LEM passa a contar com um total de 21 unidades básicas de saúde para atender a população

Pastor Adail José foi inaugurada nesta quarta-feira (16), no município

Luís Eduardo Magalhães recebeu, nesta quarta-feira (16), mais uma Unidade Básica de Saúde com a inauguração da Pastor Adail José, localizada na Rua Xique-Xique, no bairro Santa Cruz. Com essa nova unidade, o município conta agora, com 21 postos de saúde em funcionamento, fortalecendo a atenção primária e ampliando o acesso dos pacientes aos serviços de saúde.

O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro destacou a cobertura da unidade. “A Estratégia Saúde da Família (ESF) Pastor Adail tem capacidade para atender 3.500 pessoas, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, e deve realizar, em média, 650 atendimentos médicos por mês”.

De acordo com o prefeito Junior Marabá, a a abertura de novas unidades de saúde faz parte do compromisso da gestão em humanizar a saúde e expandir os atendimentos.

“Sabemos da importância de fortalecer a atenção primária, afinal, é a porta de entrada para o sistema de saúde, onde tudo começa. No início do mês entregamos a Ceni Fraga, no Centro da cidade, e agora a Pastor Adail, aumentando a cobertura da atenção primária na cidade, garantindo um atendimento mais humanizado aos nossos pacientes”, pontuou.


Prefeito Junior Marabá e o secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro

Atenção primária em LEM

Atualmente, o município conta com 21 unidades físicas e uma equipe itinerante, que atende as comunidades de Galinhos, Muriçoca, Vista Alegre, Sol do Cerrado e Bela Vista. Além disso, cinco postos de saúde funcionam com horário estendido até às 22h, garantindo maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população.

SECOM, Prefeitura de LEM

CIPE/Cerrado recupera em LEM máquina agrícola furtada em Guanambi

Autor do furto foi preso em Palmas/TO

Na tarde desta quinta-feira, 17, por volta das 14h, após o compartilhamento de informações entre a CIPE/Cerrado, 38ª CIPM, CIPRv/Barreiras, Agência Central de Inteligência da PM/TO, um indivíduo integrante de um grupo criminoso contumaz na prática de furto de máquinas agrícolas no Oeste Baiano foi preso por uma equipe do 1º BPM PM/TO em Palmas pela subtração fraudulenta de uma Pá Carregadeira da Marca Case, modelo W20 E, ocorrido no município de Jaborandi, no dia 13 de abril. Durante a entrevista o conduzido informou à equipe o local onde estaria escondido o equipamento agrícola.

De posse da informação, uma equipe da CIPE/Cerrado deslocou ao local apontado e encontrou, escondida em um galpão no Setor Industrial de LEM, a Pá Carregadeira produto do delito. O homem detido em Palmas foi conduzido à Delegacia local pela equipe da PM/TO para realização do procedimento legal. A máquina agrícola foi encaminhada ao DISEP, onde foi realizado o procedimento devido. A Polícia Civil dará continuidade às investigações, a fim de localizar os demais integrantes do grupo.

ASCOM CIPE/Cerrado/Blog do Sigi Vilares

Tragédia em Angical: Criança de um ano e quatro meses morre após sofrer choque elétrico dentro de casa


O pequeno Emanuel Matos da Silva…

Uma triste fatalidade abalou a comunidade do Mandim, zona rural de Angical, no final da tarde desta quinta-feira (17). o pequeno Emanuel Matos da Silva, de apenas 1 ano e 4 meses perdeu a vida após sofrer um choque elétrico dentro de casa. De acordo com informações, a mãe estava fazendo uma faxina em casa e ao pegar em uma tomada sofreu choque e a criança que estava perto, acabou pegando na mãe e sofrendo uma descarga maior.


…ainda foi socorrido para o hospital local, mas não resistiu

O incidente gerou comoção e profunda tristeza entre familiares, vizinhos e amigos. Mesmo com a rápida tentativa de socorro, a criança não resistiu e morreu.

Blog do Sigi Vilares com informações do repórter Thiago Vilas Boas e Angical_meme

Vereador Irmão Marcelo Promove Ações Sociais e Urbanas em Dois Dias de Intensa Atuação

16 e 17 de Abril de 2025

Inauguração do Posto de Saúde Adail José dos Santos Martins

Na tarde de 16 de abril, o vereador Irmão Marcelo marcou presença na inauguração do novo Posto de Saúde Adail José dos Santos Martins, localizado no bairro Santa Cruz. A cerimônia homenageou o pastor Adail José dos Santos Martins, reconhecido por suas contribuições ao desenvolvimento social e espiritual do município. O vereador destacou a importância da nova unidade para a população, reforçando seu compromisso com a saúde pública e a memória de personalidades que inspiram progresso.

Reunião com o Secretário de Infraestrutura

No mesmo dia, o vereador reuniu-se com o Secretário Municipal de Infraestrutura, para discutir prioridades urbanas, como pavimentação, iluminação pública e mobilidade. Entre os temas abordados, destacaram-se projetos de revitalização de vias e a otimização de serviços essenciais, com cronograma de execução para o segundo semestre de 2025. A reunião reforçou a parceria entre Poder Legislativo e Executivo em prol do bem-estar coletivo.

Visita ao CRAS e Entrega Solidária de Ovos de Páscoa

Na manhã de 17 de abril, Irmão Marcelo visitou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde acompanhou os serviços oferecidos à comunidade. Posteriormente, uniu-se ao Prefeito Júnior Marabá e à Secretária de Cidadania, Cintya, na entrega solidária de Ovos de Páscoa na UPA e no Hospital Municipal. A ação beneficiou pacientes e funcionários, simbolizando gestos de solidariedade em datas festivas.

Compromisso Social em Destaque

s atividades refletem a atuação do vereador em múltiplas frentes: desde a infraestrutura até o amparo social, sempre com foco no diálogo e na efetividade. Participantes das ações enalteceram a acessibilidade do parlamentar e sua sintonia com as demandas populares.

Palavras do Vereador

Ao final, Irmão Marcelo ressaltou: “Esses dias foram dedicados a honrar nossa história, planejar o futuro e cuidar das pessoas. É assim que construímos uma cidade mais justa e acolhedora.”

Ascom

    Ex-primeira-dama condenada chega a Brasília como asilada

    Avião da Força Aérea Brasileira foi enviado a Lima pra trazer Nadine Heredia

      Nadine Heredia Foto: EFE/ Paolo Aguilar

      A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão junto com o marido, o ex-presidente Ollanta Humala, chegou a Brasília, nesta quarta-feira (16), sob a proteção do asilo diplomático concedido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

      Heredia chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado a Lima depois que as autoridades peruanas concederam o salvo-conduto necessário, negociado com o governo brasileiro.

      A ex-primeira-dama foi condenada à prisão, nesta terça (15). Logo após saber da sentença, foi à embaixada brasileira em Lima, onde solicitou formalmente um amparo, que foi concedido quase imediatamente.

      A esposa do ex-presidente Humala (que governou entre 2011 e 2016) chegou à capital brasileira com um de seus filhos, Samir, que também foi beneficiado com asilo diplomático. Ainda não se sabe se Nadine se estabelecerá em Brasília ou em outra cidade do país.

      Humala e sua esposa foram condenados à prisão por um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a construtora brasileira Odebrecht e contribuições ilícitas do falecido ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

      O ex-mandatário do Peru foi preso na terça-feira e será mantido na prisão de Barbadillo, em Lima, onde os ex-presidentes Alejandro Toledo e Pedro Castillo também cumprem penas, o primeiro por escândalos ligados à Odebrecht e o segundo por tentar dissolver o Congresso em 2022.

      *Com informações da Agência EFE

      Pleno News

      Lei que cria pacote antidrogas nas escolas é sancionada na Bahia

      Texto foi aprovado pelo deputado estadual Diego Castro

      Deputado estadual Diego Castro Foto: Divulgação

      Foi sancionado na Bahia um projeto de lei que institui a realização de seminários antidrogas nas escolas da rede estadual de ensino. De autoria do deputado estadual Diego Castro (PL), o texto já havia sido aprovado em plenário pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em dezembro do ano passado e agora passa a ter força de lei.

      Castro, presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da ALBA, explicou que a intenção da Lei nº 14.862/2025 é “promover a protocolos educativos para desestimular o uso de drogas ilícitas nas escolas públicas”.

      Foi sancionado na Bahia um projeto de lei que institui a realização de seminários antidrogas nas escolas da rede estadual de ensino. De autoria do deputado estadual Diego Castro (PL), o texto já havia sido aprovado em plenário pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em dezembro do ano passado e agora passa a ter força de lei.

      Castro, presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da ALBA, explicou que a intenção da Lei nº 14.862/2025 é “promover a protocolos educativos para desestimular o uso de drogas ilícitas nas escolas públicas”.

      Ao instituir a lei, o estado se compromete a promover palestras, debates e outras atividades educativas. A iniciativa também prevê a utilização de painéis e cartazes informativos, com foco nos prejuízos causados pelo consumo de drogas à pessoa, à sua família e à sociedade.

      Nas redes sociais, o deputado Diego Castro mencionou a importância de criar políticas de prevenção ao uso de drogas nas escolas, incentivando debates e atividades culturais e esportivas.

      – Em meio a um contexto progressista, a problemática mundial das drogas deverá ser confrontada, sobretudo, abordando sua órbita científica, com o intuito de conscientizar os jovens e adolescentes sobre os danos que a produção, distribuição e o consumo de drogas ilegais causam à sociedade – afirmou o parlamentar.

      Segundo ele, o foco principal da iniciativa é “fortalecer a capacidade de enfrentamento desse problema social, considerando que o poder público tem a responsabilidade de atuar preventivamente, o que, a longo prazo, pode contribuir para a redução dos custos com tratamentos de dependentes químicos”.

      Pleno News

      Câmara de Barreiras: Presidente Yure Ramon reajusta o salário dos servidores em 10%

      O anúncio do reajuste de 10% no salário dos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Barreiras, foi feito na manhã de hoje (17), no plenário da Casa

      A reunião foi conduzida pelo presidente Yure Ramon, que iniciou destacando sobre as negociações com o Poder Executivo do município. “Atualmente o recurso mensal que é repassado para a Câmara é de dois milhões duzentos e trinta mil reais. Solicitei ao poder executivo o valor de dois milhões e oitocentos mil, mas só foi autorizado o repasse de dois milhões e quinhentos mil reais. O que nos deixa ‘engessados’ em relação às ações que pretendíamos realizar, mas priorizei valorizar os servidores proporcionando o reajuste de dez por cento”, afirmou o vereador Yure Ramon.

      Neste mês de abril, a atual presidência da Câmara de Barreiras completa 100 dias à frente do legislativo municipal e com essa decisão, o presidente reafirma o compromisso com a valorização dos servidores efetivos e comissionados. “A minha intenção é fortalecer o servidor do legislativo proporcionando melhorias não apenas salarial, mas também qualificação profissional. Em breve será realizada uma capacitação para todos, pensando na qualificação técnica e na melhoria da gestão pública. Esse é o meu compromisso com o servidor desta Casa”, pontuou o presidente Yure Ramon.

      A servidora Lucila Porto ficou feliz com a surpresa. “Foi uma ótima surpresa. Esperávamos no máximo oito por cento de reajuste, mas ao ser anunciado os dez por cento foi alegria total, inclusive por contemplar também os colegas comissionados. Há muito tempo não recebemos esses dez por cento, geralmente só recebíamos o índice ou abaixo do índice. Foi merecido, um presente maravilhoso”, destacou a servidora Lucila Porto.

      O vereador Valdimiro José também participou da reunião e falou da importância da valorização dos servidores. “Os servidores são a engrenagem dessa casa, sem eles as atividades legislativas não funcionam. O presidente Yure Ramon está colocando em prática uma gestão democrática, tenho certeza que irá zelar pelos servidores durante esses dois anos e que os servidores irão se orgulhar desta gestão”, disse. 

      ASCOM/CMB

      PM intercepta veículo suspeito na BR 242 e apreende drogas no trecho entre Barreiras e LEM

      Na tarde desta terça-feira (16), uma guarnição do Pelotão Tático Operacional, com base em denúncia recebida via telefone, interceptou um veículo suspeito na BR-242, nas proximidades do posto da PRF, entre os municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

      Durante a abordagem, foi identificada uma passageira transportando duas sacolas com substâncias aparentando serem entorpecentes. Após averiguação, foram apreendidos aproximadamente 4,15 kg de maconha, 1 kg de cocaína e um aparelho celular.

      Dando continuidade à ação, a guarnição acompanhou o motorista até o local onde a entrega do material ilícito seria realizada. No momento em que a droga seria repassada ao destinatário, foi realizada uma nova abordagem. Com o segundo suspeito, foram encontrados mais entorpecentes, um cigarro de maconha, um celular e uma balança de precisão.

      Os envolvidos, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidos e apresentados na 11ª COORPIN para as medidas legais cabíveis.

      PMBA – Uma Força a Serviço do Cidadão.

      Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras avança no processo do porte de arma para a GCM através de Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal

      Na manhã desta segunda-feira (14), o secretário municipal de Segurança, tenente-coronel Fábio Santana, acompanhado do subsecretário José Luiz de Brito e do comando da Guarda Civil Municipal, reuniu-se com o delegado-chefe da Polícia Federal em Barreiras, Carlos Antônio de Azevedo Moreira. O encontro teve como pauta a fase final do processo de formalização do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições.

      O acordo tem como principal objetivo viabilizar a autorização para o porte de arma de fogo aos integrantes da Guarda Civil Municipal de Barreiras, dentro dos critérios legais estabelecidos. Para o secretário Fábio Santana, a reunião representou um importante momento de alinhamento e fortalecimento institucional.

      “As Guardas Municipais têm ganhado protagonismo no cenário da segurança pública, e a de Barreiras é um exemplo disso. O patrulhamento preventivo, realizado diariamente em espaços públicos como o Centro de Abastecimento e a Feira Livre, tem sido fundamental para garantir a ordem, proteger as pessoas e preservar o patrimônio. A formalização deste acordo com a Polícia Federal não apenas assegura respaldo jurídico aos nossos agentes, mas também reconhece e valoriza sua atuação, além de ampliar a efetividade das ações em prol da segurança da população e dos visitantes da cidade”, destacou.

      A expectativa é que, com a conclusão da tramitação documental, o acordo seja oficialmente celebrado, consolidando mais um avanço para a segurança pública no município.

      Dircom/PMB