Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em granja comercial

Até o momento, a gripe aviária só havia atingido aves silvestres

Brasil registrou o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial Foto: Arquivo/Agência Brasil

Um foco de gripe aviária foi confirmado em uma granja de produção comercial no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Apesar do registro, autoridades reforçam que a doença não oferece risco ao consumo de carne de frango ou ovos. A transmissão para seres humanos é considerada rara e costuma ocorrer apenas em casos de contato direto e intenso com aves infectadas, vivas ou mortas – como no caso de profissionais da área avícola.

Diante da confirmação, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias, válido exclusivamente para o município afetado. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Este é o primeiro episódio de gripe aviária identificado em uma instalação comercial de aves no Brasil. Até então, os casos relatados no país se restringiam a aves silvestres. O vírus já circula em diversas regiões do mundo desde 2006, com presença mais frequente na Ásia, África e Europa setentrional.

De acordo com a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, os primeiros sinais – problemas respiratórios e neurológicos – foram observados em um plantel de reprodutoras. Amostras coletadas foram analisadas em um laboratório especializado em Campinas (SP), onde houve a confirmação do vírus.

Com o diagnóstico positivo, a granja foi imediatamente interditada, e todas as aves remanescentes foram abatidas como parte do protocolo de controle sanitário.

O Ministério da Agricultura também comunicou oficialmente o caso à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, além de informar representantes do setor produtivo e países que mantêm relações comerciais com o Brasil.

Pleno News

Reinauguração do PROMATI celebra cuidado e valorização da terceira idade em LEM

A Primeira-dama e secretária da Cidadania, Cinthya Borges e o prefeito Junior Marabá

Foi com muita emoção e sentimento de dever cumprido que foi reinaugurada, nesta quarta-feira (14), a sede do PROMATI – Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade, após passar por uma ampla reforma. O espaço, que é referência no atendimento e acolhimento da pessoa idosa no município, recebeu melhorias estruturais e de acessibilidade, tornando-se ainda mais moderno, funcional e acolhedor.

Durante a cerimônia, a primeira-dama e secretária municipal da Cidadania, Cinthya Marabá fez um discurso emocionante, reforçando o compromisso com o bem-estar da população idosa.

“Estou muito feliz e grata por cada cantinho deste lugar que foi pensado com muito amor e muito carinho e é para vocês. O PROMATI é de vocês e para vocês. Quero que aproveitem não só o espaço, mas também as atividades que são oferecidas aqui”, declarou Cinthya, sendo calorosamente aplaudida pelos presentes.

O prefeito Junior Marabá também destacou a importância do momento e fez questão de reconhecer o empenho da secretária à frente da pasta da Cidadania.

“Agradeço a Deus por ter a Cinthya ao meu lado nesse trabalho social em Luís Eduardo Magalhães. Nós, que temos a nossa família, filhos pequenos, e mesmo assim dedicamos tempo para cuidar de outras famílias. Eu vejo nela uma garra muito grande. A Cinthya está empenhada, está lutando, e o compromisso dela tem sido referência e inspiração”, afirmou o prefeito.

A reforma
As melhorias incluem a reforma completa dos banheiros e salas, cobertura da piscina, paisagismo, manutenção dos equipamentos de ginástica, reforma da fachada e a criação de novas salas no quiosque, além da revitalização de todo o ambiente interno.

Motorista de app é sequestrado, torturado e esquartejado em Eunápolis

Assassinos enviaram vídeo do crime à família

Um motorista de aplicativo identificado como Weverton Antônio dos Santos, de 28 anos, foi sequestrado, torturado e morto por integrantes de uma facção criminosa em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, na última terça-feira (13). 

Informações preliminares indicam que Weverton foi visto pela última vez após buscar o enteado na escola, no mesmo dia. Parentes e amigos só souberam o que havia acontecido com ele após receberem um vídeo gravado pelos criminosos, no qual a vítima aparece sendo decapitada.

As partes do corpo do motorista foram localizadas apenas na madrugada de quarta-feira (14), ainda na cidade. Já o carro foi encontrado abandonado em uma estrada vicinal, no distrito de Pindorama, na zona rural de Porto Seguro.

Em entrevista ao site Radar News, a a mãe do motorista, Lindinalva Ramos, cobrou ação imediata das autoridades. “Se fosse um policial ou filho de um doutor, a cidade já estava cheia de reforços. Ele nunca foi envolvido com nada. Até quando vamos ficar reféns do crime?”, desabafou.

Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia Territorial de Eunápolis está apurando as circunstâncias, autoria e motivação do homicídio. Guias para remoção e perícia foram expedidas, e diligências e oitivas estão sendo realizadas para esclarecer o caso.

BNews

CIPE/Cerrado recupera combustível furtado em LEM

Na noite de ontem, por volta das 20h, após informação sobre um galpão no bairro Bosque dos Girassóis, em Luis Eduardo Magalhães, onde frequentemente, estaria ocorrendo a transferência de combustível de um caminhão tanque para outros recipientes, guarnições da CIPE CERRADO, deslocaram até o bairro citado, encontrando o galpão onde três homens foram flagrados retirando combustível do caminhão tanque de uma grande empresa e depositando em outros recipientes, de vinte e de até mil litros.

O combustível teria sido negociado entre o funcionário da distribuidora, o funcionário de uma fazenda e um terceiro homem, o receptador. Diante do fato, dois caminhões, os recipientes com combustível e os três envolvidos foram levados para o DISEP, para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Segurança de LEM que cedeu veículos e pessoal para o transporte do material apreendido.

CONDUZIDOS:

▪️Homem de 43 anos;
▪️Homem de 45 anos;
▪️Homem de 60 anos.

MATERIAL APREENDIDO:

▪️06 reservatórios de mil litros cheios de diesel;
▪️01 reservatório de mil litros vazio;
▪️22 recipientes de 20 litros cheios de diesel;
▪️4 telefones celulares;
▪️R$ 817,10 (oitocentos e dezessete reais e dez centavos) em espécie;
▪️03 cheques no valor de R$ 1000,00 (mil reais);
▪️01 cheque no valor de R$ 1846,40 (mil oitocentos e quarenta e seis reais e quarenta centavos);
▪️01 caminhão (cavalinho) Scania de placa KFO2911;
▪️01 caminhão tanque Volvo de placa RCP8I51.

ASCOM CIPE/CERRADO

Vice-prefeito Franklin Willer discute duplicação da BR-242 com superintendente do DNIT

O vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Franklin Willer, esteve reunido na tarde desta terça-feira (13), em Salvador, com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Roberto Alcântara de Souza, para tratar do projeto de duplicação do trecho da BR-242 que liga Barreiras a Luís Eduardo Magalhães.

Legenda: o chefe de Gabinete do deputado Antônio Henrique Júnior, Rivaldo; o deputado estadual Antônio Henrique Júnior o vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Franklin Willer e o superintendente regional do Denit, Roberto Alcântara de Souza

A reunião teve como objetivo acompanhar o andamento da proposta e reforçar o interesse do município na execução da obra, considerada fundamental para a segurança viária e o desenvolvimento econômico da região Oeste da Bahia.
Segundo Franklin Willer, o encontro trouxe uma importante notícia:

Continue após propaganda da Abatedouro Flor Lis

“A boa notícia que o representante do DNIT nos deu é de que o projeto de duplicação está finalizado, aguardando agora as liberações ambientais. Caso continue dentro da programação, há a possibilidade de início da obra ainda em 2025”, comemorou o vice-prefeito.

O deputado estadual Antônio Henrique Júnior, defensor da pauta junto ao governo estadual e federal, também participou da agenda e reforçou o compromisso com a melhoria da infraestrutura rodoviária da região.

A duplicação da BR-242 é uma demanda histórica, que visa não apenas melhorar o tráfego de veículos e reduzir acidentes, mas também fortalecer o escoamento da produção agrícola e industrial de uma das regiões mais produtivas do país.

PF deflagra 5ª fase da operação contra venda de sentenças no STJ

Corporação vê indícios de lavagem de dinheiro, corrupção, câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa

Viatura da Polícia Federal Foto: Coordenação-Geral de Comunicação Social/PF

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta terça-feira (13), a quinta fase da Operação Sisamnes, que mira um esquema de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores de aproximadamente R$ 20 milhões e apreensão dos passaportes dos suspeitos.

A corporação explica que a nova fase da operação visa “aprofundar a investigação em relação aos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa”.

As apurações da PF identificaram a existência de uma “rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro, criada para dissimular a origem ilícita das supostas ‘propinas’ lançadas para a compra de decisões judiciais proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça”.

A nova fase da operação foi determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação tem como alvo empresas que ocultaram e dissimularam as propinas, além dos empresários por trás delas, operadores financeiros, casas de câmbio e também laranjas.

Para Zanin, há indícios de um “verdadeiro comércio de decisões judiciais”, no qual o empresário e lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, tinha papel fundamental. Segundo o magistrado, Gonçalves “estabeleceu rede de contatos com magistrados e assessores de ministros do STJ e de integrantes dos Tribunais de Justiça, bem como com uma série de intermediadores, a fim de auferir benefícios derivados de decisões judiciais e informações privilegiadas”. Gonçalves está preso desde o último dia 26 de novembro.

Pleno News

Mendonça: Supremo imparcial ajudaria a pacificar o país

O ministro costuma ser voto vencido em temas políticos ou ligados à liberdade de expressão

André Mendonça Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Nesta segunda-feira (12), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a pacificação do Brasil depende da atuação imparcial do Supremo. A declaração foi feita durante o evento Doing Business in Brazil, na universidade Georgetown, em Washington, capital dos Estados Unidos.

Ao comentar a polarização política, Mendonça disse que o país está dividido e que não vê possibilidade de pacificação antes das próximas eleições. Para ele, o Judiciário precisa agir com imparcialidade e credibilidade para ajudar o país a superar esse cenário.

– Nós precisamos passar pelas próximas eleições. Não vejo possibilidade neste momento de ter uma busca de pacificação. Acho que isso passa muito pelo Poder Judiciário – disse ele.

E continuou:

– Cabe a cada um de nós, no Supremo Tribunal Federal, tentarmos ser esses agentes de segurança, de imparcialidade, de credibilidade do país, de aplicação justa da lei, independentemente das partes que estão envolvidas.

Durante sua fala no evento, que terminará nesta quarta (14), o ministro reafirmou o compromisso com a imparcialidade e disse que há tensão constante entre diferentes visões ideológicas no Brasil.

– Eu prezo muito pela imparcialidade e há uma tensão muito grande entre linhas diferentes de ideologias no Brasil.

Indicado ao STF em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mendonça costuma ser voto vencido em temas políticos ou ligados à liberdade de expressão. Ele defende posições mais abertas nesse campo, mesmo quando isso o coloca em minoria.

Pleno News

Santa Rita de Cássia: 86ª CIPM realiza prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo

Na manhã desta terça-feira, 14, por volta das 10h, a PM realizou a prisão em flagrante de indivíduo por posse irregular de arma de fogo na rua Osvaldo Fidélis, no centro de Santa Rita de Cássia.

A guarnição do 3º Pelotão da 86ª CIPM em conjunto com uma Guarnição da CIPE Cerrado recebeu denúncia anônima informando que um indivíduo estaria de posse de arma de fogo, ameaçando moradores.

Ao chegar ao local indicado, os policiais identificaram o suspeito de 21 anos. Durante a abordagem, o mesmo negou as acusações, porém, após buscas nas imediações, foi localizada uma arma de fabricação artesanal (bate-bucha), que o próprio indivíduo assumiu ser de sua propriedade, alegando uso para segurança pessoal.

Além da arma, dois veículos foram encontrados na porta da residência: uma motocicleta CG 125 preta, sem placa e proveniente de leilão, inapta para circulação, e uma Honda Lead 110, de cor rosa, placa NZQ-6488, que o suspeito afirmou ser de sua propriedade. Ambos os veículos apresentavam irregularidades.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor de 21 anos, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma e os veículos apreendidos, para adoção das medidas cabíveis.

Ascom 86ª CIPM

PM é acionada após suposto assalto na zona rural de LEM; veículo capotou durante fuga



Na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de assalto na zona rural de Luís Eduardo Magalhães. Segundo informações repassadas à corporação, um adolescente de 13 anos relatou ter sido feito refém por um indivíduo armado com uma faca.

De acordo com o menor, o suspeito invadiu a residência, rendeu o adolescente, desligou as câmeras de segurança e, em seguida, fugiu levando um veículo Ford Fiesta. Durante a fuga, o carro foi capotado entre as Vilas III e IV. Após o acidente, pelo menos dois suspeitos teriam fugido para uma área de mata, dificultando a captura.

Ainda segundo relatos, o adolescente não sofreu ferimentos graves, mas ficou bastante abalado com o ocorrido. A Polícia Militar realizou buscas na região, mas até o momento os suspeitos não foram localizados.

Em outra ação policial ocorrida ontem, terça-feira, 13 de maio, a Polícia Militar conseguiu recuperar uma motocicleta que havia sido roubada momentos antes, também na Vila. Assim como no caso do Ford Fiesta, os autores do crime também fugiram para a mata e seguem foragidos.

Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

GCM/LEM segue atuando de forma firme na proteção da população e manutenção da ordem pública

No período de 05 a 11 de aio, destacam-se as seguintes ocorrências:

✅•28 OCORRÊNCIAS de PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO

•02 apoios ao SAMU

•01 apoio a Oficial de Justiça

Recuperação de veículo com restrição contratual

✅CRIANÇA DESAPARECIDA – 07/05

Criança desaparecida no bairro Santa Cruz foi localizada pela GCM e entregue com segurança aos pais.

✅ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA – 06/05

GCM prestou apoio à SUTRANS em ocorrência na Av. Brasília. Condutor de motocicleta ferido foi socorrido pelo SAMU. O condutor do automóvel, com sinais de embriaguez, recusou o teste do etilômetro e foi conduzido ao DISEP.

DIREÇÃO PERIGOSA – 08/05

Após colisão entre veículos, condutor com sinais de embriaguez se recusou a realizar o teste do etilômetro. Encaminhado ao DISEP para providências legais.

✅TRÁFICO DE DROGAS – 08/05

Após denúncia de ameaça com arma de fogo no bairro Santa Cruz, a GCM localizou o acusado e apreendeu entorpecentes e dinheiro. Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir, sendo necessário o uso de algemas. Encaminhado ao DISEP.

FESTA CLANDESTINA – 10/05

Guarnição acionada por perturbação do sossego. Um indivíduo resistiu à abordagem, sendo necessário o uso moderado da força. No local, havia menores de idade, que foram entregues aos responsáveis. Ocorrência registrada no DISEP.

✅FURTO – 11/05

Vítima teve seu celular furtado em um estabelecimento no bairro Santa Cruz. Com auxílio das imagens de segurança, o acusado foi localizado e confessou o furto, devolvendo o aparelho. Encaminhado ao DISEP.

DIREÇÃO PERIGOSA – 11/05

Durante patrulhamento no Jardim das Acácias, um menor foi flagrado praticando manobras perigosas com motocicleta sem placa. Veículo apreendido e menor entregue ao responsável.

✅VEÍCULO SUSPEITO – 11/05

Na Av. Brasília, duas motocicletas em desacordo com o Código de Trânsito foram abordadas. Os condutores estavam sem documentação e a SUTRANS foi acionada para as medidas cabíveis.

Secretaria de Segurança de LEM