Barreiras: Aparelhos celulares Furtados/Roubados no Circuito do Carnaval são recuperados pela PMBA

Nesta manhã de segunda-feira (03), após compartilhamento de informações e denúncias, viaturas empreenderam  rondas logo cedo e estando nas imediações do Distrito do Povoado Mucambo, pertencente ao município de Barreiras/BA, uma guarnição  visualizou uma sacola plástica abandonada no mato, próximo a pista de rolamento e, ao verificar o conteúdo da mesma, notou que se tratavam de 10 aparelhos celulares, tipo Android, das marcas Samsung, Redmi e Motorola, estes que  foram furtados/Roubados no circuito do Carnaval ontem, domingo (02).

O material foi apresentado na 11ª COORPIN em Barreiras/BA e está à disposição do cidadão para fazer a retirada mediante apresentação de nota fiscal.

Divulgamos ao cidadão que teve seu celular furtado/roubado que faça o cadastro e lançamento no aplicativo alertacidadao.ssp.ba.gov.br da SSP-BA, facilitando na sua recuperação.

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO!

Adolescente de 14 anos morre ao tentar socorrer mulher em Bom Jesus da Lapa

Um adolescente de 14 anos foi morto a golpes de arma branca na noite de domingo (02), por volta das 20h30, na Rua P, bairro Jurema, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia.

Segundo a 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o adolescente, que não teve o nome divulgado, foi atingido por golpes de faca ao tentar defender uma mulher que estava sendo agredida na rua. O agressor também feriu Jean Lima Gonçalves, de 24 anos, e Jhonatan Cauan Fernandes de Souza, de 19, que tentaram ajudar o adolescente.

Agentes da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo do adolescente para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa.

A Polícia Civil investiga o caso e busca identificar o autor do crime e das tentativas de homicídio.

B N

Morre doador australiano com sangue raro que salvou a vida de 2 milhões de bebês

Um dos doadores de sangue de maior sucesso do mundo — cujo plasma salvou a vida de mais de 2 milhões de bebês — morreu aos 88 anos.

James Harrison morreu dormindo em uma casa de repouso em Nova Gales do Sul, na Austrália, em 17 de fevereiro, comunicou sua família nesta segunda-feira (3/3).

Conhecido na Austrália como o homem do braço de ouro, o sangue de Harrison continha um anticorpo raro, o Anti-D, que é usado para fazer medicamentos dados a mães grávidas cujo sangue corre o risco de atacar seus bebês ainda não nascidos.

O Serviço de Sangue da Cruz Vermelha Australiana, que prestou homenagem a Harrison, disse que ele prometeu se tornar um doador após receber transfusões durante uma grande cirurgia torácica quando tinha 14 anos.

Ele começou a doar seu plasma sanguíneo quando tinha 18 anos e continuou fazendo isso a cada duas semanas até os 81.

Em 2005, ele tinha o recorde mundial de mais plasma sanguíneo doado — um título que manteve até 2022, quando foi ultrapassado por um homem nos EUA.

A filha de Harrison, Tracey Mellowship, disse que seu pai estava “muito orgulhoso de ter salvado tantas vidas, sem nenhum custo ou dor”.

“Ele sempre disse que não dói, e a vida que você salva pode ser a sua”, disse ela.

Mellowship e dois netos de Harrison também receberam a imunoglobulina anti-D. “Ficou [James] feliz em ouvir sobre as muitas famílias como a nossa, que existiram por causa de sua gentileza”, disse ela.

As vacinas anti-D protegem os bebês em gestação de um distúrbio sanguíneo mortal chamado doença hemolítica do feto e do recém-nascido.

A condição ocorre na gravidez quando os glóbulos vermelhos da mãe são incompatíveis com os do bebê em crescimento.

O sistema imunológico da mãe então vê as células sanguíneas do bebê como uma ameaça e produz anticorpos para atacá-las. Isso pode prejudicar seriamente o bebê, causando anemia grave, insuficiência cardíaca ou até mesmo a morte.

Antes que a vacina imunoglobulina anti-D fosse desenvolvida em meados da década de 1960, um em cada dois bebês diagnosticados com doença hemolítica morria.

Não está claro como o sangue de Harrison se tornou tão rico em imunoglobulina anti-D, mas há suspeitas de que o quadro tenha relação com a transfusão de sangue maciça que ele recebeu aos 14 anos.

Existem menos de 200 doadores anti-D na Austrália, mas eles ajudam cerca de 45 mil mães e seus bebês todos os anos, de acordo com o Serviço de Sangue da Cruz Vermelha Australiana, também conhecido como Lifeblood.

