Minha Rua Limpa: mais de 19 mil imóveis visitados na primeira semana da ação

290 toneladas de resíduos recolhidas nos três primeiros dias

A primeira semana do Programa Minha Rua Limpa foi marcada por um intenso trabalho das secretarias de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo de Luís Eduardo Magalhães.
Entre segunda-feira (17) e sexta-feira (21), agentes de Saúde e de Combate às Endemias visitaram mais de 19 mil residências nos bairros Florais Léa, Santa Cruz, Solar Santa Cruz e Conquista.

Nos três primeiros dias da ação, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo recolheram 290 toneladas de resíduos sólidos, além de 1.350 pneus que estavam descartados incorretamente.

O programa faz parte das ações preventivas da Prefeitura para eliminar focos do Aedes aegypti e reduzir o risco de transmissão de doenças causadas pelo mosquito.

A mobilização continua na próxima semana, de 24 a 28 de março, atendendo as seguintes localidades: Jardim das Oliveiras, Sol do Cerrado, Mimoso 1, 2 e 3, Bosque dos Girassóis e Jardim das Acácias.

Assassinos têm penas próximas de mulher que pichou estátua

Condenados famosos receberam penas parecidas com a escolhida por Moraes para Débora Rodrigues

Condenados por homicídios com penas similares a de mulher que pichou estátua Fotos: Reprodução/YouTube Netflix // Reprodução/YouTube // Estadão Conteúdo/Tasso Marcelo // Reprodução/SBT

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (21), pela condenação de Débora Rodrigues a 14 anos de prisão por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023. Ela ficou conhecida por ter pichado a estátua que fica em frente ao prédio do STF com a frase: “perdeu, mané”, expressão usada originalmente pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Diante da pena escolhida por Moraes, muito se questionou nas redes sociais se a punição aplicada teve uma rigidez excessiva. Para que o leitor possa avaliar se a pena escolhida pelo ministro contra Débora foi, de fato, muito pesada, o Pleno.News fez um levantamento de algumas condenações famosas no Brasil cuja dosimetria foi parecida com a de Rodrigues. Confira:

ELIZE MATSUNAGA
Condenada por, em 2012, assassinar e esquartejar o marido, Marcos Kitano Matsunaga, Elize foi condenada pela Justiça de São Paulo em 2016 a uma pena de 19 anos, 11 meses e um dia de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. No entanto, em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a punição para 16 anos e três meses de reclusão.

GUILHERME DE PÁDUA
Condenado pelo assassinato de Daniella Perez, assassinada em 28 de dezembro de 1992, Guilherme foi condenado em 1997 a 19 anos de prisão. No entanto, ele foi solto em 14 de outubro de 1999, após ficar preso por apenas seis anos e nove meses. Ele morreu em novembro de 2022, após infartar em casa, em Belo Horizonte (MG).

PAULA THOMAZ
Coautora do assassinato de Daniella Perez, Paula Thomaz – hoje Paula Nogueira – também foi condenada em 1997, mas a pena aplicada foi de 18 anos e seis meses de prisão. No entanto, ela teve a pena diminuída para 15 anos, em 1998, pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

BRUNO (GOLEIRO)
Em 2013, Bruno foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio, mãe de seu filho, Bruno Samudio. Em 2017, porém, a punição foi reduzida a 20 anos e nove meses após a Justiça de Minas Gerais reconhecer a prescrição do crime de ocultação de cadáver.

Pleno News

Bahia representada na Reunião de Parceria da World Cocoa Foundation

Imagem 1

O presidente da Aiba, Moisés Schmidt, esteve em São Paulo nos dias 19 e 20 de março para participar da Partnership Meeting da World Cocoa Foundation, um dos mais importantes eventos globais sobre sustentabilidade na cadeia do cacau e do chocolate.

Ao lado do secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum, Schmidt destacou a produção sustentável de cacau no estado, compartilhando sua experiência como produtor rural e reforçando a importância da agricultura regenerativa. Ele também ressaltou o papel da Aiba no monitoramento dos aquíferos, como o Aquífero Urucuia, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), e no monitoramento das águas de superfície. “Esse trabalho é essencial para garantir a gestão hídrica sustentável, beneficiando diretamente a produção de cacau irrigado na Bahia”, ressalta.

Também estiveram presentes Anna Paula Losi, diretora-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), e André Ferraro, chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, fortalecendo o debate sobre os desafios e oportunidades do setor.

A diretora-executiva da Aiba, Lizane Ferreira, e a diretora institucional, Karen Machado, acompanharam a agenda, reforçando o compromisso da associação com a sustentabilidade e o desenvolvimento do agronegócio baiano.

A Bahia segue como referência na produção cacaueira sustentável!

Assessoria de Imprensa Aiba

Wanderley receberá usina de energia solar que já está sendo considerada uma das maiores da América Latina

No ultimo final de semana, o município de Wanderley recebeu a visita de investidores do grupo PJK Energia e Minérios, bem como do grupo chinês TBEA – um dos maiores líderes mundiais em serviços de energia inteligente do mundo, com cobertura de negócios em mais de 20 países -, que fizeram o reconhecimento da área onde será implantado o projeto de instalação de uma grande Usina de Energia Solar.

