Com doações de produtores rurais, Fundesis entrega investimentos para instituições de Correntina e São Desidério

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, instituições dos municípios de Correntina e São Desidério celebraram os investimentos recebidos pelo Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Oeste da Bahia (Fundesis). Os recursos foram aplicados em projetos sociais da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Tatu (ASTAC), do Abrigo dos Idosos Irmã Zélia e da Casa de Recuperação Antônio Barboza dos Santos, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

No dia 26, em Correntina, foram inauguradas as obras na ASTAC, onde o Fundesis financiou a construção da sede própria da associação, beneficiando cerca de 600 pessoas. “São mais de 20 anos de história e, com essa doação, poderemos atender melhor a nossa comunidade, resgatando também a sua cultura. Estamos muito agradecidos”, afirmou o presidente da entidade, Jailson Alecrim.

Ainda em Correntina, o Abrigo dos Idosos Irmã Zélia, ligado às Obras Sociais da Diocese de Bom Jesus da Lapa, recebeu investimentos para a construção de enfermarias e a reforma de residências que acolhem atualmente 20 idosos. “Esse era um sonho. Muitos dos nossos idosos são acamados e a estrutura antiga dificultava os cuidados. Agora, tudo será mais fácil. Agradecemos a Deus e às pessoas de coração generoso que tornaram isso possível”, destacou Adelina dos Santos, responsável pelo abrigo.

Já no dia 27, no povoado de Campo Grande, município de São Desidério, foi inaugurada a primeira etapa da sede própria da Casa de Recuperação Antônio Barboza dos Santos, que terá capacidade para atender 40 pessoas em tratamento contra a dependência química. “Se não fosse o apoio da Aiba e do Fundesis, esse sonho não estaria se tornando realidade. Hoje, a primeira etapa está concluída, e só temos gratidão por essa parceria que fortalece o desenvolvimento social da nossa região”, disse a presidente da associação, pastora Ana Cláudia.

Compromisso com o desenvolvimento social

As inaugurações contaram com a participação de diretores da Aiba e do público atendido pelas instituições. “Esses três novos projetos, contemplados pelo edital de 2024 do Fundesis, vão transformar a vida de muitas pessoas. Nosso objetivo é continuar incentivando iniciativas que promovam impactos sociais, ambientais e sustentáveis em comunidades do Oeste da Bahia”, ressaltou o gerente geral do Instituto Aiba, Sunny Aaron.

Criado por produtores rurais do oeste baiano e gerido pelo Instituto Aiba, em parceria com o Banco do Nordeste, o Fundesis é mantido por doações espontâneas dos agricultores no momento do custeio da safra. A iniciativa já beneficiou mais de 230 mil pessoas na região, levando esperança e oportunidades a diversas comunidades.

“O Fundesis tem a missão de promover o desenvolvimento social da nossa Bahia. Agradecemos aos produtores rurais que contribuem voluntariamente para tornar esses projetos realidade e gerar impactos positivos na vida de tantas pessoas”, complementou o vice-diretor administrativo da Aiba e produtor rural, André Schwaab.

As inaugurações também foram prestigiadas por lideranças políticas, autoridades municipais e os gerentes do Banco do Nordeste, Ticiano Arraes e Simone Tomasi.

Assessoria de Imprensa Aiba 

Bombeiros realizam mutirão de fiscalização no circuito do Carnaval de Barreiras

Nesta quarta-feira (26), equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar realizaram um mutirão de fiscalização nas empresas instaladas no circuito do Carnaval Agnaldo Pereira, em Barreiras. A ação faz parte da estratégia de prevenção contra incêndios, intensificada durante o período festivo devido ao grande fluxo de público.

A fiscalização segue as diretrizes da Lei Estadual nº 12.929/2013, que estabelece normas de segurança contra incêndios e pânico na Bahia. Desde então, o Corpo de Bombeiros tem promovido campanhas educativas e reforçado as inspeções, especialmente em eventos de grande porte como o Carnaval.

Durante a operação, os bombeiros verificaram o cumprimento das exigências de segurança contra incêndio e pânico por parte dos estabelecimentos, garantindo, no mínimo, medidas básicas como extintores, sinalização de emergência, saídas de emergência, controle de material de acabamento e demais itens obrigatórios.

Empresas que não atenderam às exigências da Lei Estadual nº 12.929/2013, mesmo após orientações, notificações e, em alguns casos, aplicação de multas, estão sendo interditadas até que regularizem suas pendências e se adequem às Normas de Segurança Contra Incêndio e Pânico vigentes.

A atuação do Corpo de Bombeiros é essencial para garantir que a folia aconteça com segurança, minimizando riscos e protegendo foliões, trabalhadores e comerciantes. Tudo para fazer valer o lema dos Bombeiros Militares: “Vidas alheias, riquezas a salvar.”

17º BBM

Luís Eduardo Magalhães sediará o Rally do Batom nos dias 21 e 22 de março

Da esquerda para direita: Alexandre Valenga e Carlos Camarota do Clube dos Carros Antigos; o superintendente de Eventos da Prefeitura, João Ricardo Barreto; André Venson e Rodrigo Cardoso do Viva Rally.

A cidade de Luís Eduardo Magalhães se prepara para sediar, nos dias 21 e 22 de março, o Rally do Batom, uma competição automobilística voltada exclusivamente para mulheres. O evento, que contará com concentração, largada e chegada na Praça dos Três Poderes, tem o apoio da Prefeitura e promete muita emoção e adrenalina.

Diferente de competições tradicionais, o Rally do Batom é acessível a todas as mulheres, inclusive aquelas sem experiência prévia no automobilismo, e poderá ser disputado com qualquer tipo de veículo.

Para Alexandre Valenga, representante do Clube dos Carros Antigos, a expectativa para o evento é muito positiva.

“Estamos confiantes no sucesso do Rally, pois Luís Eduardo Magalhães é uma cidade apaixonada por velocidade, aventura e esportes. Acredito que teremos uma grande adesão ao evento”, destacou.

O Rally do Batom é organizado pelo Clube dos Carros Antigos e realizado pelo Viva Rally. As vagas são limitadas, e as interessadas devem garantir sua inscrição o quanto antes.

Serviço:

O quê: Rally do Batom

Quando: 21 e 22 de março

Onde: Praça dos Três Poderes

Mais informações: (77) 99921-4785.

 SECOM

Homem com mandado de prisão em aberto é preso pela PM ao desembarcar na rodoviária de LEM

Indivíduo respondia por latrocínio e estupro de idosa

No final da tarde desta quinta-feira, 27, por volta das 18h, Rafael de Souza Rocha foi preso pela polícia militar da 85 CIPM na rodoviária de Luis Eduardo Magalhães. Ele foi detido após o sistema de reconhecimento facial emitir um alerta a central de comunicação da PM que enviou ao local uma guarnição que efetuou a prisão do mesmo.

Rafael possuía em seu desfavor o mandado de prisão pelo crime de latrocínio (crime seguido de morte) expedido pela Vara Criminal da comarca de Barra/BA.

O latrocida ainda como antecedente criminal um estupro de uma idosa de 60 anos. Rafael foi conduzido ao DISEP onde ficou a disposição da justiça.

CPR-O

Futuras mamães participam de roda de gestantes no Centro de Parto Normal de LEM

Na manhã desta quarta-feira (26), gestantes de Luís Eduardo Magalhães se reuniram no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra para mais um encontro da Roda de Gestantes, momento de troca de experiências e aprendizado sobre a jornada da maternidade. Os papais também marcaram presença, fortalecendo o apoio às futuras mamães.

O encontro foi conduzido pela coordenadora do CPN, a enfermeira obstetra Silmara Regina Grisa, que abordou o tema “Fisiologia do Trabalho de Parto e Parto”, trazendo informações essenciais para as gestantes. Durante a roda de conversa, foram discutidos pontos importantes como os desconfortos comuns da gestação, métodos farmacológicos e não farmacológicos para alívio da dor, e orientações sobre sinais e sintomas de trabalho de parto e parto, e sinais de emergência.

“O conhecimento é essencial para que a mãe tome a melhor decisão para o nascimento do seu bebê”, destacou Silmara.

Participe!
As Rodas de Gestantes acontecem duas vezes por mês e são abertas a todas as gestantes, incluindo aquelas que fazem acompanhamento na rede particular de saúde.

Quase 100 pessoas são vacinadas nos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado

Quase 100 pessoas são vacinadas nos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de vacinação nos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado, contemplando 93 pessoas, entre crianças e idosos, nesta terça (25) e quarta-feira (26).

