Na manhã desta terça-feira, 18, por volta das 9h, a 86ª CIPM realiza prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na cidade de Santa Rita de Cássia.
A PM recebeu a informação que um grupo no Povoado das Caraíbas de Melo estaria ameaçando populares em posse de arma de fogo.
De posse da informação, as equipes passaram a intensificar o policiamento na referida região. Ao tomar conhecimento da suposta denúncia, umas das pessoas supostamente envolvidas apresentou-se espontaneamente na Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia para esclarecimentos.
Realizada a busca veicular no carro utilizado para locomoção até a DP local, foi encontrada no interior do porta-luvas uma arma de fogo tipo pistola marca Taurus, modelo TH9c, calibre 9mm, com dois carregadores e 30 munições do mesmo calibre.
A abordada alegou ser CAC (caçador, atirador ou colecionador), apresentando o referido certificado de registro de arma de fogo e guia de tráfego, entretanto encontrava-se em desacordo com o Decreto nº 12.345 de 2024, que permite o transporte do armamento, desmuniciada e acondicionada de maneira a não ser feito o uso, somente no percurso necessário ao deslocamento até o local de competição de tiro.
Uma vez que a abordada direcionou-se especificamente a uma Delegacia de Polícia com o referido armamento no interior do veículo, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo de 46 anos de idade, por porte ilegal de arma de fogo, tendo sido o veículo Fiat Uno também apreendido por infração administrativa.
Material apreendido:
✅ 1 arma de fogo tipo pistola marca Taurus, modelo TH9c, calibre 9mm, com dois carregadores e 30 munições do mesmo calibre; ✅ 1 veículo Fiat Uno de placa NKW-4226 (Cotegipe/BA).
Após reunião que aconteceu hoje e contou com as presenças do prefeito Junior Marabá (PP) e o presidente da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, Renildo Nery (PP), ficaram definidas duas lideranças para a casa legislativa municipal, que farão parte da base do governo.
O vereador eleito para seu primeiro mandato, Luan Texeira (PP), foi escolhido como líder do Partido Progressistas na Câmara, numa reunião com que contou com a presença da vereadora Shirlei Bernardes, do vereador Renildo Nery, ambos do PP, e do prefeito Marabá, presidente municipal da sigla.
Em outro momento, o vereador reeleito Vitor do Ferro Velho (UB), foi escolhido por Junior Marabá como líder da bancada do Governo. “Acredito que o Vitor terá um papel importante na condução das tratativas do governo, junto com seus pares. Ele conhece bem o funcionamento da casa legislativa”, disse o prefeito Marabá.
Com o retorno das aulas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Luís Eduardo Magalhães intensificou a Ronda Escolar em toda a cidade. Atualmente, 41 escolas da rede pública municipal contam com o monitoramento dos agentes, garantindo mais segurança para estudantes, professores e funcionários.
As rondas são realizadas diariamente no entorno das unidades de ensino, com atenção especial aos horários de entrada e saída dos alunos, momentos de maior movimentação.
O diretor da Escola Municipal José Cardoso de Lima, localizada no centro da cidade, destacou a importância dessa parceria. “Para nós que vivemos o dia a dia das escolas, saber que contamos com a Guarda Municipal nos traz mais tranquilidade. A ronda exclusiva reforça a sensação de segurança para toda a comunidade escolar”, afirmou.
Segundo o comandante da GCM, João Batista, a integração entre a segurança pública e a educação é essencial para a construção de um ambiente escolar mais protegido. “O Grupamento Escolar (GE) da Guarda Civil Municipal foi regulamentado em 2023 e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na segurança e no bem-estar dos estudantes. Além de atuar diretamente na proteção das escolas, o GE fortalece o vínculo entre a comunidade e as instituições de ensino, promovendo um ambiente mais seguro, saudável e acolhedor”, destacou.
Data para assinatura de Protocolo de Intenções ainda será definida.
Hamilton na plantação de tomate no povoado de Nanica, em Barreiras, no Oeste da Bahia | Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), anunciaram nesta quinta-feira (13), uma parceria para atendimento aos agricultores familiares do estado.
O objetivo da união é promover o desenvolvimento da agricultura familiar com garantia de sanidade e assistência técnica e extensão rural de qualidade.
A parceria, anunciada pelos diretores dos órgãos, será oficializada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções durante ato organizado pela Adab e que contará com a presença dos secretários das pastas de Agricultura e de Desenvolvimento Rural. A data ainda será definida.
Foto: Divulgação/ Adab
Para o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a parceria vai proporcionar uma maior integração entre os profissionais e técnicos dos órgãos e uma assistência mais efetiva a essas milhares de famílias.