O Projeto para Wanderley, ja está sendo considerado um dos maiores da América Latina, com potencial para gerar 2500 Megawatt (MW) de energia solar. “É um grande projeto, que começou com uma pesquisa de campo, onde foi detectado o alto potencial do município, por conta da alta incidência solar e, desde 2023, vem sendo estruturado, com todo suporte da Prefeitura, ainda na gestão da ex-prefeita Fernanda Sá Teles”, destacou o presidente da PJK Energia e Minérios, Benício Bispo.

Segundo o investidor, em sua fase de implantação, o projeto gerará cerca de 2500 empregos diretos e mais de 280 empregos permanentes, em sua fase operacional. “Este é um grande projeto, iniciado em 2023, mas que daremos continuidade com todo suporte possível e que, com certeza, trará mudanças e desenvolvimento para todos os setores de nosso município”, ressalta o prefeito de Wanderley, Camargo Crisóstomo.

“Fico feliz e tranquila em saber que temos uma gestão tão comprometida quanto a nossa com o desenvolvimento de Wanderley. Estaremos acompanhando a implantação do projeto e dando todo o suporte que precisarem para a execução do mesmo”, disse Fernanda Sá Teles.

A previsão para início da execução do projeto é ainda para este ano.

Ascom, Prefeitura de Wanderley

Hospital do Oeste recebe doações do Conjunto Penal de Barreiras

O Conjunto Penal de Barreiras realizou na ultima terça-feira (18) a doação de 400kg de hortaliças, cultivadas no próprio núcleo prisional, para o Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Além das hortaliças, que serão destinadas à alimentação de pacientes, acompanhantes e colaboradores do complexo hospitalar, foram doados também 160 livros para a biblioteca do HO. A entrega dos itens foi feita durante visita ao hospital do diretor da unidade prisional, André Guedes.

Através de nossos internos, produzimos alimentos e distribuímos para diferentes instituições. Além de estimular ações solidárias, são iniciativas que contribuem para a reinserção social de nossos reeducandos. Nessa parceria com o HO, por exemplo, nossa expectativa agora é ampliar esse trabalho, a partir do apoio na confecção de roupas de enxoval hospitalar, reparos em uniformes ou na manutenção de móveis, como o estofamento de poltronas”, ressalta André Guedes, que visitou o hospital acompanhado da coordenadora de saúde da unidade prisional, Anísia Katayama; do gerente operacional, Rodrigo Mateus; da responsável técnica, Liliane Batista e do gerente administrativo, Glauber Izidro.

“Em nome de nossos pacientes e colaboradores, nossa gratidão ao Conjunto Penal de Barreiras pelas doações. Ficamos felizes também em saber que tais ações solidárias vêm contribuindo para o processo de ressocialização de seus internos”, afirmou a líder geral do HO, Marina Barbizan.

Ascom HO

Semana da água: estudantes visitam estação de tratamento de esgoto

A programação da Semana da Água em Luís Eduardo Magalhães, que iniciou na segunda-feira (17), e segue até o domingo (23), promove ações educativas para conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos. Entre as atividades, estudantes da rede pública municipal visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto da Embasa para conhecer de perto o processo de saneamento e sua importância para o meio ambiente.

Estudantes da rede pública municipal visitam estação de tratamento de esgoto, acompanhados de técnicos da Secretaria de Sustentabilidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, organiza as visitas, que reuniu mais de 300 alunos do 4º ao 9º ano das escolas José Cardoso de Lima, Cecília Meireles, Amabílio Vieira e Edaléio Barbosa. A iniciativa reforça a importância da educação ambiental, mostrando como o tratamento adequado do esgoto contribui para a qualidade da água e a saúde pública.

o secretário de Sustentabilidade, Kenni Henke acompanhou a visita a estação de tratamento

“O conhecimento é o primeiro passo para a mudança. Quando as crianças e adolescentes entendem como o saneamento impacta a saúde e o meio ambiente, eles se tornam multiplicadores dessa informação”, destaca o secretário municipal de Sustentabilidade, Kenni Henke.

Além das visitas, a Secretaria promove uma exposição fotográfica nas feiras livres da cidade, apresentando imagens das nascentes do município. A ação alerta sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos e incentiva a comunidade a adotar práticas sustentáveis.

Barreiras: Corpo de Bombeiros realiza solenidade em homenagem ao Mês da Mulher

d0615da2-9e02-4843-9bfa-f7de3137022d

Na manhã desta sexta-feira (20), o Comando Regional de Bombeiros Militar da Região Oeste (CRBMO), em parceria com o 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), realizou uma solenidade especial em homenagem ao Mês da Mulher. O evento teve como objetivo reconhecer e celebrar a dedicação, coragem e contribuição das mulheres que integram as forças de segurança pública.

