Dólar fecha perto dos R$ 6 após Trump elevar pressão sobre China

Dia foi negativo para divisas emergentes mais ligadas ao país asiático

Dólar fecha perto dos R$ 6,00 após Trump elevar pressão sobre China (Imagem ilustrativa) Foto: Ana Luiza Menezes/ Pleno.News

O dólar acelerou os ganhos ao longo da tarde com o acirramento das tensões comerciais entre Estados Unidos e China e emendou, nesta terça-feira (8), o terceiro pregão consecutivo de alta firme no mercado local, flertando com fechamento acima do nível psicológico de R$ 6,00.

O dia foi negativo para divisas emergentes mais ligadas à China. O real, que nos últimos dias apresentou desempenho superior a de pares, amargou a maior perda entre as moedas mais relevantes. No mercado offshore, o yuan caiu ao menor nível histórico em relação ao dólar, o que é ruim para exportadores de commodities como o Brasil.

As atenções estiveram voltadas ao prazo dado por Donald Trump para que a China recuasse de tarifas retaliatórias, que expirava nesta terça às 13 horas (de Brasília).

Os chineses não piscaram. Mantiveram as tarifas, ressaltaram que estão prontos “a lutar até o fim” e iniciaram disputa contra os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Casa Branca confirmou, então, sobretaxa de 50% sobre produtos importados da China a partir da quarta-feira, 9. Com isso, o gigante asiático passará a enfrentar tarifa total de 104% em produtos exportados aos EUA. A troca de farpas elevou a aversão ao risco, levando o dólar a ultrapassar a linha dos R$ 6,00.

A moeda moderou os ganhos em seguida e chegou a trabalhar abaixo de R$ 5,98, mas voltou a se aproximar de R$ 6,00 na reta final dos negócios, com aumento da aversão ao risco e o tombo das bolsas em Nova Iorque. O gatilho teria sido a afirmação do porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, de que o presidente Donald Trump acredita ser possível a fabricação de iPhones nos EUA. A Apple produz a maioria de seus produtos na China.

Com máxima a R$ 6,0054, o dólar subiu 1,48%, a R$ 5,9979 – maior valor de fechamento desde 21 de janeiro (R$ 6,0307). A divisa já acumula ganhos de 5,13% nos seis primeiros pregões de abril. As perdas no ano, que chegaram a superar 8%, agora são de 2,95%.

Para o chefe da mesa de câmbio da EQI Investimentos, Alexandre Viotto, a tendência é que o dólar continue a se valorizar em relação a divisas emergentes, uma vez que não há sinais de que haverá redução iminente das incertezas provocadas pela guerra comercial.

– Com a falta de previsibilidade, temos visto investidores e empresas já em busca de hedge. Ninguém vai abrir mão da segurança do dólar com tanta indefinição no exterior – afirmou Viotto, para quem as dúvidas sobre uma eventual recessão nos EUA mantêm a aversão ao risco em níveis elevados.

Operadores relatam saída de capitais de ativos locais. Dados da B3 mostram que os investidores estrangeiros já retiraram R$ 3,605 bilhões da bolsa doméstica em abril (até o dia 4). No acumulado do ano, o fluxo de capital externo está positivo em R$ 7,037 bilhões.

Termômetro do comportamento do dólar em relação a uma cesta de seis divisas fortes, o índice DXY recuava cerca de 0,31 no fim da tarde, abaixo da linha dos 103,000 pontos, após mínima aos 102,753 pontos. Franco Suíço e iene, tradicionais refúgios em momentos de estresse, devolveram parte dos ganhos dos últimos dias.

Com os temores de desaceleração mais aguda da atividade nos EUA em razão do tarifaço, crescem as expectativas em torno de um alívio monetário. Monitoramento do CME Group mostrou que uma redução da taxa básica americana em 25 pontos-base em maio passou a predominar entre as apostas dos investidores.

No início da tarde, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, Austan Goolsbee, disse que há dúvidas sobre “a rapidez e a magnitude” em que o tarifaço se traduzirá em aumento de preços, mas ressaltou que o sentimento do consumidor americano “está despencando” – o que, em geral, se traduz em queda dos níveis de consumo.

Já a presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, disse que há uma “pequena preocupação com leve alta da inflação com tarifas”. Ecoando falas recentes do presidente do BC norte-americano, Jerome Powell, Daly disse que a política monetária está posicionada e “modestamente restritiva”.

