Corpo do jovem Rosalvo Neto é sepultado no Cemitério Campo Santo em Jacobina

A Polícia Técnica identificou como sendo do jovem corpo do jovem Rosalvo Neto, 23 anos, o corpo encontrado carbonizado dentro de um veículo incendiado na região da Ponte do Roncador, às margens da BR 324, em Jacobina.

Sob forte comoção, o corpo de Rosalvo Neto segue foi velado na Casa de Velório do Bairro Félix Tomaz e sepultado na manhã deste sábado, 31, no Cemitério Campo Santo, na Estrada do Pau Ferro.

Estudante de Ciências Políticas e formado em Gestão Pública, Rosalvo Neto era bastante conhecido na região e tinha laços familiares em Morro do Chapéu.

Antes do seu desaparecido no último dia 28, Rosalvo foi visto deixando a cidade sentido Salvador, em seu veículo Toyota SW4 e agora, a Polícia Civil através da 16ª Coorpin sob o comando da Drª Corina Lopes investiga o caso, com o objetivo de identificar a motivação e autoriza do crime.

Augusto Urgente!

Eduardo Campos foi assassinado, declara irmão do político

“Foi um assassinato! Mexeram numa peça do avião”, denunciou Antônio Campos

Eduardo Campos Foto: Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil

Irmão de Eduardo Campos, o advogado Antônio Campos voltou a declarar nesta quinta-feira (29) que há “fortes indícios de assassinato” no episódio em que o avião do político caiu, na cidade de Santos, no litoral paulista, em 2014. Na época, a candidatura de Eduardo ao Palácio do Planalto era clara oposição à reeleição da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o irmão do político afirmou com todas as letras que “foi um assassinato” e que “mexeram numa peça do avião” para ceifar a vida de Eduardo Campos sem que fosse possível uma comprovação. Antônio também fez referência à denúncia feita pelo presidente nacional do PSB, que acusou a então presidente Dilma Rousseff de espionar seu irmão usando a estrutura da Abin.

– O acidente com o avião tem a ver com esse entorno e com esse contexto, que o tempo revelará. Foi um assassinato! Mexeram numa peça do avião, o que seria de difícil prova, métodos muito utilizados por profissionais do crime.

Antônio Campos Foto: Reprodução/YouTube Folha de Pernambuco

Antônio Campos revelou ainda que Dilma Rousseff “implicava e tinha ciúmes da relação pessoal e política de Eduardo [Campos] com Lula”.

De acordo com ele, ainda há uma ação de produção de provas em curso – mesmo 11 anos depois da morte – tramitando na 4ª Vara Federal de Santos, sob o número 5001663-02.2017.4.03.6104, que foi ajuizada por ele e sua mãe, a fim de provar que o acidente aéreo foi, na verdade, uma sabotagem em uma peça da aeronave.

– Há pareceres de assistentes técnicos nesse sentido, que foram desconsiderados numa pífia investigação da autoridade policial responsável pelo assunto à época – disse.

O inquérito que investigava a morte de Eduardo Campos chegou a ser desarquivado em setembro de 2023 por uma determinação da Justiça Federal. Mas em abril de 2024 voltou a ser arquivado após o juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal de Santos, enviar a ação à Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu não haver elementos para a reabertura do inquérito.

Pleno News

Bahia Farm Show 2025 disponibilizará inovação com mapa virtual interativo para aprimorar a experiência dos visitantes

A Bahia Farm Show, maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, proporcionará uma inovação tecnológica que promete transformar a experiência dos visitantes. Entre 9 e 14 de junho, quem for ao complexo em Luís Eduardo Magalhães contará com um Mapa Virtual Interativo, uma plataforma digital inteligente, dinâmica e sustentável, desenvolvida para facilitar a navegação no evento, que tem confirmada a participação de 434 empresas expositoras e mais mil marcas presentes.

Alinhada ao tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a ferramenta foi criada para oferecer uma experiência mais prática, rápida e conectada às tendências do setor agrícola. Para o diretor da Bahia Farm Show, Alan Malinski, o mapa virtual permitirá aos visitantes planejar seus trajetos, localizar expositores específicos, acessar informações detalhadas sobre produtos e tecnologias, além de receber orientações em tempo real durante o evento.

Desenvolvido por uma startup de tecnologia agrícola, a plataforma digital oferecerá recursos como ilustração detalhada do layout do evento, rotas inteligentes com suporte a GPS e QR Code, assistente virtual com inteligência artificial que acompanha o visitante, navegação assistida (wayfinding) e sistema de busca inteligente por categorias, nomes ou palavras-chave. A plataforma vai minimizar a necessidade de mapas impressos, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e preservação do meio ambiente.

O presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, reforça que a implementação do mapa virtual visa proporcionar uma experiência mais fluida, inclusiva e moderna, reforçando o compromisso da Bahia Farm Show com inovação, tecnologia e sustentabilidade — pilares que representam o futuro do agronegócio.

Como acessar – A plataforma estará disponível entre os dias 9 e 14 de junho no site oficial (www.bahiafarmshow.com.br) quanto por meio de aplicativos móveis, garantindo acessibilidade e praticidade para todos os visitantes. A iniciativa reforça o posicionamento da feira como um evento que conecta pessoas, empresas e oportunidades, promovendo o desenvolvimento do setor agrícola de forma inteligente e sustentável. 

Assessoria de Imprensa da Bahia Farm Show 

Bahia encerra safra de soja 2024/2025 com maior produtividade dos últimos 30 anos e consolidação de práticas sustentáveis

 A Bahia finalizou a safra de soja 2024/2025 com desempenho expressivo, reafirmando o protagonismo do estado no cenário nacional da produção agrícola. Segundo dados consolidados pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a produção atingiu 8,7 milhões de toneladas em uma área plantada de 2,1 milhões de hectares, com produtividade média de 68 sacas por hectare – o melhor resultado dos últimos 30 anos e que demonstra o avanço técnico no campo.

Para o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, os números refletem o compromisso do produtor baiano com a eficiência produtiva, a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais. “Mais uma safra se encerra com resultados altamente positivos, graças ao empenho do agricultor, ao uso de tecnologias de ponta, ao manejo adequado das lavouras e à atuação de equipes técnicas como a do Programa Fitossanitário, que monitora continuamente o campo com foco na sanidade vegetal. A Bahia mostra que é possível produzir mais, com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirmou.

O levantamento é fruto do trabalho técnico realizado pelo Núcleo de Agronegócio da Aiba, com base em 140 amostras de campo coletadas nas cinco principais microrregiões produtoras do estado. Os dados foram avaliados e aprovados pelo Conselho Técnico-Consultivo da Aiba, presidido por Orestes Mandelli, que reforçou a credibilidade do estudo. “Trata-se de um levantamento criterioso, com base em metodologia consolidada, e os números refletem uma safra robusta e tecnicamente validada. O agricultor baiano está colhendo os frutos de um trabalho contínuo, baseado em conhecimento técnico, responsabilidade e adaptação às condições do campo”, declarou Mandelli.

O levantamento técnico é publicado no Boletim da Safra da Aiba e corrobora com os números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A produtividade média de 68 sacas por hectare é um marco que consolida o avanço da agricultura na Bahia. Esse resultado é consequência direta do investimento em biotecnologia, agricultura de precisão, manejo integrado de pragas e do comprometimento do produtor com boas práticas. É importante destacar ainda o papel das condições climáticas favoráveis e da atuação preventiva do Programa Fitossanitário, com foco no controle da Ferrugem Asiática”, explica o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior.

Outro fator relevante para o bom desempenho da safra é o investimento contínuo em práticas agrícolas sustentáveis. O Sistema Plantio Direto na Palha (SPD) é uma das técnicas amplamente adotadas pelos produtores, promovendo melhorias no solo, contribuindo para a fixação de carbono e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. A irrigação sustentável também tem papel decisivo: a Bahia possui atualmente 334 mil hectares irrigados, um crescimento de 40% nos últimos dois anos, impulsionado por estudos do Potencial Hídrico do Urucuia — iniciativa coordenada pela Aiba, com apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Governo do Estado.