A programação contou com uma palestra ministrada pela delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Barreiras, Dra. Marília Matos, abordando temas relevantes às mulheres na sociedade. Além disso, houve dinâmicas conduzidas pela coach e mentora Diaineeiri Machado, e um momento especial de maquiagem com Vera Kunkel, diretora sênior de vendas independente da Mary Kay.

124adc19-2f77-42a3-929d-f86e3c8e61a3

O evento também proporcionou momentos de descontração, com som ao vivo, reflexões, distribuição de brindes e um coffee-break para as participantes. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.

Durante a cerimônia, foram homenageadas as Bombeiras Padrão do ano de 2024: a Soldado BM Da Mata, do 17º BBM, e a Cabo BM Joseane, do CRBMO. Elas receberam os certificados de reconhecimento das mãos do Coronel BM Jair, Comandante do CRBMO, e do Tenente-Coronel BM Cedraz, Comandante do 17º BBM.

A solenidade reforçou o compromisso da corporação com a igualdade de gênero e o respeito às mulheres em todas as suas funções. A homenagem destacou a força, resiliência e excelência das bombeiras militares, fundamentais para a segurança e proteção da sociedade. O evento reafirmou a importância de um ambiente mais justo e inclusivo, reconhecendo o papel essencial das mulheres na instituição.

2d42ea30-6248-4228-82ee-26c6df5f3eb1
9f83daf9-e428-406e-b898-4bb32bef46da

17º BBM

Minha Rua Limpa: mais de 19 mil imóveis visitados na primeira semana da ação

290 toneladas de resíduos recolhidas nos três primeiros dias

A primeira semana do Programa Minha Rua Limpa foi marcada por um intenso trabalho das secretarias de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo de Luís Eduardo Magalhães.



Entre segunda-feira (17) e sexta-feira (21), agentes de Saúde e de Combate às Endemias visitaram mais de 19 mil residências nos bairros Florais Léa, Santa Cruz, Solar Santa Cruz e Conquista.

Nos três primeiros dias da ação, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo recolheram 290 toneladas de resíduos sólidos, além de 1.350 pneus que estavam descartados incorretamente.

O programa faz parte das ações preventivas da Prefeitura para eliminar focos do Aedes aegypti e reduzir o risco de transmissão de doenças causadas pelo mosquito.

A mobilização continua na próxima semana, de 24 a 28 de março, atendendo as seguintes localidades: Jardim das Oliveiras, Sol do Cerrado, Mimoso 1, 2 e 3, Bosque dos Girassóis e Jardim das Acácias.

SECOM, prefeitura de LEM

Semana da água: estudantes visitam estação de tratamento de esgoto


Estudantes da rede pública municipal visitam estação de tratamento de esgoto, acompanhados de técnicos da Secretaria de Sustentabilidade

A programação da Semana da Água em Luís Eduardo Magalhães, que iniciou na segunda-feira (17), e segue até o domingo (23), promove ações educativas para conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos. Entre as atividades, estudantes da rede pública municipal visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto da Embasa para conhecer de perto o processo de saneamento e sua importância para o meio ambiente.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, organiza as visitas, que reuniu mais de 300 alunos do 4º ao 9º ano das escolas José Cardoso de Lima, Cecília Meireles, Amabílio Vieira e Edaléio Barbosa. A iniciativa reforça a importância da educação ambiental, mostrando como o tratamento adequado do esgoto contribui para a qualidade da água e a saúde pública.

O secretário de Sustentabilidade, Kenni Henke acompanhou a visita a estação de tratamento

“O conhecimento é o primeiro passo para a mudança. Quando as crianças e adolescentes entendem como o saneamento impacta a saúde e o meio ambiente, eles se tornam multiplicadores dessa informação”, destaca o secretário municipal de Sustentabilidade, Kenni Henke.


Exposição fotográfica nas feiras livres do município


Exposição fotográfica nas feiras livres do município

Além das visitas, a Secretaria promove uma exposição fotográfica nas feiras livres da cidade, apresentando imagens das nascentes do município. A ação alerta sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos e incentiva a comunidade a adotar práticas sustentáveis.

SECOM, prefeitura de LEM

Pós-Carnaval tem aumento de 80,4% nos casos de Covid

Dados do Ministério da Saúde foram analisados pela plataforma SP Covid-19 Info Tracker

Carnaval Foto: EFE/ Isaac Fontana

Após o carnaval, houve aumento de 80,4% nos casos de Covid no Brasil. Dados do Ministério da Saúde analisados pela plataforma SP Covid-19 Info Tracker, na semana epidemiológica que compreende o período de 23 de fevereiro a 1º de março, aponta que foram confirmados 6.354 casos no país.

Já na semana epidemiológica seguinte, encerrada em 8 de março, o número de casos saltou para 11.467. Os dados são provisórios, visto que casos em investigação ainda podem ser confirmados.

O aumento do número de casos também foi observado nos anos anetriores. No pós-Carnaval de 2024 houve aumento de 53,2% no número de infecções por Covid no país (de 45.177 casos para 69.234 após a folia). Já em 2023 a alta foi de 82%, passando de 34.092 para 62.055 no pós-carnaval. As informações são da Folha de S.Paulo.

Pleno News