Cacau Show: franqueados afirmam que rede funciona como “seita”

Franqueados da Cacau Show relatam perseguição contra quem discorda de CEO e fundador da maior rede do país



Grandes eventos motivacionais com palestras, música alta, discursos e depoimentos emocionantes de sucesso. Lives e encontros virtuais para falar do poder da iniciativa, do pensamento positivo e da dedicação incansável à empresa. E, ao mesmo tempo, total ausência de espaço para discutir cláusulas dos contratos e as políticas da empresa – como aumento abrupto dos preços dos produtos.

Franqueados da Cacau Show relatam o clima de “seita” dentro da maior rede de franquias do Brasil, com punições para quem questiona as normas e práticas da empresa. Quem comanda boa parte dos momentos devocionais é Alexandre Tadeu da Costa, conhecido como Alê Costa, fundador e CEO da Cacau Show – que hoje conta com mais de 4 mil unidades espalhadas em todo o país.

A realidade de parte deles, no entanto, é bem diferente da apresentada por Alê Costa nas redes sociais e em entrevistas em programas especializados de negócios. Franqueados relatam, por exemplo, que ao reclamarem de problemas, como cobranças ou mudanças no valor dos produtos, passaram a ser perseguidos recebendo chocolates para vender com a validade perto de expirar e produtos encalhados com pouca saída. Situação que, muitas vezes, inviabiliza o funcionamento das franquias e leva os empresários a fecharem as portas.

Na Justiça, a Cacau Show acumula processos por cobranças indevidas e por não fornecer produtos de forma adequada para lojas franqueadas. Caso em que as retaliações ficam ainda mais rígidas. Processo que tramita na 25ª Vara Cível de Brasília evidencia que punições como a retirada de crédito – obrigando os franqueados a comprarem os produtos à vista – é institucionalizada, com previsão contratual.

“É inequívoco que a política interna da demandada [Cacau Show] afronta o princípio constitucional da liberdade profissional, porquanto, a restrição de crédito para fornecimento exclusivo de produtos, instrumento essencial da atividade econômica, sob a alegação de existência de litígios judiciais entre franqueado e franqueadora, não está amparada em motivo idôneo e constitui mero revanchismo, uso arbitrário das próprias razões por via transversa, cuja finalidade não é outra senão inibir o legítimo direito constitucional de ação dos demandantes [franqueados], o que também viola o princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição”, apontou o juiz Julio Roberto dos Reis.

Insatisfeitos, franqueados criaram um perfil em uma rede social para compartilhar relatos. A página foi batizada de “Doce Amargura”. A responsável, que ainda é franqueada, com medo de novas retaliações, optou por um pseudônimo. Ela, no entanto, foi surpreendida por uma visita do vice-presidente da Cacau Show, Túlio Freitas. A loja dela, no interior de São Paulo, fica a mais de 600 km da sede da empresa. Segundo ela, o vice-presidente a perguntou “o que era preciso” para que ela parasse. Agora, ela tenta, judicialmente, rescindir o contrato com a Cacau Show.

Procurada, a Cacau Show não se manifestou sobre o assunto até a publicação do texto. O espaço continua aberto para eventuais posicionamentos.

METRÓPOLES

Barreiras: Aiba e Instituto Aiba realizam Assembleias Gerais Ordinárias

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Instituto Aiba (Iaiba) realizaram, nesta terça-feira (27), suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), na sede da entidade, em Barreiras. Na ocasião, foram apresentadas e aprovadas as demonstrações contábeis referentes ao exercício de 2024.

O presidente da Aiba e do Instituto, Moisés Schmidt, abriu os trabalhos dando boas-vindas aos membros da diretoria, do Conselho Fiscal, colaboradores e produtores associados, tanto os presentes quanto os que acompanharam de forma on-line. “Tivemos o auditório praticamente lotado, com uma boa participação de associados, diretores e colaboradores. Foi um momento de diálogo, onde pudemos, de forma transparente, apresentar nossas contas e os propósitos que queremos seguir daqui pra frente. Nosso objetivo é conduzir a Aiba com eficiência e representatividade para os nossos associados”, afirmou.

