Médicos e enfermeiros de unidades básicas passam por treinamento sobre diagnóstico e tratamento da Hanseníase

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (11), mais um treinamento para os profissionais de saúde do município, desta vez sobre a hanseníase, voltado para médicos e enfermeiros das unidades básicas.

O objetivo da gestão municipal é atualizar os profissionais da saúde que estão na atenção básica, principal porta de entrada desse tipo de enfermidade, para que os pacientes tenham um atendimento humanizado, com diagnóstico rápido e eficiente.

O médico infectologista, Dr. Jorge Luiz Abrahão, especialista que realizou o treinamento, falou sobre a doença. “A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que acomete pele e sistema nervoso, uma doença endêmica no Brasil, e na Bahia ela é muito frequente, mas é uma doença de tratamento fácil, e é muito importante que a gente faça o diagnóstico precocemente, porque quanto antes é feito o diagnóstico, menor o risco de sequelas em função da doença”, ressaltou.

O especialista também citou os principais sintomas da hanseníase. “Se você observar no seu corpo uma mancha sem pelos, ressecada, com diminuição da sensibilidade no local, ao calor, a dor. Ou se observar a diminuição de força das mãos, dos pés ou dormência, procure a unidade básica de saúde para fazer o exame e verificar se o caso é ou não hanseníase”.

A médica Kannanda Peres, que atua na unidade Luiz Yoshio Shirabe no bairro Cidade Universitária falou da importância da atualização. “Cada encontro desse é um aproveitamento imenso para nós enquanto médicos, sobretudo para auxiliar no tratamento dos pacientes”, disse.

LEM: Aulas da oficina de Orquestra já iniciaram, mas ainda há vagas disponíveis

As aulas da oficina de Orquestra (cordas) do Espaço das Artes da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, iniciaram ontem (11), às 19h, no Ginásio José Queiroz Barreto Neto, no centro. Apesar do início das aulas, os interessados ainda podem se matricular no curso, ministrado pela professora Amanda Sá Teles.

Também há vagas para a oficina de coral, na Igreja São José, localizada na rua Lapão, nº 359, bairro Santa Cruz, às segundas 19h (infantil a partir dos 7 anos de idade) e às 20h (adulto).

Informações e inscrições pelo WhatsApp da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes: (77) 3628-9012 ou nos locais das aulas.

Técnicos da Vigilância Sanitária monitoram qualidade da água em Luís Eduardo Magalhães

Uma vez ao mês, agentes da Vigilância Sanitária de Luís Eduardo Magalhães, por meio da coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, monitoram a qualidade da água no município, para saber se ela está potável para o consumo humano.

Durante a coleta, que acontece em áreas de amostragem, distribuídas em 21 pontos da cidade, em locais com grande fluxo de pessoas, a exemplo de unidades de saúde e escolas, são analisados os parâmetros físico, químico e microbiológico da água, como a quantidade de cloro, coloração da água, ou a presença de algum agente nocivo que possa causar prejuízo para a saúde humana.
O gerente de Vigilância Sanitária do município, Marcelo Rufino explica o funcionamento do programa.

“Dentro da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, a gente tem o programa Vigiagua, no qual a gente verifica a potabilidade da água que está chegando para a população. Esse programa é realizado em parceria com o estado e com a união. A união oferta os recursos, o estado entra com o laboratório de referência e com o cronograma de amostras, e o município com os técnicos e o trabalho em si”, explicou.

Ainda de acordo com Rufino, a água de LEM está dentro dos parâmetros exigidos. “Temos uma água muito boa, dentro dos níveis de normalidade”, pontuou.

Ibotirama: PETO da 28ª CIPM prende indivíduo com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas

Na manhã desta terça-feira, 11, as guarnições do PETO da 28ª CIPM e Operação Opará, por volta das 6h30min, receberam a informação de que um homem estaria das imediações da avenida Ex-Combatentes, em Ibotirama, próximo ao posto de gasolina, em atitude suspeito com um volume na cintura.

