Na noite desta quarta-feira, 12, por volta das 21h, a Cipe Cerrado apreendeu drogas no bairro Santa Cruz, em LEM.
Durante patrulhamento, quando uma guarnição avistou uma mulher de 30 anos, jogando um objeto no chão ao perceber a aproximação da viatura, foi dada a voz de abordagem a ela e o objeto foi recolhido do chão, constatou-se que era uma carteira contendo vários papelotes de cocaína ao ser interpelada a mulher falou que o material seria para seu consumo e comércio, foi dada a voz de prisão a mesma e conduzida para a Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães para as medidas que julgarem necessárias.
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem procurar as salas de vacinação de Luís Eduardo Magalhães, acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a vacina contra a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, essa faixa etária concentra maior número de hospitalização pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Prefeito Junior Marabá e o 1° Tenente Paulinelly, chefe da PRM – Posto de Recrutamento e Mobilização,
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, recebeu em seu gabinete oficiais do Exército Brasileiro, lotados no 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC), situado em Barreiras. Estiveram presentes o 1° Tenente Paulinelly, chefe da PRM – Posto de Recrutamento e Mobilização, o 1° Tenente Gleidson, chefe das Juntas de Serviço Militar, o Sargento Ricardo, auxiliar.
Na oportunidade, o prefeito, foi empossado presidente da Junta Militar do município, responsável pela sua administração. Na mesma ocasião, o Cabo Carlos tornou-se secretário da Junta.
Cabo Carlos, nomeado o Secretário da Junta.
Os serviços ofertados pela Junta Militar são essenciais para os munícipes, em especial para os homens a partir dos 18 anos de idade, que devem fazer o alistamento militar obrigatório e para a aquisição da carteira de reservista, documento exigido para a inscrição em concursos públicos, faculdades, retirada de passaporte e vagas de emprego.
Em tempo: a Junta Militar de Luís Eduardo Magalhães funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede da Secretaria da Cidadania, localizada na Rua Valdemar Klein, nº 129, Jardim Imperial.
A safra 2024/25 de soja na Bahia, já em fase de colheita, registrou o primeiro caso de Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) neste mês de fevereiro. O caso, identificado no dia 5, ocorreu no núcleo produtor de Rosário, no município de Correntina por meio de coleta de amostras suspeitas pela equipe do Programa Fitossanitário da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a confirmação ocorreu após análise em laboratório oficial credenciado, realizada com apoio da Fundação BA, em Luís Eduardo Magalhães.
Com base nas estratégias de monitoramento e com a colaboração do sistema de Caça-Esporos, que monitora constantemente os principais núcleos produtivos da região, incluindo o Anel da Soja (Estrada do Café), Placas, Bela Vista, Paraíso e Rodovia da Soja, foi possível obter um maior grau de exatidão nos levantamentos.
O registro tardio da doença nesta safra contrasta com ocorrências de anos anteriores, quando os primeiros focos foram identificados ainda em novembro e dezembro. Esse resultado é reflexo do fortalecimento das ações de monitoramento fitossanitário, do uso de boas práticas agrícolas e do acompanhamento técnico dos produtores rurais.
Monitoramento contínuo e controle efetivo
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), responsável pelo registro oficial de ocorrências da doença no estado, acompanha de perto a situação e destaca que não há motivo de alarde, reforçando a importância do monitoramento e do controle adequado.
“Nós estamos acompanhando a situação por meio do Programa Fitossanitário, em parceria com a Aiba, Abapa e Fundação Bahia. É fundamental que o produtor esteja atento às informações técnicas para monitorar sua lavoura e realizar as aplicações de fungicidas quando necessário. Não há motivo para alarde, pois a ferrugem asiática está ocorrendo em baixa pressão e de forma tardia na nossa região. A recomendação é intensificar o controle e seguir as orientações técnicas”, explica Nailton Almeida, fiscal estadual agropecuário da Adab.
O monitoramento das lavouras baianas conta com o suporte coletivo das principais instituições do agronegócio, incluindo Aiba, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Embrapa e Fundação Bahia. Os coletores de esporos instalados em diversos pontos estratégicos do oeste baiano são ferramentas fundamentais para detectar precocemente a presença de patógenos como a Ferrugem Asiática da Soja e a Ramulária do Algodão.
