Prefeitura prorroga prazo de pagamento do IPTU 2025

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria da Fazenda, prorrogou, em caráter excepcional, o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao exercício de 2025.
De acordo com o novo calendário, os contribuintes poderão efetuar o pagamento nas seguintes condições:

  • Cota única com 20% de desconto até o dia 31 de julho de 2025;
  • Parcelamento em até seis vezes, com vencimento da primeira parcela também em 31 de julho. As demais vencem no último dia útil dos meses de agosto a dezembro de 2025.

Atenção aos contribuintes que já realizaram o pagamento:
Quem já efetuou o pagamento do IPTU 2025 sem o recálculo, terá direito a crédito referente ao valor pago a mais. Os limites definidos são:

  • Imóveis residenciais: até 25% acima do valor pago no exercício anterior;
  • Imóveis não residenciais: até 50% acima do valor do exercício anterior;
  • Imóveis territoriais (terrenos): até 100% acima do valor do exercício anterior.

Importante: O valor excedente poderá ser utilizado para quitar outros débitos tributários do mesmo contribuinte ou ser restituído, mediante solicitação junto ao Setor de Tributos.

Atendimento ao público
A solicitação de crédito ou restituição pode ser feita presencialmente no Setor de Tributos, localizado na sede da Prefeitura, na Avenida Octogonal, Praça dos Três Poderes – 1º andar.
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Mais informações também estão disponíveis no site: luiseduardomagalhaes.saatri.com.br
Ou pelo WhatsApp: (77) 3628-9000

Homem é preso em flagrante por ameaçar companheira com arma ilegal em LEM

Na noite desta quarta-feira, 02, uma guarnição da 85ª CIPM prendeu um homem de 37 anos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e pelo crime tipificado na Lei Maria da Penha.

A ação aconteceu no Bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães após uma mulher denunciar seu companheiro que utilizava uma arma de fogo para ameaçar e agredi-la.

Um revólver calibre 38 com numeração suprimida, munição e os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

85ª CIPM

Acrioeste voltará a realizar leilões de gado em Barreiras

A Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste) anunciou que voltará a realizar leilões de gado em Barreiras, no Oeste da Bahia. O anúncio foi feito na tarde da última quinta-feira, 26, após reunião do presidente da entidade, Gill Arêas Machado, com o prefeito do município, Otoniel Teixeira, e seu vice, Túlio Viana.

De acordo com a Acrioeste, além do apoio da prefeitura na realização dos leilões, durante o encontro também foi discutida a criação de uma comissão que dará prosseguimento à busca por um local para a implantação de um novo Parque Multiuso de Barreiras, voltado para dupla aptidão: o agronegócio e grandes eventos.

Segundo a associação de pecuaristas, está entre as propostas da gestão do prefeito Otoniel Teixeira a identificação de uma área adequada para receber esse grande empreendimento, que fortalecerá o agronegócio praticado no Vale do Rio Grande.

O Leilão Padrão Acrioeste será realizado no próximo dia 19 de julho, no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, a partir das 14h, com transmissão pelo YouTube.

Segundo Gill Arêas Machado, é um momento de muito alegria para a pecuária de Barreiras e para o Oeste da Bahia como um todo, o retorno de leilões de gado em Barreiras.

O leilão ofertará mais de mil animais, entre bezerros, bezerras, garrotes e novilhas da mais alta qualidade genética, oriundos de criatórios de associados da Acrioeste e convidados.

Canal Rural

Governo do estado envia à AL-BA projeto que amplia gratuidade na emissão de RG para população vulnerável

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei que amplia as condições de gratuidade para emissão de cédulas de identidade no estado. A proposta altera a Lei nº 11.631/2009 e retira a limitação temporal que restringia a emissão gratuita a apenas uma vez por ano para pessoas em situação de rua.

Na justificativa enviada à Casa, o governador argumenta que o público em situação de rua está mais exposto à perda ou extravio de documentos, o que justifica a necessidade de garantir o acesso irrestrito à segunda via da carteira de identidade. A proposta também prevê isenção sem restrição de tempo em situações de calamidade pública, como forma de ampliar a proteção social em momentos de crise.

“Essas alterações representam um avanço na promoção da cidadania e no acesso aos direitos fundamentais, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população baiana”, escreveu Jerônimo.

Segundo o texto do PL, a gratuidade já prevista para pessoas inscritas em programas sociais permanece válida para uma emissão anual. Contudo, nos casos de população em situação de rua e idosos com mais de 60 anos — desde que referenciados por órgãos como a rede socioassistencial, a Defensoria Pública ou o Ministério Público — a limitação deixa de valer.

Além disso, a proposta estabelece que, em situações de calamidade pública, qualquer pessoa de baixa renda poderá emitir a cédula de identidade gratuitamente, mesmo que já tenha sido contemplada no mesmo ano.

O governador solicitou ainda que o projeto tramite em regime de urgência na Assembleia Legislativa.

Bahia Notícias

84ª CIPM apreende drogas no Parque das Águas em Barreiras

No final da manhã desta quarta-feira, 2, por volta das 11h30, a 84ª CIPM, apreendeu drogas no bairro Parque das Águas, próximo ao balneário da Prainha, em Barreiras.

