Lula sanciona sem vetos a Lei de Reciprocidade Econômica

Texto havia sido aprovado pelo Congresso

Presidente Lula Foto: EFE/EPA/MINH HOANG/POOL

Nesta sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos a Lei de Reciprocidade. A medida autoriza o Brasil a adotar medidas de retaliação comercial contra nações que decidirem impor sanções unilaterais ao país.

O texto tinha sido aprovado pelo Congresso em meio a tensões comerciais internacionais, em função de sanções anunciadas recentemente pelo governo dos Estados Unidos.

A nova legislação dá base legal para que o Brasil imponha tarifas adicionais, suspenda concessões comerciais e mesmo deixe de cumprir obrigações relacionadas à propriedade intelectual em caso de medidas hostis por parte de outros países. As informações são do G1.

Pleno News

Homenagem a Odacil Ranzi: um gaúcho que fez do Oeste baiano sua terra de progresso

Nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia se reveste de orgulho para homenagear uma das figuras mais emblemáticas do desenvolvimento agrícola do Oeste baiano: o Sr. Odacil Ranzi. Com o auditório lotado e a presença de representantes das principais lideranças políticas e do setor produtivo do Estado, o engenheiro agrônomo e produtor rural recebe o título de Cidadão Baiano, honraria concedida por indicação do deputado estadual Eduardo Salles.

Natural de Espumoso, no interior do Rio Grande do Sul, Odacil é formado em Economia, desde 1977, pela Universidade de Passo Fundo. Na década de 1980, mudou-se para a região Oeste da Bahia, fixando-se na comunidade de Placas, onde fundou a Agropecuária Passo Fundo, marco inicial de uma trajetória empreendedora que transformaria o cerrado baiano em potência agrícola.

Começando com o cultivo de arroz e, posteriormente, com a expansão da soja, Odacil foi pioneiro não só na produção de grãos, mas também na fruticultura, sendo um dos primeiros bananicultores da região. Sua visão e coragem desbravadora abriram caminho para um modelo de desenvolvimento baseado no trabalho, na inovação e na sustentabilidade.

Além da atuação no campo, sua contribuição institucional é igualmente notável. Foi presidente da AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, uma das mais respeitadas entidades de classe do setor agropecuário brasileiro. Também é sócio fundador da Cooperfarms, uma das maiores cooperativas do país, e atua como tesoureiro da APAE, revelando o compromisso com as causas sociais e comunitárias.

A homenagem da ALBA é o reconhecimento ao legado de um homem que plantou muito mais do que sementes: plantou oportunidades, progresso e cidadania no solo fértil do Oeste baiano. Ao tornar-se oficialmente cidadão da Bahia, Odacil Ranzi consolida uma história de amor, trabalho e dedicação a uma terra que ele ajudou a transformar.

Representando a ANDATERRA – Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra, estiveram presentes o diretor jurídico Jeferson Rocha e o vice-presidente José Alípio Fernandes da Silveira, que fizeram questão de prestigiar esse justo reconhecimento àquele que, com visão e coragem, contribuiu decisivamente para o fortalecimento do agronegócio baiano.

Parabéns, Sr. Odacil. A Bahia agradece.

Luís Eduardo Magalhães vai sediar evento nacional da pré-COP30 sobre o Bioma Cerrado

Nos dias 15 e 16 de abril, Luís Eduardo Magalhães será palco de um dos encontros mais estratégicos da agenda da agricultura regenerativa em paisagens no Cerrado brasileiro. A cidade do oeste baiano vai sediar o Cerrado Summit, único evento da pré-COP30 realizado fora de uma capital brasileira, com foco exclusivo nos tratados e desafios do Bioma Cerrado. A programação será aberta no dia 15, às 9h, no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), no Complexo Bahia Farm Show.

Junto com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Aiba é a entidade co-organizadora do encontro. “A escolha de Luís Eduardo Magalhães para sediar este evento não foi por acaso. Não se discute o futuro do Bioma Cerrado fora de onde ele efetivamente está. Por isso, articulamos com o Ministério da Agricultura para que o Cerrado Summit acontecesse aqui, no coração do bioma. Queremos mostrar ao mundo que o agronegócio praticado nesta região é comprometido com a sustentabilidade e vem adotando, cada vez mais, práticas de agricultura regenerativa para garantir o equilíbrio e a preservação do Cerrado”, afirma o presidente da Aiba, Moisés Schmidt.