A importância da prevenção e do manejo correto
Em caso de suspeita da doença, os produtores devem comunicar imediatamente a equipe do Programa Fitossanitário ou a Adab para que as medidas adequadas sejam tomadas. O gerente de Agronegócios da Aiba, Aloisio Junior, reforça que a identificação tardia da ferrugem nesta safra reflete a eficiência das estratégias de controle.
“Nesta safra, o primeiro caso foi registrado apenas em fevereiro, o demonstra um cenário de estabilidade nas ocorrências em comparação com safras anteriores, quando a doença foi identificada em meses como novembro ou dezembro. Esse resultado se deve ao monitoramento sistemático realizado pelas entidades parceiras e às boas práticas adotadas pelos produtores”, destaca Aloisio. Ele complementa que após a identificação do foco primário, a equipe técnica do programa fitossanitário, reforçou as ações de monitoramento e orientação, para o cumprimento do manejo fitossanitário preventivo, nas áreas adjacentes.
A Ferrugem Asiática da Soja pode causar perdas severas de produtividade se não for manejada corretamente. Por isso, seguir o plano de manejo com aplicação adequada de fungicidas é essencial para evitar impactos negativos na lavoura.
Nova aposta da agricultura orgânica, insumo extraído de rochas vulcânicas já mostra resultados positivos em mais de 8 mil hectare
Um dos principais produtores de cafés especiais da Bahia, o agricultor Idimar Paes viu sua produção crescer consideravelmente nos últimos anos. Ele cultiva 25 hectares de cinco variedades do café arábica e há algum tempo apostou em uma tecnologia extra para manejo e preparação do solo na propriedade, que fica em Barra do Choça, no Planalto baiano. O remineralizador, insumo mineral extraído de rochas vulcânicas, foi o produto escolhido e já vem rendendo bons frutos para o agricultor.
Idimar decidiu iniciar o uso após a indicação de um consultor agronômico. “Apostei nesta substância pois ela prometia uma modificação do solo, um aumento de sua eficiência. Como defendo o uso de produtos naturais, resolvi testar”, conta Idimar, que possui a propriedade há 30 anos e acredita em uma agricultura regenerativa e de menos impacto ao meio ambiente.
Em três anos de uso do produto, Idimar viu o crescimento da sua produtividade acontecer através de um solo mais fértil e preparado. Ele colhe de 600 a 700 sacas de cafés em cada ciclo na produção sequeiro, o que inclui em média até 60 kg por hectare. “Começamos a disponibilizar no solo alguns nutrientes que não estavam disponíveis, produtos que a planta não absorvia antes. Isso fez toda a diferença”, afirma o produtor de café.
O produto O remineralizador de solo é um material de origem mineral extraído de rochas vulcânicas que altera os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas. O produto também promove a melhoria das propriedades físico-químicas e da atividade biológica do solo, resultando em alta produtividade e performance para as mais variadas culturas.
Gestor comercial da Vulcano Agrominerais, empresa responsável pela produção do remineralizador de mesmo nome, Stéfano Lima conta que o produto produzido por eles já é utilizado em 12 estados brasileiros e mais de 30 culturas. “Além do café, já observamos bons resultados do Vulcano em culturas como a cana-de-açúcar e os grãos em geral, principalmente no Nordeste, região onde estão a maior parte das nossas áreas de aplicação”, afirma ele. Ao todo, o Vulcano já foi utilizado em mais de 8 mil hectares pelo País. “São hectares de solo remineralizado que agora se tornaram mais férteis e propícios ao desenvolvimento a longo prazo”, finaliza Stéfano.
As áreas que utilizam o remineralizador no Brasil estão localizadas principalmente nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Cidades como Neópolis (SE) e Petrolina (PE), além do oeste baiano em geral, são algumas das que mais se destacam.
Ainda de acordo com o produtor baiano, a grande vantagem do produto é a diminuição da adubação química. “Com os custos de produção muito altos que nós temos hoje em dia, este é um produto que você consegue ainda um preço razoável”, defende Idimar Paes.