– O mercado está dividido entre a possibilidade de quatro ou até cinco cortes de 25 pontos. Há dois vetores em conflito: a pressão inflacionária com tarifas e o risco de recessão por causa da incerteza econômica. No momento, o mercado parece mais preocupado com a recessão do que com a inflação – afirmou o economista Paulo Gala, professor da FGV-SP.

*Com informações AE

Pleno News

Mutirão do Bolsa Família levou serviços ao Santa Cruz e bairros vizinhos

Dona Cleonice Muniz, moradora do bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, aproveitou o mutirão do Bolsa Família, realizado nesta terça-feira (09), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para atualizar o seu cadastro.

“Atualizei meu Bolsa Família, resolvi a questão da Cesta Cidadã, fiz a pesagem, peguei o kit odontológico e o atendimento está sendo de primeira, muito bom mesmo”, elogiou.

A ação, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria da Cidadania, teve como objetivo atender cerca de 4 mil famílias dos bairros Santa Cruz, Conquista e Florais Léa que tiveram o benefício suspenso.

“É um número grande de pessoas que deixou de atualizar o Cadastro Único nos últimos 24 meses. Por esse motivo, realizamos o mutirão, para atendê-las com mais celeridade”, destacou Daniel Lima, gestor do Bolsa Família no município.

Além da atualização cadastral, os participantes tiveram acesso a diversos serviços, como destacou a secretária da Cidadania, Cinthya Borges:

“Tivemos atividades para as crianças, com pipoca, algodão-doce, pesagem, entrega de kits odontológicos e atendimento bucal na unidade móvel. Voluntários da Cidadania também ofereceram cortes de cabelo e maquiagem. Foi um trabalho muito bonito, que contou com o apoio da Secretaria de Saúde.”

Comissão do Senado aprova porte de arma para advogados

Medida vale para defesa pessoal

O relator, senador Alessandro Vieira, ao lado do senador Sergio Moro, que apresentou emenda ao projeto Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou a autorização de porte de arma de fogo aos advogados para defesa pessoal. O PL 2.734/2021, do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), presidente do colegiado, recebeu voto favorável do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

— A previsão do porte de arma de fogo para advogados, além de assegurar um eficiente meio para a proteção pessoal desses profissionais, equipara-os aos membros do Judiciário e do Ministério Público, categorias que já possuem essa prerrogativa. Esse tratamento isonômico mostra-se necessário, uma vez que, como muito bem destacado nas justificações das propostas, não há hierarquia entre advogados, juízes e promotores de Justiça. Ademais, embora desempenhem funções distintas, todos integram corpos técnicos essenciais à função jurisdicional do Estado — afirmou Alessandro Vieira.

O texto aprovado altera o Estatuto da Advocacia e o Estatuto do Desarmamento inserindo em ambos o direito de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) portarem arma de fogo para defesa pessoal, em todo o território nacional. Caberá ao Conselho Federal da OAB a regulamentação.

Alessandro acatou parcialmente emenda apresentada pelo senador Sergio Moro (União-PR) estabelecendo o comprovante de exercício regular da advocacia fornecido pela OAB como documento suficiente para demonstrar a efetiva necessidade do porte. A mesma emenda condiciona o exercício desse direito ao cumprimento dos requisitos legais e veda o ingresso armado em fóruns, tribunais, estabelecimentos prisionais e estabelecimentos públicos e privados sujeitos a regras próprias de segurança.

Outra emenda do senador Fabiano Contarato (PT-ES), também acolhida, exige a comprovação da capacidade técnica e da aptidão psicológica para manuseio da arma.

Flávio Bolsonaro argumenta que, por lidar com disputas jurídicas envolvendo questões delicadas como liberdade, família e patrimônio, os advogados podem desagradar seus clientes ou as partes contrárias, sendo, muitas vezes, alvos de ameaças. Citando dados da OAB, ele afirma que, entre 2016 e 2019, 80 advogados foram assassinados no Brasil.

– Nessas situações, o porte de arma de fogo daria ao advogado uma chance de se defender de uma injusta agressão e de tentar salvar sua vida – falou.

O substitutivo de Alessandro Vieira concilia, além do PL 2.734/2021, o PL 2.530/2024, do senador Cleitinho (Republicanos-MG), que trata do mesmo assunto. O projeto original de Flávio Bolsonaro é mais amplo, já prevendo regras para aquisição e registro de armas de fogo, além de alterar as duas leis já mencionadas.

