Deputado Paulo Câmara entrega kit de estabilização ao Hospital Municipal Miriam Borges

O prefeito Junior Marabá, o deputado estadual Paulo Câmara e o secretário de Saúde Dr. Pedro Henrique Ribeiro

Nesta terça-feira (28), o Hospital Municipal Miriam Borges, em Luís Eduardo Magalhães, recebeu um importante reforço para a qualificação dos atendimentos em urgência e emergência: a entrega de um kit de estabilização, resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Câmara no valor de R$ 110 mil.

O kit de estabilização

O equipamento é composto por cardioversor desfibrilador, carro de emergência, carro maca hospitalar para transporte, condicionador de ar, eletrocardiógrafo, monitor multiparamétrico de cabeceira básico, ventilador de transporte e ventilador pulmonar neonatal e pediátrico. Esses itens são fundamentais para a estabilização de pacientes em estado crítico, permitindo o monitoramento de sinais vitais, suporte ventilatório e intervenções imediatas em casos de parada cardiorrespiratória ou outras emergências clínicas.

Durante a entrega, o deputado Paulo Câmara reforçou seu compromisso com a saúde pública do município.
“A proposta do prefeito Junior Marabá e do secretário Pedro Henrique é cada vez mais qualificar não só os servidores, mas equipar o Hospital com tecnologia de ponta. Enquanto deputado, tenho um grande compromisso com essa cidade. Represento Luís Eduardo Magalhães e sempre que direciono emendas para a saúde, busco destinar aqui, porque sei que nas mãos do prefeito Junior e do secretário Pedro, os recursos são bem aplicados, e os serviços ofertados à população são otimizados”, destacou o parlamentar.

O prefeito Junior Marabá agradeceu o gesto e destacou a importância das parcerias.“Cada novo equipamento entregue ao nosso Hospital representa mais cuidado com a vida e mais respeito com a nossa população. Essa parceria com o deputado Paulo Câmara é fundamental para que possamos continuar avançando e garantindo uma saúde pública cada vez mais eficiente e humanizada para todos”, afirmou.

O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, explicou a relevância técnica do kit para a rotina hospitalar.
“Esse conjunto de equipamentos permite uma resposta mais rápida e eficaz em situações críticas, especialmente nos primeiros atendimentos. Com o ventilador neonatal, por exemplo, ampliamos nossa capacidade de estabilizar recém-nascidos em condições graves. É um ganho enorme para a segurança dos pacientes e para o trabalho da nossa equipe multiprofissional”, explicou o secretário.

Bahia Farm Show 2025 disponibilizará inovação com mapa virtual interativo para aprimorar a experiência dos visitantes

A Bahia Farm Show, maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, proporcionará uma inovação tecnológica que promete transformar a experiência dos visitantes. Entre 9 e 14 de junho, quem for ao complexo em Luís Eduardo Magalhães contará com um Mapa Virtual Interativo, uma plataforma digital inteligente, dinâmica e sustentável, desenvolvida para facilitar a navegação no evento, que tem confirmada a participação de 434 empresas expositoras e mais mil marcas presentes.

Alinhada ao tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a ferramenta foi criada para oferecer uma experiência mais prática, rápida e conectada às tendências do setor agrícola. Para o diretor da Bahia Farm Show, Alan Malinski, o mapa virtual permitirá aos visitantes planejar seus trajetos, localizar expositores específicos, acessar informações detalhadas sobre produtos e tecnologias, além de receber orientações em tempo real durante o evento.

Desenvolvido por uma startup de tecnologia agrícola, a plataforma digital oferecerá recursos como ilustração detalhada do layout do evento, rotas inteligentes com suporte a GPS e QR Code, assistente virtual com inteligência artificial que acompanha o visitante, navegação assistida (wayfinding) e sistema de busca inteligente por categorias, nomes ou palavras-chave. A plataforma vai minimizar a necessidade de mapas impressos, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e preservação do meio ambiente.

O presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, reforça que a implementação do mapa virtual visa proporcionar uma experiência mais fluida, inclusiva e moderna, reforçando o compromisso da Bahia Farm Show com inovação, tecnologia e sustentabilidade — pilares que representam o futuro do agronegócio.

Como acessar – A plataforma estará disponível entre os dias 9 e 14 de junho no site oficial (www.bahiafarmshow.com.br) quanto por meio de aplicativos móveis, garantindo acessibilidade e praticidade para todos os visitantes. A iniciativa reforça o posicionamento da feira como um evento que conecta pessoas, empresas e oportunidades, promovendo o desenvolvimento do setor agrícola de forma inteligente e sustentável.

