Formosa do Rio Preto: Polícia Militar combate a prática de soltura de pipas com cerol

Na tarde desta quinta-feira, 3, por volta das 15h, 1 86ª CIPM, intensificou o policiamento no combate a prática de soltura de pipas com cerol, na cidade de Formosa do Rio Preto.

Diante de reclamações e registros de lesão corporal provocada por cerol e linha chilena, policiais militares do 1° Pelotão da 86ª CIPM intensificaram na tarde de hoje, a fiscalização preventiva e punitiva aos responsáveis por essa prática lesiva e até fatal.

A ação visa prevenir acidentes graves com o uso de “linha chilena” e cerol (pó de vidro ou metal), além de coibir a ação altamente perigosa a saúde coletiva.

A Polícia Militar ressalta que o Artigo 132 do Código Penal prevê detenção de três meses a um ano e multa, bem como proíbe e penaliza a sua venda e distribuição a quem oferecer risco de lesão a saúde das pessoas.

Quanto aos menores de idade, seus pais e/ou responsáveis também respondem civil e até criminalmente pelos prejuízos a saúde humana, a rede elétrica e ao patrimônio público e privado provocados por seus filhos.

Uma grande quantidade de pipas com linhas de cerol foram apreendidas nesta tarde, e os responsáveis identificados e qualificados poderão responder legalmente pela prática exercida.

86ª CIPM

Presidente dos Correios pede demissão e entrega estatal no vermelho

Expectativa é de que novo presidente seja indicado por Davi Alcolumbre

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, entregou sua carta de demissão ao Palácio do Planalto nesta sexta-feira (4). Embora seu mandato estivesse previsto até 6 de agosto, sem apoio no Congresso,  e sob intenso processo de fritura, ele  antecipou a saída. A expectativa é que Santos se reúna com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima quarta-feira, após o retorno de Lula a Brasília, para formalizar sua despedida.

Segundo aliados, Santos justificou a decisão com motivos de saúde, mas a saída ocorre em meio a pressões internas do governo para que ele adotasse medidas drásticas de reestruturação nos Correios para estancar os sucessivos resultados negativos da estatal. A Casa Civil vinha cobrando cortes significativos, incluindo o fechamento de agências, como forma de lidar com o grave déficit da estatal, que registrou um prejuízo de R$ 1,7 bilhão apenas no primeiro trimestre deste ano. O resultado negativo acendeu um alerta dentro do governo, que teme a necessidade de injeção de recursos da União para manter a operação da empresa.

Internamente, a antecipação da saída de Fabiano também é vista como uma forma de reduzir tensões políticas. Havia insatisfação de setores do governo e interferência de partidos aliados sobre a condução da estatal. O agora ex-presidente dos Correios vinha resistindo a algumas das mudanças propostas, o que gerou desconforto entre membros da articulação política do Planalto.

Com a demissão, o governo deve anunciar nos próximos dias o nome do novo presidente da empresa, que herdará o desafio de reestruturar os Correios em meio a uma grave crise financeira e sob pressão por cortes e modernização. A gestão futura terá de equilibrar a necessidade de austeridade com a garantia da prestação de um serviço público essencial à população. O nome deve ser indicado pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).

DIÁRIO DO PODER

Polícia Técnica em Luís Eduardo Magalhães começa a realizar exame de necropsia.

Acesse Jbnoticias.com.br

A Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Luís Eduardo Magalhães iniciou nesta semana a realização de exames de necropsia, na cidade. Com a implantação do serviço no município, a população e as autoridades policiais não precisarão mais realizar o deslocamentos até Barreiras, onde as perícias eram realizadas.
 
A partir de agora a CRPT passa a oferecer além das perícias na área da criminalística, também os exames médico-legais. “O nosso objetivo é prestar um serviço de excelência, mais rápido e menos custoso, tanto para o Estado, quanto para a população, em um momento de muita fragilidade para as famílias enlutadas”, explicou o diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva.
 
A iniciativa marca mais um avanço na interiorização dos serviços periciais, descentralizando os exames, garantindo mais rapidez para os atendimentos e diminuindo o tempo de respostas para liberação dos laudos. A nova unidade é resultado de uma parceria com a prefeitura municipal para instalação do necrotério e é a segunda Coordenadoria de Polícia Técnica na região Oeste que passa a realizar necropsias, este ano. Em junho, foi implantado o serviço em Santa Maria da Vitória.
 
