Atleta de Luís Eduardo Magalhães é convocada para o Laboratório da Seleção Brasileira Sub-17

A jovem atleta Vanessa Sayuri, natural de Luís Eduardo Magalhães, foi convocada para o Laboratório da Seleção Brasileira de Vôlei Sub-17. Com apenas 15 anos, Vanessa tem se destacado nas quadras e nas areias pelo talento e dedicação ao esporte, e agora alcança um dos momentos mais importantes de sua carreira.

Vanessa iniciou sua trajetória no voleibol aos 8 anos de idade. Com 10 anos, participou de seu primeiro torneio de vôlei de praia ao lado da mãe, Angela Miki. Aos 11, já atuava como levantadora da equipe UPV Lions, conquistando o vice-campeonato no Campeonato Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Em 2022, após sagrar-se campeã municipal, recebeu convites de equipes de destaque nacional, optando por representar a Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP) e o time de vôlei de quadra UniLife Maringá, ambos no Paraná.
Desde então, vem acumulando títulos e premiações individuais.

A diretora de Esportes de Luís Eduardo Magalhães, Kaline Lira, comemorou a convocação e destacou o talento da atleta. “Vanessa é um exemplo de determinação e talento. Desde muito nova, mostrou seu potencial, e vê-la sendo convocada para o laboratório da Seleção Brasileira é motivo de muito orgulho para nossa cidade. Temos certeza de que ela ainda vai conquistar muito mais,” afirmou.

Incêndio em veículo mobiliza equipes do 17º BBM na BA-447, em Barreiras

Imagem 1

Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas por volta das 17h45 desta quarta-feira (28) para combater um incêndio veicular na BA-447, no bairro Buritis, em Barreiras.

O chamado foi realizado pelo proprietário do veículo, que percebeu as chamas e acionou os bombeiros. No local, a guarnição utilizou duas linhas de mangueira e líquido gerador de espuma (LGE) para conter o fogo. A ação teve início com o resfriamento das chamas e dos pontos de calor com a espuma do LGE, seguido da abertura do capô para um combate mais direto ao fogo na região do motor e áreas adjacentes.

Após a extinção das chamas, os militares realizaram novo resfriamento em todo o veículo, eliminando completamente os focos de calor e a fumaça restante. Em seguida, a equipe retornou à base.

Não há informações sobre as causas do incêndio.

LEM: Dois homens são detidos pela PM após emitirem comprovante falso de PIX para pagamento de pizzas

No final da noite de anteontem, quarta-feira, 28, por volta das 23h, a Polícia Militar da 85ª CIPM apresentou dois indivíduos identificados pelas iniciais M.H.S.P. e M.A.B. após uma ocorrência de falsificação de comprovante de Pix em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem, três homens realizaram um pedido de três pizzas em uma pizzaria localizada no bairro Florais Léa. O valor total do pedido foi de R$ 218. No momento do pagamento, os suspeitos enviaram ao estabelecimento um comprovante falso de transferência via Pix.

As pizzas foram entregues normalmente, mas ao verificar o recebimento do valor, o proprietário do estabelecimento percebeu que o comprovante era fraudulento. A Polícia Militar foi imediatamente acionada.

Após diligências, os policiais localizaram dois dos envolvidos em uma residência situada na rua Xique-Xique, no bairro Santa Cruz. Os dois suspeitos foram detidos e apresentados na delegacia. O terceiro indivíduo, no entanto, conseguiu fugir do local levando a terceira pizza.

O caso foi registrado e segue sendo investigado pela autoridade competente.

Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

Luís Eduardo Magalhães amplia mercado para produtos de origem animal com adesão ao CONSID

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, o prefeito Zezo Aragão, o secretário de Agricultura de LEM, Jaime Capellesso, representantes do SIM e do CONSID

O prefeito Junior Marabá assinou nesta semana, o termo de adesão entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID). A medida permite que empresas locais cadastradas no SIM possam comercializar seus produtos de origem animal em todos os 21 municípios que fazem parte do consórcio.

A iniciativa representa um importante avanço para o setor agroindustrial do município, ampliando a capacidade de mercado das empresas e promovendo o desenvolvimento econômico regional.

Além disso, fortalece a segurança alimentar e a saúde pública, uma vez que o SIM realiza a inspeção e fiscalização de produtos como carnes, pescados, leite e seus derivados, garantindo a qualidade dos alimentos oferecidos à população.