O projeto de Cleitinho é mais sucinto, alterando apenas o Estatuto da Advocacia. O relator adotou o modelo mais objetivo do PL 2.530, encarregando o Conselho da OAB de fazer a regulamentação, e a técnica legislativa do PL 2.734, inserindo as mudanças em duas leis diferentes.

Conforme Cleitinho, uma vez que membros da magistratura e do Ministério Público já têm o direito ao porte de arma, é justo que os advogados também tenham.

No relatório, Alessandro afirma concordar com os argumentos dos dois senadores.

– A previsão do porte de arma de fogo aos advogados, além de assegurar um eficiente meio para a proteção pessoal desses profissionais, equipara-os aos membros do Judiciário e do Ministério Público, categorias que já possuem essa prerrogativa – disse.

Com a aprovação do PL 2.734/2021, o PL 2.530/2024, mais recente, foi considerado prejudicado.

Moro explicou que o projeto não dá direito a porte de arma para todos os advogados e advogadas do país, mas apenas abre essa possibilidade.

— Pela redação que foi aprovada por esta comissão está bem claro que a legislação vai continuar exigindo o preenchimento dos demais requisitos para concessão do porte para qualquer outra pessoa, ou seja, a idoneidade, a integridade, a não existência de registros criminais e a habilitação técnica e psicológica. Não imagino que haverá uma corrida de 1 milhão de advogados; certamente apenas aqueles que se interessarem em ter o porte de arma. (…) O porte de arma não significa que o advogado poderá, por exemplo, entrar armado num julgamento, numa audiência, num fórum, num presídio ou numa delegacia; existem locais que estão submetidos a regras próprias de segurança.

*Com informações da Agência Senado

Pleno News

Secretaria Municipal de Segurança de LEM divulga relatório semanal de ações

RELATÓRIO SEMANAL – 31/03 A 07/04🚨

ATUAÇÕES PREVENTIVAS E DE APOIO

* 21 ocorrências de Perturbação do Sossego🔇
* 04 Apoios ao SAMU
* Rondas ostensivas na zona rural
* Operações: Praça Segura e LEM em Paz
* Rondas comerciais contínuas

 MENOR DESAPARECIDO – 04/04
A GCM foi acionada no bairro Tropical Ville para verificar situação de um menor com distúrbios mentais que teria invadido uma escola. Após buscas, a criança foi encontrada na área externa da instituição, descalça e sem camisa, e entregue com segurança à mãe.

✅ AMEAÇA E VANDALISMO – 04/04
No bairro Santa Cruz, um indivíduo foi localizado após denúncia de quebra-quebra em estabelecimentos. A conduta foi enquadrada como flagrante continuado. O autor assumiu os danos e se comprometeu a reparar o prejuízo. Como não houve representação formal, o acusado foi liberado.

 DIREÇÃO PERIGOSA E EMBRIAGUEZ – 05/04
Motociclista foi flagrado realizando manobras perigosas em via pública e tentou fuga ao ser abordado. A guarnição utilizou técnica de imobilização e constatou sinais de embriaguez. Bafômetro confirmou o estado. Veículo apreendido e condutor conduzido ao DISEP.

 CRIME AMBIENTAL – 05/04
Durante rondas no bairro Conquista, a guarnição GPA flagrou um caminhão descartando grande quantidade de entulho em local inapropriado. A Secretaria de Meio Ambiente foi acionada e adotou as medidas administrativas cabíveis. O condutor foi conduzido ao DISEP para providências legais.

 FURTO – 05/04
Durante patrulhamento no Centro, a GCM foi acionada por vítima de furto de celular. Rastreamento indicou a localização e o aparelho foi encontrado descartado em via pública, sendo devolvido à proprietária.

✅ VIAS DE FATO – 06/04
Ocorrência no bairro Santa Cruz envolvendo dois indivíduos em conflito. Um evadiu-se e o outro, embriagado e agressivo, precisou ser contido. Após intervenção da guarnição, o local foi pacificado.

✅ ESCAPAMENTO ADULTERADO – 06/04
Condutor sem CNH foi flagrado com motocicleta irregular no bairro Jardim Paraíso. O veículo foi removido ao pátio da Secretaria com apoio da SUTRANS.

✅ MANDADO DE PRISÃO – 07/04
Durante patrulhamento, indivíduo foi abordado em um bar após denúncia de desordem. Ao verificar os dados, foi constatado mandado de prisão em aberto. O mesmo foi algemado e conduzido ao DISEP para as medidas legais.

A Secretaria de Segurança e Trânsito reforça seu compromisso com a segurança pública e segue atuando com disciplina e presença firme nas ruas do município.

