JbNotícias.com.br

Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e região - Tudo que é notícia do Oeste Baiano você encontra aqui.
👍 Curtir página

A Bahia Farm Show 2025, um dos principais eventos do agronegócio no Brasil, apresentará entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA), uma extensa programação de palestras e debates. Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a feira reunirá especialistas, produtores e empresas para discutir inovações tecnológicas e práticas sustentáveis no setor agrícola.
O evento abordará temas como agricultura de baixo carbono, ESG e o uso de produtos biológicos na agricultura. Palestras sobre a transição energética no agronegócio e investimentos em energias renováveis também estão programadas, destacando a importância da sustentabilidade no campo.
A infraestrutura logística e portuária será tema de debate, com foco no escoamento eficiente de commodities agrícolas. A importância da irrigação para o crescimento das exportações e o uso otimizado dos recursos hídricos integram a programação. Painéis sobre governança empresarial e sucessão familiar no agronegócio serão conduzidos por especialistas da área, visando fortalecer a gestão das empresas rurais.
Workshops apresentarão resultados de pesquisas sobre soja, algodão e culturas alternativas. A pulverização inteligente na agricultura sustentável e a apresentação dos cenários econômicos em torno da comercialização dos produtos agrícolas também serão destaques na feira. A integração de tecnologias como inteligência artificial e automação será explorada como meio de aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais.
“A programação de palestras e debates da Bahia Farm Show é sempre muito esperada, sendo uma oportunidade de troca de conhecimento ente produtores, técnicos e consultores da área. Além disto, estudantes das universidades estão vindo da Bahia e dos estados vizinhos vêm a feira como oportunidade de capacitação técnica para se aprofundar nas pesquisas e novidades da área”, afirma o presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt.
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) estará na Bahia Farm Show com o objetivo de aproximar os deputados estaduais das demandas do setor agrícola. A feira também abrirá espaço para agricultura familiar, com um espaço que reunirá produtores de diversas regiões da Bahia, comercializando como chocolates, queijos e artesanato serão comercializados, promovendo a diversidade e a força da produção dos pequenos produtores de toda a Bahia.
A programação completa pode ser acessada diretamente do site oficial da Bahia Farm Show: https://bahiafarmshow.com.br/palestras-e-programacao/.

Nesta segunda-feira, 2, em uma resposta ágil e eficiente, a Guarda Civil Municipal conseguiu prender um dos suspeitos envolvidos no furto a um comércio da cidade.
Foram levados 04 celulares
— 02 já recuperados
— além de 03 máquinas de solda.
A GCM segue firme no combate à criminalidade, protegendo o patrimônio e garantindo mais segurança para todos!

GCM LEM

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2025, o Hospital Municipal Miriam Borges, em Luís Eduardo Magalhães, foi palco da segunda edição do Opera LEM. O programa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou cirurgias eletivas em um ambiente acolhedor e humanizado, proporcionando uma experiência diferenciada pacientes.
Logo na chegada, os pacientes foram recepcionados com apresentações musicais das cantoras Josi Neves e Helena Karolayne, que interpretaram um repertório suave e tranquilizante, trazendo serenidade e conforto aos presentes.

Além disso, todos receberam mimos personalizados, como garrafinhas, demonstrando o cuidado e a atenção dedicados a cada um. Para Joquebedi Santos, o acolhimento fez toda a diferença: “Fui muito bem recebida desde o início. A música me acalmou e me senti cuidada”. Edielson Manoel da Silva também expressou sua gratidão: “Sentia dores constantes que me impediam de trabalhar na fazenda. Agora, com a cirurgia realizada, posso voltar às minhas atividades”.
O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, destacou o empenho da equipe: “É uma equipe que está motivada e mobilizada com anestesistas, cirurgiões, equipe de enfermagem, equipe administrativa e com uma grande novidade: a gente sempre busca trazer um ambiente acolhedor, mais humanizado pra que o procedimento cirúrgico possa ocorrer da melhor forma possível”.
O prefeito Junior Marabá ressaltou a importância da iniciativa: “Eu fico muito feliz de atender as famílias, o hospital tem funcionado com excelência e logo nós vamos ter aqui a visita do Governador Jerônimo Rodrigues para inaugurar a nossa UTI. Essa será a segunda UTI da região oeste. Hoje a maior cobertura de saúde na região oeste é de Luís Eduardo Magalhães, e é um grande triunfo. A demanda é muito grande, mas são muitos e muitos serviços ofertados que você não vê em outros municípios”, concluiu.
A terceira edição do Opera LEM deve ser realizada em junho e terá como foco cirurgias de Catarata.

Nesta segunda-feira, 2 de junho, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, promoveu uma ação de educação ambiental com alunos da Escola Municipal Cecília Meireles. A iniciativa, realizada em parceria com a Arggus Agrosciences, como parte de uma ação socioambiental, levou os estudantes para o entorno do Ecopodas, localizado no bairro Jardim Paraíso, onde participaram do plantio de mudas nativas do Cerrado.