 Safra de milho mantém ritmo acelerado de colheita

Além da soja, a colheita do milho também avança em ritmo acelerado na Bahia. A área plantada foi de 105 mil hectares, com uma produtividade média estimada em 187 sacas por hectare, totalizando cerca de 1,17 milhão de toneladas. Segundo Orestes Mandelli, o desempenho da cultura é resultado do investimento dos produtores em fertilidade do solo, bons híbridos e manejo fitossanitário eficiente.

De acordo com o nono levantamento da Conab, a colheita do milho no estado já passou da metade e deverá ser concluída nas próximas semanas, com produtividade média nacional estimada em 195 sacas por hectare.

Assessoria de imprensa Aiba

Congresso Nacional aprova exame toxicológico obrigatório para obtenção de CNH nas categorias A e B

Proposta segue para a sanção do presidente Lula. Exame será exigido de condutores das categorias A e B que não atuam profissionalmente no transporte de passageiros ou cargas.

A Câmara dos Deputados finalizou nesta quinta-feira (29) a votação do projeto que obriga a realização de exame toxicológico para motoristas de todas as categorias na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto já havia passado pela Câmara, mas foi modificado no Senado e voltou para nova análise pelos deputados.

Os parlamentares aceitaram parte das mudanças feitas pelo Senado, entre elas a que exige o exame toxicológico de condutores das categorias A (motos) e B (carros de passeio) que não atuem profissionalmente no transporte de passageiros ou cargas.

O dispositivo foi incluído na proposta que destina recursos arrecadados com multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda. Para estar habilitado a esse benefício, é preciso que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A Câmara dos Deputados finalizou nesta quinta-feira (29) a votação do projeto que obriga a realização de exame toxicológico para motoristas de todas as categorias na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto já havia passado pela Câmara, mas foi modificado no Senado e voltou para nova análise pelos deputados.

Os parlamentares aceitaram parte das mudanças feitas pelo Senado, entre elas a que exige o exame toxicológico de condutores das categorias A (motos) e B (carros de passeio) que não atuem profissionalmente no transporte de passageiros ou cargas.

O dispositivo foi incluído na proposta que destina recursos arrecadados com multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda. Para estar habilitado a esse benefício, é preciso que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O texto-base aprovado pelos senadores nesta quarta-feira (28) previa que os condutores das categorias A e B que trabalhem como motoristas privados ou autônomos tenham resultado negativo em exame toxicológico para terem suas carteiras de habilitação renovadas. O trecho foi retirado pelos deputados nesta quinta.

Durante a votação no plenário, os deputados aprovaram ainda um destaque – sugestão de alteração no texto – que incluiu na proposta outro ajuste proposto pelos senadores, mas que havia sido rejeitado pelo relator, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP).

A emenda aprovada diz que a transferência de propriedade de veículos poderá ser realizada integralmente por meio eletrônico pelo Detran ou pelos órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

“Essa alteração, inicialmente, foi proposta pelo Senado; porém, do jeito que está, gera insegurança. Lembremos que hoje muitos Estados já utilizam o sistema do Governo para fazer a transferência eletrônica. Não é 100% ainda, mas é a maioria deles, salvo engano, 24”, afirmou Santana.

Membro do Conselho de Cibersegurança do Fórum Econômico Mundial e CEO da plataforma de validação digital Epicentor, Humberto Luiz Ribeiro considera que a proposta pode representar riscos em termos de segurança pública.

“Nenhum sistema digital é infalível, e todos demandam vigilância permanente e independente. Exemplo recente vem dos Estados Unidos, onde um ataque à CDK (fornecedora de software) paralisou mais de 15 mil concessionárias de veículos por semanas, com prejuízos diretos de mais de 9 bilhões de dólares”, disse.

“Se isso aconteceu em um ambiente altamente resiliente e regulado, imagine o que pode ocorrer com usuários no Brasil caso soluções digitais privadas surjam sem o devido monitoramento cibernético e responsabilização jurídica?”, acrescentou o especialista.

JB Notícias/com G1

Campeonato Municipal de Voleibol Feminino e Masculino acontece nos dias 31 de maio e 01,07 e 08 de junho

O Campeonato Municipal de Voleibol Feminino e Masculino de Luís Eduardo Magalhães acontece nos dias 31 de maio e 01, 07 e 08 de junho de 2025, a partir das 15h, no Ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK.

