Vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Franklin Willer, marca presença no Smart City Expo Curitiba 2025

O vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Franklin Willer, está participando do Smart City Expo Curitiba 2025, evento que iniciou ontem (25) e segue até amanhã (27), na Ligga Arena, em Curitiba.

A feira é reconhecida como o maior evento das Américas voltado para cidades inteligentes, reunindo gestores públicos, especialistas e empresas inovadoras para apresentar as soluções mais avançadas em tecnologia urbana.

A participação do vice-prefeito tem como objetivo buscar novas estratégias para tornar Luís Eduardo Magalhães uma cidade conectada, eficiente e sustentável. Franklin Willer destacou a importância do evento e como as inovações apresentadas podem transformar a vida da população.

“A tecnologia tem um papel fundamental na modernização da gestão pública e na melhoria dos serviços oferecidos ao cidadão. No Smart City Expo, temos acesso às soluções mais inovadoras que podem tornar nossa cidade mais eficiente, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população”, afirmou Franklin Willer.

Referências
Na última semana, Franklin esteve em Recife, e participou da “Imersão em Cidades Inteligentes”, onde conheceu iniciativas e programas daquele município, que utilizam a tecnologia como ferramenta para aprimorar a interação entre cidadãos e o acesso aos serviços públicos.

O julgamento do século

Por uma suposta tentativa de golpe de Estado, o judiciário brasileiro apresenta um espetáculo midiático

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o ex-presidente Bolsonaro e o núcleo 1 Foto: Antonio Augusto/STF

O julgamento do século é um título merecido ao espetáculo midiático provocado pelo judiciário brasileiro, para o julgamento do presidente Bolsonaro e seus auxiliares por uma impossível tentativa de golpe de Estado.

Sendo assim, o mundo todo está com os olhos voltados para o nosso país, aguardando o desfecho dessa ópera-bufa em que se transformou a sessão do STF que julga o recebimento da denúncia contra nosso presidente Jair Bolsonaro.

Em meio a esse show, um membro da Corte, que integra a turma julgadora, o ilustre ministro Luiz Fux, questiona a legalidade do julgamento por inversão de competência, pois, os investigados não têm prerrogativa de foro, devendo ser julgados em juízo de primeira instância. Assim, ao fazê-lo, abre-se um grave precedente em toda a ação jurisdicional. Em tese, provocando até uma possível nulidade.

Nesta terça-feira (25), primeiro dia das sessões, a presença do presidente Bolsonaro, na primeira fileira da plateia, demonstrou seu caráter forte de não se subjugar às pressões, com sua tez serena e conciliadora.

A história registra – e nunca devemos esquecer de – casos semelhantes em que perseguições políticas levaram a condenações de inocentes. Como os irmãos Naves, de Araguari (MG), durante o Estado Novo em 1937. Após longa condenação, os irmãos conseguiram provar sua inocência, mas o estrago já estava feito. Portanto, façamos de tudo para que a história não se repita.

Finalizo pedindo a Deus que ilumine nossos eminentes magistrados para que julguem lembrando a frase do filósofo Voltaire: “É melhor correr o risco de salvar um homem culpado do que condenar um inocente”. E que Ele derrame as mais escolhidas bênçãos celestiais a toda a nossa Suprema Corte.

Marco Feliciano

Pleno News

Luís Eduardo Magalhães celebra 25 anos com festa, esporte e muita diversão

O município de Luís Eduardo Magalhães se prepara para celebrar seus 25 anos de emancipação com uma programação especial nos dias 29 e 30 de março. A festa promete reunir milhares de pessoas em momentos de confraternização, esporte e música.

As comemorações começam na noite do dia 29, no Bairro Santa Cruz. A partir das 20h, artistas locais e regionais se apresentam, aquecendo o público para o grande show da noite, com a dupla Israel & Rodolffo. O evento ainda contará com um DJ para encerrar a programação.

Confira a programação musical:
• 20h30 – Lavínia Rosa
• 21h30 – Kátila Lima
• 22h30 – Juninho Rodrigues
• 23h30 – Israel & Rodolffo
• 00h40 – Arthur e Samuel
• 01h30 – DJ Navi

No dia 30 de março, as comemorações continuam com eventos esportivos, reforçando a paixão dos moradores pelo futebol e pelo atletismo.