A Lifeblood tem trabalhado com o Instituto de Pesquisa Médica Walter e Eliza Hall da Austrália para desenvolver anticorpos anti-D em laboratório replicando células sanguíneas e imunológicas de Harrison e outros doadores.

Os pesquisadores envolvidos esperam que o anti-D feito em laboratório possa um dia ser usado para ajudar mulheres grávidas em todo o mundo.

“Criar uma nova terapia tem sido um ‘santo graal’ há muito tempo”, disse o diretor de pesquisa da Lifeblood, David Irving.

Ele observou a escassez de doadores comprometidos com a doação regular, que sejam capazes de produzir anticorpos em qualidade e quantidade suficientes.

BBC News

Filme brasileiro vence o Oscar, maior prêmio do cinema mundial

Ainda Estou Aqui vence Oscar de melhor filme estrangeiro, uma conquista inédita para o cinema brasileiro.

O cinema brasileiro fez história na noite de hoje (3) na 97ª edição do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi o grande vencedor na categoria de melhor filme internacional. Uma conquista inédita para o cinema brasileiro. 

O filme brasileiro superou Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia).

Walter Salles dedicou a conquista para Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva desaparecido na ditadura, cuja busca em saber o destino do marido norteou o roteiro do filme. Em seu discurso de agradecimento, o cineasta brasileiro também ressaltou os trabalhos de Fernanda Torres, e sua mãe, Fernanda Montenegro.

Indicado também para a estatueta de melhor filme, Ainda Estou Aqui perdeu para Anora, maior vencedor da festa com cinco estatuetas no total.

Fernanda Torres, indicada ao prêmio de melhor atriz, não levou a estatueta, que acabou nas mãos de Mikey Madison, de Anora. Mesmo assim Fernanda Torres entra na história do cinema repetindo sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada na edição de 1999 do Oscar como melhor atriz, mas a laureada foi a estadunidense Gwyneth Paltrow.

Clima de Copa do Mundo

A coincidência das datas da maior premiação do cinema com o carnaval brasileiro acabou em clima de torcida da Copa do Mundo. Máscaras de Fernanda Torres e de Selton Mello (intérprete de Rubens Paiva), fantasias da estatueta dourada do prêmio, boneco gigante de Olinda, entre outras referências ao Oscar, estiveram presentes em desfiles e blocos carnavalescos pelo país inteiro.

Com suas indicações, o filme de Walter Salles sobre o desaparecimento do deputado Rubens Paiva (1929-1971) e a saga de sua esposa Eunice Paiva (1929-2018) já chegou vitorioso à festa da indústria cinematográfica.

Especialistas consultados pela Agência Brasil disseram que, entre as qualidades do filme, estão a capacidade de abordar o passado de uma forma diferente e a maneira como a obra conseguiu dialogar com os tempos atuais.

O livro autobiográfico que nomeia o filme, de autoria de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice,  foi para o topo das listas dos mais vendidos. O próprio caso Rubens Paiva ganhou novos desdobramentos recentemente. Por determinação da Justiça, em janeiro deste ano a certidão de óbito do ex-deputado foi corrigida. Na versão original do documento, ele foi tido como “desaparecido político”. Na nova redação, consta agora que sua morte foi violenta, causada pelo Estado brasileiro.

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu analisar se a Lei da Anistia, adotada com o fim do regime de exceção, se aplica ou não a crimes de sequestro e cárcere privado cometidos na época da ditadura militar brasileira.

Os premiados nas 23 categorias foram:

Ator coadjuvante – Kieran Culkin, em A verdadeira dor

Animação – Flow

Curta-metragem animado – In The Shadow of Cypress

Figurino – Wicked

Roteiro original – Anora

Roteiro adaptado – Conclave

Maquiagem e penteado – A substância

Edição – Anora

Atriz coadjuvante – Zoe Saldaña, por Emília Pérez

Design de produção – Wicked

Canção original – El Mal, de Emilia Pérez

Documentário de curta-metragem – A única mulher na orquestra

Documentário   – No other land

Som – Duna: Parte 2

Efeitos visuais: Duna: Parte 2

Curta-metragem em live-action – I´m not a robot

Fotografia – O Brutalista

Filme internacional – Ainda estou aqui

Trilha sonora  – O Brutalista

Ator –Adrien Brody, em O Brutalista

Direção – Sean Baker, de Anora

 Atriz – Mikey Madison, em Anora

Filme – Anora

Agência Brasil

Evaristo Costa critica abordagem da PM no Carnaval de Salvador: ‘Apanhei’

Apesar de passar sufoco, jornalista elogiou a folia baiana: ‘Tirando isso, está tudo bom’

Evaristo Costa está aproveitando o Carnaval de Salvador. O jornalista marcou presença no camarote Expresso 2222 na noite de domingo (2) e comemorou a presença na folia baiana. Mas nem tudo foi elogio. O apresentador, que deixou a TV Globo em 2017, fez duras críticas sobre a atuação da Polícia Militar na festa.