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à saúde e fortalecer a imunização da população, garantindo altos índices de cobertura vacinal na cidade.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Talita Nogueira, a ação foi fundamental para facilitar o acesso à vacinação e incentivar a atualização da caderneta vacinal.

“Nosso objetivo é levar a vacinação para toda a população, garantindo que todos tenham a oportunidade de manter sua carteirinha em dia. A vacina desempenha um papel essencial na geração de imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças causadas por vírus e bactérias”, destacou.

A Prefeitura segue promovendo iniciativas que aproximam os serviços de saúde da comunidade, reforçando a importância da prevenção e da imunização como ferramentas essenciais para o bem-estar coletivo.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de vacinação nos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado, contemplando 93 pessoas, entre crianças e idosos, nesta terça (25) e quarta-feira (26).

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à saúde e fortalecer a imunização da população, garantindo altos índices de cobertura vacinal na cidade.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Talita Nogueira, a ação foi fundamental para facilitar o acesso à vacinação e incentivar a atualização da caderneta vacinal.

“Nosso objetivo é levar a vacinação para toda a população, garantindo que todos tenham a oportunidade de manter sua carteirinha em dia. A vacina desempenha um papel essencial na geração de imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças causadas por vírus e bactérias”, destacou.

A Prefeitura segue promovendo iniciativas que aproximam os serviços de saúde da comunidade, reforçando a importância da prevenção e da imunização como ferramentas essenciais para o bem-estar coletivo.

LEM: Homem é assassinado no bairro Santa Cruz

Foto redes sociais

No início da tarde dessa quinta-feira (27/02), ocorreu um homicídio em uma residência na rua Irecê, bairro Santa Cuz, Luís Eduardo Magalhães.

A vítima, identificada como Maurício de Oliveira Santos, 41 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo. No chão, em frente a casa foi encontrada duas cápsulas de calibre não identificada.

A guarnição da 85ª CIPM permaneceu no local preservando a cena do crime até a chegada do IML e da Polícia Técnica.

A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

Mulher é presa em Barreiras após mandado de prisão por homicídio emitido em 2012

Nesta quarta-feira, 26, por volta das 14h,  o PETO da 83ª CIPM, prendeu uma mulher, em frente a sua residência, em cujo desfavor havia mandado de prisão por homicídio emitido em 2012 pela Vara do Júri e Execuções penais de Barreiras. A capturada foi encontrada na frente de sua residência e, imediatamente, tomou ciência do inteiro teor do documento, bem como foi informada de seus direitos constitucionais. De igual modo, não foi feito uso de algema nem foi apresentada à DP com lesões.

De acordo com o relatório policial, a mulher foi devidamente informada sobre seus direitos constitucionais, incluindo o direito ao silêncio e à assistência jurídica. A prisão foi realizada sem o uso de algemas, e a detida não apresentava lesões ou resistência no momento da abordagem.

O caso remonta a 2012, quando a mesma, foi acusada de envolvimento em um homicídio. Desde então, o mandado de prisão estava em aberto, e as autoridades vinham monitorando possíveis pistas sobre seu paradeiro. A captura foi celebrada como um êxito pelas forças de segurança, que destacaram a importância de cumprir ordens judiciais pendentes para garantir a justiça.

PETO

Carro blindado e escolta atrás do trio: turistas pagam até R$ 6 mil por dia para ter segurança no Carnaval

Veja os tipos de serviço de segurança oferecidos durante a folia em Salvador



Enquanto você sofre o empurra-empurra de Carnaval para acompanhar o trio elétrico ou enfrenta fila para comprar uma bebida em algum isopor, um grupo de pessoas atravessa o circuito como um raio. Escoltados por seguranças particulares, cheios de acessórios e até salto alto, eles entram nos camarotes mais desejados da folia. Famosos e anônimos pagam até R$ 6 mil por dia para ter segurança particular em Salvador. 

Em uma empresa de segurança privada de Salvador, que vê a demanda crescer durante o período de festa, um casal chegou a desembolsar R$ 12 mil por dois dias de Carnaval. O serviço foi premium, com direito a carro blindado (R$ 3 mil) e dois seguranças (R$ 1,5 mil) – valores diários. 

Dois serviços de escolta são mais comuns durante o período. Um profissional disponível durante 24 horas para acompanhar os foliões atrás do trio custa, em média, R$ 1,5 mil por pessoa. “É um agente especializado em segurança, com ensino superior, técnicas de artes marciais e conduta ilibada. Além do porte físico que suporte a intensidade do serviço”, explica Wellington Correia, do Grupo Weu Soluções Integradas , que oferece o serviço. 