“Hoje, 47% do rebanho bovino baiano tem até 10 cabeças e 85% até 50 cabeças. A parceria também possibilitará a prevenção e controle fitossanitário das pragas quarentenáreas que afetam as nossas plantações, sobretudo as espécies cultivadas pela agricultura familiar”, declara Paulo Sérgio Luz.
Foto: Divulgação/ Adab
“A ideia é que, em todas as propriedades que as nossas organizações atuam, haja um trabalho sanitário preventivo. Precisamos que os agricultores familiares, que recebem assistência técnica e extensão rural, tenham a tranquilidade para a gente estar dirimindo e antecipando qualquer situação de doença ou pragas”, completa a diretora da Bahiater, Mariza Caribé.
Com o compromisso de ampliar o acesso à saúde e garantir a proteção da população, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um mutirão de atualização da caderneta de vacinação nos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado. A ação acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, levando todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, incluindo a imunização contra a Covid-19.
O objetivo da iniciativa é descentralizar o serviço de vacinação, levando atendimento mais próximo à população e garantindo que um maior número de pessoas possa ser imunizado.
Quem pode se vacinar? A vacinação estará disponível para todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. Para garantir a imunização, crianças e adolescentes devem estar acompanhados por um responsável legal.
Documentação necessária:
Documento oficial com foto
Caderneta de vacinação
Cartão do SUS atualizado.
Confira o cronograma e os locais da ação: 25/02 – Bairro Vista Alegre Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Horário: 8h às 13h
26/02 – Bairro Sol do Cerrado Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Horário: 8h às 12h.
Suzane Von Richthofen Foto: SEBASTIÃO MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a Rede Globo a pagar R$ 10 mil de indenização a Suzane von Richthofen pela exibição de um laudo psicológico sigiloso em 2018. Suzane, condenada pelo assassinato dos pais em 2002, alegou que a divulgação violou sua privacidade. Cabe recurso.
O laudo, exibido em uma reportagem de junho de 2018, avaliava se Suzane estava apta a progredir para o regime semiaberto. O documento afirmava que ela não apresentava riscos à convivência social, mas apontava traços de manipulação e agressividade disfarçada.
O desembargador Rui Cascaldi, relator do caso, destacou que, embora Suzane tenha cometido um crime marcante, seus direitos individuais precisam ser respeitados.
– Essa espécie de divulgação (…) transborda a mera informação – escreveu em sua decisão.
A Globo havia recorrido após perder em primeira instância, mas a condenação foi mantida. Suzane pediu que o valor fosse depositado até o final de 2024.
Condenada a 34 anos e sete meses de prisão, Suzane atualmente cumpre pena em regime aberto. O crime, que envolveu o então namorado Daniel Cravinhos e o irmão dele, Cristian Cravinhos, chocou o país em 2002.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza uma série de serviços aos empreendedores e empresários do município, por meio da Sala do Empreendedor. Localizado na sede da Prefeitura, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é por ordem de chegada.
Confira os serviços oferecidos
Abertura de MEI;
Emissão e contribuição mensal (DAS);
Declaração anual de Simples Nacional (DASN – SIMEI;
Declaração do Imposto de Renda (DIRPF);
Atualização cadastral;
Baixa de MEI;
Emissão de certificados de comprovação de MEI;
Parcelamentos de débitos;
Inscrição municipal e alvará;
Levantamento de pendências.
Sala do Empreendedor de LEM Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Endereço: Sede da Prefeitura, 1º andar. Av. Octogonal, s/n, Praça dos Três Poderes, Jardim Imperial. Telefone: (77) 99837-9314.
Integrantes da equipe econômica pregam cautela após pesquisa Datafolha mostrar queda acentuada na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O diagnóstico é que é preciso evitar “intervenções desastradas” e medidas contraproducentes, que poderiam piorar as incertezas e impulsionar novamente a taxa de câmbio, na contramão do esforço de combate à inflação —fator decisivo na sensação de bem-estar da população.
A Folha de S.Paulo ouviu técnicos e autoridades das pastas econômicas e do Palácio do Planalto. Os interlocutores reconhecem nos bastidores que os resultados podem gerar algum tipo de pressão política por ações mais contundentes, mas avaliam que seria um problema o governo concluir que precisa dar um “cavalo de pau” para melhorar sua popularidade.
No mercado financeiro, antes da nova pesquisa Datafolha, já havia se instaurado o temor de que, com 2026 no horizonte, o governo Lula passasse a adotar medidas eleitoreiras, sobretudo com elevação de despesas e flexibilização ou drible a limites fiscais.
Técnicos e autoridades da área econômica são enfáticos sobre a ausência de espaço para ampliação de gastos, mesmo após a perda de popularidade apontada pelo levantamento.
Por outro lado, apostam no projeto que amplia a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 como uma forma de reduzir o mal-estar, principalmente na classe média. O projeto está sendo finalizado e deve vir acompanhado de medidas para taxar os mais ricos, para compensar a perda de arrecadação.
Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (14) mostra que a aprovação de Lula desabou em dois meses, de 35% para 24%, um patamar inédito para o petista em suas três passagens pelo Palácio do Planalto. A reprovação também é recorde, passando de 34% para 41%. Acham o governo regular 32%, ante 29% em dezembro passado, quando o Datafolha havia feito sua mais recente pesquisa sobre o tema.
A piora na avaliação da gestão ocorre em meio à alta de preços dos alimentos, que pesa no bolso dos consumidores, sobretudo os de baixa renda. Os resultados também vêm na esteira da crise do Pix nas primeiras semanas do ano, quando a Receita Federal editou uma norma que buscava aprimorar a fiscalização sobre transações financeiras.
A medida foi usada pela oposição para disseminar a fake news de que o Pix seria taxado. Mesmo com o desmentido, o governo foi forçado a recuar da medida.
Um técnico do governo reconhece que é sofrido ver a piora na trajetória de aprovação da gestão, mas acredita haver consciência dentro do Executivo de que é preciso “segurar a onda” para não produzir mais instabilidade.
A lição veio da própria situação sobre o preço dos alimentos. Segundo esse interlocutor, o governo penou para entender que não havia bala de prata para resolver o problema.
No percurso, o próprio Executivo produziu uma série de ruídos em torno do tema, como quando o ministro Rui Costa (Casa Civil) disse que o governo buscaria um “conjunto de intervenções” para baratear os alimentos.
A palavra “intervenção” costuma ser associada a tabelamento e controle de preços, por isso houve reação negativa do mercado. Rui Costa então concedeu entrevista para esclarecer a questão e sugeriu a todos trocar a palavra por “medidas”.
O mesmo ministro depois acabou virando alvo de críticas nas redes sociais ao sugerir que a população trocasse a laranja por outra fruta mais barata.
Ainda que não haja uma solução mágica para o problema, a inflação de alimentos é vista como um dos principais percalços para o governo.
Um ministro diz à Folha de S.Paulo, sob reserva, que o problema não está nas políticas econômicas, e expandir gastos como forma de tentar reagir à pesquisa estaria no rol de medidas contraproducentes pelo seu impacto negativo no câmbio e, consequentemente, nos preços.
Além disso, esse interlocutor afirma que o maior impacto da pesquisa será na agenda política, levando o presidente a acelerar e aprofundar a reforma ministerial.
Dentro do governo, o diagnóstico é que o choque de preços tende a se dissipar ao longo do ano, embora alguns itens continuem pressionados, como proteína animal. A própria desaceleração da atividade econômica, em um ambiente de juros mais altos, deve colaborar nesse sentido.
A percepção dos técnicos é que a elevação da Selic ajudará no controle de preços, mas sem elevar fortemente a taxa de desemprego, o que poderia manter a sensação de mal-estar na população.
O governo também aposta na implementação de outras medidas já anunciadas para tentar melhorar sua imagem, como o novo modelo de empréstimo consignado privado, a reformulação do Auxílio-Gás e o próprio projeto de isenção maior do IR.
O ministro Carlos Lupi (Previdência Social) diz à reportagem que a pesquisa Datafolha mostra “uma fotografia do momento”, mas a retomada de uma situação de maior normalidade pode favorecer as próximas avaliações.
Segundo ele, a depender do que acontecer nos próximos meses, sobretudo em relação ao cenário externo, a economia pode demandar “pequenos ajustes”, mas já há sinais de melhora à frente.
“Tivemos falhas em mostrar para a população o quanto avançamos, e a crise especulativa do dólar no final do ano, as enchentes no Rio Grande do Sul, as guerras, tudo criou um ambiente de desconforto. Estamos começando a voltar à normalidade, dólar caindo, melhor safra agrícola da história e queda da inflação, tudo mudando a nosso favor. Daqui dois ou três meses vamos voltar a crescer, e o presidente Lula vai liderar o bom e ótimo”, afirma.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza uma série de serviços aos empreendedores e empresários do município, por meio da Sala do Empreendedor. Localizado na sede da Prefeitura, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é por ordem de chegada.
Confira os serviços oferecidos – Abertura de MEI; – Emissão e contribuição mensal (DAS); – Declaração anual de Simples Nacional (DASN – SIMEI; – Declaração do Imposto de Renda (DIRPF); – Atualização cadastral; – Baixa de MEI; – Emissão de certificados de comprovação de MEI; – Parcelamentos de débitos; – Inscrição municipal e alvará; – Levantamento de pendências.
Sala do Empreendedor de LEM Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Endereço: Sede da Prefeitura, 1º andar. Av. Octogonal, s/n, Praça dos Três Poderes, Jardim Imperial. Telefone: (77) 99837-9314.