Incêndio veicular mobiliza equipes do 17º BBM em Luís Eduardo Magalhães na madrugada deste domingo

Equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) foram acionadas na madrugada deste domingo (29), por volta da 1h50, para atender a uma ocorrência de incêndio veicular na Rua A, no Loteamento Sol do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações iniciais, o incêndio teria sido provocado de forma criminosa por um terceiro, enquanto a vítima ainda se encontrava dentro do veículo. Ao chegarem ao local, os bombeiros iniciaram imediatamente o combate às chamas utilizando uma linha de mangueira, atuando na extinção do fogo em um Chevrolet Celta.

A vítima já havia sido retirada do veículo e estava recebendo atendimento por uma equipe do SAMU.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.

17º BBM

Homem é condenado a mais de 21 anos de prisão pelo feminicídio qualificado da companheira em São Desidério

João Pereira dos Santos foi condenado a 21 anos e seis meses de reclusão pelo feminicídio de sua companheira Marilene Rodrigues da Silva. O júri acatou a tese sustentada pelo promotor de Justiça Alex Bacellar, em Sessão realizada no dia 25, que qualificou o crime com os agravantes de motivo fútil, além de ser praticado contra a mulher em razão do seu gênero e em ambiente familiar.

O crime foi cometido no dia 02 de julho de 2023, por volta das 22h, no Povoado de Perdizes, zona rural do Município de São Desidério, onde ele residia havia cinco anos com Marilene. O Ministério Público demonstrou que, no dia do crime, o casal e a irmã da vítima estavam juntos em um bar, quando João Pereira resolveu voltar para casa, tendo sua companheira continuado no estabelecimento com a irmã. Quando ela chegou em casa, os dois discutiram em razão da permanência da vítima no bar, momento em que o réu matou a companheira com um disparo de arma de fogo na cabeça.

A polícia militar chegou a ser acionada, porém, ao chegarem à residência do casal, os policiais militares constataram que a vítima já se encontrava morta, acionando a perícia criminal da Polícia Civil, que comprovou que a morte se deu em razão do disparo. João Pereira já está preso de forma preventiva e irá cumprir a pena em regime inicialmente fechado.

Gabriel Pinheiro (DRT BA2233) / Cecom MP BA.

Suspeito de envolvimento em ataque a bar em Xique-Xique é preso; duas pessoas foram mortas na ação.

Acesse Jbnoticias.com.br


Ataque a tiros deixou dois mortos e quatro feridos

Um dos suspeitos de participar do ataque em um bar na cidade de Xique-Xique, no oeste da Bahia, foi preso na sexta-feira (27). O homem foi capturado pela Polícia Civil no município, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA).

O crime ocorrido na noite de quinta (26) teve grande repercussão após imagens do ataque serem compartilhadas. Câmeras de segurança registraram o momento em que três homens encapuzados entraram no bar, no bairro Ponta da Ilha, e efetuaram os disparos.

Também foi possível observar o desespero das pessoas presentes no estabelecimento. Alguns clientes correram enquanto outros tentaram se esconder embaixo das mesas. 


Uilson Nunes e Genivaldo Oliveira morreram durante o ataque

Com o ataque, dois homens morreram: Genivaldo Oliveira Damasceno, de 47 anos, que era dono do estabelecimento, e Uilson Nunes Pereira, 46. Outras quatro pessoas ficaram feridas, duas delas internadas em estado grave em um hospital da região.

A SSP-BA também determinou reforço imediato das ações ostensivas da Polícia Militar, com abordagens nas cidades vizinhas. Em meio a isso, a Polícia Civil analisa as imagens e iniciou a coleta de depoimentos de testemunhas. Celulares encontrados no local foram recolhidos.

Os agentes também apreenderam armamentos durante a operação que prendeu um suspeito. Confira os itens encontrados:

  • 2 fuzis calibre 5.56;
  • 1 pistola;
  • 1 revólver calibre .38;
  • 1 artefato explosivo;
  • 15 kg de substância análoga à cocaína.

Jbnoticias.com.br/com g1

Lei que cria CNH gratuita para população de baixa renda é sancionada

Multas de trânsito irão custear carteira de habilitação de graça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (27), um projeto de lei que permite que recursos arrecadados com multas de trânsito possam ser aplicados para custear a habilitação de condutores de baixa renda. A norma ainda estabelece regras para transferência de propriedade de veículo por meio eletrônico.

Pela nova lei, agora em vigor, serão beneficiados as pessoas de baixa renda que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Até então, a legislação de trânsito previa que os recursos provenientes de multas deveriam ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O custeio, previsto no projeto, abrangerá as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação de condutores e do documento de habilitação.

O projeto de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE) foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim de maio.

Segundo o Palácio do Planalto, a lei aprovada ainda estipula regras para a transferência de propriedade e vistoria por meio eletrônico. No caso de transferência de propriedade, o contrato de compra e venda deve conter assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas. A vistoria de transferência poderá ser realizada em formato eletrônico a partir de critérios do órgão executivo de trânsito dos estados e do Distrito Federal.

O contrato de compra e venda de veículo em meio digital, devidamente assinado pelo comprador e pelo vendedor perante o órgão de trânsito da União, terá validade em todo o território nacional e deve ser acatado pelos órgãos de trânsito dos estados e do Distrito Federal.

Agência Brasil

“Cultivando tradição”: primeiro dia do Arraiá de LEM é marcado por concurso de Quadrilhas Juninas e shows de artistas locais.

Acesse Jbnoticias.com.br

A primeira-dama Cinthya Borges e o prefeito Junior Marabá

Com o tema “Cultivando tradição”, o primeiro dia do Arraiá de LEM, realizado nesta sexta-feira (27), foi marcado pelo concurso municipal de Quadrilhas Juninas e apresentações de artistas locais e regionais.

O evento, promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, reuniu um público estimado em mais de 5 mil pessoas, sem registro de ocorrências graves.

As quadrilhas participantes encantaram o público com enredos que abordaram desde a história do cangaço — com foco na personagem Maria Bonita — até histórias de amores impossíveis e homenagens aos profissionais que atuam nos bastidores para que as festas juninas aconteçam. Figurinos coloridos, coreografias elaboradas e muita animação deram o tom da noite.

A programação musical contou com 11 atrações já conhecidas do público. Entre os destaques, o cantor Yulle Brasil comemorou sua estreia no evento. “Esse é um sonho realizado pra mim, tocar em um palco como esse”, afirmou.

O prefeito Junior Marabá destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura local. “Fico muito feliz em ver tantos talentos da nossa cidade no palco do Arraiá. Até o final da festa, mais de 30 artistas locais e regionais vão se apresentar. É uma forma de valorizar quem vive da música e movimenta a cultura da nossa região”, afirmou.

O Arraiá de LEM continua hoje (28), a partir das 18h. As atrações principais são: Desejo de Menina, Zé Felipe e Elvis Elan.

PETO da 83ª CIPM faz apreensão de drogas durante patrulhamento em Barreiras

Durante rondas de rotina na tarde desta sexta-feira, 27, uma guarnição da Polícia Militar avistou um indivíduo em atitude suspeita na região da Vila Brasil, zona urbana de Barreiras. O suspeito carregava uma bolsa e tentou escondê-la ao perceber a aproximação da viatura, empreendendo fuga em seguida.

Após acompanhamento, o indivíduo foi alcançado na entrada de uma residência. Durante a abordagem, os policiais encontraram na bolsa:

* 318 gramas de substância análoga à maconha.
* 28 gramas de substância semelhante ao crack.
* 01 balança de precisão.
* 01 aparelho celular.
* R$ 116,00 em espécie.

O material apreendido e o indivíduo foram conduzidos à delegacia para adoção das medidas cabíveis. A abordagem foi realizada sem a necessidade de uso de algemas, sendo garantidos todos os direitos constitucionais ao conduzido.

PETO da 83ª CIPM

BC: Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano

Cheque especial e consignados reduzem percentuais cobrados

Sede do Banco Central em Brasília Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os juros médios cobrados em maio pelas empresas de cartão de crédito rotativo estão mais altos no Brasil, enquanto os do cheque especial e do crédito consignado caíram. É o que informam as estatísticas monetárias e de crédito, divulgadas nesta sexta-feira (27) pelo Banco Central (BC).

De acordo com o BC, em maio, os juros médios dos cartões de crédito rotativo chegaram a 449,9% ao ano, o que representa alta de 5,7 pontos percentuais (p.p.), na comparação com o mês anterior (444,2%).

A cobrança do rotativo é feita quando o valor total da fatura não é pago até a data de vencimento do cartão de crédito, levando o cliente a ter de parcelar o que é devido.

Já os juros médios cobrados pelo cheque especial ficaram em 134,7% ao ano. Em abril, a taxa estava 2,7 p.p. abaixo da observada em maio (137,4%).

CONSIGNADO
Outra modalidade de crédito que tem sido muito usada pelos brasileiros é a do consignado. Segundo o BC, no mês de maio houve queda de 0,4 p.p. na modalidade, na comparação com o mês anterior, ficando em 26,5% (consignado total).

No caso do consignado cobrado em maio na folha de servidores públicos (mais barato em função das garantias dadas pela estabilidade no emprego), os juros cobrados ficaram em 24,8% ao ano. Para o consignado dos trabalhadores do setor privado, o percentual sobe para 55,6% ao ano.

Nos consignados adquiridos por beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o juro cobrado estava em 24,3%, também tendo como maio como mês de referência.