O evento, sediado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), contará com a presença confirmada do Ministro Carlos Fávaro, e a cerimônia de abertura prevê a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA, Pedro Alves Corrêa Neto, além dos prefeitos de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, de Barreiras, Otoniel Teixeira, do presidente da Aiba, Moisés Schmidt, e da presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, como também, de líderes de governos.

A imprensa terá acesso exclusivo à cobertura da cerimônia de abertura, que inclui falas institucionais, vídeos institucionais e as primeiras discussões introdutórias sobre os objetivos do evento. Após esse momento, o evento seguirá com uma agenda técnica voltada a grupos de trabalho, em reuniões fechadas.

O Cerrado Summit será o primeiro Acelerador de Paisagens promovido pela Aliança para Ação Regenerativa nas Paisagens (AARL), com foco em construir um plano de ação concreto até a COP30, que será realizada em Belém no segundo semestre. O encontro tem como pilares o financiamento da transição, métricas de monitoramento e avaliação (MMRV) e políticas públicas voltadas ao Cerrado.

Serviço

Evento: Cerrado Summit – Pré-COP30
Data: 15 de abril de 2025
Horário de abertura: 9h
Local: Auditório da Aiba – Complexo Bahia Farm Show, Luís Eduardo Magalhães (BA).
Cobertura de imprensa: Apenas para a cerimônia de abertura

Transporte: A Aiba disponibilizará transporte para os profissionais de imprensa de Barreiras, com saída na terça-feira (15), às 7h da Praça Castro Alves. Será limitado a dois profissionais por veículo. A confirmação deve ser feita até às 14h de segunda-feira (14), pelo telefone/WhatsApp (77) 98802-4964 ou e-mail: imprensa@aiba.org.br

Assessoria de imprensa Aiba – 11.4.2025

A Paixão de Cristo será encenada nos dias 18 e 19 de abril, na Praça da Bíblia

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte promove nos dias 18 e 19 de março o grande espetáculo: A Paixão de Cristo, a maior história de amor de todos os tempos. A peça será encenada em celebração à Semana Santa.

O espetáculo conta com a colaboração da Associação Cultural Paixão de Cristo e da Escola de Dança Jéssica Amaral, e reúne mais de 60 pessoas na montagem, que em 2025 promete muitas surpresas para encantar e emocionar o público.

Serviço
O quê: Espetáculo “A Paixão de Cristo”.
Quando: 18 e 19 de abril, a partir das 19h.
Onde: Praça da Bíblia, bairro Santa Cruz.
Quanto: Gratuito.

Vereador: Nelton Castro cumpre agenda em Salvador e avança na busca pela implantação do HEMOBA em nossa região.

Acesse Jbnoticias.com.br

Cumprindo mais uma de suas propostas de campanha, o vereador Nelton Castro esteve em Salvador nesta semana em uma agenda estratégica voltada à buscar informações sobre a implantação de uma unidade do HEMOBA (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) em nossa cidade.

Continue após informações de IPTU

Durante a visita, o vereador se reuniu com autoridades estaduais, técnicos da área da saúde e representantes do governo para se informar sobre os trâmites legais e operacionais necessários para viabilizar o projeto. A iniciativa visa ampliar o acesso à doação de sangue e fortalecer a rede de saúde pública da região, uma demanda antiga da população local.

“Estamos trabalhando com responsabilidade e compromisso para que esse serviço essencial chegue à nossa cidade. A implantação do HEMOBA não é apenas uma questão de saúde, mas também de cidadania e cuidado com a vida”, destacou Nelton.
A movimentação em Salvador reforça o alinhamento do mandato com as principais necessidades da comunidade, e demonstra o esforço contínuo do parlamentar em transformar propostas em ações concretas.

A expectativa agora é de que, com o apoio técnico e político necessário, a implantação da unidade saia do papel e se torne realidade.

Assessoria de Comunicação

PMBA apreende simulacro de arma de fogo, droga e prende homem por tráfico em Luis Eduardo Magalhães

Imagem 1

Após procedimento de abordagem a um casal, uma guarnição da 85ª CIPM apreendeu um simulacro de arma de fogo, diversos papelotes de cocaína, aparelho celular, uma balança de precisão e a quantia de R$ 100,00.

A ação aconteceu no bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães sendo todo material apreendido juntamente com o homem de 29 anos e uma mulher de 39 e foram apresentado na Delegacia de Polícia Civil local.

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Programa Fitossanitário da Abapa segue no combate ao bicudo-do-algodoeiro

Reconhecido como a principal praga da cultura do algodão, o bicudo-do-algodoeiro continua sendo o foco central das reuniões de núcleo promovidas pela equipe do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) na região Oeste da Bahia. Na última terça-feira (08), o encontro envolveu o núcleo Ouro Verde Estrondo, na fazenda Barcelona, do Grupo Gorgen, em Riachão das Neves (BA).

A visita integrou a campanha “Foco contra o Bicudo” e reforçou a importância da adoção de boas práticas de manejo, especialmente nas áreas de rotação e no transporte de insumos como gesso, calcário, algodão e caroço de algodão. Durante o encontro, o líder do núcleo, Ednei Fugali, compartilhou com os técnicos da Abapa informações sobre o andamento da safra e foi orientado sobre as estratégias de manejo fitossanitário aplicadas ao algodão e a outras culturas. Foram discutidas, também, ações voltadas ao controle de outras pragas, como a lagarta spodoptera, mosca-branca, trips e ácaro. Participaram produtores, gerentes, agrônomos, consultores e empresas do setor.

Abapa

Detran-BA faz leilões de mais de mil veículos conservados e sucatas aproveitáveis em Barreiras e outras 22 cidades

Lances serão online e interessados podem conhecer os veículos presencialmente.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) abriu cinco leilões com 1.185 lotes de veículos conservados e sucatas aproveitáveis, distribuídos em 23 cidades do estado.

As regras dos leilões estão nos editais divulgados no site do Detran. Os lances serão online e acontecem nos dias 15, 16, 17, 23 e 24 de abril.

Antes da compra é possível conferir os veículos presencialmente em cidades como Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Brumado, Eunápolis, Ilhéus, entre outras. Os endereços, datas e horários das visitações constam nos cinco editais que estão anexados na aba “leilões” do site da instituição.

Entre os veículos conservados disponíveis estão Pajero Sport HPE, ano 2007/2008, com lance inicial de R$ 6 mil, em Feira de Santana. Em Itaberaba, estará disponível para leilão uma moto Honda CG 160 Titan S 2020/2020, com oferta inicial de R$ 2 mil.

Em Salvador, 50 veículos conservados esperam por lances, como o Chevrolet/Onix ano 2019, com lance inicial de R$ 6 mil.

Os lotes classificados como veículos conservados são entregues aos vencedores dos leilões livres de qualquer débito ou ônus anterior. No entanto, precisam arcar com o licenciamento do veículo e com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além das taxas para regularização e transferência de propriedade.

Os lotes estão nos seguintes municípios:

Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Senho do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista.

Jbnoticias/com G1

Inscrições abertas para o Circuito Sebrae de Comunicadores – Edição Oeste

Evento tem o foco de promover capacitação e reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação de Barreiras e região

No próximo dia 24 de abril, Barreiras será palco do Circuito Sebrae de Comunicadores – Edição Oeste. A iniciativa do Sebrae Bahia tem como objetivo principal valorizar o trabalho dos profissionais da região, oferecendo uma programação especial que inclui uma palestra com um dos grandes nomes da comunicação baiana, que será anunciado nos próximos dias. O evento será realizado no Hotel Morubixaba, às 18h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio desse link. As vagas são limitadas.

O circuito representa uma excelente oportunidade para jornalistas, radialistas, influenciadores e demais comunicadores da região oeste da Bahia se atualizarem, trocarem experiências e ampliarem seus conhecimentos. Em um cenário onde a comunicação passa por constantes transformações, o Circuito Sebrae de Comunicadores – Edição Oeste surge como um espaço importante para capacitação e networking entre os profissionais que atuam na área.