É a Polícia Científica da Bahia, garantindo o atendimento mais célere à população e maximizando a eficiência de suas atividades.

Ascom/DPT

Treinamento na sede da Rondesp CPR-Oeste em Barreiras com novo fuzil IWI Arad 7

Nesta quinta-feira, 3, foi realizado na Sede da CIPT-O, em Barreiras, o primeiro ciclo de instruções para o efetivo da Unidade sobre o uso e manuseio do novo armamento de dotação da PMBA – O fuzil IWI Arad 7, no cal. 7.62x51mm.

Foram ministradas instruções teóricas e práticas pelo SGT PM RR Anderson, como montagem/desmontagem, manuseio, solução de panes e etc. Por fim, os policiais realizaram disparos com munição real no stand do Clube de Tiro Liberdade. As instruções seguirão no decorrer do mês.

Ascom CIPT-O

Mãe e padrasto são presos por abusar de criança de 7 anos

Hoje a menina tem 15 anos e durante 8 anos foi abusada pelo padrasto com a cobertura da mãe

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (4), a Polícia Civil do Estado da Bahia, através do NEAM/LEM, sob o comando da delegada Dra. Luara Faria, com apoio do CATTI/OESTE e da Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães, cumpriu dois mandados de prisão temporária, contra mãe e padrasto de uma menor, assim como um mandado de busca e apreensão, em investigação pela prática do crime de estupro de vulnerável, praticado em Luís Eduardo Magalhães

Os autores foram identificados como A.L.Z e R.B.F., respectivamente, professora e piloto e foram autuados na tipificação penal Artigo 217-A do Código Penal – Estupro de vulnerável. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima tinha 7 anos de idade à época dos fatos.



A investigação apura a prática do crime de estupro de vulnerável imputado a R.B.F, em desfavor da, atualmente com 15 anos de idade, com a participação ativa de sua genitora, A.L.Z. Conforme inicialmente apurado nas investigações, os abusos teriam se iniciado quando a vítima contava apenas 7 (sete) anos, prolongando-se por aproximadamente oito anos, caracterizando um contexto de violência sexual reiterada.

O procedimento investigativo teve início a partir de denúncia anônima recebida pelo Conselho Tutelar no ano de 2024, relatando que a vítima estaria sendo submetida a abusos sexuais continuados por parte de seu padrasto. A vítima confirmou ao órgão tutelar que os abusos tiveram início quando ela tinha apenas 7 (sete) anos de idade, relatando que o padrasto inicialmente a obrigava a praticar atos libidinosos diversos.

Após a oitiva de testemunhas e a produção de diversos elementos de prova – havendo, inclusive, a apreensão de uma gravação de áudio com a confissão do autor -, a autoridade policial representou pelas prisões temporárias de ambos os investigados, assim como pela busca e apreensão no endereço do casal – o que foi deferido pelo Poder Judiciário.

Como resultado da deflagração da operação e cumprimento dos mandos, foi realizada a prisão dos dois investigados, assim como a apreensão de celulares, notebook, tablet, HD externo e uma máquina fotográfica. A deflagração da operação reflete o compromisso da Polícia Civil da Bahia

Polícia Civil

Inmet divulga alertas de chuvas intensas e baixa umidade para municípios do oeste da Bahia

Comunicados publicados nesta quinta-feira (3) são válidos até as 10h de sexta (4).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (3), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para 11 cidades do extremo sul da Bahia e um de baixa umidade para 104 municípios localizados no oeste do estado. Os comunicados são válidos até 10h de sexta (4).

Para os municípios que estão sob alerta amarelo, pode ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, volume considerado elevado. Apesar disso, o risco de alagamentos e deslizamentos é baixo.

Em caso de emergências, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Veja abaixo as cidades da Bahia em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas:

Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.

Veja abaixo as cidades da Bahia em alerta amarelo de baixa umidade:

Abaíra, América Dourada, Angical, Baianópolis, Barra, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caculé, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Canarana, Candiba, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Ibiassucê, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, João Dourado, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Matina, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley, Xique-Xique

Jbnoticias.com.br/g1

Nota Oficial da Prefeitura de LEM.

Acesse Jbnoticias.com.br

Um funcionário de uma Oficina que é credenciada para dar manutenção aos veículos da Saúde do município capotou uma ambulância do SAMU durante a realização de um teste técnico na tarde desta quinta-feira (03). O acidente ocorreu na BR-242, no trecho em frente ao depósito da Nosso Lar.

Felizmente, ninguém se feriu. O condutor, funcionário da oficina responsável pela manutenção, passa bem e recebeu os devidos atendimentos.

É importante ressaltar que não havia pacientes nem equipe médica no interior da ambulância, uma vez que o veículo passava por um procedimento de verificação final, após manutenção preventiva realizado pela oficina, para assegurar que o serviço estava concluído.

Toda a documentação referente a seguro estava regularizada, por esse motivo, o município não terá prejuízo financeiro.

Esquema integrado de Segurança garantiu tranquilidade no Arraiá de LEM

A 4ª edição do Arraiá de Luís Eduardo Magalhães (LEM), realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho, contou com uma estrutura de segurança robusta e integrada, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança.

Ao todo, 400 profissionais estiveram mobilizados, entre policiais militares e civis, Guardas Civis Municipais, Bombeiros, agentes da SUTRANS, Defesa Civil e seguranças privados.
De acordo com o secretário de Segurança, João Paulo Nascimento, que coordenou a operação, o resultado foi um sucesso absoluto, mesmo com o público recorde do último dia.

“Finalizamos os cinco dias de evento sem o registro de ocorrências graves. Fora do perímetro do evento, também não registramos ocorrências. Mais uma vez, encerramos o nosso Arraiá com um sucesso total na segurança, mesmo com o público do último dia, que foi de 100 mil pessoas.”

O secretário destacou ainda que a articulação entre as diversas forças permitiu uma resposta eficiente. “Esse esquema integrado contribuiu para que o evento transcorresse com paz e celebração.”

Seleção de LEM enfrenta Serra Talhada neste sábado (05), pela Copa do Brasil de Futsal Feminino

A Seleção de Futsal Feminino de Luís Eduardo Magalhães está a um passo de avançar para a próxima fase da Copa do Brasil de Futsal Feminino. Após vencer a equipe de Serra Talhada (PE) fora de casa por 1 a 0, na primeira partida da competição, a equipe baiana se prepara para o confronto decisivo.

O jogo de volta será realizado no próximo sábado, dia 05 de julho, às 17h, no Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, em Luís Eduardo Magalhães.

Com a vitória no jogo de ida, a Seleção de LEM tem a vantagem do empate para garantir a classificação. A expectativa é de casa cheia para apoiar as atletas da cidade em mais um desafio nacional.

A Copa do Brasil de Futsal Feminino reúne 15 clubes de 11 estados brasileiros e vem se consolidando como uma das principais vitrines do esporte feminino no país.

Jogo de volta
Quando: 05 de julho (sábado), às 17h
Onde: Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto
Entrada: Gratuita

Vereador Adê Cerrado elogia organização do Arraiá de LEM e celebra valorização da cultura.

O vereador Adê Cerrado participou de diversas noites do Arraiá de LEM e fez questão de parabenizar a gestão municipal pela organização do evento, que entrou para a história de Luís Eduardo Magalhães como uma das maiores festas juninas já realizadas na cidade.

Durante a programação, que contou com atrações de renome e reuniu um público estimado em 100 mil pessoas na última noite, Adê destacou o impacto positivo do evento para a cultura, o comércio local e a população em geral.

“Luís Eduardo superou todas as expectativas. Esse São João entrou pra história! Foi recorde de público, de organização e de alegria. Parabéns à gestão pela escolha das atrações, pela estrutura e pelo respeito com o nosso povo”, afirmou o vereador.

Adê também valorizou o papel dos empreendedores que trabalharam durante a festa: “Os barraqueiros e comerciantes locais tiveram uma grande oportunidade de geração de renda. Isso é promover cultura com responsabilidade social e incentivo à economia popular”, completou.

Presente em mais de uma noite de festa, o vereador aproveitou para interagir com a população, cumprimentar eleitores, experimentar caldos e comidas típicas e prestigiar os shows que animaram o público até altas horas.

O Arraiá de LEM 2025 reforçou a força das tradições juninas no Oeste da Bahia e mostrou que, com boa gestão e organização, é possível promover grandes eventos que unem cultura, lazer e desenvolvimento econômico.