MST: Invasão cresce; ministério promete retomada da reforma

Grupo invadiu 11 propriedades entre o último sábado e a noite de domingo

MST intensifica invasões; ministério promete retomada radical da reforma agrária (Imagem ilustrativa) Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Movimento Sem Terra (MST) invadiu 11 propriedades, entre o último sábado (5) e a noite deste domingo (6), no chamado Abril Vermelho. Os locais ficam nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

O movimento considera as políticas para a reforma agrária em andamento como aquém do necessário e quer pressionar o governo federal por mais velocidade no assentamento de famílias. Em carta divulgada em janeiro, o MST cobrou o assentamento de 100 mil famílias que seguiam acampadas pelo País.

Responsável pelo diálogo com o movimento dos sem-terra, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou, no sábado, que a pasta retomou os avanços da política que haviam sido paralisados pelo governo anterior.

Durante evento de inauguração do Assentamento Egídio Brunetto I, em São Paulo, o ministro disse que o governo Lula deve terminar o mandato com 60 mil famílias assentadas.

Na ocasião, a secretária executiva do ministério, Fernanda Machiavelli, disse que a meta do ministério é assentar 29 mil famílias até o final deste ano, o que, segundo ela, não ocorria desde 1998. “Estamos falando de uma retomada radical da reforma agrária”, destacou.

Líderes do MST já pediram a saída de Teixeira do ministério, pelo ritmo considerado baixo de desapropriações de terras para abrigar famílias, e ele pode ser trocado na reforma ministerial

Como mostrou a Coluna do Estadão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a acenar de forma mais incisiva a aliados históricos da esquerda raiz, como o MST. A medida ocorre diante da queda de popularidade do governo acentuada neste ano.

Em março, Lula esteve no acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio (MG). Foi a primeira visita que fez no atual mandato. No local, o petista disse que tem lado e não esquece quem são seus amigos. Também anunciou que destinará 12.297 lotes para famílias acampadas em 138 assentamentos rurais e prometeu recursos.

A mais recente das invasões ocorreu na Usina São José, em Rio das Pedras, São Paulo. Segundo o MST, o local é responsável por crime ambiental que matou 250 mil peixes em 2014. Outra invasão, ocorrida na madrugada de sábado, foi de uma propriedade às margens da BR-116, no município de Frei Inocêncio, em Minas. Mais de 600 famílias estão no local, segundo informações do MST. A ação reivindica a desapropriação da Fazenda Rancho Grande para fins de reforma agrária.

O chamado Abril Vermelho marca o aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás, que deixou 21 mortos em 1996. No período, o movimento tradicionalmente promove manifestações e invasões.

*Com informações AE

Pleno News

São Desidério: Abapa reforça ações da campanha “Foco contra o Bicudo”

Na última sexta-feira (04), a equipe do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), esteve na Fazenda Alabama, em São Desidério (BA), para um encontro com o núcleo Campo Grande e Cascudeiro. O momento foi de troca de informações sobre o andamento da safra e, principalmente, de reforço à campanha “Foco contra o Bicudo”.

Ao lado dos líderes do núcleo, Guiomar de Souza e Ubiratan Wegher, os técnicos destacaram os principais cuidados que os produtores devem manter no campo: manejo adequado, controle das tigueras nas áreas de rotação e atenção especial no transporte de algodão, caroço, calcário e gesso. Todas essas medidas são fundamentais no enfrentamento ao bicudo-do-algodoeiro, principal praga que atinge a cultura do algodão.

A campanha, desenvolvida em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), tem sido fundamental para mobilizar produtores e equipes técnicas no controle preventivo da praga.

Além do bicudo, foram abordadas outras ameaças às lavouras, como a lagarta spodoptera, mosca branca e ácaros, que afetam culturas como soja, milho e algodão. Participaram do debate produtores, agrônomos, consultores e técnicos.

Ascom Abapa

🚜🌾 Global System Transformando a Agricultura com Tecnologia de Ponta! 🌾



Com o nosso rastreador, você mantém controle total, até mesmo nas áreas mais remotas, sem cobertura de sinal. Nossa tecnologia avançada garante segurança e monitoramento 24h, onde quer que esteja sua frota ou equipamento!

🔒 Diferenciais Exclusivos:

Rastreamento em locais sem sinal;
Monitoramento 24/7 em tempo real;
Proteção reforçada para seu negócio.

Garanta eficiência, segurança e tranquilidade em qualquer terreno!

Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱0800 606 8000 (WhatsApp)

#TecnologiaAvançada #Monitoramento24h #RastreamentoSemSinal #SegurançaNoCampo #GlobalSystemRastreamento

Barreiras: Operação Paz no Trânsito (OPT), visa trânsito mais seguro e flagra irregularidades

Neste final de semana, a Polícia Militar em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-BA), realizaram mais uma edição da Operação Paz no Trânsito (OPT) na cidade de Barreiras.

A operação aconteceu na Avenida Clériston Andrade e no Centro Histórico. A ação teve como objetivo fiscalizar irregularidades e garantir mais segurança para condutores, pedestres e população em geral. 