“A multidão me deixa um pouco em pânico. Tenho medo de fugir um pouco do controle, mas foi tão respeitoso, foi tão bom, tão alegre. Só não gostei da forma como a gente é abordado pela Polícia Militar A forma que eles vêm é uma forma de ostentação, pra impor respeito. Eu apanhei e não precisava. Eles vêm com o cacetete e tem que sair da frente, eu não estava ligado nisso. E assim, não precisa bater em quem tá se divertindo”, lamentou, em entrevista à rádio Metropole.

Apesar da experiência ruim, Evaristo ainda comemorou a presença como folião no Carnaval. “Tirando isso, tá tudo bom!”, completou.

O CORREIO pediu um posicionamento à Polícia Militar, mas, até a publicação desta nota, não houve resposta.

JBNoticias/com Correio da Bahia

PETO da 83ª CIPM recupera vários aparelhos de celulares no circuito principal do Carnaval de Barreiras

Na madrugada de sábado, 1, o PETO da 83ª CIPM, recuperou diversos aparelhos de celulares, no circuito principal do Carnaval no centro de Barreiras.

Ao fazer rondas, a PM foi informada por um folião, sobre uma sacola contendo algo dentro sendo enterrada por um indivíduo não identificado, e, ao ser feita a averiguação, foram localizados 9 aparelhos celulares provenientes de furtos na primeira noite do evento festivo.

Todos os aparelhos de celulares, foram encaminhados para a delegacia de polícia de Barreiras.

PETO

Formosa do Rio Preto: 86ª CIPM apreende pés de maconha e prende homem após ameaça

No final da manhã de sábado, 1, por volta das 11h30, a 86ª CIPM apreende pés de maconha e prende homem após ameaça, no setor de chácaras no Povoado de Rochedo, margem da BR-135, em Formosa do Rio Preto.

Após ser acionada para atendimento de ocorrência de ameaça contra uma menor, a guarnição PM de serviço na cidade de Formosa do Rio Preto deslocou ao local e constatou a veracidade do fato, encontrando a vítima chorando, alegando que seu sogro estava ameaçando-a de morte utilizando uma foice.

Logo, o acusado foi localizado em frente à sua residência, confirmando a versão da vítima, onde ao realizar buscas no perímetro foi encontrado a foice e dois baldes com pés de uma planta análoga a cannabis sativa (maconha) em seu quintal.

Diante do fato, o autor foi preso e juntamente com a materialidade, a vítima e sua genitora apresentados na central de flagrantes, Delegacia Territorial da cidade de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

No final da manhã de sábado, 1, por volta das 11h30, a 86ª CIPM apreende pés de maconha e prende homem após ameaça, no setor de chácaras no Povoado de Rochedo, margem da BR-135, em Formosa do Rio Preto.

Após ser acionada para atendimento de ocorrência de ameaça contra uma menor, a guarnição PM de serviço na cidade de Formosa do Rio Preto deslocou ao local e constatou a veracidade do fato, encontrando a vítima chorando, alegando que seu sogro estava ameaçando-a de morte utilizando uma foice.

Logo, o acusado foi localizado em frente à sua residência, confirmando a versão da vítima, onde ao realizar buscas no perímetro foi encontrado a foice e dois baldes com pés de uma planta análoga a cannabis sativa (maconha) em seu quintal.

Diante do fato, o autor foi preso e juntamente com a materialidade, a vítima e sua genitora apresentados na central de flagrantes, Delegacia Territorial da cidade de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

86ª CIPM

Defesa de Daniel Silveira solicita ao STF “saidinha” para visita à família na Páscoa

Defesa de Daniel Silveira solicita ao STF "saidinha" para visita à família na Páscoa

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

A defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira protocolou um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para que o político possa deixar temporariamente o regime semiaberto e visitar a família durante o feriado da Páscoa.

O pedido foi apresentado na noite de sexta-feira (28). Silveira, condenado a oito anos e nove meses de reclusão, encontra-se em processo de ressocialização e, de acordo com sua defesa, tem mantido comportamento exemplar.

“O requerente não representa risco à ordem pública, pois sempre teve um bom comportamento na vida pública, tendo sido novamente conduzido ao regime semiaberto, frisa-se por dupla interpretação que levaram a erro de orientação, sem nenhuma culpa ou dolo, ou desobediência”, argumenta a petição assinada pelo advogado Michael Robert.