As equipes foram até o local e chegando lá, realizaram a busca pessoal no mesmo, contudo nenhum ilícito foi encontrado, ao ser verificado no Banco Nacional de Mandados de Prisão, foi constatado em seu desfavor um mandado de prisão aberto, pelo crime de tráfico de entorpecentes praticado no estado do Goiás.

Diante dos fatos, o acusado foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Ibotirama, ficando a disposição da Autoridade Policial.

Ascom 28ª CIPM

Correios têm prejuízo recorde de R$ 500 milhões em janeiro

Estatal atinge a marca do maior prejuízo para o mês em toda a história

Correios Foto: Agência Brasil/Elza Fiuza

Os Correios continuam naufragando no terceiro ano deste mandato de Lula (PT) na Presidência da República. Em janeiro, o prejuízo chegou a R$ 424 milhões, atingindo a marca do maior prejuízo para o mês em toda a história. Houve R$ 1,4 bilhão de receita neste mês, mas R$ 1,9 bilhão de despesas, gerando o déficit de R$ 424 milhões.

A crise na empresa se instalou com a chegada do atual presidente, Fabiano Silva dos Santos, indicado para o cargo pelo grupo Prerrogativas, composto por advogados progressistas influentes, simpáticos ao PT e ao presidente Lula. Na gestão do apadrinhado pelo Prerrogativas, foi constatado um aumento crescente das despesas.

Os dados foram extraídos da plataforma Deinm Explorer, do Departamento de Inteligência de Mercado, e divulgado pelo Poder360.

No ano passado, os Correios amargaram um prejuízo preliminar de R$ 3,2 bilhões. De acordo com a análise dos dados, é possível afirmar que dificilmente essa tendência será invertida.

Procurada para comentar os números, a empresa afirmou desconhecer os dados, embora não negue sua veracidade. A estatal informou que os números referentes a 2024 e do 1º trimestre deste ano serão divulgados “nos próximos meses”.

– Uma das principais iniciativas da atual administração foi a retomada dos investimentos em infraestrutura, segurança, renovação da frota e tecnologia. Entre 2023 e 2024, a empresa investiu cerca de R$ 2 bilhões com recursos próprios. Em 2025, prevê a implementação de projetos estratégicos voltados à inovação, modernização operacional, inclusão social e expansão para novos mercados, como banco digital, marketplace, seguros, conectividade e logística para saúde, garantindo sua sustentabilidade financeira – disse a empresa.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, atribuiu a situação da estatal à “taxa das blusinhas”, embora não tenha deixado claro como, ao mesmo tempo em que as receitas caíram, as despesas aumentaram consideravelmente.

Pleno News

Sensação térmica pode chegar a 70ºC nos próximos dias

Projeção considera tabela de Climatologia Aplicada da USP

Sensação térmica pode chegar a 70ºC nos próximos dias (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels/MarcTutorials

No Brasil, a sensação térmica pode atingir a marca de 70ºC, nos próximos dias. Uma onda de calor está prevista para acontecer entre esta quarta-feira (12) e o próximo dia 21 de fevereiro, e deve afetar o Sudeste e o Sul, além do Centro-Oeste e o Nordeste do país.

A projeção está baseada em uma tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).

O termo sensação térmica pode remeter, a princípio, a um sentimento individual, estando sujeito a variações. Porém, a sensação térmica pode ser calculada e medida.

Segundo a tabela da USP, Porto Alegre (RS) é uma cidade que pode registrar sensação térmica de chocantes 70ºC.

Já a expectativa para São Paulo é de recordes de calor, na quarta (12) e quinta-feira (13), com previsão para máximas entre 34°C e 35°C, com possibilidade de sensação térmica acima dos 50ºC ou 56ºC.

O Rio de Janeiro também deve ter temperaturas altas, na quarta e quinta-feira, podendo chegar a 39°C, com expectativa de umidade do ar pode chegar a 88% e chance de sensação térmica de 66ºC. As informações são da CNN Brasil.