Durante a atividade, biólogas da Secretaria explicaram a importância das árvores para o equilíbrio ambiental, destacando os benefícios da arborização urbana na melhoria da qualidade do ar, na regulação da temperatura e na preservação da biodiversidade local.

O secretário de Sustentabilidade, Kenni Henke, ressaltou o papel transformador da educação ambiental.
“Mais do que plantar árvores, estamos plantando consciência. É fundamental que nossas crianças cresçam entendendo a importância de cuidar do meio ambiente e reconhecendo o Cerrado como um bioma valioso que precisa ser preservado. Ações como essa deixam um legado para toda a cidade”, afirmou.



Workshops tradicionalmente realizados pela instituição demonstram resultados observados entre as culturas no oeste da Bahia

Uma das maiores instituições de pesquisa para o agro do País, a Fundação Bahia prepara uma ampla programação de eventos técnicos e visitas a campo para a Bahia Farm Show 2025, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil. O evento, correalizado pela Fundação, acontece de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães/BA.
Na grade oficial de palestras da Feira, será realizado um dos eventos mais esperados pelos elos da cadeia produtiva de grãos no oeste da Bahia: o Workshop Resultados de Pesquisas da Soja.
O encontro apresenta um panorama da avaliação de campo feita na temporada pela equipe de pesquisadores e parceiros da Fundação, fornecendo dados de produção, produtividade e fitossanidade; informações valiosas para produtores, empresários, técnicos, pesquisadores e instituições representativas do setor.
Uma das palestrantes do evento, a gerente de sanidade da GDM Genética do Brasil Neucimara Ribeiro, vai destacar o Melhoramento Genético no Manejo de Nematoides, tema de sua apresentação.
O Workshop Resultados de Pesquisas da Soja Safra 24/25 acontece na terça-feira, dia 10 de junho, a partir das 14:00, no auditório oficial da Bahia Farm Show.
Ciência do Solo
O segundo evento realizado pela Fundação BA dentro da programação oficial da Feira será o II Workshop Ciência do Solo, evento pioneiro realizado em 2024. “O sucesso no ano passado e o grande interesse do público pelo tema, nos motivou a continuar acompanhando os estudos sobre o manejo do solo. Reunimos consultores, pesquisadores e especialistas que fazem parte de um grupo especialmente criado para discutir e trazer soluções sobre este assunto”, conta o diretor executivo da Fundação BA, Nilson Vicente.
O Workshop, que será realizado no dia 12 de junho, quinta-feira, a partir das 14:00 no auditório da Fundação Bahia, contará com participação do mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Leandro Zancanaro. O especialista vai falar sobre os desafios da calagem. Apresentações sobre nutrição de solo e adubação também estão previstas.
Além dos dois eventos técnicos gratuitos voltados para o conhecimento e difusão de informações, a instituição estará ativamente presente na Bahia Farm Show ao longo dos cinco dias de evento, promovendo visitas ao Campo Experimental e equipamentos da Fundação BA voltados para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio.
A Fundação BA
A Fundação Bahia é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1997, que tem como objetivo gerar informações para atender as necessidades dos produtores da região e de todo o Brasil.
Sua equipe é composta por pesquisadores na área de Nematologia, Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia, Melhoramento Genético e Ciência do Solo, que desenvolve um amplo programa de pesquisa com tecnologia e produção. Com uma visão de futuro planejado, a Fundação BA olha para além de sua atualidade, contando com um planejamento estratégico estruturado de atuação com foco nas demandas do agricultor.
Para realização destas pesquisas, a instituição conta com o apoio da Aiba, Abapa, Fundeagro, Universidades e os Mantenedores (Empresas que investem em pesquisa).
Serviço à imprensa
Workshop Resultados de Pesquisas da Soja – Safra 24/25
10 de junho, terça-feira
14:00
Auditório da Bahia Farm Show
II Workshop Ciência do Solo
12 de junho, quinta-feira
14:00
Auditório da Fundação BA – Bahia Farm Show
Assessoria de Imprensa Cacau Comunicação – 02.06.2025

A vacinação contra a gripe já está disponível em Luís Eduardo Magalhães para toda a população a partir dos 6 meses de idade. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, em 15 salas de vacinação distribuídas pelo município.
A Secretaria de Saúde reforça que todos devem comparecer à sala de vacinação com documento de identificação e, se possível, caderneta de vacinação.
A ampliação da campanha segue orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra complicações da gripe, como infecções respiratórias graves e hospitalizações.
Confira as salas de vacinação disponíveis:

Em sua fala, o parlamentar destacou um grave episódio de crime ambiental, amplamente repercutido nas redes sociais, onde um caminhão limpa-fossa foi flagrado despejando dejetos em uma área possivelmente de preservação ambiental.
“Aquele tipo de descarte irregular compromete não só o solo, mas também nossos mananciais. Luís Eduardo possui, se não me engano, o segundo maior manancial de água da região. Não podemos fechar os olhos diante disso”, declarou Muniz. Ele aproveitou para elogiar o trabalho do secretário de Sustentabilidade, Kenny Henck, que prontamente identificou e abordou o veículo infrator.
O vereador também ressaltou os avanços do município na área de sustentabilidade, como os ecopontos e áreas designadas para descarte de galhos e resíduos sólidos. Contudo, reforçou que o poder público não pode agir sozinho.
“Fiscalizar é papel do município, sim. Mas também é responsabilidade nossa, enquanto vereadores, e da própria população. Temos que cobrar atitudes corretas, tanto de empresas privadas quanto dos cidadãos”, afirmou.
Muniz fez um apelo direto ao Legislativo e à comunidade para que redobrem os esforços na fiscalização ambiental, especialmente com relação às empresas de serviços como limpa-fossa. “Já vimos muitos casos como esse e não podemos mais aceitar. É hora de sermos duros com quem não respeita nossa cidade”, enfatizou.
Ao final, o vereador colocou seu mandato à disposição da Secretaria de Sustentabilidade para aprofundar o combate às práticas ilegais de descarte de resíduos, inclusive por meio de novos projetos que fortaleçam a atuação dos fiscais ambientais do município.
“Queremos uma cidade limpa, ecologicamente saudável e em constante evolução. Esse é o compromisso que assumo com cada cidadão de Luís Eduardo Magalhães.”
A fala do vereador teve boa receptividade entre os colegas parlamentares e o público presente na sessão, consolidando-se como um chamado à ação coletiva em defesa do meio ambiente da cidade.
Assessoria de comunicação

Nos dias 29 e 30 de maio, os professores de Educação Física da rede pública municipal de Luís Eduardo Magalhães, que atuam da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental, participaram do curso “Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação”, ministrado pelo professor Dr. Awad Hani.

A formação aconteceu com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas através de conteúdos teóricos e práticos voltados para a recreação e o desenvolvimento integral dos estudantes.

O curso abordou metodologias lúdicas, jogos cooperativos e dinâmicas que podem ser aplicadas em sala de aula, sempre com foco na aprendizagem significativa e no fortalecimento do vínculo entre alunos e professores.
Para o palestrante Awad Hani, o momento foi de troca e enriquecimento mútuo: “Essa formação foi pensada para valorizar o papel do professor como mediador do brincar e da aprendizagem. Brincar é coisa séria na educação. A recreação é uma poderosa ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento motor, emocional e social das crianças.”
O secretário municipal de Educação, Jefferson Café, destacou a importância da formação continuada: “Acreditamos que investir na formação dos nossos professores é essencial para garantir uma educação pública de qualidade. Cursos como este proporcionam novas abordagens, motivam os educadores e refletem diretamente na aprendizagem dos nossos alunos.”

Texto aguarda sanção de Lula

O projeto de lei que destina parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para a formação de condutores de baixa renda também determina a obrigatoriedade de realização de exame toxicológico para primeira habilitação nas categorias A e B. O texto aguarda a sanção do presidente Lula (PT).
Atualmente, a exigência é somente para os condutores de categorias C, D e E, seja na primeira habilitação ou nas renovações. Agora, quem for tirar a primeira habilitação deverá apresentar o exame toxicológico negativo, a ser realizado em clínicas credenciadas pelo órgão de trânsito, com análise retrospectiva mínima de 90 dias.
O projeto permite que as clínicas médicas cadastradas para fazer exames de aptidão física e mental façam coleta de material para realização do exame toxicológico, a ser realizado em laboratório credenciado.
O exame é utilizado para a detecção de anfetaminas (anfetamina, metanfetamina, MDA, MDMA, anfepramona, femproporex), mandizol, canabinoides (Carboxy THC) e opiáceos (cocaína, benzoilecgonina, cocaetileno, norcocaína, opiáceos, morfina, codeína e heroína). A validade do exame toxicológico também é de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra.
O projeto aprovado, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), prevê a destinação dos recursos obtidos com as multas de trânsito para garantir a gratuidade da formação para a habilitação de condutores de baixa renda.
Serão beneficiadas as pessoas de baixa renda que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O custeio, previsto no projeto, abrangerá as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação de condutores e ao documento de habilitação.
Atualmente, a legislação de trânsito prevê que os recursos provenientes de multas devem ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
TRANSFERÊNCIA
O projeto permite ainda a realização de transferência de veículos em plataforma eletrônica, com o contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais qualificadas ou avançadas. O texto diz que o processo poderá ocorrer junto a plataformas dos Detrans ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Neste último caso, o processo terá validade em todo o território nacional e deverá ser obrigatoriamente acatada pelos Detrans.
A assinatura eletrônica avançada dos contratos de compra e venda de veículos deve ser realizada por meio de plataforma de assinatura homologada por esses órgãos, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
*Com informações da Agência Brasil
Pleno News