Prefeitura de Ibotirama divulga programação do Arraiá da Capital do Céu 2025, com shows e fortalecimento do comércio local

A Prefeitura de Ibotirama anunciou a programação oficial do Arraiá da Capital do Céu 2025, que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, na Praça de Eventos. O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, vai reunir atrações regionais e nacionais, garantindo lazer para a população e fomentando a economia local.

Entre os nomes confirmados estão Batista Lima, ex-vocalista da banda Limão com Mel, Filomena Bagaceira, Manim Vaqueiro, Robson Aguiar, Giovanne Figueredo, Taty da Jamaica e Tapioca com Jabá. A abertura da festa será na sexta-feira (13), com shows de Robson Aguiar, Batista Lima e Giovanne Figueredo. No sábado (14), se apresentam Filomena Bagaceira, Manim Vaqueiro e Tapioca com Jabá.

Promovido pela Prefeitura de Ibotirama, com apoio do Governo da Bahia, o Arraiá da Capital do Céu é uma oportunidade para que comerciantes, ambulantes e prestadores de serviço ampliem seus ganhos durante o período junino.

A expectativa é de que o evento atraia um grande público, aqueça o comércio e gere emprego e renda para a população.

“O São João é um momento de confraternização, de valorização da nossa cultura e também de incentivo à economia local. Estamos preparando tudo com muito cuidado para oferecer uma festa bonita, segura e acolhedora para todos”, afirmou o prefeito Dr. Laércio.

Além da música, o evento reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura nordestina e o fortalecimento das tradições populares. A entrada é gratuita e toda a estrutura está sendo preparada para receber o público com conforto e segurança.

CECCOM, prefeitura de Ibotirama

Bahia foi segundo estado com maior taxa de morte entre jovens no Brasil em 2023

Dados foram divulgados nesta segunda-feira (12). Mortalidade de jovens no estado é 12 vezes maior que a de São Paulo, estado com o maior número de habitantes do Brasil e onde foi registrada a menor taxa em 2023.

A Bahia foi o estado com a segunda maior taxa de morte entre jovens em 2023, segundo o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) e construído em parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A mortalidade de jovens no estado é 12 vezes maior que a de São Paulo, estado com o maior número de habitantes do Brasil e onde foi registrada a menor taxa em 2023.

Segundo o relatório, a Bahia registrou 3.892 mortes de jovens naquele ano, o equivalente a 113,7 homicídios por cada 100 mil jovens. A taxa nacional de mortes para este grupo é de 45,1 homicídios a cada 100 mil jovens no mesmo período.

Vale ressaltar que a taxa de homicídios é maior entre os homens, que representam quase o dobro da taxa geral: 220,6 a cada 100 mil pessoas. Apesar do alto índice de óbitos entre jovens no estado, houve queda de 3,4% em comparação com os registros de 2022.

Ainda conforme o documento, a morte violenta é a principal causa dos óbitos. Entre 2013 e 2023, as armas de fogo se destacaram como as responsáveis pela maior parcela dos assassinados de jovens no Brasil. Em segundo lugar, estão os homicídios causados por instrumentos perfurantes e, em terceiro, os objetos contundentes.

Bahia foi estado com maior número de homicídios em 2023

Em números absolutos, a Bahia liderou o índice de homicídios no Brasil em 2023. Somente naquele ano, foram registrados 6.616 óbitos. Confira abaixo o ranking com os cinco estados com mais óbitos no período:

  • Bahia – 6.616;
  • Rio de Janeiro – 4.292;
  • Pernambuco – 3.697;
  • São Paulo – 3.043;
  • Ceará – 2.992

Apesar disso, o Atlas da Violência 2025 aponta que houve uma redução dos assassinatos em todo o Brasil. Entre as razões, estão o envelhecimento da população e o aprimoramento das políticas de segurança pública em alguns estados e municípios. Os especialistas apontam ainda que é evidente que na década passada o Brasil despertou para a necessidade de mudar a forma de fazer segurança pública.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) destacou que Salvador e Região Metropolitana (RMS) vem registrando reduções em casos de mortes violentas. Segundo o órgão, entre os meses de janeiro e abril deste ano, a capital baiana registrou uma queda de 12,6% nas mortes violentas, enquanto a RMS apresentou uma queda de 15,7% nesses casos. Em todo o estado, a queda é de 10,4%.

Jbnoticias/G1

Franklin Willer se reúne com comando da PM em Salvador, para tratar de doação de terreno para Batalhão

O vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Franklin Willer, cumpre agenda em Salvador e, nesta segunda-feira (12), esteve no quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia para reafirmar o compromisso do município com a doação do terreno destinado à construção do Batalhão da PM.

“O Projeto de Lei nº 023/2025 foi encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores no dia 4 de abril e, pela sua relevância estratégica para a melhoria da segurança pública e valorização da Polícia Militar na região, acreditamos na sua pronta aprovação”, destacou o vice-prefeito.


O subcomandante geral da PM, Coronel Lopes, o chefe de Gabinete do deputado Antônio Henrique Júnior, Rivaldo; o comandante geral da PM, Coronel Magalhães; o deputado estadual Antônio Henrique Júnior e o vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Franklin Willer

O deputado estadual Antônio Henrique Júnior, autor da indicação que transforma a 85ª CIPM em Batalhão, também participou do encontro.

“Foi indicação nossa, como deputado, a criação desse Batalhão. Temos o compromisso do nosso prefeito e do governador para a implantação em Luís Eduardo Magalhães. Em breve, o governador encaminhará a lei para aprovação. Esse é o nosso compromisso com a segurança de Luís Eduardo Magalhães. Parabéns a todos!”, declarou o parlamentar.

SECOM, prefeitura de LEM

Santa Rita de Cássia: 86ª CIPM realiza prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo

Na manhã desta terça-feira, 13, por volta das 8h, após troca de informações com a Polícia Civil, a 86ª CIPM tomou conhecimento de que um indivíduo estaria portando armas de fogo na localidade de Caraíbas de Melo, na zona rural de Santa Rita de Cássia. de forma irregular, bem como estaria utilizando tais armamentos para ameaçar moradores locais, conduta que, em tese, configura crime tipificado no artigo 147 do Código Penal (ameaça) e artigo 12 ou 16 da Lei nº 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

Diante da fundada suspeita, foi deflagrada uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de Santa Rita de Cássia, com o objetivo de averiguar o teor da denúncia e preservar a ordem pública.

As equipes deslocaram-se até o local informado e lograram êxito em localizar o suspeito. Procedeu-se à abordagem policial com base na fundada suspeita previamente, sendo realizada busca pessoal.

Nada de ilícito foi encontrado com o abordado.

Contudo, diante do relato de moradores e do comportamento suspeito do indivíduo no momento da abordagem, as equipes procederam com uma busca perimetral nas imediações da residência e do quintal do suspeito.

Durante a varredura, foram localizadas cinco (05) armas de fogo do tipo espingarda.

Também foram encontradas munições compatíveis com os calibres das armas apreendidas e uma espingarda de pressão 5.5.

Diante do cenário de flagrante delito, foi dada voz de prisão ao conduzido, que não ofereceu resistência, sendo imediatamente informado de seus direitos constitucionais.

O indivíduo de 28 anos, foi conduzido e apresentado à Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia, juntamente com todo o material apreendido, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD), com base no art. 12 da Lei nº 10.826/03 (posse irregular de arma de fogo de uso permitido).

Material apreendido:

* 03 espingardas do tipo “bate-bucha”;
* 01 espingarda cartucheira calibre .22;
* 01 espingarda cartucheira calibre .28;
* 01 espingarda de pressão;
* 01 aparelho telefônico;
* Munições.

86ª CIPM

Café fica 80,2% mais caro e lidera inflação nos últimos 12 meses

Bebida ficou mais cara nos supermercados do país

(Imagem ilustrativa) Foto: Lukas/ Pexels

O café moído foi o item que mais subiu de preço no Brasil nos últimos 12 meses até abril, segundo o IBGE. O aumento foi de 80,2%, e os dados foram divulgados na última sexta-feira (9), com base no IPCA, índice oficial da inflação.

Essa foi a maior alta do café desde a criação do real, em 1994. O recorde anterior, de 85,5%, inclui um período antes da nova moeda circular. A explicação para alta seria os estoques baixos e problemas com o clima.

Entre as cidades pesquisadas, Porto Alegre foi a campeã da alta, com 99,4%. Goiânia veio logo atrás, com 97%. Em São Paulo, o aumento foi menor, mas ainda forte: 65,34%.

Só em abril, o café moído ficou 4,48% mais caro. Em março, já havia subido 8,14%. Por isso, o produto continua pesando no bolso de quem faz compras.

Além de estar mais caro, o café foi o maior responsável pela alta no grupo de alimentação e bebidas. Esse grupo tem o maior peso no cálculo da inflação.

Pleno News

Secretaria de Sustentabilidade realiza ação “Maio de Portas Abertas” para atender população e setor empresarial

Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade de Luís Eduardo Magalhães promove a ação “Maio de Portas Abertas”, voltada ao atendimento direto da população e do setor empresarial.

A iniciativa tem como objetivo estreitar o diálogo e esclarecer dúvidas sobre temas relacionados à regularização ambiental, licenciamentos e demais assuntos pertinentes à pasta.

A ação consiste na disponibilização de toda a equipe técnica da secretaria — incluindo fiscais ambientais, analistas, gerência e diretoria — para atendimento ao público.

“Queremos proporcionar um ambiente de diálogo aberto e transparente, ajudando as empresas e a população a manterem-se em conformidade com a legislação ambiental. Estamos à disposição para orientar, tirar dúvidas e apoiar o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, destacou o secretário Kenni Henke.

Os atendimentos podem ser agendados por meio dos seguintes contatos:
 

  • (77) 99971-0416/3628-9033 (WhatsApp)
    Horário de funcionamento da Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e dos 14h às 18h, na Avenida Octogonal, Praça dos Três Poderes.

Oposição protocola pedido de CPMI do Roubo dos Aposentados

Senadores e deputados federais assinaram o pedido de investigação

INSS Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A oposição protocolou nesta segunda-feira (12) um pedido formal para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar fraudes nos descontos aplicados a aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A solicitação contou com o apoio de 36 senadores e 233 deputados federais.

O requerimento aponta para um esquema bilionário de irregularidades, envolvendo cobranças indevidas sobre os benefícios de aposentados e pensionistas, sem a devida autorização dos beneficiários. Segundo o documento, as fraudes ocorreram entre 2019 e 2024 e podem ter desviado cerca de R$ 6,3 milhões.

– Esse montante representa não apenas um grave dano ao erário, mas também a subtração direta de renda de milhões de brasileiros que dependem do INSS para sua sobrevivência – diz parte da justificativa.

A maior parte das vítimas são idosos e pensionistas, considerados um grupo especialmente vulnerável a esse tipo de prática abusiva. A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que muitos dos entrevistados afirmaram nunca ter autorizado os descontos em seus benefícios.

– Os valores foram retirados mediante falsificação de assinaturas e ausência de documentação adequada – analisa o documento que pede abertura de uma CPMI para analisar o caso.

Além da cobrança irregular, o requerimento também destaca falhas institucionais no INSS que facilitaram o esquema. De acordo com o texto, servidores públicos estariam envolvidos na fraude, incluindo o então presidente do instituto, que foi afastado e posteriormente demitido.

Para os parlamentares que apoiam o pedido, a “investigação é fundamental para identificar e corrigir essas falhas, aprimorando os mecanismos de controle e fiscalização do órgão”.

Se for iniciada, a CPMI terá prazo de 180 dias para conduzir as investigações, com um orçamento inicial de R$ 200 mil para custear os trabalhos. Os parlamentares ressaltam que uma apuração rigorosa é essencial para restaurar a credibilidade do INSS e das instituições públicas perante a população.

A partir da instalação da CPMI, os parlamentares esperam reunir documentos, ouvir testemunhas e realizar análises para compreender o funcionamento da fraude e propor medidas de correção para evitar que crimes semelhantes voltem a ocorrer no sistema previdenciário brasileiro.