A competição, que é voltada exclusivamente para times do município, reúne ao todo 16 equipes, sendo 08 femininas e 08 masculinas.

A realização do evento é da Liga Desportiva, com apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Cultura e Esporte.

Serviço
O quê: Campeonato Municipal de Voleibol Feminino e Masculino.
Quando: 31 de maio e 01, 07 e 08 de junho, a partir das 15h.
Onde: Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto.

Bahia encerra safra de soja 2024/2025 com maior produtividade dos últimos 30 anos e consolidação de práticas sustentáveis

A Bahia finalizou a safra de soja 2024/2025 com desempenho expressivo, reafirmando o protagonismo do estado no cenário nacional da produção agrícola. Segundo dados consolidados pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a produção atingiu 8,7 milhões de toneladas em uma área plantada de 2,1 milhões de hectares, com produtividade média de 68 sacas por hectare –  o melhor resultado dos últimos 30 anos e que demonstra o avanço técnico no campo.

Para o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, os números refletem o compromisso do produtor baiano com a eficiência produtiva, a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais. “Mais uma safra se encerra com resultados altamente positivos, graças ao empenho do agricultor, ao uso de tecnologias de ponta, ao manejo adequado das lavouras e à atuação de equipes técnicas como a do Programa Fitossanitário, que monitora continuamente o campo com foco na sanidade vegetal. A Bahia mostra que é possível produzir mais, com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirmou.

O levantamento é fruto do trabalho técnico realizado pelo Núcleo de Agronegócio da Aiba, com base em 140 amostras de campo coletadas nas cinco principais microrregiões produtoras do estado. Os dados foram avaliados e aprovados pelo Conselho Técnico-Consultivo da Aiba, presidido por Orestes Mandelli, que reforçou a credibilidade do estudo. “Trata-se de um levantamento criterioso, com base em metodologia consolidada, e os números refletem uma safra robusta e tecnicamente validada. O agricultor baiano está colhendo os frutos de um trabalho contínuo, baseado em conhecimento técnico, responsabilidade e adaptação às condições do campo”, declarou Mandelli.

O levantamento técnico é publicado no Boletim da Safra da Aiba e corrobora com os números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A produtividade média de 68 sacas por hectare é um marco que consolida o avanço da agricultura na Bahia. Esse resultado é consequência direta do investimento em biotecnologia, agricultura de precisão, manejo integrado de pragas e do comprometimento do produtor com boas práticas. É importante destacar ainda o papel das condições climáticas favoráveis e da atuação preventiva do Programa Fitossanitário, com foco no controle da Ferrugem Asiática”, explica o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior.

Outro fator relevante para o bom desempenho da safra é o investimento contínuo em práticas agrícolas sustentáveis. O Sistema Plantio Direto na Palha (SPD) é uma das técnicas amplamente adotadas pelos produtores, promovendo melhorias no solo, contribuindo para a fixação de carbono e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. A irrigação sustentável também tem papel decisivo: a Bahia possui atualmente 334 mil hectares irrigados, um crescimento de 40% nos últimos dois anos, impulsionado por estudos do Potencial Hídrico do Urucuia — iniciativa coordenada pela Aiba, com apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Governo do Estado.

 Safra de milho mantém ritmo acelerado de colheita

Além da soja, a colheita do milho também avança em ritmo acelerado na Bahia. A área plantada foi de 105 mil hectares, com uma produtividade média estimada em 187 sacas por hectare, totalizando cerca de 1,17 milhão de toneladas. Segundo Orestes Mandelli, o desempenho da cultura é resultado do investimento dos produtores em fertilidade do solo, bons híbridos e manejo fitossanitário eficiente.

De acordo com o nono levantamento da Conab, a colheita do milho no estado já passou da metade e deverá ser concluída nas próximas semanas, com produtividade média nacional estimada em 195 sacas por hectare.

Mais de 300 agências dos Correios na Bahia vão atender aposentados e pensionistas sobre fraude no INSS

Atendimentos começarão na sexta-feira (30), com o objetivo de ampliar o atendimento às vítimas do golpe. Em Salvador, 12 agências oferecerão o serviço.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia poderão consultar possíveis descontos indevidos, contestar e acompanhar as análises para o reembolso do valor em agências dos Correios.