Durante a cerimônia de assinatura, que contou com a presença do presidente do CONSID e prefeito de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão; da secretária executiva do consórcio, Erica Seixas; do secretário municipal de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Jaime Cappellesso; além de servidores do Serviço de Inspeção de Luís Eduardo Magalhães, o prefeito Junior Marabá destacou a importância da parceria.

“Essa adesão ao CONSID é um marco para o nosso município. Estamos abrindo novas oportunidades para os nossos produtores e garantindo que a população tenha acesso a alimentos fiscalizados, com qualidade e procedência. É um passo importante na consolidação de Luís Eduardo Magalhães como referência em produção agropecuária e segurança alimentar”, afirmou o prefeito.

O presidente do CONSID, Zezo Aragão, também celebrou a adesão. “Luís Eduardo Marabá dá um passo estratégico ao integrar o sistema. Isso fortalece o consórcio como um todo e amplia as possibilidades de crescimento econômico e social para todos os municípios envolvidos”, destacou.

Prefeito Junior Marabá e presidente da Aiba acompanham últimos preparativos da Bahia Farm Show 2024


Prefeito Junior Marabá e a primeira-dama, acompanhado do presidente da Aiba, Moisés Schmidt, do vice-prefeito Franklin Willer, do deputado estadual Paulo Câmara, secretários e vereadores do município

Nesta terça-feira (27), o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, realizou uma visita técnica ao complexo da Bahia Farm Show, acompanhado pelo presidente da feira e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt. O objetivo foi acompanhar de perto a reta final da montagem da maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, que acontece de 9 a 14 de junho.

A visita contou com a presença de representantes da imprensa, deputados, secretários municipais e vereadores, que puderam conferir os detalhes da estrutura que está sendo preparada para receber expositores, produtores e visitantes de todo o país.

Durante a visita, Moisés Schmidt elogiou a inovação da Prefeitura, que este ano traz ao seu estande um pool de veículos de imprensa. A iniciativa garantirá ampla cobertura do evento.

“Esse é um marco para a nossa região e você está de parabéns [Prefeito]  pela inovação em trazer esses canais de comunicação para a nossa feira”, disse Schmidt.

O prefeito Junior Marabá também ressaltou a importância da parceria com os veículos de comunicação. “Trazer a imprensa para dentro do estande é uma forma de dar transparência e mostrar para todos a verdadeira atuação do agronegócio, que é moderna, responsável e sustentável. Queremos que os profissionais da comunicação vejam de perto o que é feito aqui e ajudem a levar essa mensagem adiante”, afirmou.

A Bahia Farm Show 2024 reunirá as maiores marcas do setor, com lançamentos, debates e oportunidades de negócios.

SECOM; prefeitura de LEM

Dia D do Maio Amarelo leva serviços de saúde e conscientização sobre o trânsito

A manhã desta quinta-feira (29) foi marcada por ações de cidadania e promoção da segurança viária durante o Dia D do Maio Amarelo, realizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio de parceiros da iniciativa privada, reuniu uma série de serviços gratuitos voltados à população.

Com foco na prevenção e no cuidado com a saúde, foram oferecidas vacinas contra a gripe, hepatite B, tríplice viral, febre amarela e outras vacinas do calendário de rotina para adultos. Além disso, a equipe de saúde bucal disponibilizou atendimento odontológico, e profissionais de saúde realizaram aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Além dos cuidados com a saúde, o evento reforçou o principal objetivo do Maio Amarelo: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Servidores da Secretaria de Segurança e Trânsito distribuíram panfletos educativos com 10 regras para um trânsito mais seguro, entre elas o uso obrigatório do cinto de segurança, o respeito ao pedestre e a importância de obedecer aos limites de velocidade.

Para o secretário municipal de Segurança e Trânsito, João Paulo Nascimento, ações como essa são fundamentais para aproximar o poder público da comunidade e estimular uma mudança de comportamento no trânsito.                 

“O Maio Amarelo é mais do que uma campanha; é um movimento de conscientização. Quando unimos saúde, educação e segurança, mostramos à população que a prevenção salva vidas — seja na rua ou no cuidado com a própria saúde. Nosso compromisso é fazer com que cada cidadão se sinta parte dessa transformação”, destacou o secretário.

