GCM reforça segurança nas escolas com intensificação da Ronda Escolar

Com o retorno das aulas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Luís Eduardo Magalhães intensificou a Ronda Escolar em toda a cidade. Atualmente, 41 escolas da rede pública municipal contam com o monitoramento dos agentes, garantindo mais segurança para estudantes, professores e funcionários.

As rondas são realizadas diariamente no entorno das unidades de ensino, com atenção especial aos horários de entrada e saída dos alunos, momentos de maior movimentação.

O diretor da Escola Municipal José Cardoso de Lima, localizada no centro da cidade, destacou a importância dessa parceria. “Para nós que vivemos o dia a dia das escolas, saber que contamos com a Guarda Municipal nos traz mais tranquilidade. A ronda exclusiva reforça a sensação de segurança para toda a comunidade escolar”, afirmou.

Segundo o comandante da GCM, João Batista, a integração entre a segurança pública e a educação é essencial para a construção de um ambiente escolar mais protegido. “O Grupamento Escolar (GE) da Guarda Civil Municipal foi regulamentado em 2023 e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na segurança e no bem-estar dos estudantes. Além de atuar diretamente na proteção das escolas, o GE fortalece o vínculo entre a comunidade e as instituições de ensino, promovendo um ambiente mais seguro, saudável e acolhedor”, destacou.

Secretaria de Segurança de LEM

Adab e Bahiater firmam parceria para atender agricultores familiares

Data para assinatura de Protocolo de Intenções ainda será definida.

agricultura familiar, dia internacional agricultura familiar, celebração, oeste da bahia, barreiras, roça, irmãos, goiaba, tomate, produção, alimentar, mundo
Hamilton na plantação de tomate no povoado de Nanica, em Barreiras, no Oeste da Bahia | Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), anunciaram nesta quinta-feira (13), uma parceria para atendimento aos agricultores familiares do estado.

O objetivo da união é promover o desenvolvimento da agricultura familiar com garantia de sanidade e assistência técnica e extensão rural de qualidade.

A parceria, anunciada pelos diretores dos órgãos, será oficializada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções durante ato organizado pela Adab e que contará com a presença dos secretários das pastas de Agricultura e de Desenvolvimento Rural. A data ainda será definida.

adab e Bahiater, agricultura familiar
Foto: Divulgação/ Adab

Para o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a parceria vai proporcionar uma maior integração entre os profissionais e técnicos dos órgãos e uma assistência mais efetiva a essas milhares de famílias.

“Hoje, 47% do rebanho bovino baiano tem até 10 cabeças e 85% até 50 cabeças. A parceria também possibilitará a prevenção e controle fitossanitário das pragas quarentenáreas que afetam as nossas plantações, sobretudo as espécies cultivadas pela agricultura familiar”, declara Paulo Sérgio Luz.

adab e Bahiater, agricultura familiar, parceria
Foto: Divulgação/ Adab

“A ideia é que, em todas as propriedades que as nossas organizações atuam, haja um trabalho sanitário preventivo. Precisamos que os agricultores familiares, que recebem assistência técnica e extensão rural, tenham a tranquilidade para a gente estar dirimindo e antecipando qualquer situação de doença ou pragas”, completa a diretora da Bahiater, Mariza Caribé.

Canal Rural Bahia

Mutirão de Vacinação leva imunização aos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado

Com o compromisso de ampliar o acesso à saúde e garantir a proteção da população, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um mutirão de atualização da caderneta de vacinação nos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado. A ação acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, levando todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, incluindo a imunização contra a Covid-19.

O objetivo da iniciativa é descentralizar o serviço de vacinação, levando atendimento mais próximo à população e garantindo que um maior número de pessoas possa ser imunizado.

Quem pode se vacinar?
A vacinação estará disponível para todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. Para garantir a imunização, crianças e adolescentes devem estar acompanhados por um responsável legal.

Documentação necessária:

  • Documento oficial com foto
  • Caderneta de vacinação
  • Cartão do SUS atualizado.

Confira o cronograma e os locais da ação:
25/02 – Bairro Vista Alegre
Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Horário: 8h às 13h

26/02 – Bairro Sol do Cerrado
Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Horário: 8h às 12h.

Globo indenizará Suzane von Richthofen por divulgar laudo

Justiça concordou que o documento era sigiloso

Suzane Von Richthofen Foto: SEBASTIÃO MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a Rede Globo a pagar R$ 10 mil de indenização a Suzane von Richthofen pela exibição de um laudo psicológico sigiloso em 2018. Suzane, condenada pelo assassinato dos pais em 2002, alegou que a divulgação violou sua privacidade. Cabe recurso.

O laudo, exibido em uma reportagem de junho de 2018, avaliava se Suzane estava apta a progredir para o regime semiaberto. O documento afirmava que ela não apresentava riscos à convivência social, mas apontava traços de manipulação e agressividade disfarçada.

O desembargador Rui Cascaldi, relator do caso, destacou que, embora Suzane tenha cometido um crime marcante, seus direitos individuais precisam ser respeitados.

– Essa espécie de divulgação (…) transborda a mera informação – escreveu em sua decisão.

A Globo havia recorrido após perder em primeira instância, mas a condenação foi mantida. Suzane pediu que o valor fosse depositado até o final de 2024.

Condenada a 34 anos e sete meses de prisão, Suzane atualmente cumpre pena em regime aberto. O crime, que envolveu o então namorado Daniel Cravinhos e o irmão dele, Cristian Cravinhos, chocou o país em 2002.

Pleno News

Sala do Empreendedor de Luís Eduardo Magalhães disponibiliza diversos serviços à população

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza uma série de serviços aos empreendedores e empresários do município, por meio da Sala do Empreendedor. Localizado na sede da Prefeitura, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é por ordem de chegada.

Confira os serviços oferecidos

  • Abertura de MEI;
  • Emissão e contribuição mensal (DAS);
  • Declaração anual de Simples Nacional (DASN – SIMEI;
  • Declaração do Imposto de Renda (DIRPF);
  • Atualização cadastral;
  • Baixa de MEI;
  • Emissão de certificados de comprovação de MEI;
  • Parcelamentos de débitos;
  • Inscrição municipal e alvará;
  • Levantamento de pendências.

Sala do Empreendedor de LEM
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço: Sede da Prefeitura, 1º andar. Av. Octogonal, s/n, Praça dos Três Poderes, Jardim Imperial. Telefone: (77) 99837-9314.

Equipe econômica prega cautela após queda de popularidade de Lula

Integrantes da equipe econômica pregam cautela após pesquisa Datafolha mostrar queda acentuada na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O diagnóstico é que é preciso evitar “intervenções desastradas” e medidas contraproducentes, que poderiam piorar as incertezas e impulsionar novamente a taxa de câmbio, na contramão do esforço de combate à inflação —fator decisivo na sensação de bem-estar da população. 

A Folha de S.Paulo ouviu técnicos e autoridades das pastas econômicas e do Palácio do Planalto. Os interlocutores reconhecem nos bastidores que os resultados podem gerar algum tipo de pressão política por ações mais contundentes, mas avaliam que seria um problema o governo concluir que precisa dar um “cavalo de pau” para melhorar sua popularidade.

No mercado financeiro, antes da nova pesquisa Datafolha, já havia se instaurado o temor de que, com 2026 no horizonte, o governo Lula passasse a adotar medidas eleitoreiras, sobretudo com elevação de despesas e flexibilização ou drible a limites fiscais.

Técnicos e autoridades da área econômica são enfáticos sobre a ausência de espaço para ampliação de gastos, mesmo após a perda de popularidade apontada pelo levantamento.

Por outro lado, apostam no projeto que amplia a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 como uma forma de reduzir o mal-estar, principalmente na classe média. O projeto está sendo finalizado e deve vir acompanhado de medidas para taxar os mais ricos, para compensar a perda de arrecadação.

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (14) mostra que a aprovação de Lula desabou em dois meses, de 35% para 24%, um patamar inédito para o petista em suas três passagens pelo Palácio do Planalto. A reprovação também é recorde, passando de 34% para 41%. Acham o governo regular 32%, ante 29% em dezembro passado, quando o Datafolha havia feito sua mais recente pesquisa sobre o tema.

A piora na avaliação da gestão ocorre em meio à alta de preços dos alimentos, que pesa no bolso dos consumidores, sobretudo os de baixa renda. Os resultados também vêm na esteira da crise do Pix nas primeiras semanas do ano, quando a Receita Federal editou uma norma que buscava aprimorar a fiscalização sobre transações financeiras.

A medida foi usada pela oposição para disseminar a fake news de que o Pix seria taxado. Mesmo com o desmentido, o governo foi forçado a recuar da medida.

Um técnico do governo reconhece que é sofrido ver a piora na trajetória de aprovação da gestão, mas acredita haver consciência dentro do Executivo de que é preciso “segurar a onda” para não produzir mais instabilidade. 

A lição veio da própria situação sobre o preço dos alimentos. Segundo esse interlocutor, o governo penou para entender que não havia bala de prata para resolver o problema.