Pleno News

Barreiras: Homem procurado pela justiça é reconhecido pelo Sistema de Reconhecimento Facial e detido.

Nessa segunda-feira (12), às 16h01min, câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial | SSP-BA, na cidade de BARREIRAS , identificaram um homem procurado pela justiça, com mandado de prisão expedido pela VARA DE JURISDIÇÃO PLENA – SAO DESIDERIO, tendo como espécie de prisão DEFINITIVA. O procurado foi conduzido para 1ªDT/11ªCOORPIN, onde a validade do mandado foi ratificada, gerando boletim de ocorrência nº: 00354341/2025.

TIPIFICAÇÃO PENAL: TRÁFICO DE DROGAS

Videomonitoramento : CICOM – BARREIRAS

CICOM BARREIRAS

Gripe: 6 mil pessoas já estão imunizadas contra a doença em LEM

Imagem 1

Neste sábado, 10 de maio, aconteceu o Dia D de vacinação contra a gripe em Luís Eduardo Magalhães, das 8h às 16h, em 15 salas de vacina do município, com foco no atendimento ao grupo prioritário. Ao todo, 644 pessoas foram imunizadas. A ação visa ampliar a proteção da população em um período de aumento das doenças respiratórias. Desde o início da campanha, em 7 de abril, um total de 6 mil pessoas recebeu a vacina.

O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, chamou a atenção da população para o fato de que, mesmo após o Dia D, as salas de vacina continuam abertas para a imunização.

“A prevenção é o melhor caminho, e nós, em Luís Eduardo, temos esse cuidado, esse respeito com a população, para que sigamos imunizando a todos. Lembrando que a campanha continua, e seguimos convocando a todos — quem tem um vizinho, um parente que ainda não está ciente da importância. As salas de vacina seguem à disposição da população para acolhimento e humanização.”

A vacina continua disponível no município, nas seguintes salas de vacinação:

Unidade de Saúde Ida Klein; Luís Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luís Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antônio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.

POLÍCIA CIVIL juntamente com a Polícia Militar, a GCM e o Conselho Tutelar realiza Operação CAMINHOS SEGUROS em Luis Eduardo Magalhães

POLÍCIA CIVIL juntamente com a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar, no âmbito da OPERAÇÃO CAMINHOS SEGUROS, realiza ação fiscalizatória e preventiva em estabelecimentos em Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo de apurar denúncias, reprimir e prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através do NEAM de Luís Eduardo Magalhães, com o apoio da 85ª Companhia Independente da Polícia Militar – Luís Eduardo Magalhães, da Guarda Civil Municipal e do Conselho Tutelar do município, no dia 10/05/2025, realizou ações preventivas e educativas no município de Luís Eduardo Magalhães com o finalidade de implementar os objetivos estipulados no Plano Estadual de Atuação Integrada no âmbito da operação caminhos seguros. 

Nesse contexto, foi feito o reconhecimento de pontos de interesse nos quais havia informações acerca da possível vulnerabilização de crianças e adolescentes no período noturno. Foram realizadas abordagens e verificações em pessoas, veículos e edificações a fim de apurar referidas denúncias e identificar eventuais indivíduos com mandados de prisão em aberto.

A ação resultou na intervenção em 10 (dez) estabelecimentos, na abordagem a 5 (cinco) veículos e 123 (cento e vinte e três) pessoas. Além disso, foram identificadas 3 (três) crianças e 5 (cinco) adolescentes em situação de vulnerabilidade, sendo estes encaminhados ao Conselho Tutelar ou aos seus responsáveis legais. Ademais, 2 (dois) genitores foram notificados. 

Na operação houve o emprego de 2 (duas) viaturas da Polícia Civil, 1 (uma) da Polícia Militar, 1 (uma) da Guarda Civil Municipal e um veículo oficial do Conselho Tutelar do Município de Luís Eduardo Magalhães.

NEAM – DT de Luís Eduardo Magalhães/BA – 11ª COORPIN