LEM: donos de lotes sujos e com mato alto têm 30 dias para realizar a limpeza de seus lotes

A manutenção das áreas públicas limpas e em condições de higiene é uma obrigação da administração municipal, assim como é de responsabilidade dos proprietários a manutenção de seus lotes sempre capinados, drenados, limpos e sem materiais nocivos à saúde da comunidade.

Por esse motivo, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, informa que, a partir desta segunda-feira, dia 7 de abril, os proprietários de terrenos na área urbana terão 30 dias para realizar a limpeza de seus lotes.

A medida cumpre o Decreto nº 2.664, de 7 de abril de 2025, que dispõe sobre a regulamentação, fiscalização, lançamento e cobrança de custos pela limpeza de terrenos urbanos situados no município.

Tempo de adaptação
Os donos de lotes terão até o dia 07 de maio para realizarem a limpeza do terreno. Passado este prazo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo irá realizar o serviço, fazendo a roçagem, remoção e destinação final dos resíduos, a um custo de R$ 1,08 (um real e oito centavos), por metro quadrado. Além do valor do serviço, os proprietários terão que pagar uma multa no valor de R$ 183,46 (cento e oitenta e três reais e quarenta e seis centavos)

IMPORTANTE! É sempre bom lembrar que limpeza de lote é uma questão de saúde pública. Lotes limpos reduzem drasticamente doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Fiscalização
As secretarias municipais da Fazenda e de Infraestrutura e Urbanismo ficarão responsáveis pela fiscalização do cumprimento das determinações previstas no decreto. Em caso de reincidência no período de um ano, a multa será aplicada em dobro.

SECOM, prefeitura de LEM

Cidadania promove mutirão de atualização do Bolsa Família nesta terça-feira (08)

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, promove amanhã, dia 08 de abril, a partir das 8h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Santa Cruz, o mutirão de atualização do Bolsa Família.

Na oportunidade, serão realizados atendimentos para inscritos no CadÚnico e beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Criança Feliz, Carteira do Idoso, ID Jovem, Passe Livre, entre outros.

Profissionais da Saúde também estarão presentes, realizando pesagem, vacinação e orientações sobre saúde bucal. A ação contará ainda com cabeleireiros voluntários, que oferecerão cortes de cabelo gratuitos durante todo o dia.

Milhares de pessoas defendem anistia em ato na Paulista

Líderes políticos fizeram discursos duros em favor dos presos do 8 de janeiro

Manifestantes na Avenida Paulista Foto: EFE/ Isaac Fontana

Neste domingo (6), milhares de pessoas ocuparam a Avenida Paulista, em São Paulo, em apoio à anistia dos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O evento, com cerca de três horas de duração, reuniu líderes políticos e religiosos que criticaram duramente o Supremo Tribunal Federal e defenderam os condenados.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou a versão de golpe armado. Segundo ele, “só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro foi tentativa armada de golpe militar”.

O líder da direita também chamou de “absurda” a condenação de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira presa por pichar “perdeu, mané” em estátua localizada na frente do Supremo Tribunal Federal.

– Não tenho adjetivo para qualificar alguém que condena uma mãe de dois filhos por um crime que não cometeu – disparou.

Em seu discurso, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro falou sobre o caso de dona Adalgiza Maria Dourado, de 65 anos, que também está presa pelos atos de 8 de janeiro.

A presidente do PL Mulher se dirigiu diretamente ao ministro Luiz Fux e fez um apelo:

– Não deixe Adalgiza morrer, Luiz Fux. Não faça com essa mulher o que fizeram com o Clezão.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por sua vez, elevou o tom contra o STF e afirmou:

– Ditadores de toga, principalmente Alexandre de Moraes, se utilizaram do dia 8 para nos amedrontar. Se lascou, olha a gente aqui! Essa é a resposta pra você, seu covarde!

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu a anistia como pauta urgente e o pastor Silas Malafaia acusou diretamente o governo e a imprensa.

– Lula, a esquerda e a Globo estão contra o povo honesto, patriotas presos, condenados injustamente.

E deixou um aviso:

– Prender Bolsonaro? Pode não acontecer nada. Mas pode acontecer tudo.

Pleno News

Preta Gil viaja para São Paulo em UTI aérea para dar continuidade ao tratamento contra câncer

Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Preta Gil, 50, compartilhou neste domingo (6) um vídeo nas redes sociais, revelando que estava a bordo de uma aeronave equipada com UTI aérea. Ela viajou até São Paulo, após a equipe médica considerar que seria mais adequado dar continuidade ao seu tratamento fora do Rio de Janeiro.

Continue após eda GLOBAL SYSTEM

De acordo com a equipe de Preta Gil, a decisão foi tomada com base na recomendação dos médicos, que acharam melhor que ela fosse atendida pela equipe médica que já a acompanha em São Paulo. “Os médicos acharam melhor que ela continue o tratamento em São Paulo, com a equipe que já a acompanha. Então, vai seguir por lá, e está tudo certo”, afirmou a assessoria da cantora à revista Quem.

No vídeo publicado no Instagram, Preta Gil aparece acompanhada da irmã, Bela Gil, e de uma amiga, Ju de Paulla. A legenda da postagem faz referência a um bordão da influenciadora Virginia Fonseca: “Mãe pode dar beijo?”.

Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023. Durante o período de tratamento, a cantora considerou diversas opções, inclusive tratamentos no exterior.

bn

Barreiras: Operação Paz no Trânsito (OPT), visa trânsito mais seguro e flagra várias irregularidades

A Polícia Militar em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-BA), realizaram mais uma edição da Operação Paz no Trânsito (OPT) na cidade de Barreiras.

A operação aconteceu na Avenida Clériston Andrade e no Centro Histórico. A ação teve como objetivo fiscalizar irregularidades e garantir mais segurança para condutores, pedestres e população em geral. 

Além disso, foram realizadas abordagens para verificar documentação, uso de equipamentos de segurança e teste do etilômetro para possíveis situações de condução sob efeito de álcool.

A fiscalização continuará acontecendo de forma periódica na cidade, visando um trânsito mais seguro para todos.

CPR-O

Quem é o ‘Rei do Lixo’, empresário alvo de operação contra desvio de dinheiro na Bahia

José Marcos Moura é suspeito de atuar como um dos chefes no esquema criminoso em vários estados. Investigação estima movimentação de R$ 1,4 bilhão


José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, é investigado por suposto esquema de desvio de emendas e fraudes em licitações 

O empresário José Marcos Moura foi um dos alvos da terceira fase da “Operação Overclean”deflagrada durante essa semana em Salvador e outras cidades do país.

Conhecido como “Rei do Lixo”, o investigado é suspeito de ser um dos chefes de um grupo envolvido em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

As investigações da Polícia Federal (PF) apontam que, para cometer os crimes, José Marcos usava os contratos que tinha com diversos municípios brasileiros, por meio das empresas do setor de limpeza urbana que administra — um deles em Salvador.

O empresário e outras 15 pessoas chegaram a ser presos em 2024, após a Justiça determinar as prisões preventivas deles, porém já estão soltos.


PF cumpre mandados contra grupo suspeito de desvios milionários em recursos públicos 

Na decisão judicial emitida quando o grupo foi alcançado, o “Rei do Lixo” é citado como uma pessoa com uma “ampla rede de contatos e influência política capaz de interceder junto a autoridades públicas em favor dos interesses da organização, facilitando o andamento de contratos e o desbloqueio de pagamentos”

O documento diz ainda que o empresário teria “facilidade de trânsito com os agentes públicos, dentre eles o secretário de Educação do Município de Salvador”, que, no período, era Bruno Barral – também foi alvo da operação na quinta-feira (3), conforme apurou a TV Bahia.

Bruno Barral esteve à frente da pasta na capital baiana entre setembro de 2017 e novembro de 2018. Até a última quinta, dia da ação, ele estava na Secretaria de Educação de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A Justiça determinou o afastamento dele do cargo. No entanto, segundo a Prefeitura, Barral pediu a exoneração. A decisão foi publicada no mesmo dia, em edição extra do Diário Oficial do município.


O ex-secretário municipal de Educação de Belo Horizonte, Bruno Barral 

O prefeito recém-empossado em Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), disse, em coletiva de imprensa, que “ninguém vai passar a mão na cabeça” de nenhum secretário.