Pleno News

PF volta a prender em São Desidério acusado de explorar pornografia infantojuvenil



Um homem voltou a ser preso acusado de vender material de pornografia infantojuvenil em uma operação da Polícia Federal (PF) no Extremo Oeste baiano. O acusado foi detido na manhã desta quarta-feira (12) em São Desidério, durante a Operação “São Nicolau 2”.

Em 2023, ele havia sido preso na primeira fase da “São Nicolau”. Ainda foram cumpridos mandados de busca em São Desidério e em Barreiras, na mesma região. O material apreendido servirá para obtenção de elementos complementares de provas.

Bahia confirma novo piso salarial para professores; saiba valor

Reajuste foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro

O novo piso salarial para professores da rede estadual de Educação foi confirmado na Bahia. O valor, que é de R$ 4.877,78, já havia sido anunciado pelo Governo Federal em janeiro e foi garantido pelo governador Jerônimo Rodrigues na noite de segunda-feira (10),

O gestor ainda informou que a gestão estadual irá contratar psicólogos e assistentes sociais para as escolas. Serão contratados 52 psicólogos e 52 assistentes sociais, em um investimento de R$ 5,7 milhões para o ano de 2025, e 5,7 milhões para o ano de 2026.

Os profissionais vão atuar em conjunto para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais, trabalhando para melhorar as relações no ambiente escolar; promover práticas inclusivas e resolução de conflitos; prevenir evasão escolar e violações de direitos; e articular ações com a rede de proteção da criança e adolescente.

“Eles vão ficar ligados aos núcleos territoriais de educação, acompanhando as nossas unidades escolares, roda de conversas, acompanhamento de estudantes de professores, para a gente cuidar da saúde mental de todo mundo, estudante, professor, equipe de apoio das escolas, para fortalecer ainda mais a educação da Bahia”, afirmou a secretária de Educação Rowenna Brito.

Foi anunciada, ainda, a publicação do edital 2025 do Educa Mais Bahia, com previsão de dez mil vagas, com investimento de R$ 110 milhões. O programa, que visa induzir e qualificar a ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino através de oficinas educativas exercidas por pessoas que desenvolvem trabalho voluntário, em 2024, contabilizou 7.832 monitores voluntários, 987 escolas e 240 mil estudantes envolvidos, com investimento de R$ 71,7 milhões.

O edital 2025 do Mais Estudo, com previsão de 52 mil vagas e investimento previsto de R$ 70,2 milhões, também foi publicado. O programa consiste em uma monitoria estudantil, atualmente abrangendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica e envolvendo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, congregando recursos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e do Fundo de Combate à Pobreza.

Em 2025, o Mais Estudo incluirá a monitoria de Biologia. Com a implementação de laboratórios bem equipados dos colégios de Tempo Integral e da Educação Profissional, os monitores selecionados irão trocar conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais para o aprendizado científico.

Atualmente, a rede estadual é composta por 628.789 estudantes matriculados em 1.743 unidades escolares, sendo 1.044 escolas, 666 anexos e 33 Escolas Família Agrícolas. Este ano, a rede estadual de ensino computou, na matrícula, renovações, 20.655 transferências e 199.481 novos estudantes.

Correio da Bahia

Secretaria de Segurança e GCM de LEM seguem firmes no compromissos com a ordem pública da população

Ocorreências entre os dias 03 a 09 de fevereiro.

✅ PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
▪️ 18 chamados para verificação de perturbação do sossego nos bairros Santa Cruz, Jardim das Acácias, Mimoso II, Mimoso III e Florais Léa.

✅ APOIO AO SAMU
▪️ 03 atendimentos em apoio ao SAMU para casos de surto psicótico.

✅ RONDA – 05.02
▪️ Bicicleta abandonada localizada no bairro Santa Cruz.
▪️ Buscas realizadas no local, porém sem identificação do proprietário.
▪️ Bicicleta recolhida à Secretaria de Segurança.

