Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição da LEM RUN, a tradicional corrida de rua em comemoração ao aniversário de Luís Eduardo Magalhães! Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de março ou enquanto houver vagas, pelo site: oestechip.com.br/lemrun2025.
A corrida será realizada no dia 30 de março, com concentração, largada e chegada a partir das 17h, na Praça dos Três Poderes. O evento é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e Liga Desportiva.
Distâncias
Corrida 5 km/Adulto- Masculino/Feminino
Corrida 10 km/Adulto- Masculino/Feminino
Corrida 1 km – Categoria PCD (Cadeirantes);
Corrida 1 km – Categoria Kids de 7 a 13 anos acompanhados pelo responsável
Premiação Os campeões gerais masculino e feminino das provas de 5km e 10km receberão prêmios em dinheiro e troféus. Os três primeiros colocados de cada categoria também serão premiados com troféus.
No ano passado, a LEM RUN reuniu mais de 1.000 atletas, incluindo competidores nas categorias 1km, 5km e 10km. Não fique de fora dessa edição especial!
Serviço: ✅ O que: Inscrições abertas para a LEM 25 RUN ✅ Até quando: 15 de março ou enquanto houver vagas ✅ Onde se inscrever: oestechip.com.br/lemrun2025 ✅ Valor: Gratuito
O Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), iniciou suas atividades de 2025 com muita festa e animação. Nesta quinta-feira (13), mais de 100 participantes celebraram a terceira edição do Baile de Carnaval Viva La Vida, um evento repleto de cores, alegria e um descontraído desfile de fantasias.
Para a aposentada Ana Pereira da Silva, de 66 anos, o reencontro foi emocionante: “Eu estava com muita saudade de todos! Estou muito feliz em poder rever todo mundo. O PROMATI é minha vida.”
Sobre o PROMATI Em Luís Eduardo Magalhães, os idosos contam com um espaço totalmente dedicado ao bem-estar e qualidade de vida da terceira idade. O local oferece: Estrutura completa e acessível, com piscina, espaço para jogos, cozinha e salas de atendimento à saúde. Equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social e psicólogo. Atividades variadas, como hidroginástica, capoterapia, palestras, educação física e muito mais.
Organizadores esperam coletar mais de 200 mil apoiamentos
Protesto realizado no dia 8 de janeiro de 2023, no DF Foto: EFE/Andre Borges
Mais de 165 mil pessoas já assinaram a petição online que pede a anistia para os presos do 8 de janeiro de 2023. O abaixo-assinado chama o grupo formado por centenas de pessoas de “inocentes” e “presos políticos”.
Dois casos de presos pelos atos na Praça dos Três Poderes ganham destaque no pedido: a morte de Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como “Clezão”, que morreu dentro da Papuda, mesmo com pedido de liberdade provisória da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O segundo caso é de Debora Rodrigues, presa desde março de 2023 por ter pichado a estátua da Justiça de batom com a frase “perdeu, mané”.
– Queremos anistia já, para os inocentes, presos políticos do 8 de janeiro. Chega de rasgar nossa Constituição! Chega de perseguição! Chega de ditadura do poder judiciário – diz o pedido.
Os organizadores da petição esperam coletar pelo menos 200 mil assinaturas. Acompanhe aqui!
A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã desta quinta-feira (13), uma blitz educativa sobre a importância do combate à dengue na cidade.
A ação aconteceu simultaneamente, das 7h às 10h, nos semáforos da Ibitiara com Avenida Tancredo Neves, Ibitiba com João Dourado e na Salvador com a JK. Durante a mobilização, agentes de Endemias distribuíram folhetos que orientam sobre os cuidados que cada cidadão deve ter para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti.
A diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Amaral reforçou o papel da população no controle da doença. “Nós enquanto município estamos desenvolvendo as ações de conscientização e educação, além das intervenções em campo, com a colocação de larvicidas e visitas aos domicílios. E contamos com a participação da população de LEM, no cuidado com seus quintais, para que esse controle seja efetivo”, pontuou.
Ex-presidente Bolsonaro se reuniu pessoalmente com representantes da OEA para dar seu relato sobre o ministro Alexandre de Moraes (STF)
O ex-presidente Jair Bolsonaro revelou à coluna que se reuniu pessoalmente com integrantes da Organização dos Estados Americanos, na manhã dessa quinta-feira (13/2), para dar seu relato sobre Alexandre de Moraes. Liderada pelo advogado colombiano Pedro Vaca Villarreal, a comitiva da OEA procurou o ex-presidente, em Brasília, depois de ouvir tanto críticos do ministro do STF quanto o próprio magistrado.
Bolsonaro saiu confiante do encontro. “Conversamos por cerca de 50 minutos. Ele [Pedro Vaca Villarreal] se mostrou interessado no que eu falava e disse que vai fazer um relatório sincero sobre o que está acontecendo aqui no Brasil”, afirmou o ex-presidente. Na reunião, Bolsonaro também interagiu com outras pessoas da equipe da OEA.
Pedro Vaca Villarreal é relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O colegiado faz parte da OEA, da qual o Brasil é membro junto com outros 33 países. A CIDH investiga denúncias feitas por Bolsonaro e parlamentares de oposição.
No relato a Pedro Vaca, Bolsonaro reforçou sua tese de que Alexandre de Moraes ajustaria depoimentos, faria pesca probatória e prenderia suspeitos sem que haja denúncia formalizada. O ex-presidente argumentou que haveria “perseguição política” a opositores do governo, concretizada por meio de inquéritos no STF.
“Impressionante”
Um outro termômetro do que está por vir pôde ser notado na entrevista concedida por Pedro Vaca Villarreal a Sam Pancher, no Metrópoles. Nela, o enviado da OEA disse ter ficado “impressionado” com o tom das acusações feitas por deputados, senadores e manifestantes críticos de Alexandre de Moraes.
“O tom dos relatórios é realmente impressionante. Temos que analisar isso com calma. Eles [STF] divulgaram um comunicado de imprensa sobre o encontro. Essa é a voz deles. Teremos a nossa mais tarde”, disse o representante da OEA.
Histórias de manifestantes presos no 8 de Janeiro chamaram a atenção de Pedro Vaca. Entre elas, a de Cleriston Pereira da Cunha, “patriota” que morreu no presídio da Papuda após passar mal. Meses antes do óbito, o gabinete de Moraes ignorou pedidos médicos e um parecer da Procuradoria-Geral da República que solicitavam a soltura de Cleriston Cunha. Quem narrou o episódio para representantes da OEA foi Luiza Cunha, filha do falecido.
O relatório da Organização dos Estados Americanos será robusto, detalhado. A dúvida é quanto à intensidade. Se o documento com repercussão internacional provocará leve dor de cabeça ou enxaqueca em Alexandre de Moraes.
Antes de ouvir Bolsonaro, Vaca colheu os relatos do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e do próprio ministro Alexandre.
Um homem foi morto a tiros, enquanto estava deitado numa rede, em São Desidério/BA. O crime aconteceu por volta das 20h desta quarta-feira (12), na rua Ceará, Distrito de Roda Velha de Baixo. A vítima foi identificada como Vagner da Silva, de 40 anos, natural de Jacobina/BA.
Segundo a Polícia Militar 85ªCIPM, a equipe de plantão foi acionada de um possível homicídio ocorrido no endereço citado acima. De imediato, a equipe se deslocou até o local onde foi constatado o crime. A equipe médica de Roda Velha se fez presente, mas nada pôde fazer a não ser confirmar o óbito, sendo identificado três perfurações (cabeça, pescoço e peito da vítima).
De acordo com familiares, Vagner estava deitado numa rede na parte externa de sua residência, quando uma motocicleta parou na frente da residência e um indivíduo não identificado desceu e efetuou alguns disparos de arma de fogo. Devido ao local ser bastante escuro, ninguém soube relatar se foi um, ou dois indivíduos, bem como as características e placa da motocicleta utilizada no crime.
A equipe policial permaneceu no local guardando a cena do crime. A Polícia Civil foi informada do ocorrido. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou perícia no local e no corpo. O corpo de Vagner foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, para exame de necropsia. A vítima não tinha passagem pela Polícia. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. Ninguém foi preso.
A Unidade de Resgate do 20° BBM socorreu, na manhã desta quinta-feira (13), um motorista ferido após o carro que ele dirigia colidir contra uma árvore na BR-349,
Na manhã desta terça-feira, 11, por volta das 11h, a Cipe Cerrado, apreendeu drogas em LEM, durante intensificação de policiamento na cidade.
Após rondas pelas proximidades do bairro Florais Lea 4, uma guarnição avistou um indivíduo portando consigo uma mochila preta e o homem ao visualizar a viatura, acelerou o passo e ao ser dada voz de abordagem.
Foi encontrado no seu bolso 1 porção de maconha, ao prosseguir a abordagem foi encontrada na mochila 3 tabletes de maconha e duas balanças de precisão, o indivíduo e todo material apreendido foram conduzidos para Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães para adoção das medidas cabíveis.
O corpo de Cláudio Pereira dos Anjos, 47 anos, suspeito de assassinar a companheira em Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, foi achado em estado de decomposição na região da Ponte do Domingão, no mesmo município.
Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na 1ª Delegacia da cidade como morte esclarecer, sem indício de crime. O corpo foi localizado na última segunda-feira (10). A polícia faz diligências para apurar todas as circunstâncias do caso.
O corpo de Cláudio Pereira dos Anjos, 47 anos, suspeito de assassinar a companheira em Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, foi achado em estado de decomposição na região da Ponte do Domingão, no mesmo município.
Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na 1ª Delegacia da cidade como morte esclarecer, sem indício de crime. O corpo foi localizado na última segunda-feira (10). A polícia faz diligências para apurar todas as circunstâncias do caso.
Terezinha Pires dos Santos, de 43 anos, foi morta com um tiro no pescoço na última semana. Ao lado do corpo dela foi deixada uma carta em que o suspeito assumia o crime: “Meu bem, vai trair o capeta, o satanás e o demônio, sua desgraçada. Nunca mais você me deixa no vácuo. Ingrata”. Ele também deixava indícios de que iria tirar a própria vida.
Principal suspeito pelo crime, Cláudio fugiu após a morte e era procurado. A polícia apreendeu sua motocicleta e dois celulares com senhas anotadas em um papel, mas o suspeito permaneceu foragido até ser encontrado morto.
Agora, a Polícia Civil aguarda os laudos periciais para esclarecer as circunstâncias da morte de Cláudio.
Na noite desta quarta-feira, 12, por volta das 20h30, a Cipe Cerrado apreendeu drogas e simulacro de arma de fogo no bairro Imperial em LEM.
Durante patrulhamento, uma guarnição avistou um indivíduo em frente a uma residência guardando consigo um volume em uma sacola. De imediato, foi dada voz de abordagem e ao prosseguir com a revista foi encontrada com ele um tablete e cinco porções de maconha, balanças de precisão, simulacro de arma de fogo e um celular.
Todo o material, juntamente com o indivíduo de 29 anos, foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães para as medidas que julgarem necessárias.