Uma opção mais barata são os guarda-costas. Por cerca de R$ 300 por pessoa, os profissionais acompanham os clientes entre o camarote e a saída do circuito. A maioria dos contratantes são de fora da Bahia. Turistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal são a maioria. 

A atividade de vigilante privada é regulada pela Polícia Federal desde 1983 e exige uma série de pré-requisitos, como curso de formação e exames psicotécnicos. Militares da ativa são proibidos de realizar segurança privada, e os da reserva são os principais prestadores de serviço. 

Na FBA Segurança, a demanda pelo serviço cresceu 60% em comparação com o ano passado, segundo Carlos Franca, responsável pela empresa. Neste ano, os seguranças vão prestar, pela primeira vez, o serviço de escolta dentro de blocos. “Temos um grupo de coreanos que vai contar com segurança no bloco de Bell, na sexta-feira (28)”, conta. 

Ele avalia que o aumento da demanda tem relação com a insegurança. “Talvez pelos índices de violência no estado terem crescido, as pessoas estão fazendo muito o uso da segurança. As pessoas estão buscando o serviço de última hora e não conseguem mais agendar”, completa. 

Perfil do público 

Até integrantes da majestade estão entre os clientes das empresas de segurança. Pelo quarto ano seguido, a FBA Segurança vai acompanhar um príncipe que vem curtir o Carnaval de Salvador. 

“Em situações desse tipo o nosso esquema muda totalmente. A gente não sabe quem vai estar com ele, então aumentamos o leque de seguranças. Mandamos dois homens para ficar na frente do camarote que ele vai estar, além de um para acompanhar”, explica Carlos Franca. Até 20 homens são utilizados para fazer a segurança de um único grupo. 

Mas Wellington Correia, do Grupo Weu, garante que o serviço não é só para a realeza. Empresários, influenciadores e bandas estão entre os clientes que contratam o serviço. Além da preocupação com roubos e furtos, os turistas têm receio de se perderem no principal circuito da folia, na Barra-Ondina. 

“Eles buscam um serviço diferenciado para atravessar a multidão pelos melhores caminhos. Não é só a segurança propriamente dita, mas eles querem alguém que possa acompanhá-los até o camarote ou trio sem problemas. O objetivo, muitas vezes, é chegar ao local de destino e voltar sem perrengue”, afirma. 

Na prática, um grupo de cinco pessoas que queira contratar o serviço de guarda-costas paga, em média, R$ 1 mil por dia para ser levado até o ponto desejado no circuito. O serviço de segurança à disposição para a mesma quantidade de pessoas custa R$ 7,5 mil. 

Correio da Bahia

Bombeiros realizam mutirão de fiscalização no circuito do Carnaval de Barreiras

Nesta quarta-feira (26), equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar realizaram um mutirão de fiscalização nas empresas instaladas no circuito do Carnaval Agnaldo Pereira, em Barreiras. A ação faz parte da estratégia de prevenção contra incêndios, intensificada durante o período festivo devido ao grande fluxo de público.

A fiscalização segue as diretrizes da Lei Estadual nº 12.929/2013, que estabelece normas de segurança contra incêndios e pânico na Bahia. Desde então, o Corpo de Bombeiros tem promovido campanhas educativas e reforçado as inspeções, especialmente em eventos de grande porte como o Carnaval.

Durante a operação, os bombeiros verificaram o cumprimento das exigências de segurança contra incêndio e pânico por parte dos estabelecimentos, garantindo, no mínimo, medidas básicas como extintores, sinalização de emergência, saídas de emergência, controle de material de acabamento e demais itens obrigatórios.

Empresas que não atenderam às exigências da Lei Estadual nº 12.929/2013, mesmo após orientações, notificações e, em alguns casos, aplicação de multas, estão sendo interditadas até que regularizem suas pendências e se adequem às Normas de Segurança Contra Incêndio e Pânico vigentes.

A atuação do Corpo de Bombeiros é essencial para garantir que a folia aconteça com segurança, minimizando riscos e protegendo foliões, trabalhadores e comerciantes. Tudo para fazer valer o lema dos Bombeiros Militares: “Vidas alheias, riquezas a salvar.”

17º BBM