Vulcano Agrominerais A Vulcano Agrominerais é a empresa responsável pela produção do Vulcano, o primeiro remineralizador de solos do norte e nordeste brasileiro, produzido na Bahia. O produto é registrado no Ministério da Agricultura e possui todas as certificações de qualidade, produzido a partir de rocha granulito. A empresa distribui o Vulcano com foco no atendimento da demanda nacional por sustentabilidade e uso de produtos naturais.
Assessoria de Imprensa – Cacau Comunicação 12.02.2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (12) liberar os R$ 6 bilhões do programa educacional Pé-de-Meia, que haviam sido bloqueados no final de janeiro. A decisão impõe ao governo federal o prazo de 120 dias para incluir o programa no Orçamento de 2025, que ainda precisa ser votado pelo Congresso Nacional.
O bloqueio foi motivado por suspeitas de irregularidades na utilização dos recursos. Segundo o relator do caso, ministro Augusto Nardes, a decisão de desbloquear os valores levou em conta o impacto social da medida.
– É inquestionável que a suspensão dos pagamentos causará relevante impacto social negativo, atingindo milhões de estudantes brasileiros pertencentes às camadas menos favorecidas da sociedade brasileira e que contam com esses recursos para sua manutenção no ensino médio – disse o ministro em seu voto.
Nas últimas semanas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou as negociações para reverter o bloqueio. Ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Jorges Messias (Advocacia-Geral da União) participaram das tratativas. A AGU recorreu da decisão do TCU no mesmo dia do bloqueio, alertando sobre o risco de paralisação do programa.
ENTENDA No dia 22 de janeiro, o TCU deu aval à medida cautelar que determinou o bloqueio de parte dos recursos destinados ao programa Pé-de-Meia, que é uma das principais bandeiras deste terceiro mandato de Lula (PT).
A área técnica constatou que os recursos para pagamentos aos estudantes, resultantes de aplicações do Fipem, fundo onde estão depositados os recursos do programa, não estavam previstos na Lei Orçamentária Anual.
Os auditores veem essa manobra utilizada pelo governo como um risco para a credibilidade da regra fiscal vigente.
Nessa quarta-feira (12), a Polícia Civil da Bahia, por meio da equipe do CATTI Oeste, e a Polícia Civil do Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Homicídios de Águas Lindas de Goiás, deram cumprimento a dois mandados de prisão temporária em desfavor a um homem de 34 anos que estava residindo na cidade de Barreiras.
M.S. dos S. responde por homicídio na cidade de Águas Lindas de Goiás, no estado de Goiás, e por homicídio na cidade de Cotegipe, que fica localizada no oeste da Bahia, ambas prisões são temporárias de 30 dias, os mandados são oriundos da Vara de Jurisdição Plena de Cotegipe, TJBA e da 1ªVara Criminal de Águas Lindas de Goiás, TJGO.
O homicida, que é extremamente perigoso, estava residindo em uma casa no bairro Santa Luzia, em Barreiras, Bahia, e estava sendo monitorado por equipes da Policia Civil de ambos os estados.
Ao ser identificado dentro da residência os policiais fecharam o cerco, o homem ainda tentou pular o muro dos fundos da casa, mas foi impedido por policiais do CATTI Oeste que juntamente com os policiais da DH de Águas Lindas de Goiás deram cumprimento aos mandados de prisão.
O preso foi conduzido ao plantão da 1ªDT de Barreiras, no bairro Aratu e apresentado à autoridade plantonista, ficando à disposição da justiça.
Na manhã desta quarta feira (12), os agentes da SUNTRANS em rondas pelo bairro Santa Cruz, quando avistaram na Rua Irecê, um Fiat Uno placa NFU-9355 com características semelhantes a de um veículo que havia sido informado aos nossos agentes sobre o ocorrido.
Sendo assim, os Agentes iniciaram uma consulta minuciosa, onde foi constatado que se tratava do veículo com boletim em aberto na data do dia 23/01/2025.