A condução das assembleias ficou a cargo da diretora executiva da Aiba, Lizane Ferreira, que apresentou um relatório com as principais ações e projetos realizados nos primeiros cinco meses da nova gestão. Entre os destaques, estavam o balanço da Operação Safra, as ações institucionais, o diálogo com os governos municipal, estadual e federal, além das articulações e atividades dos diversos setores da associação.

Demonstrações contábeis aprovadas por unanimidade

O contador Élio Engelmann apresentou os demonstrativos contábeis de 2024, acompanhados do parecer da auditoria externa. Em seguida, a produtora rural e membro do Conselho Fiscal, Ana Zanella, representando o colegiado, também leu o parecer do Conselho Fiscal. As contas foram então submetidas à votação e aprovadas por unanimidade pelos associados presentes. Os demonstrativos estão disponíveis no site da Aiba.

Durante a assembleia, o ex-presidente e atual membro do Conselho Consultivo da Aiba, Odacil Ranzi, fez um agradecimento especial, relembrando sua trajetória à frente da entidade. “Hoje encerramos um ciclo de quatro anos com a aprovação das contas do exercício de 2024. Agradeço à diretoria e aos colaboradores que caminharam conosco. Levo no coração muita gratidão por tudo o que vivemos”, declarou.

Também foi apresentado o Planejamento Estratégico da Aiba para os próximos meses, incluindo ações previstas em projetos e programas da entidade. O plano também foi aprovado por unanimidade.

Assembleia do Instituto Aiba (Iaiba)

Na sequência, foi realizada a AGO do Instituto Aiba. Após a apresentação dos demonstrativos financeiros e leitura do parecer do Conselho Fiscal, os números também foram colocados em votação e aprovados pelos associados.

Ao final, foi reforçado o convite aos associados para participarem da 19ª edição da Bahia Farm Show – maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, que acontecerá de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A diretoria e os colaboradores seguem empenhados nos preparativos para o evento e outras ações institucionais.

Assessoria de Imprensa Aiba 

A SECRETARIA DD SEGURANÇA E TRÂNSITO, ATRAVÉS DA SUTRANS, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE, PROMOVEM O DIA D DO MAIO AMARELO.

Imagem 1

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da SUTRANS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (29), o Dia D do MAIO AMARELO. 

Uma grande mobilização voltada à conscientização sobre a segurança no trânsito e à promoção da saúde da população.

O evento acontecerá na Avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em frente à sede da Secretaria de Segurança e Trânsito, e será voltado para todos os cidadãos que utilizam as vias públicas – pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis.

Durante a programação, serão oferecidos serviços gratuitos na área da saúde, incluindo:

• Atendimento de saúde bucal

• Aferição de pressão arterial e teste de glicemia

• Vacinação contra a gripe

Importante: Para participar dos serviços de saúde, os interessados devem levar um documento de identificação com foto, cartão de vacinação e cartão do SUS.

Além disso, o evento contará com a presença de importantes parceiros: Triunfo Proteção Veicular, SEST SENAT, Luz Motos Honda e a própria Secretaria Municipal de Saúde, que reforçam o compromisso com a saúde, segurança e bem-estar da população.

O Dia D marca o encerramento das ações do Maio Amarelo 2025, campanha internacional que visa chamar a atenção da sociedade para a prevenção de acidentes e o respeito às leis de trânsito.

A população é nossa convidada especial!

Participe dessa grande ação e ajude a construir um trânsito mais seguro para todos!

É a SUTRANS mais perto de você! 

Segurança Viária é Nossa!

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”

 Secretaria de Segurança

MPBA assina acordo com Correntina para promover segurança pública no município

O Ministério Público do Estado da Bahia assinou na segunda-feira, dia 26, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito de Correntina Walter Mariano, para implementar ações e projetos de segurança pública do Município nos próximos três meses. No acordo, o prefeito se comprometeu a adotar as providências ao regular funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Pública; elaborar e implementar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social no prazo de seis meses; e também editar ato regulamentando a organização do Conselho no prazo de dois meses

Conforme a promotora de Justiça, Suelim Iasmine Braga, autora da ação, de acordo com o levantamento do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), o município de Correntina é o primeiro do Oeste Baiano a aderir ao projeto.

Participaram também da reunião a Procuradora do Município, Sônia Moreira dos Santos e o Secretário de Segurança Pública, Eurípedes de Souza Beltrão. O projeto ‘Município Seguro’ visa a implementação dos conselhos municipais de segurança pública em todas as 417 cidades baianas, dos Planos Municipais de Segurança Pública, além da criação de fundos municipais e ouvidorias, com o objetivo de promover a adequação e integração dos municípios ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Larissa Pinho, CECOM MP BA

Vereador Irmão Marcelo mantém agenda intensa com foco em saúde e desenvolvimento


O vereador Irmão Marcelo teve uma semana repleta de compromissos, destacando-se por sua atuação em causas sociais, apoio ao agronegócio e participação em eventos cívicos em Luís Eduardo Magalhães. Sua agenda recente reflete um forte engajamento em temas como saúde pública, recuperação de dependentes químicos e desenvolvimento econômico.

Visita ao Centro de Recuperação SEMEAR
Na última semana, o vereador esteve no Centro de Recuperação SEMEAR, onde acompanhou de perto os avanços no tratamento de dependentes químicos. Durante a visita, identificou necessidades estruturais e operacionais da instituição, reforçando seu compromisso com políticas públicas voltadas à reintegração social.

Participação na Visita Técnica ao Bahia Farm Show
Na terça-feira (27/05), Irmão Marcelo integrou uma comitiva com representantes do Legislativo e Executivo em uma visita técnica ao Complexo do Bahia Farm Show, maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. O evento, que ocorrerá entre 09/06 a 14/06, é um importante impulso para a economia regional, e o vereador destacou a necessidade de fortalecer parcerias que beneficiem os produtores locais.

Homenagem a Arnaldo Horácio Ferreira
No mesmo dia, prestigiou a inauguração de um monumento em memória de Arnaldo Horácio Ferreira, um dos fundadores de Luís Eduardo Magalhães. A homenagem resgatou a história do município e reconheceu a contribuição de personalidades que marcaram sua trajetória.

Defesa do SEMEAR na Câmara de Vereadores
À noite, durante a 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador reforçou a importância de políticas públicas voltadas ao tratamento e reintegração de dependentes químicos, reafirmando seu apoio ao SEMEAR. Em seu discurso, destacou a necessidade de investimentos contínuos para garantir o funcionamento ideal da instituição.

Inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas
Nesta quarta-feira (28/05), Irmão Marcelo participou da inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas, um avanço para a saúde bucal da população. A iniciativa representa um passo importante na melhoria do atendimento público na área de odontologia.

Compromisso com a Comunidade
A agenda do vereador demonstra seu envolvimento ativo em causas sociais e de desenvolvimento local. Seus esforços concentram-se em promover melhorias estruturais, apoiar o agronegócio e garantir acesso a serviços essenciais, reforçando seu papel como um representante dedicado à população de Luís Eduardo Magalhães.

Assessoria de comunicação

Prefeito Junior Marabá celebra legado de Arnaldo Horácio Ferreira com inauguração de monumento

O neto do homenageado, Abraão Simão e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, contemplam o monumento


Nesta terça-feira (27), data em que a viúva de Arnaldo Horácio Ferreira celebra 93 anos de vida, o município de Luís Eduardo Magalhães recebeu um importante presente: a inauguração de um monumento em homenagem ao fundador da cidade. A obra foi instalada no cruzamento das avenidas Salvador e Barreiras, um dos pontos mais emblemáticos da cidade.

A cerimônia contou com a presença de familiares do homenageado, representantes do Poder Legislativo Municipal, do deputado estadual Paulo Câmara e do juiz Claudemir Pereira. As falas durante o evento destacaram o papel fundamental de Arnaldo Horácio Ferreira na criação do então povoado de Mimoso do Oeste, que mais tarde se transformaria em Luís Eduardo Magalhães.

Continue após propaganda da PREMIUM COMBUSTÍVEIS

Representando a família, o neto Rodrigo Ferreira agradeceu a homenagem ao avô:
“Parabéns, Juninho, pela justa homenagem! A pessoa que pensou, fundou e viabilizou esta cidade foi Arnaldo Horácio Ferreira. Ele não foi apenas um pioneiro, foi o fundador. Não foi apenas um desbravador, foi um verdadeiro empreendedor”, destacou.

O prefeito Junior Marabá também ressaltou a importância do legado deixado por Arnaldo:
“Luís Eduardo Magalhães é hoje a quinta economia da Bahia, com uma população estimada em 120 mil habitantes. Todos nós viemos para cá em busca de uma vida melhor e estamos construindo nossas próprias histórias. São 25 anos de progresso iniciados por alguém que merece ser lembrado e honrado. Esse monumento ao senhor Arnaldo Horácio Ferreira é atemporal, acima de qualquer mudança política”, afirmou.

Arnaldo Horácio Ferreira Arnaldo Horácio Ferreira (20/12/1931 – 04/10/2002) foi pecuarista, empresário e o visionário fundador de Luís Eduardo Magalhães. Chegou ao oeste baiano em agosto de 1979, acompanhado da esposa, Maria Cardoso Ferreira, e dos filhos. Criou o Posto Mimoso e liderou diversos empreendimentos, sendo peça-chave no desenvolvimento da região. Com espírito empreendedor, enxergou no cerrado baiano uma nova fronteira de progresso, que comparava à construção de uma “Nova Brasília”.

Barreiras celebrou seus 134 anos com muita cultura, música e emoção


Baião de Dois, Sandra de Sá e Maria Gadú encantaram público na Praça Landulfo Alves

Capital do Oeste e referência de desenvolvimento regional, Barreiras viveu um final de semana memorável para celebrar seus 134 anos de emancipação política. As comemorações, que marcaram a madrugada deste 26 de maio, levaram centenas de pessoas à Praça Landulfo Alves em uma verdadeira celebração da cultura, da história e da identidade local.

O ritmo do tradicional forró abriu a noite com o cantor Denis do Baião de Dois, que levantou o público com clássicos nordestinos e animou a grande quadrilha junina montada especialmente para a ocasião. À meia-noite em ponto, um dos momentos mais emocionantes tomou conta do público: o tradicional “parabéns para Barreiras”, acompanhado de muita música, alegria e aplausos da população.

Na sequência, a noite seguiu com dois grandes nomes da música popular brasileira. Sandra de Sá emocionou a plateia com sucessos como Olhos Coloridos e Retratos e Canções, enquanto Maria Gadú levou o público ao coro com canções como Shimbalaiê e Linda Rosa. A força da música uniu gerações e celebrou a diversidade cultural que marca a cidade.

Entre os muitos presentes, o casal João Pedro e Ingrid resumiu o sentimento coletivo. “A gente ficou encantado com a organização e com as atrações. Sandra de Sá e Maria Gadú foram incríveis, é muito especial ver artistas assim comemorando com a gente. Barreiras mereceu essa festa!”, disseram.

Comemorando mais que uma data, os barreirenses celebraram sua identidade e olharam para o futuro com orgulho. Barreiras, a maior cidade do Oeste da Bahia, reafirma sua vocação de polo cultural, econômico e social, consolidando-se como referência para toda a região.

Ao lado do vice-prefeito Túlio Viana, do secretário de Cultura, Gulla, e de equipes da administração municipal, o prefeito Otoniel Teixeira parabenizou Barreiras pela trajetória de crescimento e protagonismo regional. Em sua fala, destacou a diversidade da programação preparada para o mês de aniversário.

“Barreiras chega aos seus 134 anos com muito a comemorar. Ao longo de todo o mês, preparamos uma programação diversa, que contemplou a arte e o conhecimento com a 8ª edição da Flib, valorizou o esporte com ações e campeonatos, marcou novos avanços com ordens de serviço, e encerrou com essa grande celebração musical, que expressa bem o espírito da nossa cidade: forte, plural e vibrante. É uma honra conduzir esse momento ao lado de tantas pessoas que amam Barreiras”, ressaltou o gestor.

DIRCOM, prefeitura de Barreiras

Prefeito Junior Marabá assina alvará de construção das 200 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, assinou nesta segunda-feira (26) o alvará que autoriza o início da construção de 200 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no município. A ação representa um importante avanço na política de habitação social da cidade.

As moradias serão construídas em uma área acessível e bem localizada, próxima ao Estádio Municipal Coronel Aroldo, e o loteamento contará com infraestrutura completa: ruas pavimentadas, ciclofaixas, praça com biblioteca, quadra de areia, mini-quadra de basquete, parque infantil e 4.367 m² de área verde.

“Escolhemos um lugar acessível e dentro da cidade para garantir mais qualidade de vida para estas 200 famílias que irão morar em um loteamento pavimentado, com equipamentos públicos de lazer, esporte e cultura. Estamos muito felizes por dar mais esse passo importante na construção de uma cidade mais justa e com oportunidades para todos”, destacou o prefeito Junior Marabá.

O cadastramento para os interessados em adquirir uma das unidades será aberto somente quando 50% da obra estiver executada. A Secretaria Municipal da Cidadania será a responsável por coordenar esse processo e fará a divulgação oficial com antecedência, garantindo a transparência e o acesso à informação para a população.

Vereador Nelton Castro propõe criação de novo Conselho Tutelar em Luís Eduardo Magalhães e reforça compromisso com a proteção da infância e adolescentes.

Em um gesto de firme compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o vereador Nelton Castro, do partido Podemos, protocolou na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães a proposta de indicação para a criação de mais um Conselho Tutelar no município.

A iniciativa surge diante de uma realidade inquestionável: Luís Eduardo Magalhães cresce em ritmo acelerado. Com uma população que ultrapassa os 100 mil habitantes, a estrutura atual já não consegue dar conta da crescente demanda de casos envolvendo situações de risco, violação de direitos e vulnerabilidade social.”Nosso município tem avançado em muitos aspectos, mas é urgente que esse desenvolvimento venha acompanhado de medidas concretas para proteger nossas crianças.

“Um único Conselho não consegue mais suprir toda a necessidade da cidade. Precisamos fortalecer essa rede, ampliar o alcance do atendimento e garantir que nenhuma denúncia fique sem resposta”, destacou o vereador Nelton Castro.

A proposta de Nelton se apoia em dados alarmantes e exemplos concretos:

  • Crescimento populacional: Desde sua emancipação, Luís Eduardo Magalhães figura entre as cidades que mais crescem no oeste da Bahia. Esse avanço urbano e demográfico pressiona os serviços públicos, especialmente os voltados à assistência social e proteção de menores.
  • Crescimento no número de denúncias: Os canais de denúncia, como o Disque 100 e o próprio Conselho Tutelar, têm registrado um crescimento expressivo nos casos de negligência, abuso, abandono e violência doméstica. O acúmulo de atendimentos compromete a agilidade e a eficácia das ações.
  • Cobertura territorial limitada: Com apenas um Conselho Tutelar para toda a cidade, bairros periféricos e comunidades rurais muitas vezes ficam sem acesso rápido aos conselheiros, o que enfraquece o trabalho preventivo e emergencial.
  • Demandas escolares e familiares: Casos de evasão escolar, uso de drogas entre menores, conflitos familiares e exploração infantil são recorrentes. A atuação dos conselheiros é fundamental, mas atualmente está sobrecarregada.

Nelton Castro ressalta que a proposta de criação de um novo Conselho Tutelar não é apenas uma medida administrativa, mas sim um posicionamento firme em favor da dignidade, da segurança e do desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes de Luís Eduardo Magalhães.

” A infância é a base de qualquer sociedade próspera. Quando o poder público investe na proteção e no cuidado das novas gerações, estamos garantindo um futuro mais justo, mais humano e mais seguro para todos. Essa é uma luta que não pode esperar”, reforça o vereador.

Com essa iniciativa, Nelton Castro reafirma seu papel de porta-voz das causas sociais e de líder atento às necessidades reais da cidade, colocando a infância como prioridade em sua atuação legislativa.

Assessoria de comunicação

LEM: PETO da 85ª CIPM apreende drogas no Flares Léa

Na noite desta terça-feira, 27, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional-PETO da 85ª CIPM prendeu um homem em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas.

A ação aconteceu no Bairro Floraes Léa em Luís Eduardo Magalhães após procedimentos de abordagem os policiais terem encontrado de posse do homem diversas porções de maconha pronta para comercialização.

O auto de prisão em flagrante foi realizado na Delegacia de Polícia Civil local.

PETO da 85ª CIPM