LEM: Câmara aprova projeto que garante terreno para construção do Departamento de Polícia Técnica (DPT)

Na manhã desta segunda-feira (19), por volta das 10h, a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou uma sessão extraordinária convocada em regime de urgência para votar, o Projeto de Lei n° 035/2025, de autoria do poder executivo, que autoriza a permuta de terrenos entre o município e o Governo do Estado da Bahia.

Segundo a Câmara de Vereadores, o objetivo da proposta é reorganizar os espaços públicos da cidade e abrir caminho para novos projetos nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Um dos principais pontos da iniciativa é a cessão de um terreno localizado na região do DISEP, que será destinado à construção do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Após a sessão, o repórter Weslei Santos conversou com o presidente da Casa, vereador Reinildo Nery, que destacou a importância do projeto. “A aprovação desse projeto representa um grande avanço para Luís Eduardo Magalhães. Com a instalação do DPT, a cidade deixará de depender exclusivamente de Barreiras em casos de homicídios, acidentes ou outras situações que exigem perícia. Infelizmente, já tivemos casos em que vítimas permaneceram mais de oito horas sobre o asfalto quente sendo coberto por um pano ou lençol aguardando a chegada de peritos. Conheço famílias que passaram por isso”, relatou.

A urgência na convocação da sessão se deve ao fato de que os recursos para a construção do Departamento de Polícia Técnica já estão disponíveis, e a liberação da área é fundamental para o início das obras.

O projeto agora será mandado pro governo para sanção do Executivo Municipal.

Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

PF: Comando Vermelho ordenou suspensão de crimes durante G20

Ordem da facção ocorreu após diálogo com uma autoridade não identificada

Foto oficial do G20 Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Polícia Federal (PF) informou ter descoberto que a liderança do Comando Vermelho (CV) ordenou a suspensão de atividades criminosas no Rio de Janeiro durante a Cúpula do G20, evento que reuniu autoridades internacionais na Marina da Glória, em fevereiro de 2024. De acordo com informações do jornal O Globo, a ordem partiu de Arnaldo da Silva Dias, conhecido como Naldinho, integrante do Conselho Permanente da facção.

No comunicado de Naldinho, ele determina que os integrantes da organização criminosa segurassem “sete dias sem guerras e roubo”, após fazer contato com um “representante das autoridades”. No texto, ele afirma que como houve “diálogo”, as autoridades “demonstraram um respeito” para com a facção.

– Boa tarde a todos meus irmãos. Hoje, um representante das autoridades no Rio procurou o irmão que é sintonia e pediu para nós segurarmos sete dias sem guerras e roubo devido ao G20 (são representantes de 20 países diferentes). Para evitar isolamentos de irmãos que venham a ter ligação com determinada área. Todos estamos de acordo em segurar esses sete dias até porque se veio no diálogo, eles demonstraram um respeito por nós – disse Naldinho.

No dia 6 de março, o líder do grupo voltou a destacar a ordem e frisou que não toleraria descumprimentos.

– Irmãos das comunidades CV, venham se atentar em suas responsabilidades, pois os roubos de carros e motos ainda continuam proibidos pela facção. Não vamos aturar mais desculpas – assinalou.

Ainda não se sabe qual autoridade contatou o CV.

A Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro foi realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Museu de Arte Moderna (MAM). Foi a primeira vez que o Brasil sediou o evento, que reuniu chefes de Estado de diversos países, incluindo o até então presidente dos EUA, Joe Biden; da China, Xi Jinping; da França, Emmanuel Macron; e da Argentina, Javier Milei.

Pleno News

Aluna de Luís Eduardo Magalhães é vice-campeã juvenil da Taça Brasil de Xadrez para cegos

Kiara é aluna da Escola Municipal José Cardoso de Lima

Kiara acompanhada dos professores Kassio Defensor e Marcos Sasse

A estudante Kiara Cristina Silva Pereira, de apenas 13 anos, aluna da Escola Municipal José Cardoso de Lima, conquistou o vice-campeonato juvenil na Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2025 – Etapa Nordeste, realizada entre os dias 16 e 18 de maio, em Salvador.

O secretário municipal de Educação, Jefferson Café com Kiara e família durante a Jornada Pedagógica 2025

A competição reuniu cerca de 45 enxadristas cegos de todo o país, e Kiara foi a enxadrista federada mais jovem entre os participantes. Seu desempenho chamou atenção pela técnica, maturidade e determinação.
O convite para participar do torneio partiu da Federação Baiana de Xadrez, por meio do presidente Luciano Zállio, que conheceu a trajetória de Kiara enquanto atuava como árbitro na OILEM (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães).

Kiara já participou de duas edições da OILEM, enfrentando mais de 60 atletas da sua categoria. Em 2023, conquistou o 17º lugar, e em 2024, foi vice-campeã — mesmo sendo a única competidora cega da competição. Um verdadeiro exemplo de superação, talento e dedicação.

A participação de Kiara na Copa Brasil de Xadrez para Cegos teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Desporto Escolar.

O secretário municipal de Educação, Jefferson Café, parabenizou a estudante pela conquista.

“Kiara é motivo de orgulho para nossa rede. Uma jovem determinada, que inspira a todos com sua história de superação. Esse resultado é o reflexo do seu esforço, e reforça a importância de continuarmos investindo no esporte escolar e na inclusão. Também parabenizo os professores Marcos Sasse e
Kassio Defensor que foram fundamentais para a participação de Kiara nessas competições”, destacou o secretário.

LEM: Vereador Irmão Marcelo solicita instalação de Ponto de Ônibus no bairro Top Park e Vista Alegre

Solicitei a instalação de um ponto de ônibus no bairro Top Park e Vista Alegre!

Essa é uma demanda da comunidade, e agora estamos avançando para garantir mais conforto e proteção a mais de 300 alunos, que diariamente enfrentam sol e chuva esperando o transporte escolar.

Esse pedido faz parte do nosso compromisso com as famílias, com a educação e com a qualidade de vida de quem mais precisa.
Tenho andado pelos bairros, ouvindo de perto as necessidades da população — porque é assim, junto com a comunidade, que construímos soluções reais.

Seguimos firmes, trabalhando com seriedade e responsabilidade por uma cidade mais justa e acolhedora pra todos!

PROMATI: mais de 200 idosos foram beneficiados em ação com foco na saúde ortopédica

Iniciativa conjunta das secretarias de Saúde e da Cidadania foi realizada nos dias 16 e 17 de maio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das Secretarias de Saúde e da Cidadania, realizou nos dias 16 e 17 de maio a Ação Cidadania e Saúde, com foco na saúde ortopédica dos idosos atendidos pelo PROMATI (Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade), que atendeu mais de 200 pessoas durante os dois dias de atividades.

A ação contou com consultas especializadas com ortopedistas e a realização de exames de densitometria óssea, fundamentais para identificar sinais de osteoporose e orientar sobre a necessidade de uso de medicamentos para reposição de cálcio, fortalecendo a prevenção e o tratamento precoce de doenças ósseas.

Um dos beneficiados pela ação, o aposentado José Laurindo, celebrou a iniciativa.“É muito importante, porque quando a gente fica velho os ossos vão ficando mais fracos, e é bom ter esse acompanhamento. A gente se sente mais cuidado”, disse.

“O envelhecimento traz naturalmente a perda de massa óssea. A densitometria é essencial para sabermos o momento certo de intervir, seja com fisioterapia, suplementação ou medicação. É um cuidado que pode evitar fraturas e complicações futuras”, explicou o secretário de Saúde e ortopedista, Dr. Pedro Henrique Ribeiro.

Além do atendimento ortopédico, os idosos também tiveram acesso a fisioterapeutas, nutricionistas, profissionais de saúde bucal e aferição de pressão arterial — serviços complementares que reforçam o cuidado integral à saúde.

A gerente da Cidadania, Mag Cunha, destacou o compromisso com a qualidade de vida da pessoa idosa.

“Esse olhar direcionado à saúde ortopédica é muito importante, porque garante autonomia e mobilidade aos nossos idosos. E quando somamos isso ao acolhimento e aos demais atendimentos, estamos oferecendo um cuidado completo e humanizado”, afirmou.

Prefeitura de LEM abre processo seletivo para visitadores do Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, abriu inscrições para o processo seletivo de visitadores do Programa Criança Feliz. O período de inscrição será de 19 a 23 de maio de 2025, das 8h às 16h, na sede da Secretaria, localizada na Rua Valdemar Klein, nº 129, bairro Imperial.

Estão sendo ofertadas 15 vagas, sendo duas reservadas para pessoas com deficiência. A seleção será realizada por meio de avaliação curricular, conforme critérios estabelecidos em edital.
Para participar, os interessados devem ter ensino médio completo e experiência comprovada na área social.

Documentação necessária:
Os documentos deverão ser entregues em envelope tamanho A4, lacrado após preenchimento de checklist fornecido no ato da inscrição. São exigidos:

  • 1 foto 3×4
  • Cópias simples do RG e CPF
  • Comprovante de conclusão do ensino médio
  • Cópias de títulos (se houver), como graduação, especialização, mestrado ou doutorado
  • Declaração de experiência (se houver)

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, executada pelo município, que promove o desenvolvimento integral da primeira infância por meio de visitas domiciliares e ações intersetoriais com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade social.

Bebê reborn: Limites da realidade

Um alerta da psicologia sobre riscos emocionais que não podem ser ignorados

Bebê reborn Foto: EFE/ J.J. Guillén

Como psicóloga, preciso levantar uma preocupação séria e crescente: o envolvimento emocional excessivo de algumas pessoas com bebês reborn — bonecos hiper-realistas tratados como filhos reais. O que inicialmente poderia ser compreendido como um recurso simbólico ou terapêutico, tem ultrapassado os limites da realidade em muitos casos, dando sinais claros de sofrimento psíquico não elaborado.

Tenho acompanhado relatos de pessoas que:

– alimentam rotinas diárias com o boneco como se fosse um bebê vivo;
– apresentam crises emocionais intensas se separadas dele;
– exigem que familiares, amigos e até o Estado reconheçam o boneco como “filho”;
– afastam-se de vínculos humanos para viver em função do objeto;
– resistem a qualquer tentativa de ajuda, afirmando que “não há problema nenhum”.

Essas atitudes não podem ser vistas com normalidade ou romantizadas. Estamos diante de possíveis sinais clínicos que exigem atenção e intervenção.

Transtornos possíveis envolvidos
O comportamento excessivamente afetivo e simbiótico com o bebê reborn pode estar relacionado a:

* Transtorno do luto complicado: quando a dor pela perda de um filho, gestação ou sonho materno não é elaborada e permanece viva, transformando o boneco em substituto emocional.

* Transtornos de apego: dificuldade em estabelecer vínculos reais e seguros, resultando em afeto direcionado a objetos por medo de rejeição.

* Transtornos de personalidade: em especial traços de dependência, histrionismo e borderline, quando há dificuldade em distinguir fantasia e realidade afetiva.

* Transtornos dissociativos e psicóticos: nos casos mais graves, quando há negação total da realidade, delírios e comportamento paranoico em torno do boneco.

* Depressão e solidão patológica: o bebê reborn passa a ser a única “companhia segura”, o que indica uma desconexão grave com o mundo exterior.

O exagero não é inofensivo
É importante que sociedade, famílias e profissionais da saúde não minimizem esses sinais. O exagero afetivo em torno de um objeto não pode ser tratado como “só uma escolha”. Quando há sofrimento, isolamento, rigidez emocional e substituição da vida real por uma fantasia, estamos falando de um quadro clínico que precisa de ajuda profissional.

Negligenciar isso é perpetuar o sofrimento silencioso de pessoas que estão clamando por acolhimento, mas se refugiaram em uma construção simbólica por medo da dor real.

Como psicóloga, deixo aqui este alerta:

– Não trate como “normal” o que é um pedido de socorro disfarçado;
– Não incentive o reforço de vínculos com o irreal como se fosse cura;
– Respeite a dor, mas também proponha verdade e ajuda;
– O acolhimento é essencial, mas a conivência com a fantasia pode agravar o sofrimento;
– Buscar ajuda psicológica não é sinal de fraqueza, mas de coragem e amor próprio.

Conclusão
A saúde mental precisa ser levada a sério. Há uma linha tênue entre afeto simbólico e ilusão emocional. Quando essa linha é ultrapassada, não estamos mais falando de liberdade emocional, mas de aprisionamento psíquico.

Se você conhece alguém que vive em função de um bebê reborn — ou se isso acontece com você —, não ignore os sinais. Há tratamento, há escuta, há caminhos de cura. E há vida além da fantasia.

Vamos falar sobre isso com responsabilidade, acolhimento e verdade.

Marisa Lobo

Pleno News

Luís Eduardo Magalhães sediará etapa regional da Copa 2 de Julho no dia 24 de maio

No próximo dia 24 de maio, às 9h, o Estádio Municipal Coronel Aroldo será palco da etapa regional Oeste da Copa 2 de Julho de Futebol Masculino Sub-15, uma das maiores competições de base da Bahia.

A cidade de Luís Eduardo Magalhães receberá 30 jovens atletas sub-15, que estarão em busca da classificação para a próxima fase do torneio. A etapa regional envolve 256 municípios baianos, reforçando o papel do esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e valorização de talentos locais.

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a Copa 2 de Julho homenageia a Independência da Bahia, celebrada em 2 de julho, e se consolidou como uma das mais importantes vitrines do futebol de base no estado.

A diretora de Esporte da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Kaline Lira, destacou a importância da participação da comunidade no evento:
“Essa é uma competição muito importante. Estamos dando todo o apoio aos nossos atletas e convidamos a população para prestigiar os jogos e incentivar nossos jovens talentos”, afirmou.

LEM: Briga termina em homicídio a facadas no bairro Santa Cruz III

Um homem identificado como Geovane Queiroz Oliveira, de aproximadamente 35 anos, foi morto com golpes de faca na noite deste domingo (18), pouco depois das 18h, na Rua Itaparica, no bairro Santa Cruz III, em Luís Eduardo Magalhães.

A vítima teria se envolvido em uma luta corporal com outro indivíduo. Durante o confronto, o agressor perseguiu Geovane e desferiu dois golpes de faca na região do tórax.

Mesmo ferido, o homem ainda tentou fugir, mas caiu em frente a uma residência na mesma rua, onde morreu antes de receber socorro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), apenas poderam constataram o óbito.

A 85ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) isolou a área para preservar a cena do crime.  O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e removeu o corpo para o necrotério de Barreiras, onde será feito o exame de necropsia.

Logo após o crime, a Polícia Militar iniciou diligências e, com base em uma denúncia anônima, conseguiu localizar e prender o suspeito. Ele foi reconhecido e encaminhado à delegacia de Polícia Civil. Com o autor, os policiais encontraram uma faca, possivelmente utilizada no homicídio.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil

Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

Estimativa aponta crescimento de 9,8% na produção da safra baiana de grãos em 2025

Segundo estimativa do IBGE, revisões positivas foram puxadas pela soja e milho 1ª safra

estimativa safra de grãos bahia, IBGE, LSPA, 2025
Foto: Divulgação

A estimativa para a safra de grãos da Bahia em 2025 teve revisão para cima na passagem de março para abril e deve chegar a 12.491.174 toneladas neste ano.

Isso representa um aumento de 9,8% (ou mais 1.110.079 t) em relação ao resultado de 2024 (11.381.095 t) e sustenta um novo recorde para o estado, superando em 2,8% (mais 343.116 t) a safra de 2023, que havia sido a maior até então (12.148.058 t).

Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados nesta quinta-feira (15), pelo IBGE.

Ainda de acordo com os dados, frente a março, a previsão da safra baiana de grãos em 2025 cresceu 2,2% (mais 274.310 t), puxada por revisões positivas na soja e no milho 1ª safra

Soja e milho

A produção de soja na Bahia deve chegar a 8.606.190 toneladas neste ano, sendo 14,3% maior do que a de 2024 (mais 1.074.090 t).

Houve aumento de 3,3% em relação à estimativa de março (mais 273.000 t), em decorrência de um incremento no rendimento médio da lavoura, de 3.888 kg/hectare para 4.015 kg/hectare.

Já o milho 1ª safra deve ter um aumento de 3,7% frente ao colhido em 2024 (mais 58.110 t), chegando a uma produção de 1.609.200 toneladas em 2025. Houve alta de 1,0% (mais 16.200 t) frente ao estimado em março, também em virtude de um maior rendimento esperado: 5.549 kg/hectare frente a 5.493 kg/hectare, em março. 

A maior produção de grãos na Bahia, em 2025, segue o estimado também para o Brasil como um todo.

Safra nacional e mais

safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser de 328,4 milhões de toneladas, segundo a estimativa de abril, 12,2% maior do que a obtida em 2024 (292,7 milhões de toneladas).

Na comparação com a estimativa de março, houve alta de 0,2% ou mais 732,7 mil toneladas.

Em 2025, a Bahia deve manter a 7ª maior safra de grãos do país, respondendo por 3,8% do total nacional (frente a uma participação de 3,9% em 2024). Mato Grosso continua na liderança (30,8%), seguido por Paraná (13,7%) e Goiás (11,7%).

Considerando todos os produtos investigados sistematicamente pelo IBGE na Bahia (não apenas os grãos), a previsão de abril continuou de crescimento em 17 das 26 safras, no estado, em 2025, frente a 2024.

Dentre as estimativas de alta, o maior crescimento absoluto se mantém o da soja (+1.074.090 t, ou +14,3%), seguida pela mandioca (+116.148 t, ou +14,7%, mais aumento percentual) e pelo milho 1ª safra (+58.110 t ou +3,7%).

Por outro lado, as maiores quedas absolutas na estimativa para 2025 devem vir do tomate (-171.301 t ou -48,4%, também a maior redução percentual), da cana-de-açúcar (-53.725 t ou -1,0%) e do sorgo (-18.510 t ou -11,5%).

Canal Rural