Polícia Militar da 85 CIPM age rápido, prende autores de roubo e recupera produtos em Luis Eduardo Magalhães

Durante patrulhamento de rotina, uma guarnição da 85ª CIPM foi informada sobre um assalto à mão armada ocorrido às 18h18 desta quinta-feira (8), em um estabelecimento comercial localizado na Rua Irecê, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães. O crime foi registrado por câmeras de segurança e rapidamente divulgado nas redes sociais.

Segundo as imagens, um homem magro, alto, vestindo camisa preta de manga longa, calça jeans e capacete preto, invadiu o local armado com um revólver e, sob ameaça, roubou joias das vítimas: uma pulseira dourada, uma corrente com pingente de crucifixo e uma aliança com o nome “Kamila” gravado. Em seguida, fugiu a pé até encontrar um comparsa em uma motocicleta Honda CG de cor prata, que o aguardava nas proximidades. A dupla fugiu em direção ao bairro Conquista.

Com base nas informações, a PM iniciou diligências que resultaram na abordagem de um homem de 28 anos na Rua Caravelas. Com ele foram encontrados:

• 01 revólver calibre .32 (nº 315325)

• 01 iPhone 11 branco

• 01 balança de precisão (marca Tomate)

• 05 maquininhas de cartão Point Mini (Mercado Pago)

• 01 porção de cocaína (1,6 g)

• 2,16 g de maconha

Com o apoio de outra guarnição e auxílio da vítima, foi localizado um segundo suspeito, de 24 anos, que confessou participação no crime e indicou o paradeiro do terceiro envolvido, além do esconderijo dos bens roubados.

Na Rua Elis Regina, um indivíduo de 18 anos foi detido. Ele admitiu ser o condutor da motocicleta utilizada na fuga e revelou onde havia escondido a arma do crime e os itens subtraídos. Com ele foram encontrados:

• 01 revólver calibre .38 (nº 1461362), com 06 munições intactas;

• Joias roubadas no assalto;

• 01 motocicleta Honda CG Titan KS 125, cor prata, placa JJO-4606;

Os três envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

Materiais apreendidos:

• 01 revólver Taurus calibre .38, nº 1461362;

• 01 revólver calibre .32, nº 315325;

• 06 munições calibre .38;

• 02 iPhones 11 brancos;

• 01 celular Samsung azul escuro;

• 01 balança digital (marca Tomate);

• 05 maquininhas Point Mini (Mercado Pago);

• 01 corrente dourada com pingente de cruz;

• 01 anel dourado;

• 01 pulseira dourada;

• 2,16 g de maconha;

• 1,6 g de cocaína;

• 01 motocicleta Honda CG Titan KS 125, cor prata, placa JJO-4606;

A rápida atuação da Polícia Militar foi fundamental para a identificação e prisão dos suspeitos, além da recuperação dos bens roubados.

Receptador de veículos é preso e quatro motocicletas adulteradas são recuperadas em Bom Jesus da Lapa

Suspeito integra grupo criminoso com operações em diversas cidades do Oeste baiano

Um homem foi preso em flagrante e quatro motocicletas com sinais identificadores adulterados foram apreendidas durante uma ação da Polícia Civil, realizada nesta quinta-feira (8), em Bom Jesus da Lapa. A operação é parte de uma investigação sobre receptação e adulteração de veículos furtados e roubados na região.

As diligências foram iniciadas após o furto de uma motocicleta na cidade de Serra do Ramalho. A autora do crime foi localizada e indicou um imóvel no bairro Jurema, em Bom Jesus da Lapa, onde vendeu o veículo subtraído.

As equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação  (CATTI/São Francisco), do Setor de Investigação da Delegacia Territorial (SI/Serra do Ramalho) e da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) se deslocaram até o endereço indicado. No local, foram encontrados diversos veículos nos fundos da residência. O morador admitiu comercializar motocicletas na região. Durante a averiguação, quatro motos apresentaram adulterações no chassi, motor e placa.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Marcos Porto, o preso é suspeito de atuar como receptador e realiza a supressão dos sinais identificadores dos veículos para revenda com notas fiscais falsas, fazendo-os parecer produtos de leilão. “Existe uma cultura na região de compra de motos em leilões para uso em fazendas. Ele se aproveita da boa-fé das pessoas, fornecendo notas falsas e comercializando veículos furtados ou roubados como se estivessem em situação regular”, explicou.

As investigações indicam a existência de uma associação criminosa atuante em Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e municípios vizinhos. Os suspeitos dividem funções entre os executores dos furtos e roubos e os receptadores. As diligências seguem com o objetivo de identificar e prender outros integrantes do grupo.

Ascom PC BA

Atletas de voleibol de Luís Eduardo Magalhães são convocadas para o Campeonato Baiano em Barreiras

Imagem 1

As seleções de Voleibol Feminino e Masculino de Luís Eduardo Magalhães estão prontas para entrar em quadra no Campeonato Baiano de Voleibol, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio, na cidade de Barreiras. As equipes foram oficialmente convocadas e representarão o município em mais uma importante competição estadual. 

Sob o comando do técnico Lenivaldo Maia e dos auxiliares técnicos Roberto Rosa e Marçal Tsukamoto, a delegação contará com atletas selecionados em diferentes posições, evidenciando a força e a diversidade técnica do voleibol local. 

Confira a lista das atletas convocadas:

Atacante/Ponta:

Carla Roberta Duarte, Kaila Barbara Menezes, Laura Barbosa Silva, Milleni Duarte Geraldi, Nathalia Lopes de Brito, Mayra Carmo Almeida Magalhães

Central/Meio de Rede:

Alice Alves Rocha, Leticia Cavalcante Oliveira, Leticya Rodrigues Marinho, Enne Gomes Alves, Jhelen Gabriely Mendes dos Santos

Levantadora:

Patrocina Ribeiro dos Santos

Pollyana Rodrigues

Líbero:

Geovanna Radhija de Freitas Melo, Luana dos Santos Simas, Rhayssa Carvalho

Oposta/Saída:

Maria Heloísa Pereira da Silva

Sâmara Batista Dias, Angela Geraldi 

Samara Batista Dias

Masculino

Atacante/Ponta

Yuri de Oliveira Anjos, Álvaro Carvalho, Ericky Souza Vieira, João Felipe Feitosa Ferreira, Joao Vitor Pereira Regis

Central/Meio de rede 

João Lucas, Ruan Felipe Silva Santos

Levantador 

Igor de Jesus Silva, Jhonatan F. Brod dos Santos, Fabricio Tomé

Líbero 

Arthur Francisco dos Santos, Gabriel Souza Andrade (Biel), Orlando de Moraes Santos, Thalles Santos Simas

Oposto/Saida 

Leonardo Almeida Souza, Ricardo

SECOM prefeitura de LEM

Líder de facção que fugiu do presídio de Jequié tomba em cerco policial



Foragido do presídio de Jequié e apontado como líder de facção, Nilton Santana dos Santos, o ‘Coroa’, morreu em confronto com a polícia na manhã desta sexta-feira (9), no bairro do Imbuí, em Salvador. 

Ele foi localizado por equipes da da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e das Polícias Militar e Civil durante cumprimento de mandado. Além de Nilton, outro integrante da facção acabou preso e o terceiro componente do bando conseguiu escapar e está sendo procurado.

Com o trio foram apreendidos pistolas, carregadores e munições. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em 2025, ações de inteligência resultaram na localização de 22 líderes de facções.

BNews

Quatro policiais militares são presos suspeitos de tortura durante operações no sul do estado

Além de tortura, os policiais também são investigados por suposta coação e ameaça de testemunhas

Quatro policiais militares foram presos nesta quinta-feira (8), suspeitos de praticar tortura durante operações nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Buerarema, no sul da Bahia. Todos eles são lotados na 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ilhéus).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação aconteceu no âmbito da “Operação Reditus Ad Legem”, deflagrada pela pasta e Polícia Militar. Não há detalhes sobre como o crime de tortura aconteceu.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e prisão temporária contra os militares que também são investigados por suposta coação e ameaça de testemunhas. No total, cinco agentes são investigados.

Eles foram encaminhados para o Batalhão de Polícia de Choque, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

BNews

Quando o Congresso vai ouvir o povo?

Nesta semana, em Brasília, ecoou um grito que não será ignorado: Anistia Já!

Caminhada pela anistia em Brasília Foto: EFE/Andre Borges

Há meses levanto a bandeira da Anistia, e não vou abaixá-la. Estamos lutando para que o Congresso Nacional, enfim, paute o “perdão”, por assim dizer, aos brasileiros presos no episódio de 8 de janeiro. Patriotas, como gosto de chamá-los, que participaram de uma manifestação e foram tratados como criminosos. Mas o que tem impedido essa pauta de avançar? A resposta é dura e dolorosa: alguns parlamentares.

Sim, aqueles que foram eleitos para representar o povo. Muitos preferem ignorar o sofrimento de famílias inteiras, adiar a justiça, empurrar com a barriga o debate sobre a Anistia, enquanto priorizam outras pautas, como o aumento no número de deputados federais. Isso mesmo. Em pleno 2025, com brasileiros adoecendo em presídios, encarcerados por crimes que não cometeram ou por sentenças desproporcionais, a Câmara decidiu que o mais urgente é criar 18 novas cadeiras. Por quê? Porque 2026 é ano eleitoral.

Mas eu não me calo. Para mim, vidas importam. Vidas têm urgência. O PLP nº 177/2023, que amplia o número de deputados de 513 para 531, foi aprovado no Plenário da Câmara nesta terça-feira (6). O impacto estimado? R$ 65 milhões a mais por ano. É esse o valor da vida dos nossos irmãos patriotas? Menos do que uma cadeira extra em Brasília?

Alguns podem me questionar: “Ah, senador, o STF determinou a redistribuição das vagas conforme o Censo de 2022, e o prazo está acabando”. E eu pergunto: e o prazo da dignidade humana, já acabou também? Nada impediria que a Câmara fizesse o que é certo, debater e votar a Anistia. A Constituição é clara, anistia é prerrogativa do Congresso Nacional. Está no artigo 48, inciso VIII. É lei, não favor.

A verdade é que o silêncio de muitos dói mais do que qualquer voto contrário. E é por isso que, nesta semana, em Brasília, ecoou um grito que não será ignorado: Anistia Já!

Caminhada pela anistia em Brasília Foto: EFE/ Andre Borges

Participei com orgulho da Caminhada Pacífica pela Anistia Humanitária, no final da tarde desta quarta-feira, 7 de maio. Depois de tanto medo imposto aos brasilienses, o povo voltou às ruas da capital. Vários estiveram presentes. Tive a satisfação de estar ao lado da população, de parlamentares e políticos comprometidos, do pastor Silas Malafaia e do nosso eterno presidente Jair Bolsonaro, que mesmo recém-saído do hospital, fez questão de comparecer.

A energia foi diferente. Brasília era a casa de Clezão, símbolo da injustiça do 8 de janeiro. Cada passo dado ali foi por ele, por todos os injustiçados, por todos os que choram em silêncio.

Eu também discursei. Inclusive, profetizei sobre a vida de Bolsonaro: ele voltará. Mas, mais do que isso, profetizei sobre o Brasil: um país onde a justiça não será seletiva, onde a liberdade não será privilégio, e onde o Congresso Nacional voltará a servir ao povo, e não aos próprios interesses.

Magno Malta

Pleno News

Prefeitura de LEM é parceira da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

Disponibilização de serviços gratuitos acontece de 12 a 16 de maio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, informa que, de 12 a 16 de maio, das 9h às 16h, será realizada a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Cruz.

A ação, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conta com o apoio da gestão municipal, em parceria com o Cartório de Registro Civil.

A iniciativa, voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, tem como principal objetivo ampliar o acesso à documentação básica de identificação pessoal.
Os interessados devem apresentar os documentos de identificação que possuírem, mesmo que vencidos (RG, CNH, certidão de nascimento, entre outros). No entanto, a apresentação dos documentos não é obrigatória para acesso aos serviços.

Durante os cinco dias, serão emitidas gratuitamente certidões de nascimento, casamento e óbito. Também serão oferecidos serviços do CEJUSC e da Secretaria Municipal da Cidadania, como atualização do Cadastro Único, orientação jurídica, inscrição no Bolsa Família, emissão do Cartão do SUS, entre outros.

Confira os serviços disponibilizados:

CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania):

  • Agendamento de audiências de conciliação e mediação
  • Projeto Pai Presente (coleta de DNA)
  • Inscrições para o Casamento Coletivo “Enfim, Casados”

Cartório de Registro Civil:

  • Reconhecimento de paternidade
  • Retificação de nome
  • Lavratura de registro tardio
  • Retificação administrativa
  • Emissão de 2ª via:
    Certidão de nascimento
    Certidão de casamento
    Certidão de óbito

Secretaria Municipal da Cidadania:

  • Atualização do Cadastro Único
  • Emissão do Cartão do SUS
  • Cadastro e atualização do Bolsa Família

Serviço:
O quê: Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!
Quando: De 12 a 16 de maio, das 9h às 16h
Onde: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – bairro Santa Cruz.

Dia D de Vacinação contra a Influenza acontece amanhã (10)

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove amanhã 10 de maio, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação acontecerá das 8h às 16h, nas 15 salas de vacinação do município.

Público prioritário:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Idosos com 60 anos ou mais; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Professores dos ensinos básico e superior; Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas em situação de rua; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos; Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Documentação necessária:
Para receber a vacina, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação.

No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal. Já as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, o cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Crianças e adultos com comorbidades ou deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar um comprovante da condição, que pode ser: laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, documentos de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas, documento oficial que identifique a deficiência ou carteirinha de programa social.

Salas de vacina:
Unidade de Saúde Ida Klein; Luís Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luís Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antônio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.