Assessoria de Imprensa da Bahia Farm Show – 29/05/2025

Prefeito de LEM inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Florais Léa

Na manhã desta terça-feira (28), o Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, inauguração a nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Florais Léa. Totalmente reformado e reestruturado, o espaço foi entregue à população com o objetivo de elevar a qualidade do atendimento em saúde bucal no município.

Durante o evento, o secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, destacou a importância do novo espaço para a rede pública: “Hoje entregamos um centro moderno com sete salas, bem equipado e, acima de tudo, pensado para acolher com dignidade. A humanização do atendimento é uma prioridade da nossa gestão, e a estrutura do CEO reflete esse compromisso. O paciente que entrar aqui vai encontrar um ambiente acolhedor, com profissionais capacitados e tecnologia à altura das suas necessidades.”

O prefeito Junior Marabá também celebrou a conquista e enalteceu o trabalho das equipes envolvidas: “Quero parabenizar toda a equipe da Saúde pelo empenho e dedicação. O investimento em uma estrutura como essa é um investimento direto na qualidade de vida das pessoas. Saúde é prioridade, e seguimos firmes no propósito de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, qualificado e acessível para a nossa população.”

O CEO funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, e os pacientes são encaminhados através das unidades de saúde. Entre os atendimentos disponíveis estão: diagnóstico bucal com ênfase na detecção precoce do câncer de boca, periodontia especializada, tratamento de canal, confecção de próteses dentárias móveis e atendimento odontológico a pessoas com deficiência.

Cacau Show: franqueados afirmam que rede funciona como “seita”

Franqueados da Cacau Show relatam perseguição contra quem discorda de CEO e fundador da maior rede do país



Grandes eventos motivacionais com palestras, música alta, discursos e depoimentos emocionantes de sucesso. Lives e encontros virtuais para falar do poder da iniciativa, do pensamento positivo e da dedicação incansável à empresa. E, ao mesmo tempo, total ausência de espaço para discutir cláusulas dos contratos e as políticas da empresa – como aumento abrupto dos preços dos produtos.

Franqueados da Cacau Show relatam o clima de “seita” dentro da maior rede de franquias do Brasil, com punições para quem questiona as normas e práticas da empresa. Quem comanda boa parte dos momentos devocionais é Alexandre Tadeu da Costa, conhecido como Alê Costa, fundador e CEO da Cacau Show – que hoje conta com mais de 4 mil unidades espalhadas em todo o país.

A realidade de parte deles, no entanto, é bem diferente da apresentada por Alê Costa nas redes sociais e em entrevistas em programas especializados de negócios. Franqueados relatam, por exemplo, que ao reclamarem de problemas, como cobranças ou mudanças no valor dos produtos, passaram a ser perseguidos recebendo chocolates para vender com a validade perto de expirar e produtos encalhados com pouca saída. Situação que, muitas vezes, inviabiliza o funcionamento das franquias e leva os empresários a fecharem as portas.

Na Justiça, a Cacau Show acumula processos por cobranças indevidas e por não fornecer produtos de forma adequada para lojas franqueadas. Caso em que as retaliações ficam ainda mais rígidas. Processo que tramita na 25ª Vara Cível de Brasília evidencia que punições como a retirada de crédito – obrigando os franqueados a comprarem os produtos à vista – é institucionalizada, com previsão contratual.

“É inequívoco que a política interna da demandada [Cacau Show] afronta o princípio constitucional da liberdade profissional, porquanto, a restrição de crédito para fornecimento exclusivo de produtos, instrumento essencial da atividade econômica, sob a alegação de existência de litígios judiciais entre franqueado e franqueadora, não está amparada em motivo idôneo e constitui mero revanchismo, uso arbitrário das próprias razões por via transversa, cuja finalidade não é outra senão inibir o legítimo direito constitucional de ação dos demandantes [franqueados], o que também viola o princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição”, apontou o juiz Julio Roberto dos Reis.

Insatisfeitos, franqueados criaram um perfil em uma rede social para compartilhar relatos. A página foi batizada de “Doce Amargura”. A responsável, que ainda é franqueada, com medo de novas retaliações, optou por um pseudônimo. Ela, no entanto, foi surpreendida por uma visita do vice-presidente da Cacau Show, Túlio Freitas. A loja dela, no interior de São Paulo, fica a mais de 600 km da sede da empresa. Segundo ela, o vice-presidente a perguntou “o que era preciso” para que ela parasse. Agora, ela tenta, judicialmente, rescindir o contrato com a Cacau Show.

Procurada, a Cacau Show não se manifestou sobre o assunto até a publicação do texto. O espaço continua aberto para eventuais posicionamentos.

METRÓPOLES

Barreiras: Aiba e Instituto Aiba realizam Assembleias Gerais Ordinárias

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Instituto Aiba (Iaiba) realizaram, nesta terça-feira (27), suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), na sede da entidade, em Barreiras. Na ocasião, foram apresentadas e aprovadas as demonstrações contábeis referentes ao exercício de 2024.

O presidente da Aiba e do Instituto, Moisés Schmidt, abriu os trabalhos dando boas-vindas aos membros da diretoria, do Conselho Fiscal, colaboradores e produtores associados, tanto os presentes quanto os que acompanharam de forma on-line. “Tivemos o auditório praticamente lotado, com uma boa participação de associados, diretores e colaboradores. Foi um momento de diálogo, onde pudemos, de forma transparente, apresentar nossas contas e os propósitos que queremos seguir daqui pra frente. Nosso objetivo é conduzir a Aiba com eficiência e representatividade para os nossos associados”, afirmou.

A condução das assembleias ficou a cargo da diretora executiva da Aiba, Lizane Ferreira, que apresentou um relatório com as principais ações e projetos realizados nos primeiros cinco meses da nova gestão. Entre os destaques, estavam o balanço da Operação Safra, as ações institucionais, o diálogo com os governos municipal, estadual e federal, além das articulações e atividades dos diversos setores da associação.

Demonstrações contábeis aprovadas por unanimidade

O contador Élio Engelmann apresentou os demonstrativos contábeis de 2024, acompanhados do parecer da auditoria externa. Em seguida, a produtora rural e membro do Conselho Fiscal, Ana Zanella, representando o colegiado, também leu o parecer do Conselho Fiscal. As contas foram então submetidas à votação e aprovadas por unanimidade pelos associados presentes. Os demonstrativos estão disponíveis no site da Aiba.

Durante a assembleia, o ex-presidente e atual membro do Conselho Consultivo da Aiba, Odacil Ranzi, fez um agradecimento especial, relembrando sua trajetória à frente da entidade. “Hoje encerramos um ciclo de quatro anos com a aprovação das contas do exercício de 2024. Agradeço à diretoria e aos colaboradores que caminharam conosco. Levo no coração muita gratidão por tudo o que vivemos”, declarou.

Também foi apresentado o Planejamento Estratégico da Aiba para os próximos meses, incluindo ações previstas em projetos e programas da entidade. O plano também foi aprovado por unanimidade.

Assembleia do Instituto Aiba (Iaiba)

Na sequência, foi realizada a AGO do Instituto Aiba. Após a apresentação dos demonstrativos financeiros e leitura do parecer do Conselho Fiscal, os números também foram colocados em votação e aprovados pelos associados.

Ao final, foi reforçado o convite aos associados para participarem da 19ª edição da Bahia Farm Show – maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, que acontecerá de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A diretoria e os colaboradores seguem empenhados nos preparativos para o evento e outras ações institucionais.

Assessoria de Imprensa Aiba 

A SECRETARIA DD SEGURANÇA E TRÂNSITO, ATRAVÉS DA SUTRANS, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE, PROMOVEM O DIA D DO MAIO AMARELO.

Imagem 1

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da SUTRANS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (29), o Dia D do MAIO AMARELO. 

Uma grande mobilização voltada à conscientização sobre a segurança no trânsito e à promoção da saúde da população.

O evento acontecerá na Avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em frente à sede da Secretaria de Segurança e Trânsito, e será voltado para todos os cidadãos que utilizam as vias públicas – pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis.

Durante a programação, serão oferecidos serviços gratuitos na área da saúde, incluindo:

• Atendimento de saúde bucal

• Aferição de pressão arterial e teste de glicemia

• Vacinação contra a gripe

Importante: Para participar dos serviços de saúde, os interessados devem levar um documento de identificação com foto, cartão de vacinação e cartão do SUS.

Além disso, o evento contará com a presença de importantes parceiros: Triunfo Proteção Veicular, SEST SENAT, Luz Motos Honda e a própria Secretaria Municipal de Saúde, que reforçam o compromisso com a saúde, segurança e bem-estar da população.

O Dia D marca o encerramento das ações do Maio Amarelo 2025, campanha internacional que visa chamar a atenção da sociedade para a prevenção de acidentes e o respeito às leis de trânsito.