Bahia se prepara para iniciar exportações de manga para os EUA

Região do Vale do São Francisco é um dos principais polos produtores de frutas do Brasil

manga, exportações, bahia, adab
Foto: Divulgação/ Adab

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) alerta os setores produtivo e comercial para o monitoramento e controle de pragas como as moscas-das-frutas nos pomares, com o início das exportações de manga, destinadas aos EUA, programado para primeiro de julho.

Segundo a Adab, para alinhamento e atualização de procedimentos, o órgão vai realizar uma série de reuniões técnicas, no próximo dia 29, no auditório da entidade parceira, Valexport, em Petrolina (PE).

“O objetivo é orientar produtores, exportadores, Responsáveis Técnicos (RTs) de estabelecimentos de tratamento e unidades de produção, melhorando o controle e reduzindo o índice populacional da praga quarentenária moscas-das-frutas, em pomares de mangas registrados para exportar ao mercado americano, principal comprador”, ressalta o coordenador do Projeto Fitossanitário de Controle das Moscas-das-Frutas da Adab, Weber Aguiar.

Na programação, com público estimado de 60 pessoas, segundo organização, os participantes serão atualizados sobre as normas e obrigatoriedade do monitoramento e controle em âmbito federal e estadual, bem como, sobre todas as ferramentas existentes para controlar a praga quarentenária moscas-das-frutas em pomares registrados, que exportam mangas para o mercado americano.

Manga
Foto: Marcelino Ribeiro

Também serão socializados pontos críticos e riscos identificados pelo Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal dos Estados Unidos (APHIS), e como deve ser feito o controle pelos participantes do programa.

Na oportunidade, a Adab informou que lançará um novo canal de atendimento para que o setor produtivo e a população possam fazer denúncias, tirar dúvidas sobre a praga, o MoscaZap (71) 99945-8008.

Mercado internacional

A abertura da exportação de manga da Bahia geralmente acontece durante a chamada “janela de exportação”, que coincide com a safra da fruta no Nordeste, principalmente em estados como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Essa janela de exportação permite que a Bahia aproveite um período em que há menor oferta de manga em outros países, como o Equador, beneficiando a demanda pela fruta brasileira.

Importância

Ainda segundo a Adab, em 2024, a região do Vale do São Francisco, que abrange as cidades Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), consolidou-se como um dos principais polos de exportação de frutas do Brasil.

A fruticultura irrigada da região, beneficiada por condições climáticas favoráveis e infraestrutura adequada, permitiu o cultivo e a exportação de diversas frutas tropicais.

A manga continuou sendo a principal fruta exportada pela região. O Vale do São Francisco é responsável por cerca de 95% da manga exportada pelo Brasil.

Canal Rural

Deputado Paulo Câmara entrega kit de estabilização ao Hospital Municipal Miriam Borges

O prefeito Junior Marabá, o deputado estadual Paulo Câmara e o secretário de Saúde Dr. Pedro Henrique Ribeiro

Nesta terça-feira (28), o Hospital Municipal Miriam Borges, em Luís Eduardo Magalhães, recebeu um importante reforço para a qualificação dos atendimentos em urgência e emergência: a entrega de um kit de estabilização, resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Câmara no valor de R$ 110 mil.

O kit de estabilização

O equipamento é composto por cardioversor desfibrilador, carro de emergência, carro maca hospitalar para transporte, condicionador de ar, eletrocardiógrafo, monitor multiparamétrico de cabeceira básico, ventilador de transporte e ventilador pulmonar neonatal e pediátrico. Esses itens são fundamentais para a estabilização de pacientes em estado crítico, permitindo o monitoramento de sinais vitais, suporte ventilatório e intervenções imediatas em casos de parada cardiorrespiratória ou outras emergências clínicas.

Durante a entrega, o deputado Paulo Câmara reforçou seu compromisso com a saúde pública do município.
“A proposta do prefeito Junior Marabá e do secretário Pedro Henrique é cada vez mais qualificar não só os servidores, mas equipar o Hospital com tecnologia de ponta. Enquanto deputado, tenho um grande compromisso com essa cidade. Represento Luís Eduardo Magalhães e sempre que direciono emendas para a saúde, busco destinar aqui, porque sei que nas mãos do prefeito Junior e do secretário Pedro, os recursos são bem aplicados, e os serviços ofertados à população são otimizados”, destacou o parlamentar.