O atendimento nas unidades começará na sexta-feira (30) e tem o objetivo de ampliar o atendimento às vítimas do golpe bilionário no órgão. Mais de 4 milhões de cidadãos podem ter sido vítimas da fraude em todo o Brasil.

Em todo estado, há 442 agências dos Correios e 325 realizarão o atendimento aos aposentados e pensionistas. Confira a lista de agências por meio de documento disponibilizado pelos Correios. Em Salvador, das 17 agências, 12 realizarão o atendimento.

Nas agências, os aposentados e pensionistas poderão consultar se tiveram algum desconto, contestar cobranças indevidas, confirmar alguma autorização, acompanhar o resultado do pedido e até imprimir o protocolo com orientações. Para receber o atendimento, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto.

Vale ressaltar que não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição no benefício. Caso o beneficiário não possa ir presencialmente, um representante legal poderá comparecer com uma procuração autenticada. Nesses casos, o atendimento será apenas para consulta.

Fraude bilionária no INSS pode ter feito 4,1 milhão de vítimas em todo o Brasil

O INSS não esclareceu quantos baianos foram vítimas da fraude. O escândalo bilionário no órgão foi descoberto por meio de uma investigação da Polícia Federal e provocou a saída do então ministro Carlos Lupi do governo.

Foi descoberto que associações ligadas a servidores do INSS usaram assinaturas falsas para descontar mensalidades de aposentados e pensionistas sem autorização. O prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões, com 4,1 milhões de vítimas por todo o país.

JB Notícias/com G1

Desaprovação a Lula volta a subir e atinge 53,7%, maior índice da série, diz pesquisa

A desaprovação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a subir e atingiu a maior marca da série histórica, segundo a nova pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira, 30.

O índice de quem não aprova a gestão do petista chegou a 53,7%. No início da medição, em janeiro de 2024, quando o presidente estava há um ano no Palácio do Planalto, a porcentagem era de 45,4%.

São, atualmente, 45,4% os que o aprovam, e 0,7% não souberam responder.

O levantamento é o primeiro do instituto após o escândalo das fraudes nas aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que abalou a imagem do governo. Entre março e abril, quando a pesquisa foi repetida, a desaprovação caiu 3,5 pontos porcentuais, chegando em 50,1%, primeiro período em que o índice, que estava em ascendência desde abril de 2024, recuou.

O escândalo motivou uma troca no comando do Ministério da Previdência Social, a saída do PDT da base do governo e vem sendo explorado amplamente pela oposição nas redes sociais.

Uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso investigará os desvios, e deve ser composta por integrantes da “tropa de choque” do PL.

Um dos questionamentos feitos aos entrevistados foi a opinião deles sobre quais são os maiores problemas do Brasil atualmente. “Corrupção”, resposta de 47% dos entrevistados no mês passado, saltou para 60%, liderando a lista.

Em segundo lugar, ficou “criminalidade e tráfico de drogas”, que era considerado o maior problema desde janeiro.

Os entrevistados também foram questionados qualitativamente sobre como avaliam a gestão de Lula. Os que consideram “ruim ou péssima” são 52,1%, enquanto 41,9% acham que o trabalho desempenhado pelo presidente é “ótimo ou bom” – 6% avaliaram como “regular”.

A pesquisa ouviu 4.399 brasileiros entre os dias 19 e 23 de maio O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 1 ponto porcentual.

Karina Ferreira/Estadão Conteúdo

CIPT-Oeste reforça segurança durante Vaquejada em Formosa do Rio Preto

Nesta sexta-feira, 30, em Formosa do Rio Preto, a A Companhia Independente de Policiamento Tático do Oeste (CIPT-Oeste) está atuando na 39ª edição da Vaquejada de Formosa do Rio Preto, evento tradicional que reúne grande público no município. O emprego do efetivo tem como foco principal a preservação da ordem pública, com ações preventivas e de policiamento tático, garantindo a segurança dos participantes e coibindo eventuais práticas ilícitas.

As ações estão sendo desenvolvidas de forma coordenada com o comando local e demais unidades da Polícia Militar, em alinhamento com o planejamento operacional do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPR/O).

Ascom da CIPT-O