Durante o retorno do cumprimento da OPO 240/2025, a guarnição deslocou-se até o Balneário da Prainha para realizar rondas de rotina, tendo em vista o histórico de movimentação de usuários e traficantes de entorpecentes naquela localidade.

Ao chegar nas proximidades da beira do rio, a guarnição visualizou dois indivíduos em atitude suspeita, aparentemente fumando cigarro. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos empreenderam fuga, pulando na água e abandonando uma mochila às margens do rio.

Diante da situação, foi realizada a averiguação do conteúdo da mochila, sendo encontrados:

* 12 sacos contendo substância análoga à cocaína,
* 01 saco com aproximadamente 178 (cento e setenta e oito) gramas de substância análoga à maconha a granel,
* 15 sacos contendo substância análoga à maconha.

Todas as substâncias estavam fracionadas e embaladas, prontas para venda, caracterizando o tráfico de entorpecentes.

Foi realizado patrulhamento na região e buscas às margens do rio, mas os suspeitos não foram localizados até o presente momento.

O material apreendido foi conduzido e apresentado à autoridade policial de plantão na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras

84ª CIPM

PRF registra colisão entre dois veículos no contorno viário de Barreiras

O acidente ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 2, por volta das 13h, no cruzamento da BR 242 e a antiga estrada de Angical, no contorno viário de Barreiras e envolveu dois veículos entre eles um táxi. 

Aparentemente não houve ferimentos graves com os ocupantes. O SAMU e a PRF estiveram no local. De acordo com informações, não houve feridos graves; apenas um susto.

Reportagem de Zeca Pereira/Blog do Sigi Vilares

Levou uma multa? Perdeu o direito de dirigir? Josafá Arnaldo resolve pra você!

Em LEM, a empresa Espaço Consultoria Multas te ajuda a recorrer de multas, suspensão do direito de dirigir, reabilitação, cassação, carteira bloqueada.

Tendo como Gestor, o Especialista em Direito de Trânsito Josafá Arnaldo, com ampla experiência em recursos de multas e tem ajudado a solucionar diversos problemas e conflitos referente ao processo de autuação.

Josafá Arnaldo é formado em Direito e Pós-Graduado em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito, Pos-Graduado em direito de Trânsito, Engenharia de Trânsito, Mestrando em Criminalística.

Whats: (77) 9.998-0684

Penúltima noite do Arraiá de LEM reúne 55 mil pessoas

A penúltima noite do Arraiá de LEM reuniu 55 mil pessoas nesta segunda-feira (30), que lotaram o circuito da festa para curtir os shows de Iguinho e Lulinha, Magníficos, Marcynho Sensação e DJ Lelis. 

A banda Magníficos embalou os corações apaixonados com seus sucessos consagrados. Surpresos com a multidão, os integrantes comemoraram o carinho do público:

“A gente sabia que seria especial, mas não imaginava tanta gente nos esperando com tanta alegria!” 

A dupla Iguinho e Lulinha elogiou a estrutura do evento e a valorização dos artistas locais. 

“Até um dia desses a gente também era pequeno. Poxa vida, estão de parabéns mesmo. O prefeito e toda a organização do evento.” 

Marcynho Sensação fez jus ao nome e não deixou ninguém parado com seu piseiro contagiante:

“A gente veio botar muita pressão pra galera de Luís Eduardo!” 

Já o DJ Lelis, que participa do Arraiá pela terceira vez, agradeceu o convite e reforçou sua conexão com o evento:

“É sempre uma honra estar aqui. Agradeço ao prefeito Júnior Marabá pelo espaço e, se depender de mim, quero voltar muitas vezes ainda!”. 

O prefeito Júnior Marabá também celebrou o sucesso do evento até aqui. 

“Nos quatro primeiros dias, tivemos cerca de 180 mil pessoas passando pela festa. Esse dado demonstra a consolidação do nosso Arraiá como o maior do Oeste baiano.” 

A estrutura de segurança, saúde, atendimento e acessibilidade segue funcionando plenamente, com equipes mobilizadas para garantir o bem-estar do público.

O clima agora é de grande expectativa para o encerramento do Arraiá de LEM, nesta terça-feira (1º), que contará com shows de Nattan, Natanzinho Lima, Limão com Mel, Grelo e Guilherme Ferri.

SECOM, Prefeitura de LEM

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães garante estrutura de atendimento médico durante o Arraiá de LEM 2025

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma estrutura especial de atendimento médico para o público que participa do Arraiá de LEM 2025. 

Para garantir segurança e agilidade nos atendimentos durante os cinco dias de festa, foram montados dois postos médicos estrategicamente localizados: um mais centralizado no circuito da festa e outro ao lado do palco principal. 

A expectativa é de realizar uma média de 100 atendimentos por noite, com uma equipe completa composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, preparada para atender desde casos leves até situações que demandem encaminhamentos mais complexos. 

De acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, os primeiros atendimentos serão realizados no próprio local, com suporte de medicação e procedimentos iniciais, sempre que possível. “Em casos mais graves, o município contará com duas ambulâncias de prontidão para a realização de transferências imediatas para unidades de saúde, mas a nossa expectativa é justamente a prevenção”, pontuou o secretário.

SECOM, Prefeitura de LEM