Esta operação, tem sido contínua, que além de averiguar documentação pessoal e do veículo, além da fiscalização de possível veículos furtados ou roubados, ilícitos ou embriaguez na direção. Outras operações mais poderão ocorrer em Barreiras.

Ascom CPRO

Formosa do Rio Preto realiza abertura da Copa Motocross 2025.

Acesse jbnoticias.com.br

Nos dias 5 e 6 de abril, Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, viveu um final de semana de pura adrenalina na abertura da Copa Motocross Bahia/Piauí 2025.

O Parque Orlando César foi o centro das atenções, reunindo atletas, torcedores e famílias em um evento marcado pela emoção e grande participação popular.

O Motocross, modalidade que exige técnica e coragem dos pilotos em pistas de terra com obstáculos, proporcionou ao público um verdadeiro espetáculo de velocidade.

A competição reuniu diversas categorias, como Local, Infantil, Júnior, Nacional Open 40, Nacional Iniciante, Nacional Intermediário, Nacional Pro, MX Intermediário, MX3, MX2 e MX3. No total, foram distribuídos R$ 10.050,00 em premiações.

Pilotos de diferentes municípios da Bahia e do Piauí participaram, elevando o nível técnico da competição e promovendo o intercâmbio esportivo entre os estados.

O prefeito Neo Araújo destacou a relevância do evento para a juventude e o esporte local, parabenizou os organizadores e reforçou o compromisso da gestão com ações que promovam lazer e oportunidades para a população.

O secretário Érico Venícius destacou a boa organização do evento, o engajamento do público e o alto nível dos competidores. Reforçou que o sucesso foi fruto do trabalho em equipe e do apoio da gestão municipal. Ainda afirmou seu compromisso em continuar apoiando o esporte como ferramenta de transformação.

A Copa Bahia/Piauí de Motocross teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos e da Secretaria da Juventude e dos Esportes de Formosa do Rio Preto.

A Copa Bahia/Piauí de Motocross 2025 contará com 8 etapas nas cidades de Formosa do Rio Preto (05 e 06 de abril), Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Cristópolis, Baianópolis, Cristalândia, Corrente e Ibotirama.

Lista dos campeões de cada categoria:

Jbnoticias/com Revista Formosa

Parcerias com projetos sociais aproximam a Prefeitura da comunidade; “Coração de Mãe” é um dos exemplos

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães segue fortalecendo os vínculos com a comunidade por meio de convênios com projetos sociais que fazem a diferença no dia a dia dos moradores.

Um dos projetos alcançados é o Coração de Mãe, localizado no bairro Mimoso III, que atende 140 crianças e adolescentes, com idades entre 2 e 12 anos, oferecendo reforço escolar e apoio no contraturno da escola. A parceria inclui a cessão de professores e outros profissionais, garantindo um atendimento qualificado e acolhedor para os beneficiados.

A idealizadora do projeto, Jobelina Santos, conhecida carinhosamente como Dona Jô, expressou sua gratidão pela continuidade do apoio:

“Essa é uma bênção de Deus, porque auxilia demais as mães e as crianças. Quando as mães chegam do trabalho cansadas, já encontram seus filhos com as atividades corrigidas. Então, fico muito feliz por essa parceria renovada.”

Endereço do projeto O projeto Coração de Mãe está localizado na Rua 3, Quadra 8, Lote 18, bairro Mimoso III, nos fundos do posto de saúde.

SECOM; prefeitura de LEM

Grave acidente deixa um morto e dois feridos na estrada da Aldeia Tuxá, em Ibotirama



Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas em um grave acidente na estrada que dá acesso à Aldeia Tuxá, em Ibotirama. A suspeita é de que a situação tenha ocorrido no fim da noite de ontem, mas o carro só foi encontrado na manhã desta segunda-feira (7), quando o socorro foi acionado.

Segundo as primeiras informações, o motorista do veículo perdeu o controle da direção em uma curva, saiu da pista e caiu em uma área de mata fechada. O carro ficou completamente destruído, o que indica que teria capotado várias vezes antes de parar. Equipes do SAMU foram acionadas e prestaram socorro às duas vítimas sobreviventes — um homem e uma mulher — que foram levadas ao Hospital Regional Velho Chico. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde delas.

Policiais da 28ª CIPM estiveram no local, isolaram a área e cuidaram dos demais procedimentos necessários. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas.

Gazeta

Agricultores do Assentamento Rio de Ondas são contemplados com kit irrigação

Na última sexta-feira (04), agricultores do Assentamento Rio de Ondas foram contemplados com o kit irrigação. A entrega do benefício, faz parte do programa Terra gentil da Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães. Até o momento, 120 produtores já foram contemplados com o benefício.

Sobre o kit
O kit de irrigação é composto por uma caixa d’água, mangueiras e demais conexões e abrange uma área de produção de 250 metros quadrados.

Quais critérios para receber o benefício
O agricultor familiar deve comparecer à Secretaria de Agricultura para um cadastro prévio, em seguida a equipe técnica visita a propriedade e atesta se ela possui os requisitos necessários para o bom funcionamento do kit. Após essa análise é feita a programação de entrega. Os técnicos continuam acompanhando as famílias durante todo ano produtivo

SECOM; prefeitura de LEM

Projeto Nascentes do Oeste promove curso de Educação Ambiental para comunidades de Cristópolis e Tabocas do Brejo Velho

Como parte das ações de Educação Ambiental do Projeto Nascentes do Oeste – desenvolvido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e apoio das prefeituras municipais – foram realizadas capacitações voltadas à recuperação e preservação de nascentes nas comunidades de Cristópolis e Tabocas do Brejo Velho.

As iniciativas integram ciência, práticas sustentáveis e participação comunitária, promovendo a conservação de nascentes e veredas no Cerrado baiano.

Cristópolis – Aprendizagem e prática

A capacitação em Cristópolis ocorreu nos dias 27 e 28 de março, na localidade de Pé de Serra, com foco na nascente do Balbino e na vereda do Pé de Serra, próximas ao Sítio do Hermenegildo. O evento reuniu 32 participantes, entre proprietários rurais, técnicos das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Educação, secretários municipais de Cristópolis e Cotegipe, representantes da Embasa, da equipe PrevFogo/Ibama de Barreiras e estudantes da rede pública.

Durante os dois dias, os participantes receberam orientações sobre o Código Florestal Brasileiro, com ênfase na delimitação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em nascentes, veredas e cursos d’água. Também foram abordadas técnicas de identificação e diagnóstico de nascentes; métodos de recuperação de áreas degradadas, como voçorocas e solos erodidos; práticas de reflorestamento; delimitação e cercamento de APPs; além da aplicação do conceito de APP Produtiva, que prevê o plantio consorciado de árvores frutíferas e nativas, bem como o uso da apicultura como alternativa sustentável de renda.

Na etapa prática, os participantes construíram cordões de pedras para desacelerar enxurradas, paliçadas para conter erosões em voçorocas e duas barraginhas com o objetivo de reter sedimentos que vinham assoreando a Vereda do Pé de Serra.

“A nova gestão reconhece a importância do Projeto Nascentes do Oeste para o município de Cristópolis e garante a continuação dessa parceria em prol da recuperação de novas nascentes”, afirmou o prefeito Valdo do Armindo.

Tabocas do Brejo Velho – Nascentes urbanas

Em Tabocas do Brejo Velho, o curso foi realizado nos dias 1º e 2 de abril, na Câmara de Vereadores, com a participação de 28 pessoas. Estiveram presentes técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde, proprietários rurais, professoras e alunos da rede municipal.

A capacitação teve como eixo central a Nascente do Limãozinho, importante nascente urbana que abastece o Córrego Taboquinha. Os temas abordados incluíram APPs em contextos rurais e urbanos, processos de degradação de nascentes e córregos em áreas urbanizadas, e estratégias de recuperação com foco na APP Produtiva Urbana, por meio do reflorestamento com espécies nativas e frutíferas.

Na parte prática, foi construída uma barraginha e paliçadas em um canal de drenagem que apresentava assoreamento.

“A Prefeitura de Tabocas do Brejo Velho, juntamente com o Consid, realizou o desassoreamento de um trecho de 2 quilômetros do Córrego Taboquinha, uma ação que fortaleceu nascentes já conhecidas e permitiu o surgimento de novas. Hoje, com a parceria da Aiba e Abapa, conseguimos conter um trecho crítico que transportava sedimentos ao leito do córrego e cercar parte da APP, antes utilizada como área de descarte de entulho”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Udilei Zé Costa.

Ascom Aiba

Servidor da Polícia Civil é investigado por suspeita de assédio sexual contra colega de trabalho em Santa Maria da Vitória

Caso ocorreu em 2019. Informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira (2).

Um servidor da Polícia Civil é suspeito de assédio sexual contra uma colega de trabalho na sede da 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia.

Um processo administrativo disciplinar foi instaurado pelo delegado-geral, André Viana, para investigar o caso, que ocorreu em 2019. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira (2).

Conforme consta no DOE, o servidor teria atentado contra a liberdade sexual da servidora ao, sem o seu consentimento, ter tocado o seu corpo, segurado os seus braços, a jogado contra a parede e “esfregado” o seu corpo no corpo dela, tentando beijá-la.

Consta ainda que o suspeito teria entrado no alojamento, exposto o seu órgão sexual e falado para vítima que queria manter relação sexual com ela, oferecendo uma quantia em dinheiro.

Além disso, o servidor teria encaminhado à vítima, através de uma rede social, mensagens de texto de cunho sexual.
Consta ainda que o suspeito teria entrado no alojamento, exposto o seu órgão sexual e falado para vítima que queria manter relação sexual com ela, oferecendo uma quantia em dinheiro.

Além disso, o servidor teria encaminhado à vítima, através de uma rede social, mensagens de texto de cunho sexual.

Jbnoticias/com g1