*Com informações da Agência Brasil

Pleno News

Legista aponta que Juliana Marins morreu quatro dias após queda

Ida Bagus Alit é o médico-legista responsável pela autópsia da brasileira

Juliana Marins Foto: Reprodução/ Instagram Juliana Marins

O especialista forense Ida Bagus Alit, médico-legista responsável pela autópsia da brasileira Juliana Marins, disse à BBC que a morte teria ocorrido entre 1h e 13h da quarta-feira (25), no horário local. Portanto, ela pode ter permanecido viva por quatro dias após cair de um penhasco durante uma trilha no Monte Rinjani, no último sábado (21), na Indonésia.

– A vítima morreu entre esse intervalo, com base nos sinais observados no corpo durante a autópsia – falou Ida.

A declaração dele contradiz o que havia sido informado pela agência nacional de buscas e resgates da Indonésia, Basarnas, que apontou que a brasileira foi encontrada já sem vida na noite de terça-feira (24)

– De fato, é diferente da declaração de Basarnas. Há uma diferença de cerca de seis horas em relação ao horário declarado por eles. Isso se baseia nos dados de cálculo do médico – disse Alit à imprensa local.

De acordo com o legista, a causa da morte foi trauma contundente, que provocou fraturas no tórax, no ombro, na coluna e na coxa.

Segundo Alit, “essas fraturas causaram danos a órgãos internos e sangramento”. O especialista explicou que não havia sinais que indicassem uma morte muito tempo depois dos ferimentos.

– Havia um ferimento na cabeça, mas sem hérnia cerebral, o que indica que a morte ocorreu pouco depois do trauma – comentou.

Para ele, o óbito deve ter ocorrido cerca de 20 minutos após os ferimentos que causaram a queda. As informações são do Metrópoles.

Pleno News

Concurso de Quadrilhas Juninas: Tira o Pé da Brasa conquista o título 2025

Com um enredo que trouxe uma narrativa voltada à valorização e à preservação dos profissionais autônomos que trabalham nas festas de São João, incluindo as quadrilhas juninas que tornam esses eventos ainda mais especiais, Tira o Pé da Brasa conquistou o título do Concurso 2025 da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Esporte.

O concurso foi realizado nesta sexta-feira (27), noite de abertura da quarta edição do Arraiá de LEM. O grupo cultural reúne 80 integrantes. A presidente da junina, Joyce Nogueira, falou sobre a vitória: “É uma homenagem à cultura popular e aos bastidores que fazem o São João acontecer. Ficamos muito felizes em vencer com essa temática que celebra quem faz a festa acontecer”, declarou.

O prefeito Junior Marabá também destacou a importância do concurso como ferramenta de valorização da cultura local. “As quadrilhas são a alma das festas juninas. Valorizá-las é manter viva a nossa tradição, reconhecer o talento dos nossos artistas e fortalecer o sentimento de pertencimento cultural da nossa comunidade”, afirmou.

Confira o resultado:
1º lugar: Tira o Pé da Brasa
2º lugar: Cai Mas Não Cai
3º lugar: Ki Balanço

Destaques individuais:
Rainha – Beatriz (Tira o Pé da Brasa)
Marcador – Rodrigo (Tira o Pé da Brasa)
Rainha da Diversidade – Mayara Cristina (Cai Mas Não Cai)
Casal de noivos – Amanda e Elloysa (Cai Mas Não Cai).

Arraiá do PROMATI agitou tarde da melhor idade em Luís Eduardo Magalhães

O Arraiá do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI) animou a sede do projeto, localizada no bairro Florais Léa, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta quinta-feira (26), véspera do início oficial do Arraiá de LEM.

Com muito forró, comidas típicas e a alegria contagiante do público da melhor idade, a festa foi um verdadeiro sucesso. O evento contou com a presença especial do prefeito Junior Marabá e da primeira-dama e secretária da Cidadania, Cinthya Borges, que fizeram questão de prestigiar o momento com os idosos.

O prefeito Junior Marabá e a primeira-dama Cinthya Borges prestigiam Arraiá do PROMATI

Para o prefeito Junior Marabá, o PROMATI é uma prioridade da gestão.
“Cuidar dos nossos idosos é um compromisso que levamos muito a sério. Ver esse espaço cheio de vida, com tanta animação e dignidade, é a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.

Já a secretária Cinthya Borges, que acompanha de perto o dia a dia do projeto, falou com emoção sobre o Arraiá.
“Cada detalhe dessa festa foi pensado com carinho, porque nossos idosos merecem o melhor. É uma alegria ver como eles se sentem acolhidos, ativos e felizes aqui no PROMATI,” afirmou.

Sobre o PROMATI
Em Luís Eduardo Magalhães, os idosos têm um espaço exclusivo e preparado para acolhê-los com dignidade. Completamente reformada e entregue em maio deste ano, a sede do PROMATI conta com uma estrutura ampla e acessível, que inclui piscina, espaço para jogos, cozinha equipada e salas de atendimento à saúde. O programa também dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social e psicólogo, além de oferecer atividades como hidroginástica, capoterapia, palestras e educação física.

A primeira-dama Cinthya Borges e o público da melhor idade