O prefeito Junior Marabá agradeceu o gesto e destacou a importância das parcerias.“Cada novo equipamento entregue ao nosso Hospital representa mais cuidado com a vida e mais respeito com a nossa população. Essa parceria com o deputado Paulo Câmara é fundamental para que possamos continuar avançando e garantindo uma saúde pública cada vez mais eficiente e humanizada para todos”, afirmou.

O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, explicou a relevância técnica do kit para a rotina hospitalar.
“Esse conjunto de equipamentos permite uma resposta mais rápida e eficaz em situações críticas, especialmente nos primeiros atendimentos. Com o ventilador neonatal, por exemplo, ampliamos nossa capacidade de estabilizar recém-nascidos em condições graves. É um ganho enorme para a segurança dos pacientes e para o trabalho da nossa equipe multiprofissional”, explicou o secretário.

Bahia Farm Show 2025 disponibilizará inovação com mapa virtual interativo para aprimorar a experiência dos visitantes

A Bahia Farm Show, maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, proporcionará uma inovação tecnológica que promete transformar a experiência dos visitantes. Entre 9 e 14 de junho, quem for ao complexo em Luís Eduardo Magalhães contará com um Mapa Virtual Interativo, uma plataforma digital inteligente, dinâmica e sustentável, desenvolvida para facilitar a navegação no evento, que tem confirmada a participação de 434 empresas expositoras e mais mil marcas presentes.

Alinhada ao tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a ferramenta foi criada para oferecer uma experiência mais prática, rápida e conectada às tendências do setor agrícola. Para o diretor da Bahia Farm Show, Alan Malinski, o mapa virtual permitirá aos visitantes planejar seus trajetos, localizar expositores específicos, acessar informações detalhadas sobre produtos e tecnologias, além de receber orientações em tempo real durante o evento.

Desenvolvido por uma startup de tecnologia agrícola, a plataforma digital oferecerá recursos como ilustração detalhada do layout do evento, rotas inteligentes com suporte a GPS e QR Code, assistente virtual com inteligência artificial que acompanha o visitante, navegação assistida (wayfinding) e sistema de busca inteligente por categorias, nomes ou palavras-chave. A plataforma vai minimizar a necessidade de mapas impressos, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e preservação do meio ambiente.

O presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, reforça que a implementação do mapa virtual visa proporcionar uma experiência mais fluida, inclusiva e moderna, reforçando o compromisso da Bahia Farm Show com inovação, tecnologia e sustentabilidade — pilares que representam o futuro do agronegócio.

Como acessar – A plataforma estará disponível entre os dias 9 e 14 de junho no site oficial (www.bahiafarmshow.com.br) quanto por meio de aplicativos móveis, garantindo acessibilidade e praticidade para todos os visitantes. A iniciativa reforça o posicionamento da feira como um evento que conecta pessoas, empresas e oportunidades, promovendo o desenvolvimento do setor agrícola de forma inteligente e sustentável.

Assessoria de Imprensa da Bahia Farm Show – 29/05/2025

Prefeito de LEM inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Florais Léa

Na manhã desta terça-feira (28), o Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, inauguração a nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Florais Léa. Totalmente reformado e reestruturado, o espaço foi entregue à população com o objetivo de elevar a qualidade do atendimento em saúde bucal no município.

Durante o evento, o secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, destacou a importância do novo espaço para a rede pública: “Hoje entregamos um centro moderno com sete salas, bem equipado e, acima de tudo, pensado para acolher com dignidade. A humanização do atendimento é uma prioridade da nossa gestão, e a estrutura do CEO reflete esse compromisso. O paciente que entrar aqui vai encontrar um ambiente acolhedor, com profissionais capacitados e tecnologia à altura das suas necessidades.”

O prefeito Junior Marabá também celebrou a conquista e enalteceu o trabalho das equipes envolvidas: “Quero parabenizar toda a equipe da Saúde pelo empenho e dedicação. O investimento em uma estrutura como essa é um investimento direto na qualidade de vida das pessoas. Saúde é prioridade, e seguimos firmes no propósito de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, qualificado e acessível para a nossa população.”

O CEO funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, e os pacientes são encaminhados através das unidades de saúde. Entre os atendimentos disponíveis estão: diagnóstico bucal com ênfase na detecção precoce do câncer de boca, periodontia especializada, tratamento de canal, confecção de próteses dentárias móveis e atendimento odontológico a pessoas com deficiência.