Além do aspecto formativo, o evento reconhece o trabalho essencial que esses profissionais desenvolvem diariamente, dando voz aos empreendedores locais, e garantindo espaço de divulgação das pautas dos pequenos negócios. O Sebrae compreende que a comunicação é um pilar estratégico para o desenvolvimento econômico e social da região Oeste, onde setores como agronegócio, comércio e turismo têm grande relevância.

A palestra trará insights valiosos sobre as tendências e desafios da comunicação moderna, além de momentos de interação entre os participantes, possibilitando que os profissionais se conectem, compartilhem ideias e estabeleçam parcerias que podem render bons resultados no futuro.

Inscrições gratuitas no link

Por Silvania Costa

Tribuna Popular: Câmara destaca ações da Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais

A Câmara Municipal de Barreiras realizou na quarta-feira (09), a primeira Tribuna Popular deste ano, sobre a Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus IX Barreiras.

A atividade legislativa foi uma iniciativa do vereador João Felipe Lacerda, em resposta a solicitação da coordenação do curso de Veterinária da UNEB, no intuito de expor o relevante projeto que beneficia a comunidade de Barreiras e região, com atendimentos gratuitos e consultas populares para cães e gatos.

“Esta casa foi pioneira no debate acerca do tema do bem estar e proteção animal. Entendemos que esses seres são também detentores de direitos e precisam de nossa atenção e nosso cuidado. A prestação de contas do que a UNEB está fazendo enche os nossos olhos, pois estão cumprindo uma obrigação que é do município. A UNEB está cumprindo com muita maestria essa função social e além disso está preparando profissionais para atuar na linha de frente”, pontuou o vereador João Felipe.

Desde o início de seu funcionamento, em 2024, a Clínica Escola da UNEB já realizou mais de 300 atendimentos, sob a coordenação e supervisão médico veterinária, do professor da disciplina de Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais, Rodrigo Lima Carneiro. Os atendimentos são realizados duas vezes por semana, pelas Ligas Acadêmicas de Clínica Médica de Pequenos Animais e de Felinos (LACLIMPA e LAFEL), de forma a possibilitar o cumprimento da disciplina Estágio Curricular Supervisionado aos acadêmicos e a assistência clínica à cães e gatos, sob tutela de proprietários de baixa renda com comprovação do CADÚNICO.

O professor Rodrigo Lima Carneiro ocupou a tribuna para apresentar o tema e destacou os desafios para manter os atendimentos. “Agradeço mais uma vez a Câmara de Vereadores por nos ceder esse espaço para mostrar o nosso trabalho. Quando se trata de medicina veterinária é tudo muito caro. Tudo que é utilizado na medicina humana é também usado na medicina veterinária e algumas vezes com adaptações que oneram muito aquele produto. É difícil mantermos os atendimentos, mesmo que agendados, mas trabalhamos muito para manter e para isso os apoios são essenciais”.

Após a exposição, o presidente da Casa, Yure Ramon, concedeu tempo de fala para os vereadores presentes, entre eles, Alan Kardec, Delmah Pedra, Izabel Rosa, João Felipe, e Silma Alves. Na ocasião, os edis destacaram a importância do trabalho realizado na Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais da UNEB, assim como a promoção da ampliação do acesso à saúde preventiva animal, o fortalecimento do compromisso com o bem-estar e com os direitos dos animais.

“Agradeço a oportunidade para agradecer ao vereador João Felipe, um dos primeiros vereadores a levantar essa bandeira nesta Casa, desde o seu primeiro mandato, e ao professor Rodrigo por proporcionar conhecimento com a apresentação do tema para a população. É importante e louvável que seja divulgado. Na oportunidade, parabenizo aos acadêmicos que se dedicam para realizar esse trabalho com tanto amor”, pontuou o vereador Yure Ramon.

A Tribuna Popular sobre a Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais da UNEB pode ser assistida no canal do YouTube da Rede Câmara.

Link: https://www.youtube.com/live/DwTACdpahCs?si=9eCSgTBz_JDvRNj9

Ascom Câmara