Secretaria de Segurança de LEM

Prevencão à gripe: campanha de vacinação contra a influenza segue em LEM

Imunização está disponível nas 15 salas de vacinação do município

A campanha de vacinação contra a influenza continua em Luís Eduardo Magalhães, nas 15 salas de vacinação do município. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Confira as unidades de saúde com a vacina
Ida Klein; Luis Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luis Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antonio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.

Confira o público prioritário:
Idosos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Trabalhadores da saúde; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Professores; pessoas com Comorbidades; Pessoas em situação de rua; Pessoas com deficiência permanente; Trabalhadores dos Correios; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; Trabalhadores portuários; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Documentação necessária:
Para receber a vacina é necessário apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Crianças e adultos com comorbidades e deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar documento comprobatório que pode ser laudo médico; cartões de gratuidade no transporte público, documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência ou carteirinha de algum programa.

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia convocação de candidatos do concurso para soldado da Polícia Militar

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a convocação dos aprovados para a turma 3 do concurso para soldado da Polícia Militar da Bahia (PM), nesta segunda-feira (7), durante a transmissão ao vivo do podcast “Fala, Jero!”. Os convocados deverão apresentar toda documentação para a próxima etapa. A medida beneficiará 1.919 futuros policiais, que serão chamados para realizar os testes físicos e, em seguida, iniciar o curso de formação na Polícia Militar.

Com esse anúncio, Jerônimo Rodrigues reforça o compromisso da gestão com a valorização da segurança pública e o incentivo ao ingresso de novos profissionais para fortalecer a atuação da Polícia Militar na Bahia. “Amanhã, terça-feira (8), estará publicado no Diário Oficial do Estado. E até agosto nós iniciaremos. Sucesso a todos e sejam bem-vindos ao serviço público do Estado, para garantir a tranquilidade e segurança de todos nós”, completou o governador.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, “a medida fará com que nós tenhamos mais policiais, mais reforço na segurança pública. Esse é o governador que cuida da gente, cuida de gente e que fortalece cada vez mais a segurança pública do nosso estado, com muitas ações integradas, de inteligência e muitos investimentos, como esse que a gente acaba de anunciar”.

O comandante-geral da Policia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, pontuou que “isso demonstra a sensibilidade do nosso governador com a Segurança Pública. Só temos a agradecê-lo”.

GOVBA

Sicredi alcança a marca de 9 milhões de associados e estima abrir mais de 400 novas agências em dois anos

Imagem 1

Mais de 1,5 milhão de pessoas se associaram à instituição nos últimos 12 meses

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país, acaba de atingir a marca de 9 milhões de associados. Somente nos últimos 12 meses, mais de 1,5 milhão de pessoas se associaram ao Sicredi, mantendo um crescimento médio de cerca de 6 mil novas associações por dia útil. Em pouco mais de cinco anos, a instituição dobrou o número de associados, ao passar de 4,4 milhões em 2019 para os atuais 9 milhões. Em 2024, este número já havia sido superior a 8,5 milhões de associados.

“Chegar a 9 milhões de associados reflete a confiança das pessoas no Sicredi e no cooperativismo de crédito. Nosso crescimento nos últimos anos tem sido sólido e sustentável, sempre priorizando um relacionamento próximo e transparente com nossos associados. Esse compromisso não só fortalece nossa atuação, mas também contribui com o impulsionamento da economia e gera resultados positivos para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destaca Alexandre Barbosa, diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças.

Expansão

Esse crescimento acompanha a estratégia do Sicredi de abrir agências físicas em todos os estados do país. Atualmente, a instituição tem mais de 2,8 mil agências, em mais de 2,1 mil municípios, sendo o único agente financeiro com presença física em mais de 200 cidades. O Sicredi abriu mais de 1.500 agências em 10 anos, o que equivale a um crescimento de mais de 110% desde 2014. 

A previsão é de que sejam inauguradas mais de 230 no decorrer de 2025 que, somando com 2024, resultam em mais de 400 agências em dois anos. Desse total, cerca de 40 agências serão em Estados do Norte e Nordeste, com destaque para o Pará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e a Bahia, regiões onde o Sicredi ainda aumentará sua penetração. Em mais de 200 municípios de todo o Brasil, o Sicredi é a única instituição financeira disponível para aquelas populações.

