Projeto de Lei de Adê Cerrado declara ACELEM como entidade de utilidade pública municipal.


A Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM) foi oficialmente reconhecida como entidade de utilidade pública municipal, por meio do Projeto de Lei nº 041/2025, de autoria do vereador Adê Cerrado. A proposta foi aprovada em primeira votação pela Câmara Municipal e representa um importante passo no fortalecimento institucional da entidade e no reconhecimento do seu papel social e econômico na cidade.

Para o vereador Adê Cerrado, a ACELEM vai além de representar os interesses do setor produtivo: “Trata-se de uma entidade que há anos colabora diretamente para o desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães. Sua atuação na capacitação de empreendedores, geração de emprego e promoção de eventos que movimentam a economia local justifica plenamente esse reconhecimento.”
Com o título de utilidade pública, a ACELEM passa a ter acesso facilitado a convênios, parcerias e emendas parlamentares, o que pode resultar em mais investimentos para ações voltadas aos associados e à comunidade. Além disso, o reconhecimento fortalece a credibilidade da entidade perante órgãos públicos e instituições privadas.

Atualmente, a associação é representada pelo Presidente Vanolir Kunks e reúne centenas de empreendedores, comerciantes e empresários, promovendo capacitações, consultorias, campanhas de fomento ao comércio local e contribuindo diretamente para a geração de empregos e renda.

A declaração de utilidade pública é um reconhecimento legal que legitima ainda mais a atuação da ACELEM como parceira estratégica do poder público no desenvolvimento econômico e social de Luís Eduardo Magalhães.

Assessoria de comunicação

Delegação Alemã visita Luís Eduardo Magalhães

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, a secretária de Estado Parlamentar do Ministério da Agricultura, Alimentação e Identidade Regional da Alemanha, Sra. Martina Englhardt-Kopf. Acompanhados da primeira-dama e secretária da Cidadania, Cinthya Borges, do vice-prefeito, Franklin Willer, do secretário de Sustentabilidade, Kenni Henke e demais integrantes da delegação alemã.

Recepcionada com entusiasmo pelo grupo percussivo Batida Viva e pela quadrilha junina Cai, Mas Não Cai, a delegação da Alemanha, liderada pela secretária de Estado Parlamentar do Ministério da Agricultura, Alimentação e Identidade Regional da Alemanha, Sra. Martina Englhardt-Kopf, foi recebida na noite desta terça-feira (17) pelo prefeito Junior Marabá, a primeira-dama Cinthya Borges e demais autoridades do município de Luís Eduardo Magalhães.

Músicos do grupo percussivo Batida Viva
Integrantes da Junina Cai, Mas Não Cai durante apresentação

A visita, que segue até amanhã, tem como foco principal conhecer experiências do agronegócio baiano, com atenção especial à região oeste do estado, incluindo visitas a propriedades rurais, práticas sustentáveis, tecnologias agrícolas e iniciativas locais de inovação e organização do setor produtivo.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá e a secretária de Estado Parlamentar do Ministério da Agricultura, Alimentação e Identidade Regional da Alemanha, Sra. Martina Englhardt-Kopf

“Quero agradecer pela recepção calorosa. A Alemanha tem muito em comum com a Bahia, especialmente na agricultura. Foi importante chegar aqui e ver o que vocês estão fazendo em termos de tecnologia. Vejo que nossas agriculturas têm grande potencial de crescimento conjunto. Também fiquei impressionada com o desenvolvimento da cidade, que reflete o excelente trabalho realizado pelo prefeito”, destacou Martina Englhardt-Kopf.

A primeira-dama de Luís Eduardo Magalhães e secretária da Cidadania, Cinthya Borges, o prefeito Junior Marabá e a secretária de Estado Parlamentar do Ministério da Agricultura Alimentação e Identidade Regional da Alemanha, Sra. Martina Englhardt-Kopf

Para o prefeito Junior Marabá, Luís Eduardo Marabá tem se consolidado como protagonista no cenário agrícola nacional.
“Somos a capital do Matopiba, sede da terceira maior feira de tecnologia agrícola do país, que nesta edição recebeu mais de 160 mil visitantes. Vivemos um momento de ascensão política e econômica, que projeta o município em nível nacional e internacional, abrindo portas para novos investimentos”, afirmou o gestor.

Atualmente, a Bahia exporta para a Alemanha produtos como:

  • Bagaços e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja;
  • Pastas químicas de madeira (à soda ou ao sulfato), exceto as destinadas à dissolução, semibranqueadas ou branqueadas, de não coníferas;
  • Café em grão, não torrado e não descafeinado;
  • Sulfetos de minérios de cobre e seus concentrados;
  • Farinhas e pellets da extração do óleo de soja, entre outros itens.