“É um processo envolvendo projetos na Bahia, em Salvador, não é na Secretaria de Educação de Belo Horizonte, mas, obviamente, ninguém vai passar a mão na cabeça de secretário em Belo Horizonte, e eu não vou passar. Qualquer que seja o secretário, vai ter que responder pelos atos dele”, disse o prefeito.

Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que não é alvo da operação.

g1 e a TV Bahia tentaram contato com as defesas de José Marcos Moura e Bruno Barral, mas não conseguiram até a última atualização desta reportagem.

Operação Overclean

https://www.youtube.com/embed/f3FAOojkJaE
BAND NEWS

Ao todo, a terceira fase da “Operação Overclean” cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, além de uma ordem de afastamento cautelar de Bruno Barral, na quinta-feira. As determinações, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridas em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Aracaju.

Segundo a investigação, a organização criminosa suspeita de promover desvios milionários em recursos públicos “atua de forma sistemática e coordenada pelo menos desde 2021”.

O grupo teria movimentado aproximadamente R$ 1,4 bilhão. Parte desse montante é proveniente de emendas parlamentares e contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024.

Inicialmente, o desvio ocorria por meio de contratos superfaturados firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Os crimes apurados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos e lavagem de dinheiro.


PF cumpre mandados contra grupo suspeito de desvios milionários em recursos públicos

Histórico da operação

Em dezembro de 2024, a Polícia Federal apreendeu R$ 1.538.700,00 com suspeitos de desvios milionários em recursos públicos. Para os investigadores, não havia dúvidas de que o dinheiro tinha origem ilícita e destinava-se ao pagamento de propinas em Brasília.

Segundo a Receita Federal, a organização criminosa usava um esquema estruturado para direcionar recursos públicos de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais.

A quantia apreendida dias antes da operação foi transportada em um voo particular, que saiu de Salvador para Brasília.

Segundo a decisão judicial, a investigação da PF identificou que o empresário Alex Rezende Parente e o ex-coordenador do DNOCS na Bahia, Lucas Maciel Lobão Vieira, usavam aeronaves para transportar valores em espécie. Os dois foram monitorados desde o hangar, em Salvador, até a abordagem na capital federal.

Através de nota enviada na ocasião, a defesa de Alex Rezende Parente disse que recebeu com surpresa a nova fase da operação, porque o investigado “têm cumprido rigorosamente todas as medidas judiciais estabelecidas quanto a si”.

Disse ainda que não pode comentar a decisão que determinou a busca e apreensão, porque não teve acesso ao teor da medida. Acrescentou também que “todos os fatos serão oportunamente esclarecidos perante as autoridades competentes, assim que tiverem pleno acesso à decisão e demais elementos dos autos”.

Além de apreender o dinheiro, a PF colheu depoimentos dos suspeitos envolvidos no ato e constatou “diversas contradições”. A decisão descreveu que “Alex Rezende alegou que o montante provinha de vendas de equipamentos, enquanto Lucas Lobão afirmou desconhecer a existência do dinheiro”.

Na ocasião, também foi apreendida uma planilha “contendo relação de contratos e valores, com menção a ‘MM’ (possível referência a Marcos Moura), totalizando mais de R$ 200 milhões em contratos suspeitos no Rio de Janeiro e Amapá”.

O g1 procurou a defesa de Alex e Lucas, que preferiu não se posicionar em respeito ao sigilo profissional. Em nota emitida, o advogado Sebástian Borges de Albuquerque Mello disse que “pretendia se manifestar sobre o mérito da acusação perante as autoridades competentes, no tempo e local adequados”.

Entenda o modus-operandi da organização criminosa


PF cumpre mandados judiciais em cinco estados

A PF detalhou que apuração foi iniciada quando os investigadores da Receita Federal descobriram que uma organização criminosa tinha um esquema estruturado para desviar recursos públicos. Esses recursos, provenientes de emendas parlamentares e convênios, eram direcionados para empresas e pessoas ligadas a administrações municipais.

As investigações constataram a prática de superfaturamento em obras e desvios de recursos com o apoio de interlocutores que facilitavam a liberação de verbas destinadas a projetos previamente selecionados pela organização criminosa.

Veja abaixo como o grupo atuava:

  • por meio de operadores centrais e regionais, que cooptavam servidores públicos para obter vantagens indevidas, tanto no direcionamento quanto na execução de contratos;
  • após garantir a celebração dos contratos fraudulentos, as empresas envolvidas superfaturavam valores e aplicavam preços acima dos preços referenciais de mercado;
  • os pagamentos de propinas eram realizados por meio de empresas de fachada ou métodos que dificultavam a identificação da origem dos valores.