A população é nossa convidada especial!

Participe dessa grande ação e ajude a construir um trânsito mais seguro para todos!

É a SUTRANS mais perto de você! 

Segurança Viária é Nossa!

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”

 Secretaria de Segurança

MPBA assina acordo com Correntina para promover segurança pública no município

O Ministério Público do Estado da Bahia assinou na segunda-feira, dia 26, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito de Correntina Walter Mariano, para implementar ações e projetos de segurança pública do Município nos próximos três meses. No acordo, o prefeito se comprometeu a adotar as providências ao regular funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Pública; elaborar e implementar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social no prazo de seis meses; e também editar ato regulamentando a organização do Conselho no prazo de dois meses

Conforme a promotora de Justiça, Suelim Iasmine Braga, autora da ação, de acordo com o levantamento do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), o município de Correntina é o primeiro do Oeste Baiano a aderir ao projeto.

Participaram também da reunião a Procuradora do Município, Sônia Moreira dos Santos e o Secretário de Segurança Pública, Eurípedes de Souza Beltrão. O projeto ‘Município Seguro’ visa a implementação dos conselhos municipais de segurança pública em todas as 417 cidades baianas, dos Planos Municipais de Segurança Pública, além da criação de fundos municipais e ouvidorias, com o objetivo de promover a adequação e integração dos municípios ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Larissa Pinho, CECOM MP BA

Vereador Irmão Marcelo mantém agenda intensa com foco em saúde e desenvolvimento


O vereador Irmão Marcelo teve uma semana repleta de compromissos, destacando-se por sua atuação em causas sociais, apoio ao agronegócio e participação em eventos cívicos em Luís Eduardo Magalhães. Sua agenda recente reflete um forte engajamento em temas como saúde pública, recuperação de dependentes químicos e desenvolvimento econômico.

Visita ao Centro de Recuperação SEMEAR
Na última semana, o vereador esteve no Centro de Recuperação SEMEAR, onde acompanhou de perto os avanços no tratamento de dependentes químicos. Durante a visita, identificou necessidades estruturais e operacionais da instituição, reforçando seu compromisso com políticas públicas voltadas à reintegração social.

Participação na Visita Técnica ao Bahia Farm Show
Na terça-feira (27/05), Irmão Marcelo integrou uma comitiva com representantes do Legislativo e Executivo em uma visita técnica ao Complexo do Bahia Farm Show, maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. O evento, que ocorrerá entre 09/06 a 14/06, é um importante impulso para a economia regional, e o vereador destacou a necessidade de fortalecer parcerias que beneficiem os produtores locais.

Homenagem a Arnaldo Horácio Ferreira
No mesmo dia, prestigiou a inauguração de um monumento em memória de Arnaldo Horácio Ferreira, um dos fundadores de Luís Eduardo Magalhães. A homenagem resgatou a história do município e reconheceu a contribuição de personalidades que marcaram sua trajetória.

Defesa do SEMEAR na Câmara de Vereadores
À noite, durante a 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador reforçou a importância de políticas públicas voltadas ao tratamento e reintegração de dependentes químicos, reafirmando seu apoio ao SEMEAR. Em seu discurso, destacou a necessidade de investimentos contínuos para garantir o funcionamento ideal da instituição.

Inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas
Nesta quarta-feira (28/05), Irmão Marcelo participou da inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas, um avanço para a saúde bucal da população. A iniciativa representa um passo importante na melhoria do atendimento público na área de odontologia.

Compromisso com a Comunidade
A agenda do vereador demonstra seu envolvimento ativo em causas sociais e de desenvolvimento local. Seus esforços concentram-se em promover melhorias estruturais, apoiar o agronegócio e garantir acesso a serviços essenciais, reforçando seu papel como um representante dedicado à população de Luís Eduardo Magalhães.

Assessoria de comunicação

Prefeito Junior Marabá celebra legado de Arnaldo Horácio Ferreira com inauguração de monumento

O neto do homenageado, Abraão Simão e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, contemplam o monumento


Nesta terça-feira (27), data em que a viúva de Arnaldo Horácio Ferreira celebra 93 anos de vida, o município de Luís Eduardo Magalhães recebeu um importante presente: a inauguração de um monumento em homenagem ao fundador da cidade. A obra foi instalada no cruzamento das avenidas Salvador e Barreiras, um dos pontos mais emblemáticos da cidade.