O pedido aguarda análise do ministro Alexandre de Moraes.

bn

Ensino “médium”: município do Piauí matricula mortos para receber verba do EJA.

Jbnoticias.com.br

Dentre os alunos estavam presos, pessoas mortas e sem qualquer vínculo com as escolas locais


Município Paquetá, no Piauí

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema de fraude no sistema educacional envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Paquetá, a 307 km de Teresina. Segundo a investigação, em 2022, quase metade da população da cidade – que tem 3.813 habitantes – constava como matriculada na modalidade. Entre os “alunos” estavam pessoas já falecidas, um preso e outras sem qualquer vínculo com as escolas locais.

O Fantástico teve acesso ao documento da CGU e percorreu três estados do Nordeste para mostrar o impacto do esquema fraudulento. Em 2022, prefeituras receberam, em média, R$ 5 mil por cada aluno matriculado na EJA, e o desvio desses recursos compromete o financiamento da educação pública.

A investigação identificou, entre os supostos estudantes, Luiz Reis dos Santos, falecido em 2017, e Valdeci Roque Cruz, que morreu em 2018. Ambos ainda constavam na lista de matrículas de 2022 e 2023. A filha de Valdeci, professora na escola onde ele estaria matriculado, afirmou que seu nome foi retirado do censo escolar assim que ele faleceu. No entanto, segundo a CGU, a prefeitura continuou recebendo repasses do governo federal como se ele estivesse vivo e estudando normalmente.

Outro caso identificado foi o de um preso em Rondônia que figurava como aluno da EJA em Paquetá. Além disso, um sargento aposentado do Distrito Federal e sua esposa, moradores de Goiás, também constavam como estudantes da rede municipal.

O atual prefeito, Clayton Barros, pertence ao mesmo grupo político do ex-prefeito Thales Coelho, que hoje é deputado estadual. Questionado sobre as fraudes, o assessor jurídico da prefeitura, Daniel Leonardo, alegou que todos os alunos matriculados frequentam as aulas regularmente e que a lista de presença foi enviada ao Ministério Público para averiguação.

Em nota, a prefeitura afirmou que os nomes de pessoas falecidas foram retirados em 2020, mas que permaneceram no sistema por um erro técnico. O município também informou que já reportou o problema ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo censo escolar.

Já o ex-prefeito Thales Coelho declarou que não tinha conhecimento de irregularidades na EJA durante sua gestão.

Fraudes em 35 cidades 

O relatório da CGU apontou que Paquetá não é um caso isolado. Ao todo, 35 cidades de 13 estados brasileiros apresentaram indícios de fraude no sistema educacional.

Segundo o procurador regional da República, Juraci Guimarães, o aumento das fraudes ocorreu a partir da pandemia, quando diversos municípios passaram a inserir informações falsas no censo escolar para garantir mais repasses do Fundeb.

O presidente do Inep, Manoel Palácio, esclareceu que a fiscalização dos dados enviados ao censo é de responsabilidade das comissões instituídas em cada município. Como os números declarados servem de base para a liberação de verbas federais, como as do Fundeb, fraudes como essa comprometem diretamente o financiamento da educação básica no país.

JBNoticias/com informações do Fantástico

Governadores alinhados à direita registram aprovação popular acima de 60%


Romeu Zema (MG)

Às vésperas das eleições gerais, a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem registrado os piores índices desde sua entrada na vida pública. Em contrapartida, há uma ascensão notável de governadores de direita.

Continue após propaganda



Pesquisas recentes, como a da Genial/Quaest, mostram que, pela primeira vez neste mandato, a desaprovação de Lula ultrapassou sua aprovação.

O desgaste é perceptível até mesmo em regiões tradicionalmente favoráveis ao petista, como o Nordeste, onde desabou por completo. Estados como Bahia e Pernambuco, por exemplo, a rejeição já lidera. Em outras partes do país, a desaprovação também predomina.


Ratinho Junior (PR)

Enquanto isso, governadores que possuem algum tipo de alinhamento mais à direita registram índices expressivos de aprovação. Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR) e até Eduardo Leite (RS), que é de uma linha social-democrata, estão todos acima dos 60% de avaliação positiva.


Ronaldo Caiado (GO)

A movimentação nos bastidores já começou. Caiado anunciou que lançará sua pré-candidatura à Presidência em abril. Ratinho Junior tem sido citado como um possível nome da direita, dependendo de uma articulação partidária. Tarcísio, apesar de manter o discurso de buscar a reeleição em São Paulo, segue como um dos principais nomes de núcleos liberais e conservadores.

JBNoticias/com Conexão Política