores.

Para o palestrante Awad Hani, o momento foi de troca e enriquecimento mútuo: “Essa formação foi pensada para valorizar o papel do professor como mediador do brincar e da aprendizagem. Brincar é coisa séria na educação. A recreação é uma poderosa ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento motor, emocional e social das crianças.”

O secretário municipal de Educação, Jefferson Café, destacou a importância da formação continuada: “Acreditamos que investir na formação dos nossos professores é essencial para garantir uma educação pública de qualidade. Cursos como este proporcionam novas abordagens, motivam os educadores e refletem diretamente na aprendizagem dos nossos alunos.”

Mudança na CNH determina toxicológico para 1ª habilitação

Texto aguarda sanção de Lula

Mudança na CNH determina exame toxicológico para 1ª habilitação (Imagem ilustrativa) Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O projeto de lei que destina parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para a formação de condutores de baixa renda também determina a obrigatoriedade de realização de exame toxicológico para primeira habilitação nas categorias A e B. O texto aguarda a sanção do presidente Lula (PT).

Atualmente, a exigência é somente para os condutores de categorias C, D e E, seja na primeira habilitação ou nas renovações. Agora, quem for tirar a primeira habilitação deverá apresentar o exame toxicológico negativo, a ser realizado em clínicas credenciadas pelo órgão de trânsito, com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

O projeto permite que as clínicas médicas cadastradas para fazer exames de aptidão física e mental façam coleta de material para realização do exame toxicológico, a ser realizado em laboratório credenciado.

O exame é utilizado para a detecção de anfetaminas (anfetamina, metanfetamina, MDA, MDMA, anfepramona, femproporex), mandizol, canabinoides (Carboxy THC) e opiáceos (cocaína, benzoilecgonina, cocaetileno, norcocaína, opiáceos, morfina, codeína e heroína). A validade do exame toxicológico também é de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra.

O projeto aprovado, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), prevê a destinação dos recursos obtidos com as multas de trânsito para garantir a gratuidade da formação para a habilitação de condutores de baixa renda.

Serão beneficiadas as pessoas de baixa renda que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O custeio, previsto no projeto, abrangerá as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação de condutores e ao documento de habilitação.

Atualmente, a legislação de trânsito prevê que os recursos provenientes de multas devem ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

TRANSFERÊNCIA
O projeto permite ainda a realização de transferência de veículos em plataforma eletrônica, com o contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais qualificadas ou avançadas. O texto diz que o processo poderá ocorrer junto a plataformas dos Detrans ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Neste último caso, o processo terá validade em todo o território nacional e deverá ser obrigatoriamente acatada pelos Detrans.

A assinatura eletrônica avançada dos contratos de compra e venda de veículos deve ser realizada por meio de plataforma de assinatura homologada por esses órgãos, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

*Com informações da Agência Brasil

Pleno News