A cerimônia contou com a presença de familiares do homenageado, representantes do Poder Legislativo Municipal, do deputado estadual Paulo Câmara e do juiz Claudemir Pereira. As falas durante o evento destacaram o papel fundamental de Arnaldo Horácio Ferreira na criação do então povoado de Mimoso do Oeste, que mais tarde se transformaria em Luís Eduardo Magalhães.

Continue após propaganda da PREMIUM COMBUSTÍVEIS

Representando a família, o neto Rodrigo Ferreira agradeceu a homenagem ao avô:
“Parabéns, Juninho, pela justa homenagem! A pessoa que pensou, fundou e viabilizou esta cidade foi Arnaldo Horácio Ferreira. Ele não foi apenas um pioneiro, foi o fundador. Não foi apenas um desbravador, foi um verdadeiro empreendedor”, destacou.

O prefeito Junior Marabá também ressaltou a importância do legado deixado por Arnaldo:
“Luís Eduardo Magalhães é hoje a quinta economia da Bahia, com uma população estimada em 120 mil habitantes. Todos nós viemos para cá em busca de uma vida melhor e estamos construindo nossas próprias histórias. São 25 anos de progresso iniciados por alguém que merece ser lembrado e honrado. Esse monumento ao senhor Arnaldo Horácio Ferreira é atemporal, acima de qualquer mudança política”, afirmou.

Arnaldo Horácio Ferreira Arnaldo Horácio Ferreira (20/12/1931 – 04/10/2002) foi pecuarista, empresário e o visionário fundador de Luís Eduardo Magalhães. Chegou ao oeste baiano em agosto de 1979, acompanhado da esposa, Maria Cardoso Ferreira, e dos filhos. Criou o Posto Mimoso e liderou diversos empreendimentos, sendo peça-chave no desenvolvimento da região. Com espírito empreendedor, enxergou no cerrado baiano uma nova fronteira de progresso, que comparava à construção de uma “Nova Brasília”.

Barreiras celebrou seus 134 anos com muita cultura, música e emoção


Baião de Dois, Sandra de Sá e Maria Gadú encantaram público na Praça Landulfo Alves

Capital do Oeste e referência de desenvolvimento regional, Barreiras viveu um final de semana memorável para celebrar seus 134 anos de emancipação política. As comemorações, que marcaram a madrugada deste 26 de maio, levaram centenas de pessoas à Praça Landulfo Alves em uma verdadeira celebração da cultura, da história e da identidade local.

O ritmo do tradicional forró abriu a noite com o cantor Denis do Baião de Dois, que levantou o público com clássicos nordestinos e animou a grande quadrilha junina montada especialmente para a ocasião. À meia-noite em ponto, um dos momentos mais emocionantes tomou conta do público: o tradicional “parabéns para Barreiras”, acompanhado de muita música, alegria e aplausos da população.

Na sequência, a noite seguiu com dois grandes nomes da música popular brasileira. Sandra de Sá emocionou a plateia com sucessos como Olhos Coloridos e Retratos e Canções, enquanto Maria Gadú levou o público ao coro com canções como Shimbalaiê e Linda Rosa. A força da música uniu gerações e celebrou a diversidade cultural que marca a cidade.

Entre os muitos presentes, o casal João Pedro e Ingrid resumiu o sentimento coletivo. “A gente ficou encantado com a organização e com as atrações. Sandra de Sá e Maria Gadú foram incríveis, é muito especial ver artistas assim comemorando com a gente. Barreiras mereceu essa festa!”, disseram.

Comemorando mais que uma data, os barreirenses celebraram sua identidade e olharam para o futuro com orgulho. Barreiras, a maior cidade do Oeste da Bahia, reafirma sua vocação de polo cultural, econômico e social, consolidando-se como referência para toda a região.

Ao lado do vice-prefeito Túlio Viana, do secretário de Cultura, Gulla, e de equipes da administração municipal, o prefeito Otoniel Teixeira parabenizou Barreiras pela trajetória de crescimento e protagonismo regional. Em sua fala, destacou a diversidade da programação preparada para o mês de aniversário.

“Barreiras chega aos seus 134 anos com muito a comemorar. Ao longo de todo o mês, preparamos uma programação diversa, que contemplou a arte e o conhecimento com a 8ª edição da Flib, valorizou o esporte com ações e campeonatos, marcou novos avanços com ordens de serviço, e encerrou com essa grande celebração musical, que expressa bem o espírito da nossa cidade: forte, plural e vibrante. É uma honra conduzir esse momento ao lado de tantas pessoas que amam Barreiras”, ressaltou o gestor.

DIRCOM, prefeitura de Barreiras