Fazer exercício físico no inverno queima mais calorias? Entenda

Especialista aponta os benefícios de malhar em dias mais frios

Exercícios no inverno têm seus benefícios “extras” Foto: Freepik

Quando a temperatura começa a cair, é comum que a vontade de se exercitar diminua. Isso porque o corpo humano procura conservar calor e energia. Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, descobriu que o corpo aumenta a taxa metabólica para produzir calor quando exposto a temperaturas mais baixas, com a necessidade de manter a temperatura corporal estável (próximo a 36,5 °C). Dessa forma, o organismo precisa trabalhar mais para manter sua temperatura ideal.

– O esforço extra exige mais energia, fazendo com que o gasto de glicogênio muscular e a beta-oxidação de gorduras seja mais intensa. Isso ajuda a explicar por que a prática de exercícios no frio pode contribuir para alguns gastos extra de calorias, não se trata de uma solução isolada para a perda de peso, mas sim de um fator complementar – explica o coordenador da UPX Sports, Zair Cândido.

Os benefícios não param por aí, o exercício físico quando praticado no inverno auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, combate à depressão sazonal e melhora a qualidade do sono.

A exposição ao frio faz com que o corpo se adapte gradualmente às condições climáticas.

– Com a mudança de estação, aumentam os casos de problemas relacionados ao sistema respiratório, como dores de garganta, viroses e estados gripais. Manter uma rotina ativa com exercícios físicos é uma estratégia eficaz para reforçar o sistema imunológico – diz Zair Cândido.

ATIVIDADES RECOMENDADAS

– Priorize atividades indoor, como musculação, spinning ou até caminhadas na esteira, pois, por serem realizadas em ambientes fechados, apresentam temperatura mais controlada. Isso facilita a manutenção da prática regular da atividade física – recomenda Zair.

Apesar disso, atividades ao ar livre também apresentam seus benefícios — podendo melhorar o humor e aumentar a produção de vitamina D —, o importante é adaptar seu treino quando necessário. Independentemente da atividade escolhida, existem cuidados gerais que devem ser considerados especialmente em dias de frio como:

  • Aquecimento: se aquecer antes de iniciar a atividade física é importante em qualquer época do ano, mas, no inverno isso se torna ainda mais essencial. O frio reduz o fluxo sanguíneo nos músculos, assim aumentando o risco de lesões. Um aquecimento bem-feito antes das atividades pode prevenir graves distensões.
  • Vestuário: a roupa escolhida também influencia o resultado da prática esportiva. O vestuário deve ser adequado à intensidade do frio, ao tipo de atividade e à duração do exercício, garantindo isolamento térmico e proteção contra a exposição prolongada ao frio. Itens como óculos, luvas, manguitos, protetores térmicos e toucas são altamente recomendados.
  • Alimentação e hidratação: em períodos frios, a sensação de sede pode diminuir 40%. Ainda assim, manter uma hidratação continua sendo essencial na prática de atividades e funcionamento do organismo. A recomendação é a mesma o ano todo: de 35 a 40 ml/kg.

Quanto à alimentação, é fundamental consumir os nutrientes adequados nas quantidades ideais. Em alguns casos, pode ser necessário aumentar a ingestão calórica, já que no frio precisa-se de mais energia. Dê preferência a alimentos quentes e aqueles que podem ser cozidos, como legumes. O coordenador reforça que a busca de um profissional especializado em nutrição esportiva é o melhor caminho para o controle da ingestão calórica adequada.

Pleno News

Datafolha: 76% do povo é contra aumentar número de deputados

Projeto pode ser analisado pelo Senado nesta semana

Plenário da Câmara dos Deputados Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (17), mostra que 76% dos brasileiros são contra o aumento no número de cadeiras na Câmara dos Deputados. O projeto que altera a composição na Casa, passando de 513 para 531 deputados, já foi aprovado na Câmara e pode ser analisado pelo Senado nesta semana

Outros 20% são favoráveis ao aumento de deputados. Ao mesmo tempo, 2% afirmaram não saber opinar sobre o tema e 1% dos participantes se classificou como indiferente sobre o projeto.

A pesquisa realizada entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Projeto de lei altera número de deputados
O Projeto de Lei Complementar n.º 177/2023 propõe o aumento no número de deputados para “garantir a proporcionalidade populacional”.

A nova composição da Câmara foi calculada usando como base os dados do IBGE. Caso seja aprovado, o projeto estabelece que o Brasil terá 531 a partir da eleição de 2026.

A determinação para atualizar o número de membros na Casa é do Supremo Tribunal Federal (STF), que indicou a redistribuição das cadeiras de acordo com as populações atuais dos Estados. O número de deputados não era atualizado desde 1993.

O projeto que já foi aprovado na Câmara, no entanto, aumentou o número de cadeiras na Casa. Os Estados que tiveram diminuição da população, conforme o Censo, não perderam vagas.