“Nós acreditamos que a abertura de agências está em linha com o interesse dos associados, que demandam um relacionamento próximo, sem deixarmos de lado os canais digitais, que se tornam uma alternativa para cada vez mais pessoas. Atender nossos associados nos canais de sua preferência, cultivando vínculos de longo prazo e confiança, é fundamental para dar todo suporte a esse público e para manter nosso ritmo sustentável de crescimento”, afirma Barbosa.

Cooperativismo de crédito

O modelo de cooperativismo de crédito está em plena ascensão, ampliando seu alcance globalmente. Segundo dados de 2023 do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) são mais de 74,6 mil cooperativas de crédito ao redor do mundo, com cerca de 411 milhões de associados, que movimentam mais de US$ 3,7 trilhões em ativos.

No Brasil, o número de associados atingiu 17,3 milhões em 2023, em 768 cooperativas de crédito, totalizando mais de R$ 730 bilhões em ativos, de acordo com o último relatório do Banco Central a respeito do tema. Segundo o levantamento, 57% dos municípios brasileiros, no total de 3.177, já tinham pelo menos uma unidade de cooperativas de crédito ao final de 2023.

Ainda, uma pesquisa conduzida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) demonstra que a presença dessas instituições tem efeitos diretos no avanço econômico e social dos municípios.  Os dados apontam que, nos municípios onde há cooperativas de crédito, o PIB per capita teve um há incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no total de vagas de emprego e de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais.

Agências Sicredi

Monitores Educacionais fazem paralisação ilegal.

Os Monitores Educacionais fizeram na manhã desta terça-feira,08, uma paralisação dos seus serviços e uma pequena manifestação em frente à prefeitura, a fim de reivindicar um aumento salarial acima dos 7% já dados pela Prefeitura.

“O fato é que os Monitores Educacionais participaram de uma Seletiva onde eles sabiam exatamente a remuneração que iriam receber, pois está no contrato deles. O prefeito deu aos servidores 7% de reajuste e eles já foram beneficiados por este aumento também”, disse o secretário de Educação, Jefferson Café.

Outra categoria que recebeu aumento foi a dos Monitores Acompanhantes – que cuidam das crianças especiais da Rede Municipal de Educação. Por entender o tamanho da responsabilidade das suas funções, estes profissionais receberam um aumento de 25%, além dos 7% dado aos servidores municipais.

“O problema é que os Monitores Educacionais querem o mesmo reajuste dos Monitores Acompanhantes, que têm em suas funções responsabilidades infinitamente maiores. Eles cuidam e acompanham os nossos alunos especiais, dentro e fora das salas de aula. Essa paralisação é ilegal e irresponsável”, concluiu o secretário Café.

Após a próxima seletiva prevista para maio deste ano, o número de Monitores Acompanhantes deverá chegar a 700 profissionais. O número de Monitores Educacionais chegará a 200.

SECOM da prefeitura de LEM.

Polícia Militar prende homem após descumprir medida judicial em Ibotirama



Na manhã desta segunda-feira (7), por volta das 9h10, policiais militares de Ibotirama foram informados de que havia um homem nas proximidades da rodoviária da cidade com o intuito de ausentar do Estado sem autorização judicial.

Chegando ao local foi visualizado um indivíduo com as mesmas características informadas, e após abordagem foi constado que o mesmo estaria infringindo medida cautelar judicial, sendo proibido de ausentar-se sem autorização judicial da Comarca de Bom Jesus da Lapa, onde responde seu processo.

Diante dos fatos, o acusado foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

28ª CIPM

Março: Poupança registra a maior retirada para o mês desde 2022

De acordo com o Banco Central, R$ 351,096 bilhões foram sacados da poupança

(Imagem ilustrativa) Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/ Arquivo

A caderneta de poupança teve saque líquido de R$ 11.,459 bilhões em março, segundo dados publicados pelo Banco Central nesta segunda-feira (7). É a maior retirada para o mês desde 2022, quando o resultado foi negativo em R$ 15,356 bilhões. De janeiro a março de 2025 é negativo em R$ 45,692 bilhões.

No mês passado, os aportes na caderneta de poupança somaram R$ 339,637 bilhões. Os saques atingiram R$ 351,096 bilhões.

No acumulado do ano, os depósitos chegam a R$ 998,517 bilhões, e os saques, a R$ 1,044 trilhão.

Considerando o rendimento de R$ 5,875 bilhões na caderneta da poupança em março, o saldo é positivo em R$ 1,004 trilhão – o menor nível desde maio de 2024, quando era de R$ 993,273 bilhões. Mesmo assim, é o décimo mês seguido acima da linha de R$ 1 trilhão.

*AE

Pleno News