✅ CONFLITO FAMILIAR – 05.02
▪️ Mulher acionou a GCM alegando que o ex-marido havia levado suas filhas e se recusava a devolvê-las.
▪️ GCM orientou a buscar o Conselho Tutelar.
▪️ Mãe alegou possuir guarda das crianças, mas não apresentou documentação necessária, dificultando a ocorrência.

✅ IMPEDIMENTO DE ATENTADOCONTRA A VIDA– 06.02
▪️ GCM evitou um atentado contra a própria vida no bairro Florais Léa.
▪️ SAMU acionado e vítima encaminhada à UPA, onde ficou sob cuidados médicos.

✅ RONDA – 07.02
▪️ Durante patrulhamento na Av. Octagonal, GCM visualizou um indivíduo que havia colidido contra uma placa.
▪️ SAMU acionado para atendimento dos ferimentos.
▪️ SUTRANS acionada para adoção das medidas cabíveis.

✅ APOIO AO SUTRANS – 08.02
▪️ Veículo identificado com alteração de chassi e número de motor.
▪️ Tentativa de localizar o responsável sem êxito.
▪️ Veículo conduzido ao DISEP e ocorrência registrada.

✅ RONDA – 08.02
▪️ Guarnição acionada para averiguar uma discussão em uma casa em construção.
▪️ Andarilha dormia no local e, ao ser convidada a se retirar pelo proprietário, se alterou.
▪️ GCM interveio e convenceu a mesma a deixar o local pacificamente.

✅ PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO – 09.02
▪️ Denúncia no Tropical Ville 1 sobre perturbação do sossego.
▪️ Indivíduo estava consumindo bebidas alcoólicas com menores de idade e, ao ser abordado, apresentou sinais de embriaguez.
▪️ Ao desacatar a guarnição, todos os envolvidos foram encaminhados ao DISEP para apuração dos fatos.

✅ PORTE ILEGAL DE ARMA – 09.02
▪️ Guarnição ROMU abordou um condutor estacionado em local escuro no Jardim Paraíso.
▪️ Durante busca veicular, foi encontrada uma pistola e 6 munições intactas.
▪️ Indivíduo não possuía autorização para porte de arma e foi conduzido ao DISEP.

✅ INFRAÇÃO DE TRÂNSITO – 09.02
▪️ Durante patrulhamento no Jardim Paraíso, ROMU flagrou um motociclista com escapamento irregular, licenciamento vencido e sem retrovisores.
▪️ Veículo removido ao pátio com apoio da SUTRANS.

👮‍♂️ A Secretaria de Segurança e a GCM seguem firmes no compromisso com a ordem pública e a segurança da população!

Secretaria de Segurança Pública de LEM

Desaprovação de Lula sobe e vai a 51,4%, aponta pesquisa Atlas

A pesquisa aponta a desaprovação com o governo do petista que chegou a 51,4%, o maior percentual desde 2024

Em pesquisa feita pelas AtlasIntel/Bloomeng divulgada nesta terça-feira (11) aponta que a desaprovação com o trabalho do presidente Lula (PT) aumentou e chegou a 51,4% no mês passado, alcançando um aumento no percentual desde 2024.

51,4% dos entrevistados desaprovam o governo do petista, e 45,9% aprovam.  Em relação a pesquisa de dezembro, o aumento de desaprovação variou para 1,6 pontos percentuais.

Veja os números da pesquisa:

  • Aprovam – 45,9% (era 47,8% em dezembro)
  • Desaprovam – 51,4% (era 49,8%)
  • Não sei – 2,7% (era 2,4%)

Para 46,5%, a gestão Lula é ruim ou péssima. Na avaliação de 37,8% dos entrevistados, o governo é ótimo ou bom, enquanto 15,6% consideram a administração regular. Outros 0,1% não souberam opinar.

Avaliação do governo Lula:

  • Ruim/péssimo – 46,5% (era 44,6% em dezembro)
  • Ótimo/bom – 37,8% (era 40,8%)
  • Regular – 15,6%
  • Não sei – 0,1%

A pesquisa ouviu 3.125 pessoas e foi realizada pela internet. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiabilidade de 95%.

JBNoticias/com DIÁRIO DO PODER