No dia 6 de maio, os deputados votaram a favor da mudança, sendo que 270 se posicionaram à favor e 207 contra.

Confira os Estados que terão alteração:

– Amazonas, de 8 para 10

– Ceará, de 22 para 23

– Goiás, de 17 para 18

– Minas Gerais, de 53 para 54

– Mato Grosso, de 8 para 10

– Pará, de 17 para 21

– Paraná, de 30 para 31

– Rio Grande do Norte, de 8 para 10

– Santa Catarina, de 16 para 20

*AE

Pleno News

Confira o que vai funcionar no recesso de Corpus Christi e São João

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informa à população os serviços essenciais que continuarão em funcionamento durante o recesso de Corpus Christi e São João, que compreende o período de 19 a 24 de junho.

Quinta-feira, dia 19 (Corpus Christi – feriado municipal); sexta-feira, dia 20 (ponto facultativo); segunda-feira, dia 23 (ponto facultativo) e terça-feira, dia 24 (São João – feriado municipal).

Atendimentos de Saúde
Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, garantindo assistência médica à população. Estarão em operação:

  • Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
  • Hospital Municipal Miriam Borges
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

Assistência Social
Os atendimentos emergenciais também serão mantidos em regime de plantão para casos de vulnerabilidade social. Estarão disponíveis:

  • Centro de Apoio à Mulher (CAM)
  • Plantão Social
  • POP RUA (atendimento à população em situação de rua)
  • Conselho Tutelar

Outros serviços essenciais
Além da saúde e assistência social, seguem operando:

  • Serviços funerários
  • Limpeza urbana
  • Segurança pública, com equipes da  Guarda Civil Municipal (GCM), ROMU, GPA e SUTRANS atuando normalmente

Importante! Os demais setores e secretarias municipais retomam o atendimento normal na quarta-feira, 25 de junho.

Confira os contatos dos setores:

  • Centro de Apoio à Mulher (CAM): (77) 99952-7818
  • Centro POP: (77) 99988-3988
  • Plantão Social: (77) 99839-1770
  • Conselho Tutelar: (77) 99924-3736
  • SUTRANS: (77) 99963-0238 / 3628-0689
  • GCM: 153 / (77) 99934-4109
  • SAMU: (77) 99966-4146 / (77) 99841-7377
  • Defesa Civil: (77) 3628-9041
  • Hospital Municipal Miriam Borges: (77) 3628-5005.

Polícia Civil de LEM prende mandante de homicídio do Vigilante Alef Moura

Crime teria sido motivado por traição. Vigilante teria caso com esposa do mandante


Na manhã desta terça-feira, 17 de junho, a Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães, sob o comando do delegado Dr. Joaquim Rodrigues, cumpriu um mandado de prisão temporária contra o principal suspeito de ser o mandante do homicídio do vigilante Alef Moura de Araújo, de 29 anos.

O crime ocorreu no dia 17 de abril, por volta das 18h47, em frente ao Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza onde a vítima e mulher trabalhavam. Na ocasião, Alef foi baleado e não resistiu aos ferimentos.


Vigilante Alef – Foto reprodução

Segundo informações repassadas pelo delegado Joaquim Rodrigues em entrevista ao repórter Weslei Santos, as investigações apontam que a motivação do crime teria sido um ciúme possessivo. O mandante teria descoberto que sua companheira mantinha um relacionamento extraconjugal com o vigilante Alef. No dia do crime, horas antes do assassinato, Alef e a mulher teriam se encontrado dentro do próprio colégio — local onde, conforme apurado, ocorriam encontros anteriores entre os dois.

Ainda de acordo com o delegado, não há dúvidas quanto à autoria intelectual do crime. A prisão temporária do mandante tem validade inicial de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias, conforme o andamento das investigações.

reportagem Wesley Santos/blogsigivilares

LEM: Suspeito de matar homem no Balneário Rio de Pedras é preso pela PRF em Seabra

O Suspeito era passageiro de um carro abordado durante fiscalização de rotina

O crime ocorreu no Balneário Rio de Pedras, em LEM

Durante uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde do último domingo (15), um homem suspeito de homicídio foi preso na BR-242, no município de Seabra, região da Chapada Diamantina. A abordagem ocorreu por volta das 16h32, em frente ao posto da PRF no km 409 da rodovia. Os policiais interceptaram um veículo Fiat/Siena, de cor vermelha, e, durante a verificação dos ocupantes, constataram que um dos passageiros era alvo de um mandado de prisão em aberto.


Erivelto da Silva Souza

O suspeito é apontado como autor do assassinato de Erivelto da Silva Souza, de 33 anos, morto a tiros no balneário, crime ocorreu no sábado (14), e a prisão foi efetuada pela PRF menos de 24 horas após o ocorrido.

O foragido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil competente, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Fonte:PRF/BA

Ação do PETO da 84ª CIPM apreende drogas na Vila dos Soldados em Barreiras

Na tarde desta segunda-feira (16), durante patrulhamento tático na Vila dos Soldados, em Barreiras, uma guarnição do PETO da 84ª CIPM abordou dois indivíduos em uma motocicleta por infração de trânsito e atitude suspeita.

Durante a revista, foi encontrada com uma das abordadas — que alegou ser menor de idade e não portava documentos — três porções de maconha. A equipe seguiu até a residência da suspeita, onde foram encontrados mais entorpecentes e materiais ligados ao tráfico.

Material Apreendido:

* 64g de maconha
* 17 porções de Skank (64g)
* 2g de cocaína
* R$ 939,50 em espécie
* 2 balanças de precisão
* 1 celular Samsung A32
* 1 iPhone 11
* 1 motocicleta Honda Biz (placa RPL-8198)

Todos os envolvidos e os materiais foram encaminhados à delegacia para as providências legais.

Ascom CPR-O

Campanha “Doar Faz Bem” arrecada 377 bolsas de sangue em Luís Eduardo Magalhães

A campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar Faz Bem”, realizada entre os dias 9 e 12 de junho, no estacionamento do Hospital Municipal Miriam Borges, foi um sucesso de solidariedade. A ação foi promovida pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Hemoba.

Durante os quatro dias de mobilização, a campanha registrou 489 candidatos à doação e conseguiu coletar 377 bolsas de sangue, que agora ajudarão a salvar centenas de vidas em toda a região.
Além das coletas, também foi realizado o cadastro voluntário de doadores de medula óssea.

Um dos marcos desta edição da campanha foi o fato de o município já contar com a sua própria agência transfusional, instalada recentemente no Hospital. Com capacidade para armazenar até 300 bolsas de sangue, a estrutura garante mais segurança e agilidade nos atendimentos, especialmente em cirurgias e situações de emergência, sem a necessidade de deslocamento até Barreiras.

O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro destacou o engajamento da população. “Agradecemos a todos os doadores voluntários que participaram. Cada bolsa representa uma chance de vida, e esse gesto solidário reforça o espírito de cuidado coletivo que queremos para nossa cidade,” afirmou.

Câmara aprova urgência para derrubar aumento do IOF

Foram 346 votos favoráveis e 97 contrários

Câmara dos Deputados Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16), por 346 votos a 97, um requerimento de urgência do projeto de decreto legislativo (PDL) que derruba o decreto que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), publicado pelo governo Lula.

A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no plenário da Casa, sem precisar passar por comissões.

No início da noite, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), repetiu que “na Casa e nos partidos há um esgotamento de medidas que vêm a procurar aumentar a arrecadação”.

Na última quinta (12), ao anunciar que pautaria o requerimento de urgência, Motta afirmou que o clima na Câmara não era favorável para o “aumento de impostos com o objetivo arrecadatório para resolver problemas fiscais”.

O impasse em torno do aumento do IOF já rendeu três decretos diferentes do governo sobre o tema. O primeiro foi publicado no dia 22 de maio, quando o Executivo elevou a alíquota sobre o IOF de empresas, previdência privada e operações de câmbio. Após pressão do setor financeiro, no mesmo dia, o governo voltou atrás e desistiu da tributação de aplicações de fundos brasileiros no exterior, publicando um novo decreto.

Após o primeiro recuo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), no domingo, 8 de junho, para conversar sobre medidas de compensação ao aumento do IOF.

Na última quarta (11), o ministro foi à Câmara para falar de contas públicas em uma audiência, mas deixou a reunião após um bate-boca com parlamentares da oposição. No mesmo dia à noite, o governo publicou um novo decreto com mais recuos no IOF e uma medida provisória (MP) com medidas alternativas de compensação.

As propostas incluem o aumento da taxação de bets e a cobrança de Imposto de Renda sobre títulos incentivados, antes isentos de IR, como LCI e LCA.

Apesar da tentativa de diálogo, as reações contrárias à proposta do Poder Executivo só aumentaram. O presidente da Câmara criticou o governo por propor aumento de tributos.

– Qualquer solução que venha trazer aumento de tributos, aumento de impostos, sem o governo apresentar o mínimo dever de casa do ponto de vista do corte de gastos, isso não será bem-aceito pelo setor produtivo, nem pelo Poder Legislativo – disse Motta.

No dia seguinte à publicação das novas medidas, o parlamentar veio a público novamente e anunciou que iria pautar a urgência de um projeto de decreto legislativo (PDL) para derrubar o decreto do governo.

Parlamentares criticam Haddad por adotar medidas sem negociar antes com o Congresso e propor medidas voltadas ao aumento de arrecadação. A reação ocorre em meio à falta de pagamento de emendas parlamentares, que atrapalha a agenda do ministro no Congresso.

*Com informações AE

Pleno News