15h – Parque das crianças, na Praça dos Três Poderes, com brinquedos infláveis e muita diversão.

15h30 – Abertura da 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol.
O Estádio Municipal Coronel Aroldo será palco do início da competição, que conta com 16 equipes disputando o título de campeão da cidade. O atual vencedor, Santa Cruz E.C, buscará defender sua hegemonia contra os demais times filiados à Liga Desportiva local.

17h – LEM 25 RUN:
A tradicional corrida de rua, realizada desde 2021 no aniversário do município, promete reunir mais de 1000 atletas. A concentração acontece na Praça dos Três Poderes, ponto de partida e chegada da competição.

No ano passado, a festa de aniversário da cidade atraiu cerca de 35 mil pessoas, consolidando-se como um dos maiores eventos da região.

Entrega dos kits da LEM 25 RUN: Confira as datas e locais!

A entrega dos kits para os participantes da LEM 25 RUN está chegando! Para garantir uma experiência organizada e tranquila, confira as datas, locais e regras para retirada.

Locais e horários de entrega:
Luís Eduardo Magalhães – Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto (Av. JK)
26/03 – Das 9h às 18h
27/03 – Das 9h às 19h

Barreiras – Comando do 10º BEIC (Rua Rui Barbosa, nº 1134, Jardim Vila Regina)
26/03 – Das 9h às 18h

O que contém o kit do participante?

  • Camiseta oficial do evento
  • Squeeze (garrafa esportiva)
  • Sacochila esportiva

Regras para retirada:
O participante deve apresentar documento de identificação e a confirmação de inscrição (impresso ou na tela do celular). Para retirada por terceiros, será necessário apresentar uma autorização específica e uma cópia do documento de identificação do inscrito.

O vereador Nelton Castro tem se destacado como uma voz ativa na busca por melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Acesse blog Jbnoticias.com.br

Durante a última sessão na Câmara Municipal, juntamente com os demais vereadores ele reafirmou seu compromisso com a educação ao iniciar um importante diálogo sobre a capacitação e valorização dos monitores educacionais.


Defendeu um diálogo de aproximação da classe com executivo e a implantação de programas de capacitação para os mesmos, que ofereçam cursos de aperfeiçoamento e oficinas pedagógicas, garantindo a esses profissionais não apenas o reconhecimento de seu papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, mas também melhores condições de trabalho e perspectivas de crescimento.

Continue após propaganda da DISK ANDAIMES

O vereador expressou seu agradecimento ao Secretário de Infraestrutura Guelson Channakian pela resolução do ofício encaminhado anteriormente, que solicitava melhorias na Avenida Salvador, nas imediações do bairro Novo Horizonte. Um pedido que também foi cobrado pelos demais vereadores.

Esse avanço reforça a importância do diálogo constante entre o poder legislativo e o executivo para a promoção de uma infraestrutura urbana mais segura e eficiente, proporcionando à população vias melhores sinalizadas, acessíveis e adequadas ao tráfego.

Atento às demandas cotidianas dos cidadãos, Nelton Castro também cobrou da Secretaria de Trânsito (SUTRANS) uma solução para a identificação dos pontos de ônibus. A proposta é a instalação de placas indicativas, garantindo mais organização ao transporte público e mais segurança para os usuários.

Com a atuação firme e comprometida do vereador, temas essenciais como educação, infraestrutura e mobilidade urbana seguem em pauta, demonstrando que a política exercida com responsabilidade e proximidade com a comunidade é a chave para construir uma cidade mais justa, moderna e inclusiva.

Assessoria de Comunicação

Suspensão Temporária do Programa Minha Rua Limpa devido às Chuvas

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, informa à população que, devido à previsão de fortes chuvas até o dia 31 de março, a segunda semana do Programa Minha Rua Limpa será temporariamente suspensa.

As atividades serão retomadas no dia 1º de abril (terça-feira), seguindo o novo cronograma:

Novo Cronograma:
01/04 – Jardim das Oliveiras
02/04 – Mimoso 1
03/04 – Bosque dos Girassóis
04/04 – Jardim das Acácias

Vereador Marcelo Rodrigues Atua em Diversas Frentes na Cidade.

Acesse JbNoticias.com.br

O vereador Marcelo Rodrigues tem intensificado sua atuação em prol da melhoria da infraestrutura e qualidade de vida nos bairros de Luís Eduardo Magalhães. Recentemente, o parlamentar apresentou indicações importantes e fiscalizou obras em andamento, demonstrando seu compromisso com as demandas da população.
Indicações e Reivindicações.

Continue após propaganda da Abatedouro Flor de Lis

Entre as principais ações do vereador, destacam-se:

Instalação de Quebra-molas na Rua Manoel Novaes: Atendendo a pedidos de moradores, o vereador indicou a necessidade urgente de instalação de quebra-molas na Rua Manoel Novaes, visando garantir a segurança de pedestres e motoristas, e reduzir o risco de acidentes.
Roçagem Geral e Tapa-Buracos: Marcelo Rodrigues solicitou à administração municipal a realização de serviços de roçagem geral e tapa-buracos nos bairros Parque São José e Bosque dos Girassóis. Essas medidas visam melhorar a estética dos bairros, além de garantir a segurança e o conforto dos moradores.

Fiscalização de Obras

O vereador também esteve presente na Av. JK, no bairro Jardim das Oliveiras, fiscalizando as obras de tapa-buracos realizadas pela Secretaria de Infraestrutura. Durante a visita, Marcelo Rodrigues acompanhou de perto a execução dos serviços, assegurando que a qualidade do trabalho atenda às necessidades da população.
Atendimento às Demandas

Marcelo Rodrigues enfatizou o atendimento às indicações de limpeza no bairro Sol do Cerrado. O vereador ressaltou a importância de manter os espaços públicos limpos e bem cuidados, proporcionando um ambiente mais agradável e saudável para os moradores.
Declaração do Vereador

“Nosso trabalho é estar presente nos bairros, ouvindo as necessidades da população e buscando soluções junto à administração municipal”, afirmou o vereador Marcelo Rodrigues. “Continuaremos atuando em diversas frentes para garantir a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.”
Próximos Passos

O vereador Marcelo Rodrigues reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando em parceria com a administração municipal para atender às demandas da população e garantir a melhoria contínua da infraestrutura e dos serviços públicos em Luís Eduardo Magalhães. O parlamentar também planeja realizar novas visitas e fiscalizações em outros bairros, buscando identificar e solucionar os problemas enfrentados pelos moradores.

Assessora de Comunicação

Paratinga perde Zeon Leal Porto, ex-prefeito do município


Zeon Leal Porto – ex-Prefeito de Paratinga

Faleceu na tarde de anteontem, dia 24, no Hospital Municipal, o Senhor Zeon Leal Porto – ex-Prefeito de Paratinga, Escritor, Professor e Contabilista. O mesmo já estava com idade avançada e faleceu aos 89 anos de idade.

O seu sepultamento ocorreu na manhã de ontem, 25, no cemitério de Paratinga.

Zenon Leal Porto foi e será uma figura impar nos anais da história de Paratinnga no Vale do São Francisco, tendo contribuído de forma significativa em vários aspectos neste processo de desenvolvimento político, administrativo, educacional entre outros.

15.º Prefeito de Paratinga, no período de Abril de 1963 até abril de 1967. Estive nos partidos políticos: PR (1962-1966) e MDB (1966-1980;

Em uma busca na Wikipédia conta:

Biografia

Nascido em Paratinga, em 26 de janeiro de 1936 – Zenon é filho do ex-prefeito José Duarte Porto, que cumpriu mandato em meados de 1945. Também é familiar de outros ex-prefeitos e políticos do município, como Israel Porto Novais, que foi seu primo.

Na infância, estudou em Januária, Minas Gerais, no Colégio Inácio São João e mais tarde em Belo Horizonte no Colégio Batista Mineiro. Também fez curso de contabilidade, que se tornou sua principal profissão.

Carreira

Ingressou em movimentos políticos de Paratinga e Ibotirama na década de 1950 como uma das principais figuras da Frente Nacionalista Paratinguense. Esse movimento fundou, mais tarde, o jornal O Ibopatinga. Em 1962, concorreu às eleições para prefeito do município contra César Paraíso Cavalcanti, e venceu, iniciando o mandato em abril de 1963.

Como prefeito de Paratinga, seu mandato ficou marcado pelo início da expansão da área de educação municipal, a abertura das primeiras estradas das comunidades rurais de Paratinga, bem como o desenvolvimento de campanhas contra doenças comuns da época, como a doença de chagas. Foi também, durante o mandato de Zenon, a implantação da primeira rede de água da zona urbana do município.

Zenon terminou o mandato em 1967. Na década de 1970, voltou a disputar a prefeitura. Perdeu as eleições para Israel Porto Novais que era primo carnal e seu irmão de criação. No final da década de 1980 e início da década de 1990, exerceu atividades financeiras no mandato do ex-prefeito Geraldo Magela Carneiro Porto.

Até o momento, foi o prefeito mais jovem a assumir um mandato em Paratinga.

Zenon Leal Porto  era filho do Senhor José Duarte Porto e Dona Mariana Leal Porto,  casado com a Senhora Jobelice Maria de Souza Porto(in memorian) tendo seus filho: Filhos:.José Ulisses Souza Porto.Jozenice de Sousa Porto.Paulo Sérgio Souza Porto.Zilca Souza Porto Capobiango.Pedro Venceslau Souza Porto.

Correio do Oeste

Ministro Flávio Dino veta uso do termo polícias municipais

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu em favor de liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que considerou inconstitucional lei municipal da cidade de Itaquaquecetuba, no interior paulista. A lei alterava nome e funções da Guarda Civil Municipal, que passaria a se chamar Polícia Municipal.

“A denominação ‘Guarda Municipal’ é um elemento essencial da identidade institucional desses órgãos”, diz Flávio Dino na decisão. Segundo o ministro, permitir a mudança abriria um precedente perigoso, que poderia levar à alteração de nomes de outras instituições municipais que têm nomenclatura prevista na Constituição Federal.

Flávio Dino ressalta que a questão não é mera formalidade, mas “traduz a estrutura organizacional e funcional das instituições públicas, assegurando coerência e estabilidade ao ordenamento jurídico em um estado federal, no qual a autonomia dos entes subnacionais é limitada e não significa soberania”. O ministro lembra que esses nomes têm relevância jurídica e delimitam funções, competências e hierarquias institucionais dentro do sistema federativo.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (24), em resposta a uma reclamação da Associação Nacional de Altos Estudos de Guarda Municipal, que pediu a manifestação do Supremo após a liminar atender a uma ação direta de inconstitucionalidade do Ministério Público de São Paulo.

Agência Brasil

Traficante da lista dos mais procurados na Bahia morre após confronto com a polícia em Sergipe

Uma operação conjunta entre as Polícias Civis da Bahia e de Sergipe resultou, na tarde desta terça-feira (25), na morte de Jadson Sousa da Silva, conhecido como Jau, um dos criminosos mais procurados da Bahia. Ele respondia a diversos processos na Bahia por crimes como homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

A ação foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil da Bahia e pelo Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil de Sergipe, com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL). As forças de segurança localizaram Jau na capital sergipana, onde ele estava expandindo sua atuação criminosa.

Jau era conhecido por chefiar o tráfico de drogas no bairro Jardim Santo Inácio, em Salvador, e estava na lista do “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Além disso, ele era investigado por diversos homicídios e por envolvimento em uma organização criminosa que operava dentro e fora do estado baiano.

Segundo as investigações, o traficante havia se estabelecido em Sergipe, consolidando-se como um dos principais fornecedores de entorpecentes na capital Aracaju. Com base em informações de inteligência, as equipes do DEIC se deslocaram para a cidade e, com apoio do COPE, cumpriram um mandado de busca e apreensão em um imóvel utilizado por Jau para armazenar drogas.

O suspeito foi localizado nas imediações de sua residência e, ao ser abordado, reagiu disparando contra os policiais. Durante o confronto, ele foi baleado, socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

No local, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições de diversos calibres, um carregador de fuzil calibre 5.56, uma granada defensiva e uma grande quantidade de entorpecentes.

BNews