A Receita Federal informou ainda que as investigações apontaram também que a lavagem de dinheiro era realizada de forma “altamente sofisticada”, incluindo o uso de:

  • empresas de fachada controladas por “laranjas”, que movimentavam os recursos ilícitos;
  • empresas com grande fluxo financeiro em espécie, utilizadas para dissimular a origem dos valores desviados.

Relatórios elaborados pelo órgão, em cumprimento à ordem judicial, apontaram inconsistências fiscais, movimentações financeiras incompatíveis, omissão de receitas, utilização de interpostas pessoas e indícios de variação patrimonial a descoberto.

Os crimes apurados incluem corrupção ativa e passiva, com penas de 2 a 12 anos de reclusão, peculato, fraude em licitações e contratos e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 50 anos de reclusão, além das multas previstas na legislação.

G1/BA

BARREIRAS: CÂMERAS DE RECONHECIMENTO FACIAL IDENTIFICA DUAS PESSOAS PROCURADAS PELA JUSTIÇA NO MESMO DIA

No começo da tarde dessa sexta-feira (04), câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial/SSP-BA, na cidade de BARREIRAS, identificaram um indivíduo procurado pela justiça, com mandado de prisão expedido pela VALPARAÍSO DE GOIAS – 1ª Vara Criminal (crimes dolosos contra a vida e Presidência do Tribunal do Júri, Execução Penal e crimes envolvendo violência doméstica), tendo como espécie de prisão PREVENTIVA.

A guarnição da 83ª CIPM foi acionada e o procurado foi conduzido para 1ªDT/11ªCOORPIN/BARREIRAS, onde a validade do mandado foi ratificada, gerando boletim de ocorrência nº: 00256806/2025.

TIPIFICAÇÃO PENAL:  AMEAÇA  

Segunda apreensão:

Cerca de duas horas depois, câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial/SSP-BA, na cidade de BARREIRAS , identificaram um outro indivíduo procurado pela justiça, com mandado de prisão expedido pela VARA ÚNICA DA COMARCA DE BRAZÓPOLIS, tendo como espécie de prisão PREVENTIVA.

Uma guarnição da 83ª CIPM foi acionada e o procurado foi conduzido para 1ªDP/11ªCOORPIN/BARREIRAS, onde a validade do mandado foi ratificado, gerando boletim de ocorrência nº: 00257215/2025.

TIPIFICAÇÃO PENAL: ROUBO

Videomonitoramento : CICOM – BARREIRAS

Overclean: PF faz buscas e mira novo operador financeiro

A Operação Overclean investiga um esquema bilionário de fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro

Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã deste sábado (5/4), mais um mandado de busca e apreensão no âmbito da terceira fase da Operação Overclean. A ação ocorreu em Ilhéus (BA) e teve como alvo endereços ligados a Samuel Franco, conhecido como Samuca, empresário do ramo imobiliário apontado como possível operador financeiro do esquema investigado. Ele é ligado a Carlos André Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória (BA), preso na segunda fase da operação.

A coluna apurou que durante as buscas, foram apreendidos eletrônicos e centenas de documentos relacionados a imóveis. Nas redes sociais, Samuca aparece ao lado de Carlos André (de cinza à esquerda) e do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).



A terceira fase da Overclean, deflagrada na última quinta-feira (3), intensificou o foco sobre figuras apadrinhadas pelo União Brasil. Um dos alvos foi Bruno Oitaven Barral, secretário de Educação de Belo Horizonte, afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Barral foi indicado ao cargo com apoio político de ACM Neto e do empresário José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo” na Bahia.

A Operação Overclean investiga um esquema bilionário de fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, com ramificações em diversos estados. Segundo a PF, o grupo criminoso teria movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão por meio de contratos fraudulentos, especialmente ligados ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Bahia.

Quem é Carlos André

Carlos André Coelho foi preso em dezembro de 2024, suspeito de intermediar repasses ilegais em contratos que somam R$ 170 milhões. Documentos apreendidos com R$ 1,5 milhão em um avião ligam seu nome a operações suspeitas em São Paulo, Maranhão, Pará e Piauí.

Conversas obtidas pela PF mostram Carlos André pedindo depósitos a terceiros e se referindo a entregas de “encomendas” e “robalos”, em linguagem cifrada. Ele é apontado como integrante do núcleo operacional do grupo, com influência sobre decisões administrativas em órgãos públicos.

METRÓPOLES

PM apreende drogas e prende suspeito de tráfico em Serra do Mimo em Barreiras

Na tarde deste sábado (05), policiais do PETO da 84ª CIPM apreenderam entorpecentes e prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Serra do Mimo, em Barreiras.

Durante patrulhamento na Rua Pastor Paulo Leiva Macalão, a guarnição foi alertada por moradores sobre a presença de indivíduos estranhos à comunidade, supostamente envolvidos com o tráfico. Ao abordar um suspeito que carregava uma mochila, foram encontradas porções de maconha, cocaína e ecstasy, além de balanças de precisão, celulares, relógios, embalagens para acondicionar drogas e uma quantia em dinheiro.

Todo o material foi apreendido e o suspeito conduzido à Delegacia de Polícia para as providências legais cabíveis.

84ª CIPM

Ex-funcionários da extinta Distribuidora de Bebidas Barreiras revivem história com Prefeito de LEM

Júnior Marabá prestigia o 2º Encontro dos Guerreiros de Excelência que celebra laços de amizade e relembra história de sucesso na região Oeste da Bahia

Ex-funcionários da Distribuidora de Bebidas Barreiras (revenda Skol), empresa que marcou época na região Oeste da Bahia, promoveram neste sábado (05), o 2º Encontro dos Guerreiros de Excelência, um evento que celebra a união e a história de sucesso da empresa, mesmo após seu encerramento em 2007.

A celebração, que reuniu ex-diretores, colaboradores e seus familiares em Barreiras, contou com uma presença especial: o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, que destacou a importância da amizade e dos laços construídos ao longo dos anos.

Após o encerramento das atividades da empresa, um grupo de ex-colaboradores, liderados por um ex-funcionário, atualmente empresário em Barreiras, criou um grupo no WhatsApp para manter viva a união daquela época. O grupo conta hoje com [número atual de participantes] ex-funcionários da empresa, demonstrando a força dos laços construídos durante os anos de atuação da distribuidora. Júnior Marabá, que também participou do primeiro encontro, expressou sua satisfação em prestigiar o evento, ressaltando a importância dos laços de amizade e do companheirismo.

“Desejo a Deus estar aqui com vocês. Eu tive no primeiro encontro quando a Silvia convidou e estar aqui no segundo é uma grande satisfação. Eu fico muito feliz de ver amigos que se tornaram família, né? Uma empresa essa que esteve ali há 20 anos praticamente atrás e ter essa união, isso é exemplo também de um bom líder, de um bom patrão, de um cara que foi parceiro, amigo, leal aos seus. Então, quero aqui parabenizar vocês por essa idade. Isso é muito legal. Acho que na vida, o que mais se encontra é isso. É os laços, é o apoio, é o carinho que a gente tem pelo povo”, afirmou o prefeito.

Durante o evento, foram rememorados momentos marcantes da empresa, desde o tradicional grito de guerra que motivava os colaboradores no início de cada dia até as histórias cômicas vividas no ambiente de trabalho. O mantra da empresa, que inspirava a equipe a alcançar seus objetivos, foi relembrado: “De manhã me levanto para vencer, sou movido a metas e objetivos, não desperdiço tempo. Penso, logo vendo, o medo não me domina, nunca desisto. Acredito na força do entusiasmo e aprendo alguma coisa todo o dia”.

É um evento feito para que todos possam relembrar os bons tempos vividos dentro da empresa, chamar todos os sócios e demonstrar esse carinho conosco, foi muito emocionante, uma coisa extraordinária, muito marcante. Eu estou muito feliz, muito contente com esse reconhecimento.

Durante os 21 anos de atuação, a Distribuidora de Bebidas Barreiras se destacou pela excelência no atendimento aos colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores, alcançando um crescimento notável no mercado. A empresa iniciou com uma pequena participação, entre 2% e 3%, e chegou a deter 75% do mercado de cervejas na região Oeste da Bahia.

Jbnoticias/com Caso de Política