Após a verificação do veículo, os agentes procuraram o suposto condutor que não foi localizado, sendo assim, foi conduzido o veículo ao DISEP ficando a disposição da autoridade policial.
Foi solicitado apoio da GCM, para colaborar na condução de uma testemunha que estava no local. Mas um veículo recuperado pelos agentes de trânsito, completando assim 5 veículos somente em 2025.
A Superintendência de Transporte e Trânsito reforça que, qualquer situação de Segurança viária ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 156, ou através do WhatsApp (77)9 9963-0238.
O objetivo é proporcionar aos policiais a troca de informações, padronização de procedimentos, aprendizado de novas técnicas e fiscalização em conjunto.
Aconteceu nesta quarta-feira (12), em Vitória da Conquista (BA), a abertura do Encontro Regional dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento reúne integrantes dos GFTs das 10 delegacias da Bahia, além de policiais do grupo especializado oriundos dos estados de Goiás, Pernambuco, Tocantins, Piauí e Sergipe.
Batizada de Operação Sinergia, com significado de cooperação harmoniosa, o evento busca a promoção do intercâmbio de conhecimento e o nivelamento de policiais em procedimentos e técnicas de fiscalização de trânsito e transporte, necessários ao bom desempenho das ações de prevenção de sinistros e garantia da segurança viária.
Esse evento busca também fomentar a discussão de novas estratégias e o aprimoramento das atividades dos GFTs da PRF.
Durante o encontro, que se estenderá pelos próximos dias, serão abordados temas de grande relevância para a atividade dos GFTs, incluindo uma parte teórica, onde os participantes recebem orientações detalhadas sobre a fiscalização de transporte de produtos perigosos, fiscalização de trânsito (foco em motocicletas), fiscalização de veículos de carga (foco em descanso e freio), fiscalização de serviço de transporte, fraudes veiculares (foco em documentos).
Em um segundo momento, os conhecimentos serão colocados em prática através de oficinas (prática operacional), quando os policiais serão divididos em equipes e se deslocarão para trechos das rodovias sob circunscrição da Delegacia de Vitória da Conquista, realizando fiscalizações detalhadas em veículos inerentes aos temas repassados da parte teórica.
No evento de abertura, também foram debatidos temas como gestão de Cartão Programa e PDI, análise de normativas e manuais, escalas, aquisições de equipamentos, uso de ferramentas e sistemas da PRF, planejamento operacional, entre outras temáticas afetos à segurança viária, para garantir uma atuação mais coesa e eficiente dos GFTs.
Foi oportunizado ainda dirimir dúvidas suscitadas pelos participantes e as perguntas feitas foram respondidas de forma clara e transparente. Uma das ações colocada em prática, foi a elaboração de um relatório circunstanciado com as propostas e ideias específicas, que ao final serão apresentadas a gestão da PRF.
A escolha pela cidade de Vitória da Conquista, situada no sudoeste da Bahia, se deve ao fato do município, ser um dos maiores corredores rodoviários do país, com alto fluxo de veículos, transportando riquezas para várias regiões que trazem o progresso nacional. A circunscrição da delegacia abrange 3 unidades operacionais e se destaca pelos resultados expressivos nas ações de combate à criminalidade e também no volume de fiscalização de trânsito, promovendo a segurança e tranquilidade aos usuários que trafegam pelas vias.
Essas operações realizadas pela PRF possuem também um caráter educativo, chamando atenção quanto à mudança de comportamento dos condutores e a importância do respeito às leis de trânsito, garantindo a segurança viária.
Na madrugada desta quarta-feira (12), um homem de 36 anos foi esfaqueado próximo a um trailer de lanches na Avenida JK, região central de Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações obtidas pela nossa equipe de reportagem, uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas pela área quando foi informada por moradores sobre o ocorrido. A vítima relatou que estava discutindo com sua companheira quando, ao se virar de costas, foi surpreendido com um golpe de objeto, possivelmente uma faca, na região das costas. O ataque causou uma lesão com sangramento, e a mulher deixou o local logo em seguida, tomando rumo desconhecido.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, prestou os primeiros socorros e encaminhou o homem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
JBNoticias/com Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares