Seis réus do 8 de janeiro morrem durante processo no STF; conheça

As causas das mortes foram problemas de saúde, acidentes domésticos e quedas

Imagens da manifestação em Brasília com invasão do Congresso, STF e Planalto Foto: EFE/ Andre Borges

A morte de Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, não foi a única entre os investigados e presos pelo 8 de janeiro. Outros cinco réus também morreram enquanto respondiam a processos no Supremo Tribunal Federal. As mortes ocorreram entre 2023 e 2024, em diferentes cidades do país.

Todos eram acusados de participar dos ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. Estavam presos ou em liberdade provisória. Os casos envolvem problemas de saúde, acidentes domésticos e quedas, e vêm sendo usados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para criticar o STF.

Quem são os seis réus que morreram:

Cleriston Pereira da Cunha (46 anos)

Cleriston Cunha morreu no Presídio da Papuda Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Morreu em 20 de novembro de 2023, na Papuda (DF), após um mal súbito durante o banho de sol. Era empresário e morava em São Vicente (DF). Foi preso em flagrante dentro do Congresso.

Éder Parecido Jacinto (58 anos)

Éder Parecido Jacinto Foto: Reprodução Redes Sociais

Caminhoneiro de Redenção (PA), morreu em 2 de março de 2024. Caiu de um andaime ao fazer manutenção no próprio caminhão. Estava em liberdade condicional desde agosto de 2023.

Kleber de Freitas (44 anos)

Kleber de Freitas Foto: Reprodução Redes Sociais

Técnico em radiologia, vivia em Borrazópolis (PR). Morreu em 10 de maio de 2024, na casa dos pais. Havia pedido ao STF autorização para cuidar da família, mas não teve resposta.

Antônio Marques da Silva (49 anos)

Antônio Marques da Silva Foto: Reprodução Redes Sociais

Morador de Barra do Garças (MT), morreu em 29 de outubro de 2023 por traumatismo craniano. Estava em prisão domiciliar e tinha um acordo que suspendeu sua ação penal.

Giovanni Carlos dos Santos (46 anos)

Giovanni Carlos dos Santos
Giovanni Carlos dos Santos Foto: Reprodução Redes Sociais

Cuidador de idosos, morava em São José dos Campos (SP). Morreu em 24 de janeiro de 2024, ao cair de uma escada enquanto podava uma árvore. Estava em liberdade provisória.

Jony Figueiredo da Silva (44 anos)
Morreu em 27 de setembro de 2024, no hospital de Planaltina (DF), após uma parada cardíaca. Tinha audiência marcada para outubro. Foi denunciado por cinco crimes. As informações são Poder360.

Pleno News

Papa Francisco morre aos 88 anos, informa o Vaticano

A morte acontece um dia após o Domingo de Páscoa

Papa Francisco apareceu publicamente no domingo de ramos Foto: EFE/FABIO FRUSTACI

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, informou o Vaticano. Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio sofria de uma doença pulmonar crônica que o vitimou.

A morte do papa acontece um dia após o Domingo de Páscoa, quando ele fez uma breve aparição para abençoar as milhares de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano, o que provocou vivas e aplausos da multidão.

O pontífice continuava sua recuperação de um grave episódio de pneumonia bilateral.

Ele não celebrou a missa de Páscoa na praça, deixando a tarefa para o cardeal Angelo Comastri, o arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.

* AE

Pleno News

ACIDENTE FATAL: Casal morre e criança fica ferida na BR/020 entre Rosário e São Desidério/BA.

Acesse jbnoticias.com.br

Um grave acidente ocorrido na noite deste sábado (19) por volta das 19h, resultou na morte de duas pessoas e deixou uma criança ferida com gravidade na BR-020 altura do Km 78, distante 65 km de Roda Velha, entre Rosário e São Desidério, no oeste da Bahia.

De acordo com informações colhidas no local, o veículo Fiat Toro, com apenas o motorista seguia no sentido Brasília/DF, quando foi surpreendido por um Renault Kwid que trafegava no sentido contrário, com destino a Luís Eduardo Magalhães. O Kwid, que transportava três ocupantes, incluindo uma criança de 11 anos, realizava uma ultrapassagem quando aconteceu o acidente.

Para tentar evitar a colisão, o motorista da Toro jogou o veículo para o acostamento, mas o condutor do Kwid também desviou na mesma direção, ocasionando uma colisão entre a lateral esquerda da Toro e a lateral direita do Kwid. 

Com o impacto, o Kwid capotou e ficou com as quatro rodas para cima, sendo destombado por usuários da rodovia. Todos os ocupantes do Kwid ficaram presos nas ferragens.

O condutor do Kwid, Pedro Henrique Bragante, de 37 anos e a esposa, Francisca Selma da Silva Lima Albuquerque, de 34 anos, que estava no banco do carona, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O filho de Francisca, uma criança de 11 anos, também ficou preso nas ferragens, sendo resgatado com o auxílio do Corpo de Bombeiros Militar (2ªCIA/17ºBBM). Ele sofreu fratura no fêmur.

Equipes do SAMU de Luís Eduardo Magalhães, Posse (GO), São Domingos (GO) e duas ambulâncias de Roda Velha prestaram atendimento às vítimas. A criança ferida foi encaminhada à UPA de Luís Eduardo Magalhães.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a ocorrência, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia, removendo os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, onde serão submetidos a exames de necropsia.

Lamentamos!

Reportagem Marlon Ferraz/blogbraga

Colégio Constantino Catarino de Souza divulga nota oficial após morte de vigilante.

Acesse jbnoticias.com.br

Na tarde deste sábado (19), o Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza, localizado no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, emitiu uma nota oficial à comunidade escolar e à população em geral, após a trágica morte do vigilante Alef Moura, ocorrida na noite da última quinta-feira (17), em frente à unidade de ensino.

No comunicado, o colégio lamenta profundamente a perda do servidor e destaca que, até o momento, não há qualquer suspeito oficialmente identificado pelas autoridades responsáveis pela investigação do homicídio. A direção da escola esclarece ainda que não existe, até agora, qualquer indício de que o crime tenha sido praticado por aluno do Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza.

A nota alerta para a disseminação irresponsável de imagens e nomes de pessoas nas redes sociais, associando-as ao crime sem qualquer comprovação, o que pode gerar sérias consequências no âmbito cível e criminal. “Põe-se em risco, irresponsavelmente, a integridade física de pessoa à qual se atribui equivocadamente a prática de crime tão grave”, destaca o comunicado.

Por fim, a instituição pede respeito à memória do servidor Alef Moura e reforça a confiança no trabalho das autoridades competentes para a devida apuração e responsabilização do verdadeiro culpado. “Neste momento, devemos prestar as últimas homenagens a nosso querido amigo Alef e deixar que as autoridades façam seu trabalho de forma profissional”, conclui a nota.

Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

Controle biológico reduz em 80% o uso de defensivos agrícolas em viveiros de eucalipto

Empresa utiliza agentes microbiológicos, como fungos e bactérias, que atacam as pragas de maneira natural.

viveiro de ecaliptos em Eunápolis, utiliza controle biológico, no sul da Bahia
Viveiro de eucaliptos em Eunápolis, no Sul da Bahia | Foto: Divulgação

Uma indústria com operação no Sul da Bahia e base florestal de mais de 200 mil hectares, alcançou 80% de redução no uso de defensivos agrícolas no viveiro de mudas de eucalipto com a adoção do controle biológico.

sustentável, reduzindo a dependência de produtos químicos e preservando o equilíbrio ecológico de suas florestas desde o início de seu cultivo.

Desde 2021, a companhia utiliza agentes microbiológicos, como fungos e bactérias, que atacam as pragas de maneira natural.

Em novembro de 2024, reforçou a estratégia com a introdução de crisopídeos, insetos predadores que se alimentam de pragas como pulgões e ácaros, ajudando a controlar infestações sem necessidade de pesticidas.

Essa abordagem nos permite proteger as mudas de maneira eficaz, sem comprometer o meio ambiente e com ganhos importantes na produção florestal”, explica Jessica Josefa Sanches, especialista em Sanidade Florestal da Veracel.

O viveiro próprio da empresa, com participação de terceiros, no município de Eunápolis (BA), possui capacidade nominal para produzir até 20 milhões de mudas ao ano.

Controle biológico no campo

Controle biológico reduz em 80% o uso de defensivos agrícolas em viveiros de eucalipto
Foto: Divulgação

Além do viveiro, o controle biológico também é aplicado nas florestas. Atualmente, 80% das áreas com lagartas desfolhadoras já são tratadas sem defensivos químicos, usando microrganismos como o Bacillus thuringiensis e a liberação de inimigos naturais, como Palmistichus elaeisis e Tetrastichus howardi, que atacam as pragas diretamente.

Na operação de controle, drones já foram utilizados para espalhar esses insetos no campo, no entanto, novas tecnologias estão sendo avaliadas para tornar o processo mais eficiente.

“Lançamos e patenteamos esta inovação em 2021 e agora estamos evoluindo em novas soluções para que os drones liberem os insetos com ainda mais precisão”, explica Jessica.

O tempo de vida dos insetos liberados varia conforme as condições ambientais, como temperatura, umidade e disponibilidade de hospedeiros.

Em média, permanecem ativos de 5 a 20 dias, parasitando pragas e contribuindo para o controle sustentável das plantações.

Redução do impacto ambiental

Além de reduzir o impacto ambiental, o controle biológico também traz vantagens econômicas. A diminuição no uso de defensivos agrícolas reduz custos e torna as florestas mais saudáveis e produtivas.

É uma solução que une sustentabilidade, eficiência e inovação, reforçando o compromisso com o meio ambiente”, conclui Jessica.

A empresa considera a experiência bem-sucedida com uso de inimigos naturais e reforça que esse tipo de combate de pragas é uma tendência crescente no setor florestal, ajudando a equilibrar produção e responsabilidade ambiental.

Canal Rural

Estudo: Fim da escala 6×1 pode cortar 18 milhões de empregos

Pesquisa foi feita pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Erika Hilton Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

Um estudo apontou que o fim da escala 6×1 pode causar o corte de até 18 milhões de empregos, caso não haja um aumento proporcional de produtividade. O levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) foi apresentado na última quarta-feira (16).

A pesquisa indica um risco de retração no Produto Interno Bruto (PIB) e de alta da informalidade.

A proposta que prevê o fim da tradicional escala 6×1 — seis dias de trabalho para um de descanso — é de autoria da deputada Érica Hilton (PSOL-RJ). O projeto visa uma jornada de quatro dias de trabalho por semana, com três dias de folga.

O estudo aponta que os custos operacionais das empresas aumentariam de forma significativa, comprometendo a competitividade da indústria e ampliando a informalidade — que já representa 38,3% da força de trabalho no Brasil.

A projeção mais crítica aponta para uma retração de até 16% no faturamento dos setores produtivos, o que equivale a R$ 2,9 trilhões. A massa salarial sofreria uma queda de R$ 480 bilhões, mesmo com as atuais 40 horas semanais de trabalho. As informações são da Oeste.

Pleno News

No Peru, jornais criticam asilo de Nadine Heredia no Brasil

Ex-primeira-dama chegou a Brasília na última quarta-feira

    Nadine Heredia Foto: EFE/ Paolo Aguilar

    Jornais do Peru criticaram o asilo que o Brasil concedeu à ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, mulher do ex-presidente Ollanta Humala. Condenada a 15 anos de prisão junto com o marido, ela chegou a Brasília, na última quarta-feira (16).

    Heredia veio em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado a Lima depois que as autoridades peruanas concederam o salvo-conduto necessário, negociado com o governo brasileiro.

    Na quarta-feira, o Diario Correo escreveu: “Uma ri da Justiça e o outro vai para a prisão”. No mesmo dia, o jornal El Comercio destacou que “Humala vai para a cadeia e Heredia se asila no Brasil”.

    Já nesta quinta-feira (17), o Diario Trome publicou o caso com a manchete: “Entre os corruptos eles se protegem”. A publicação aponta que é “vergonhoso que Lula dê asilo a Nadine depois que ela foi condenada a 15 anos por lavagem de dinheiro”.

    O jornal La Razón destacou, também nesta quinta, que Nadine viverá em mansão em São Paulo, conforme informações do Poder360.

    Pleno News

    PM prende em LEM homem procurado por crime de homicídio

    Na tarde desta sexta-feira, 18, uma guarnição da 85ª CIPM prendeu um homem procurado pela prática do crime de homicídio.

    A ação se deu após informações do CICOM-Barreiras dando conta de um alerta do sistema de reconhecimento facial emitido pela central de vídeo monitoramento da SSP-BA.

    O foragido de 42 anos foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil local onde foi cumprido a ordem judicial expedida pela Vara de Exceções Plena da Comarca de Serra Dourada/BA.

    85ª CIPM

    LEM: Vigilante é morto a tiros enquanto trabalhava em colégio do Santa Cruz.

    Acesse jbnoticias.com.br

    Toda a ação criminosa foi registrada por uma câmera de segurança. As imagens mostram o momento em que um indivíduo, ainda não identificado, chega à unidade escolar, se aproxima do vigilante e inicia uma breve conversa. Em seguida, o suspeito saca uma arma de fogo e efetua um disparo à queima-roupa, atingindo o tórax da vítima. 

    Após cometer o crime, o autor fugiu correndo a pé e tomou rumo ignorado.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado rapidamente, prestando os primeiros socorros a vítima. O vigilante foi encaminhado em estado gravíssimo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde infelizmente não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

    A Polícia Civil já deu início às investigações. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

    Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

    Luís Eduardo Magalhães passa a contar com um total de 21 unidades básicas de saúde para atender a população

    Pastor Adail José foi inaugurada nesta quarta-feira (16), no município

    Luís Eduardo Magalhães recebeu, nesta quarta-feira (16), mais uma Unidade Básica de Saúde com a inauguração da Pastor Adail José, localizada na Rua Xique-Xique, no bairro Santa Cruz. Com essa nova unidade, o município conta agora, com 21 postos de saúde em funcionamento, fortalecendo a atenção primária e ampliando o acesso dos pacientes aos serviços de saúde.

    O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro destacou a cobertura da unidade. “A Estratégia Saúde da Família (ESF) Pastor Adail tem capacidade para atender 3.500 pessoas, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, e deve realizar, em média, 650 atendimentos médicos por mês”.

    De acordo com o prefeito Junior Marabá, a a abertura de novas unidades de saúde faz parte do compromisso da gestão em humanizar a saúde e expandir os atendimentos.

    “Sabemos da importância de fortalecer a atenção primária, afinal, é a porta de entrada para o sistema de saúde, onde tudo começa. No início do mês entregamos a Ceni Fraga, no Centro da cidade, e agora a Pastor Adail, aumentando a cobertura da atenção primária na cidade, garantindo um atendimento mais humanizado aos nossos pacientes”, pontuou.

    Atenção primária em LEM
    Atualmente, o município conta com 21 unidades físicas e uma equipe itinerante, que atende as comunidades de Galinhos, Muriçoca, Vista Alegre, Sol do Cerrado e Bela Vista. Além disso, cinco postos de saúde funcionam com horário estendido até às 22h, garantindo maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população.