No percurso, o próprio Executivo produziu uma série de ruídos em torno do tema, como quando o ministro Rui Costa (Casa Civil) disse que o governo buscaria um “conjunto de intervenções” para baratear os alimentos.

A palavra “intervenção” costuma ser associada a tabelamento e controle de preços, por isso houve reação negativa do mercado. Rui Costa então concedeu entrevista para esclarecer a questão e sugeriu a todos trocar a palavra por “medidas”.

O mesmo ministro depois acabou virando alvo de críticas nas redes sociais ao sugerir que a população trocasse a laranja por outra fruta mais barata.

Ainda que não haja uma solução mágica para o problema, a inflação de alimentos é vista como um dos principais percalços para o governo.

Um ministro diz à Folha de S.Paulo, sob reserva, que o problema não está nas políticas econômicas, e expandir gastos como forma de tentar reagir à pesquisa estaria no rol de medidas contraproducentes pelo seu impacto negativo no câmbio e, consequentemente, nos preços.

Além disso, esse interlocutor afirma que o maior impacto da pesquisa será na agenda política, levando o presidente a acelerar e aprofundar a reforma ministerial.

Dentro do governo, o diagnóstico é que o choque de preços tende a se dissipar ao longo do ano, embora alguns itens continuem pressionados, como proteína animal. A própria desaceleração da atividade econômica, em um ambiente de juros mais altos, deve colaborar nesse sentido.

A percepção dos técnicos é que a elevação da Selic ajudará no controle de preços, mas sem elevar fortemente a taxa de desemprego, o que poderia manter a sensação de mal-estar na população.

O governo também aposta na implementação de outras medidas já anunciadas para tentar melhorar sua imagem, como o novo modelo de empréstimo consignado privado, a reformulação do Auxílio-Gás e o próprio projeto de isenção maior do IR.

O ministro Carlos Lupi (Previdência Social) diz à reportagem que a pesquisa Datafolha mostra “uma fotografia do momento”, mas a retomada de uma situação de maior normalidade pode favorecer as próximas avaliações. 

Segundo ele, a depender do que acontecer nos próximos meses, sobretudo em relação ao cenário externo, a economia pode demandar “pequenos ajustes”, mas já há sinais de melhora à frente. 

“Tivemos falhas em mostrar para a população o quanto avançamos, e a crise especulativa do dólar no final do ano, as enchentes no Rio Grande do Sul, as guerras, tudo criou um ambiente de desconforto. Estamos começando a voltar à normalidade, dólar caindo, melhor safra agrícola da história e queda da inflação, tudo mudando a nosso favor. Daqui dois ou três meses vamos voltar a crescer, e o presidente Lula vai liderar o bom e ótimo”, afirma.

Folhapress

Sala do Empreendedor de LEM disponibiliza diversos serviços à população

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza uma série de serviços aos empreendedores e empresários do município, por meio da Sala do Empreendedor. Localizado na sede da Prefeitura, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é por ordem de chegada.

Confira os serviços oferecidos
– Abertura de MEI;
– Emissão e contribuição mensal (DAS);
– Declaração anual de Simples Nacional (DASN – SIMEI;
– Declaração do Imposto de Renda (DIRPF);
– Atualização cadastral;
– Baixa de MEI;
– Emissão de certificados de comprovação de MEI;
– Parcelamentos de débitos;
– Inscrição municipal e alvará;
– Levantamento de pendências.

Sala do Empreendedor de LEM
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço: Sede da Prefeitura, 1º andar. Av. Octogonal, s/n, Praça dos Três Poderes, Jardim Imperial. Telefone: (77) 99837-9314.

SECOM; prefeitura de LEM

LEM: Super Dia Agrosul destaca inovação, integração e oportunidades para o agronegócio da Bahia

O 14º Super Dia Agrosul, realizado no último sábado (15) em Luís Eduardo Magalhães, reuniu produtores, empresas e instituições do setor em um ambiente de inovação e negócios. A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), parceira do evento, marcou presença com um estande compartilhado com a Abapa e a Fundação Bahia, onde demonstrou aos presentes, as principais iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e o crescimento do setor agrícola na região.

Além de ser uma vitrine para novas tecnologias, o evento foi espaço estratégico para networking, troca de experiências e fechamento de negócios, fortalecendo as conexões entre os elos da cadeia produtiva. “Este é um momento de olhar para o futuro, projetando os desafios e oportunidades para os próximos anos. Apesar do cenário de atenção para algumas culturas, há perspectivas promissoras que precisam ser exploradas. Eventos como este são fundamentais para aproximar produtores, fornecedores e instituições, impulsionando a troca de conhecimento e o fortalecimento do setor”, destacou o presidente da Aiba, Moisés Schmidt.

O evento contou com a presença de produtores rurais, representantes de instituições e empresas que acompanham as tendências do mercado, incluindo inovações em máquinas, tecnologia, serviços e crédito. Para Olmiro Flores, diretor da Agrosul, a realização do evento consolida um ambiente propício para negócios e aprendizado. “Esta é a nossa 14ª edição do Super Dia, um evento que nos orgulha, pois recebemos nossos clientes, parceiros e entidades como a Aiba, Abapa, Fundação Bahia e demais instituições que estão aqui para conhecer novas tecnologias, buscar informações e concretizar bons negócios”, afirmou.

Durante a programação, o especialista em análise de mercado Carlos Cogo trouxe um panorama estratégico das commodities agrícolas, enfatizando a relevância da Bahia no contexto do Matopiba e sua competitividade global. “A região tem um papel fundamental na produção de soja, milho e algodão, sendo que o Brasil já é o maior exportador mundial dessas culturas. Essa integração das três cadeias produtivas fortalece o mercado local e também a posição do Brasil no cenário internacional”, analisou Cogo.

Diretores e colaboradores da Aiba, tanto da sede quanto de Luís Eduardo Magalhães, também prestigiaram o evento, reforçando a presença ativa da entidade nos principais encontros do setor.

Assessoria de Imprensa Aiba

PM da Bahia celebra 200 anos com promoção de 409 subtenentes e lançamento de livro

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) celebra 200 anos de atuação na proteção da população baiana e para marcar essa data histórica, nesta segunda-feira, 17, uma série de eventos aconteceu ao longo da manhã, incluindo um voo especial do Grupamento Aéreo (Graer), o lançamento de um livro e de um selo comemorativo, além da promoção de 409 subtenentes.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente nas comemorações e destacou a importância da PMBA para a segurança pública do estado.

“Esses 200 anos representam o compromisso da Polícia Militar com a segurança da Bahia. A corporação tem sido essencial para a preservação da ordem pública e a proteção da nossa população”. Jerônimo Rodrigues – governador da Bahia.

A programação teve início no Quartel do Comando Geral da PM, no Largo dos Aflitos. O voo especial do Graer marcou o início das celebrações, seguido pela aposição de platinas aos subtenentes promovidos, um momento simbólico que marcou o início de uma nova jornada para os policiais militares. Em seguida, foi lançado o Selo Comemorativo dos 200 anos, desenvolvido em parceria com os Correios, e o livro “200 Anos em Fotos e Fatos”, que reúne imagens e marcos históricos da trajetória da PMBA ao longo de dois séculos de atuação.

O secretário da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, também esteve presente e ressaltou a importância histórica dos 200 anos da PMBA. “Esses 200 anos são um marco não só para a corporação, mas para toda a Bahia. A Polícia Militar tem sido um pilar fundamental na preservação da ordem e no enfrentamento da criminalidade”, destacou Werner.

Promoção

Os 409 policiais militares promovidos de sargentos a subtenentes e oficiais irão atuar na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado. As promoções foram concedidas após a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), realizado entre junho e agosto de 2024.

O momento simbólico da cerimônia foi a entrega das luvas aos militares, representando a ascensão a um novo grau hierárquico. A solenidade foi concluída com o primeiro cumprimento oficial já trajando o novo uniforme, consolidando a nova fase profissional dos promovidos.

O comandante-geral da PMBA, Paulo Coutinho, destacou a ampliação do número de vagas para o curso de sargentos como um passo estratégico para fortalecer a corporação. “Ao expandirmos a formação de sargentos, não apenas ampliamos as oportunidades de crescimento dentro da instituição, mas também reforçamos a capacidade operacional da Polícia Militar, garantindo uma segurança pública mais eficiente para a população”, afirmou.

Investimentos na Policia Militar

Entre 2023 e 2025, a PMBA recebeu um investimento total de R$ 345,7 milhões que viabilizou a aquisição de 1.107 veículos, a reestruturação e construção de 59 unidades, a compra de material bélico – com 5.877 pistolas, 650 carabinas e 1.648 fuzis –, e a entrega de 1.100 bodycams.

Nesse mesmo período, foram formados 3.268 soldados e 146 oficiais, com 4.484 aprovados em concursos públicos, além de terem sido realizadas 9.100 promoções (608 oficiais e 3.935 praças em 2023; 817 oficiais e 3.740 praças em 2024), ampliados os serviços de saúde e a “Operação Ronda Psicossocial” para o interior, e criadas novas medalhas que condecoraram mais de 6.500 policiais, reforçando a valorização profissional da corporação.

A Tarde